A autoridade da "autoridade"

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

A autoridade da "autoridade"

Mensagem por dryden »

Boas,

Depois de inúmeros telefonemas para a PSP durante a noite de hoje, a reclamar do barulho que se ouve no cento de Coimbra, proveniente da "angariação de fundos" (como lhe chamam) a favor da madeira, acabei por descobrir uma coisa.

A policia, segundo dizem, não tem autoridade para acabar com este tipo de eventos, podem (como fizeram) autuar, e de resto só podem pedir para baixar o som.

Ora e pergunto eu, afinal que autoridade tem a autoridade? Significa isto que não podem simplesmente puxar uma ficha? Quer dizer que qualquer pessoa pode fazer barulho até que horas lhe apeteça e incomodar centenas de pessoas desde que tenha dinheiro para pagar uma multa?

São neste momento 5:09 e ainda não preguei olho... Acho ridículo que ninguém consiga fazer nada.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Pois... todas as semanas se passa isso comigo. Vivo nas traseiras do ISCAC/ESAC e todas as semanas fazem convívios no pavilhão (que dista não mais de 100 metros do meu quarto) e é uma barulheira infernal.

Comigo aconteceu algo semelhante até que desisti de chamar a PSP. A culpa disto tudo é da Câmara Municipal de Coimbra que é a entidade que emite as licenças especiais de ruído e que autoriza que Coimbra, utilizando as palvaras do provedor do ambiente prof. Massano Cardoso, esteja a transformar-se numa cidade poluída do ponto de vista sonoro.
Inclusivamente já pensei, muito sinceramente, solicitar ao senhor Presidente da Câmara uma licença especial para dormir, já que parece que o direito ao descanso nesta cidade é algo excepcional e não a regra.

O que muito me espanta é que para abrir um espaço nocturno exigem licenças e mais licenças e depois fazem-se convívios em locais residenciais sem qualquer isolamento acústico ou ao ar livre, como foi o caso desta noite.

Enfim... neste país de diarreia legislativa, produz-se legislação por tudo e por nada, mas depois cumpri-la...

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Pois, realmente a PSP nada pode fazer em ruído de vizinhança ou de actividades com licença camarária..

não sei que evento foi esse em que falas, dryden, mas se tiver sido organizado terá que ter tido uma licença e, tal como as dos convívios que o ricky refere, "caducam", julgo eu, às 2h da manhã. A partir dessa hora a PSP já pode intervir, autuar e até mandar desligar equipamentos sonoros..

Deveria haver um especial cuidado ao passar licenças para zonas sensíveis, ou seja zonas habitacionais, pois deve ser acautelado o bem estar da população.. Como tal ou as associações procuram espaços adequados (por exemplo para uma licença ser passada, comprovar que o evento se irá localizar num espaço que cumpra com um determinado isolamento mínimo de fachada) ou então a licença não é passada.. eu gosto de convívios, também os frequento, mas temos de ter a noção de que não estamos sozinhos na cidade, nem que a cidade são só estudantes, como gostam de fazer crer...

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

daniel322 Escreveu:Pois, realmente a PSP nada pode fazer em ruído de vizinhança ou de actividades com licença camarária..

não sei que evento foi esse em que falas, dryden, mas se tiver sido organizado terá que ter tido uma licença e, tal como as dos convívios que o ricky refere, "caducam", julgo eu, às 2h da manhã. A partir dessa hora a PSP já pode intervir, autuar e até mandar desligar equipamentos sonoros..

Deveria haver um especial cuidado ao passar licenças para zonas sensíveis, ou seja zonas habitacionais, pois deve ser acautelado o bem estar da população.. Como tal ou as associações procuram espaços adequados (por exemplo para uma licença ser passada, comprovar que o evento se irá localizar num espaço que cumpra com um determinado isolamento mínimo de fachada) ou então a licença não é passada.. eu gosto de convívios, também os frequento, mas temos de ter a noção de que não estamos sozinhos na cidade, nem que a cidade são só estudantes, como gostam de fazer crer...
Claro Daniel, não estou contra os convívios, longe disso. Mas realmente há que reunir as condições para que sejam realizados por forma a não incomodar. Essa das 2 da manhã é que não conhecia. A verdade é que no ISCAC/ESAC a coisa acaba religiosamente às 6 da manhã. E ontem, o convívio dos Jardins da AAC deve ter começado por volta da 1 e tal, pois estive lá até cerca da meia-noite e aquilo tava vazio.

Ainda ontem estive a falar com um amigo meu que foi participar numa conferência em Hamburgo e ele disse-se que ficou admirado com a vida noctivaga que a cidade tem. As pessoas saem muito à noite, mas chegam o mais tardar à uma acaba tudo. Aqui a noite cada vez começa mais tarde e quem trabalha acaba por não poder frequentar as coisas.
Isto danoite a começar tarde e acabar de manhã foi uma invenção de Ibiza que se quis importar para cá, mas em Ibiza é assim por ser uma estância balnear, a realidade é bem diferente

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

2H e meia foi o tempo que cheguei atrasado ao trabalho por causa desta brincadeira toda...

Fomos várias as pessoas a reclamar por causa do barulho, mas 3 autos depois, a organização do suposto evento de caridade, prosseguiu com a barulheira, que só terminou às 6 da manhã.

Estou indignado com o facto de uma porcaria de um licença camarária se sobrepor ao meu direito ao descanso (e da vizinhança no geral).

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

dryden Escreveu:2H e meia foi o tempo que cheguei atrasado ao trabalho por causa desta brincadeira toda...

Fomos várias as pessoas a reclamar por causa do barulho, mas 3 autos depois, a organização do suposto evento de caridade, prosseguiu com a barulheira, que só terminou às 6 da manhã.

Estou indignado com o facto de uma porcaria de um licença camarária se sobrepor ao meu direito ao descanso (e da vizinhança no geral).
Eu já tive dias em que liguei para o trabalho a dizer que não ia. Por acaso o meu chefe não é chato com essas coisas, mas há locais em que não é bem assim e depois ninguém se responsabiliza.

Enfim, é o país que temos, o povo que temos... Isto está a tornar-se uma cidade caótica em termos ambientais e não sei, muito sinceramente, a quem recorrer por forma a que se pare imediatamente com esta vergonha!

coragem
Estreante
Estreante
Mensagens: 4
Registado: quinta-feira, 25 março 2010 19:49

Mensagem por coragem »

PSP- Palhaços Sem palco

Nao tenho medo nenhum de dizer que a autoridade está cada vez pior,eles querem é andar na carrinha de noite,7 ou 8 marmanjos a dormir....

a ver se nao vão pro polos toda a noite....

vao pra onde lhe apetece,nos picos ainda passam umas multas pa recuperar o tempo que dormem...ai nao lhe convinha e nao ligaram...

Amigo força ai e caso se passe algo semelhante,n ligues pra PSP,ligra pa uma televisao e se a TV for ai por causa desse eventos,vais ver que fazem logo alguma coisa...


PSP cobardolas

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Que todos tenhamos razões de queixa pontuais é uma coisa, agora insultos gratuitos a toda uma classe profissional acho que vai uma distância...
Haja algum respeito!

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

A CMC só emite licenças até às 2h da manhã.

O que queres que a PSP faça? Que desate à porrada neles? Pensa lá sobre isso um bocadinho. Eu não digo que tu não tenhas razão.. É óbvio que tens! Mas só podes chamar a PSP, eles são autuados.... No máximo, se é uma coisa que se repete, coloca um processo em tribunal.
Vais ganha-lo!

Mas a PSP não pode fazer grande coisa.
Se calhar até se podia criar uma lei que desse a PSP a possibilidade de lhes cortar a electricidade. Mas nem sempre é preciso electricidade para fazer barulho e, aí, o problema reaparece...

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

bru_nex Escreveu:Mas a PSP não pode fazer grande coisa...
Eu acho que pode - chateá-los, por ex obrigando a deslocar à esquadra para se identificarem. Pedir toda a espécie de docs e licenças, verificar-lhes os carros e começar a ver "inspecções", selos, pneus? Chega? Afinal não é o que eles fazem quando embirram com alguém?

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Oficialmente não podem fazer nada. Quando embirram com a pessoa não é oficial.
Acho que estamos a caminhar para um país em que os professores e os polícias não são respeitados. É preciso ter mais e melhor polícia (nomeadamente contratando pessoas para fazer o trabalho de secretaria e disponibilizando assim mais polícias para acções de rua). É preciso que algo mude. Mas tem de ser uma coisa mediatizada. A Polícia tem de fazer uma renovação de imagem no sentido de voltar a «aterrorizar» o cidadão. Um polícia é um amigo, é certo, ou devia ser assim. Mas é preciso avançar para um novo slogan «um polícia é um amigo dos bons e um inimigo dos que não cumprem a lei».

Isto para dizer que, na minha opinião, a mudança tem de ser geral na Polícia. Não se pode pedir a profissionais mal pagos que corram riscos, etc. Há muita coisa que é necessário mudar.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43

Mensagem por NunoRVicente »

bru_nex Escreveu: Acho que estamos a caminhar para um país em que os professores e os polícias não são respeitados.
São desrespeitados, outros desrespeitam, etc. Resumindo, o grande problema do nosso país incide sobre o ensino e a justiça, pessoas mal formadas, corruptos, etc que não têm os devidos castigos, por aí fora.
Isto é "a casa da Joana" e cada um faz o que lhe dá na telha. Quem é mais esperto vai-se safando. Nem toda a PSP tem culpa, mas todos nós sabemos que muitos deles fogem às responsabilidades. Se eles realmente quisessem resolver os problemas da cidade/sociedade esforçavam-se tanto como alguém que tem um objectivo a alcançar, o que sinceramente não é o que tenho visto por aí.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Parece-me que há uma diferença entre os Agentes + novos e os cotas...os novos são atenciosos, mantêm a calma em vez de disparatar (alguns civis são do piorio, já tenho assistido) e o típico PSP k não multa o comerciante, mas no Natal vai lá buscar uns trapitos de marca "à borla". Tive 1 única pega c/ a PSP, participei e fui bem atendida no gabinete de relações públicas e compensada dos danos (deram-me 1 para-choques novo por o reboque ter riscado o meu). Tb requeri mais vigilância p/ a rua onde trabalho (fui assaltada 3 x seguidas de esticão), de noite e recebi como resposta "pode tirar 1 licença de uso e porte de arma, não podemos estar em todo o lado". Qdo o m/ pc foi recuperado numa rusga disseram k não tinham pessoal p/ o ir buscar "ao bairro" (de Lx)- era perigoso, tinha k ir eu se quisesse - por isso já podem ver...