Mau tempo em Coimbra causa inundações (24/12/2013)

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mau tempo em Coimbra causa inundações (24/12/2013)

Mensagem por Pedro »

Temporal em Coimbra inunda igreja de Santa Cruz

Imagem Imagem

As fortes chuvadas que se abatem sobre Coimbra estão a afetar a circulação em muitas estradas, sobretudo em túneis, baixios e em locais onde habitualmente se formam lençóis de água.

Desde o final da manhã desta véspera de Natal que os bombeiros e a Proteção Civil receberam inúmeras chamadas, acorrendo a diversos locais do concelho. O caso da Solum, ilustrado na imagem que reproduzimos, é apenas um exemplo.

Coimbra, recorde-se, é um dos 13 distritos do Norte e Centro do continente que estão na tarde de hoje sob aviso laranja devido a previsões de chuva, vento, queda de neve e agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Numa previsão atualizada na página do IPMA na Internet cerca das 13:30, mantém-se o aviso amarelo, o menos grave da escala, para os distritos de Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro, devido a previsões de chuva e vento.

O IPMA colocou a linha costeira sob aviso laranja devido a previsões de ondas que podem atingir os sete metros, até quinta-feira.

Em comunicado, a Marinha alertou, entretanto, a comunidade marítima, “em particular a comunidade piscatória e náutica de recreio, para redobrar a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar”.

De acordo com informação da Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e de São Martinho do Porto, encontrando-se condicionadas as de Leixões e de Lisboa.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu na segunda-feira o alerta amarelo para todos os distritos do continente até às 20H00 do dia de Natal devido à previsão de mau tempo, o que “pressupõe um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções”.

Para hoje, o IPMA prevê uma subida da temperatura, sobretudo da mínima, e céu geralmente muito nublado e períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros, que poderão ser fortes e de granizo, a partir do final da tarde nas regiões norte e centro.

Prevê-se ainda queda de neve, a partir do final da tarde, acima dos 1.500 metros.

O IPMA refere ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada e ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros por hora a norte do Cabo Espichel.

Fonte: As Beiras
Já tinha assistido aos problemas na rua do Brasil, mas parece que afinal foi uma situação mais complicada, com o mau tempo a causar problemas um pouco por toda a cidade.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Mau tempo em Coimbra causa inundações (24/12/2013)

Mensagem por Pedro »

Chuvas torrenciais inundam a Figueira da Foz

Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

A torrente de água que se abateu, esta tarde, durante cerca de 15 minutos, sobre a Figueira da Foz inundou várias zonas da Baixa e da Alta da cidade.

As inundações afetaram a rua da República (aqui, um centro comercial foi inundado), jardim e mercado municipais, praça 8 de Maio, uma artéria situada junto ao Centro Escolar S. Julião/Tavarede, parque das Abadias e outras zonas da cidade e do concelho.

Teria sido pior se a maré estivesse cheia. No entanto, a quantidade de água diluviana não poupou as zonas críticas da cidade e as duas corporações de bombeiros figueirenses não tiveram mãos a medir.

No Mercado Municipal Engenheiro Silva, os comerciantes queixavam-se das inundações recorrentes, afirmando que não aconteciam antes das obras de remodelação, inauguradas há meio ano.

Fonte: As Beiras
Parece que a situação também esteve complicada na Figueira.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Mau tempo em Coimbra causa inundações (24/12/2013)

Mensagem por Byssa »

Aproveito também para partilhar uma fotografia que vi agora no facebook.


Bem, diz que a "imagem nao é válida". Fica o link: https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/ ... 0560_n.jpg

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Mau tempo em Coimbra causa inundações (24/12/2013)

Mensagem por Pedro »

Baixa de Coimbra esteve inundada durante uma hora

Imagem

A Baixa de Coimbra esteve praticamente inundada durante uma hora, na tarde desta terça-feira, na sequência das fortes chuvadas que se fizeram sentir na cidade ao início da tarde. Segundo fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra estes foram chamados para 40 ocorrências. A Baixa de Coimbra foi um dos locais mais afectados, como se pode ver por esta fotografia junto à Praça 8 de Maio. Durante cerca de uma hora várias ruas estiveram mesmo cortadas ao trânsito e a água entrou mesmo dentro da Igreja de Santa Cruz onde chegou a atingir os 15 cms de altura. A situação mais problemática ocorreu nos Alqueves onde um telhado levantou com o forte vento e os bombeiros colocaram um oleado para a casa continuar habitável.

Ao início da noite havia ainda muitas garagens na cidade com água, mas a situação estava bem mais calma. Dado o elevado número de ocorrências, além dos Sapadores e Voluntários de Coimbra e dos Voluntários de Brasfemes, foi ainda necessário o apoio dos Voluntários de Condeixa e de Pampilhosa do Botão.

Fonte: Diário de Coimbra
Deve ter sido uma situação bastante desagradável para os moradores... e as lojas que estavam abertas, para além dos estragos, também tiveram a perda de um dia que, geralmente, pode dar um aumento nas vendas.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Mau tempo em Coimbra causa inundações (24/12/2013)

Mensagem por Chong Li »

reportagem da CMTV mostra bem o que se passou.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Responder