Ex-administrador dos SMTUC acusado de corrupção

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Ex-administrador dos SMTUC acusado de corrupção

Mensagem por Lopes »

O Ministério Público (MP) acusou de corrupção três quadros superiores de uma filial de uma multinacional alemã fabricante de veículos pesados e um ex-administrador delegado de empresa de transportes urbanos da Câmara Municipal de Coimbra.

A Procuradoria-Geral da República comunicou que “os três altos responsáveis de uma filial de uma multinacional alemã fabricante de veículos pesados e essa mesma empresa” estão indiciados do “crime de corrupção com prejuízo do comércio internacional, punível com uma pena de prisão de um a oito anos”.

O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra acusou da prática de “crime de corrupção passiva para ato ilícito” o ex-administrador delegado dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que a investigação apurou ter recebido 20 mil euros para que “escolhesse aquela empresa como fornecedora de veículos pesados de passageiros”.

O DIAP de Coimbra constatou que a aquisição dos veículos pesados de passageiros por parte do SMTUC foi realizada “por ajuste direto” à filial da multinacional alemã.

Aos quadros superiores, que se encontram em prisão preventiva, foi imposta uma caução “de 25 mil euros”, enquanto a filial pagou uma fiança de 100 mil euros.

O antigo responsável da empresa municipal de transportes urbanos, que se encontra aposentado, está sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

As Beiras

Avatar do Utilizador
Lopes
Experiente
Experiente
Mensagens: 206
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Re: Ex-administrador dos SMTUC acusado de corrupção

Mensagem por Lopes »

Manuel Oliveira vai ser julgado por corrupção

Instrução criminal pronunciou ontem o antigo administrador-delegado dos serviços municipalizados de Coimbra para julgamento em processo comum

Manuel Oliveira, actual presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, vai ser julgado por um crime de corrupção praticado, segundo o Ministério Público (MP), na qualidade de administrador dos Serviços Municipalizados de Transportes Públicos de Coimbra (SMTUC).
A decisão de pronunciar Manuel Oliveira para julgamento em processo comum foi ontem proferida em juízo de instrução criminal, na conclusão de um debate instrutório que excluiu dois dos cinco arguidos iniciais, por não ter ficado demonstrado que Max Burger e Patrick Gotz, da construtora de veículos alemã MAN, estivessem a par dos actos praticados pela filial MAN Truck & Bus Portugal, Sociedade Unipessoal Limitada (detentora exclusiva da comercialização da marca em Portugal).

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Ex-administrador dos SMTUC acusado de corrupção

Mensagem por Pedro »

Depois de tudo o que tem acontecido com os SMTUC, não consigo deixar de ficar espantado. É incrível como houve tanta corrupção e desvios de dinheiro numa empresa que estava constantemente a queixar-se que não recebia qualquer financiamento. Nem quero pensar de que valores estaríamos a falar neste momento se tivesse existido esse investimento que pretendiam.

Responder