Estátua de Manuel Alegre

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Estátua de Manuel Alegre

Mensagem por Pedro »

Estátua de Alegre é tributo à liberdade


Foi a “admiração e amizade pessoal, intelectual e política” que levou o escultor Francisco Simões a retratar Manuel Alegre em bronze.

A estátua de homenagem a Manuel Alegre, da autoria do escultor Francisco Simões, vai ser implantada no Parque Manuel Braga, nas margens do Rio Mondego.

O próprio escultor, Francisco Simões, confirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que a obra já estava pronta há mais de quatro anos, mas foi o interesse demonstrado pelo presidente da câmara de Coimbra que o levou a oferecer a estátua ao “povo da cidade”. A autarquia vai pagar apenas os custos dos materiais inerentes à elaboração da escultura, incluindo a matéria–prima e realização dos moldes.

Francisco Simões disse que “a estátua surgiu na sequência de uma outra, também do Manuel Alegre, que foi encomendada pela autarquia de Oeiras para figurar ao lado de outros 19 poetas portugueses do século XX”, num parque temático situado naquela cidade da área metropolitana de Lisboa.

Uma vez que a estátua erigida em Oeiras retrata o político e poeta na sua vertente “épica, de caminhante, sujeito a exílios e retornos, surgindo a caminhar sobre as ondas, com uma caravela debaixo do braço”, desta vez o escultor, por iniciativa própria, quis evocar a “cultura de resistência, através de uma capa e batina que se desenvolve para trás, de forma estilizada, como uma bandeira da liberdade”.

A figura surge de pés descalços, simbolizando “a sua raíz e ligação à terra”.

Embora esta seja uma leitura pessoal da obra, o escultor realça que “a escultura, tal como a pintura, não se explica, por isso cada observador tem a liberdade total para a reinventar”.

Quanto à polémica gerada no executivo municipal de Coimbra quando Carlos Encarnação apresentou a proposta de instalação da estátua num espaço público da urbe, Francisco Simões afirmou que se coloca à margem de questões “mesquinhas”, pautando a sua vida por “uma escala de ética, poética e estética”.

A estátua tem 2,8 metros de altura, feita em bronze e com um peso de 1.200 quilos.

Ainda recentemente o político e poeta Manuel Alegre festejou 40 anos de vida literária, numa iniciativa que coincidiu com a primeira edição do livro de poemas “Praça da Canção”. Poemas seus, cantados por Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, tornam–se emblemáticos da luta pela liberdade. Numa carta enviada na semana passada à autarquia de Coimbra, Alegre escreveu que interpretou a decisão camarária como “um tributo a todos os estudantes de Coimbra que, num dado momento histórico, disseram “não” e fizeram da sua capa uma bandeira”.

Fonte: As Beiras
Não sei porquê, mas não consigo ver isto sem associar uma tentativa qualquer de obter benefícios eleitorais (especialmente tendo em conta a data em que isto anda a ser discutido). Ao menos não se tem de pagar uma quantidade estúpida de dinheiro ao escultor (como é típico nas rotundas), mas também duvido que fique barato...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Uma estátua ao estudante concordo, mas uma ao Manuel Alegre nem pensar. Ele só estudou cá, pois é de Águeda...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

Só acho fofo estátuas a homenagear pessoas mortas.
fear the beer

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Lino Escreveu:Uma estátua ao estudante concordo, mas uma ao Manuel Alegre nem pensar. Ele só estudou cá, pois é de Águeda...
O ideal parece-me então ser uma ao estudante Manuel Alegre.
:lol:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Acho que ficava melhor uma estátua ao "estudante anónimo". Aliás, agora que penso nisso, não me lembro de ver qualquer estátua dedicada aos estudantes em Coimbra... considerando a sua importância para o crescimento da cidade, teria mais lógica que uma ao Manuel Alegre.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Otyg Escreveu:Só acho fofo estátuas a homenagear pessoas mortas.
fofo??
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Pedro Escreveu:Acho que ficava melhor uma estátua ao "estudante anónimo". Aliás, agora que penso nisso, não me lembro de ver qualquer estátua dedicada aos estudantes em Coimbra... considerando a sua importância para o crescimento da cidade, teria mais lógica que uma ao Manuel Alegre.
Concordo plenamente!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

Tipo um monumento ao soldado desconhecido lol mas feito ao "estudante desconhecido" :lol: :lol:

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

JulesS Escreveu:
Otyg Escreveu:Só acho fofo estátuas a homenagear pessoas mortas.
fofo??
sim, fofo = kiduxuh 8)
fear the beer

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Lion Escreveu:Tipo um monumento ao soldado desconhecido lol mas feito ao "estudante desconhecido" :lol: :lol:
E em vez de ser o míssil seria o copo do fino ou a garrafa do traçadinho. :lol:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

E que tal uma foto ao Xuxalista Anónimo de Coimbra?! de preferência que envergasse uma rosa bem espinhuda na mão...a sangrar (se fosse possível criar o efeito) :o

Não há trupe que estrague mais esta cidade que esse palaio de comedores..que não dão ponto sem nó..e muitos dos conimbricenses ainda não acordaram para a realidade..mal sabem o que os espera..quando..

Baptista cantar vitória em Outubro.. :cry: :cry: :cry:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Hoje no Diário as Beiras vinha o Baptista a mandar vir com o Encarnação por causa dos dinheiros.
Por acaso numa tem razão: primeiro arrelvam a avenida do Hospital, depois tiram a relva e metem pedra, depois metem floreiras, agora tem tapetes de relva... depois queixam-se que não há guito... :roll:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Lion
Veterano
Veterano
Mensagens: 531
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21
Localização: Coimbra

Mensagem por Lion »

MIG-L Escreveu:E que tal uma foto ao Xuxalista Anónimo de Coimbra?! de preferência que envergasse uma rosa bem espinhuda na mão...a sangrar (se fosse possível criar o efeito) :o

Não há trupe que estrague mais esta cidade que esse palaio de comedores..que não dão ponto sem nó..e muitos dos conimbricenses ainda não acordaram para a realidade..mal sabem o que os espera..quando..

Baptista cantar vitória em Outubro.. :cry: :cry: :cry:
Tu deves ter algum contrato com o PSD... :evil: cada vez q colocas um post apenas é para denegrir a imagem do PS ou dos seus dirigentes...deves ser daqueles que apenas vêm as coisas de um lado... :evil: se calhar é por posts como o teu sem interesse nenhum q á montes de pessoal a desistir de vir ao forum...estou a pensar em fazer o mesmo....fikem bem :evil:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Mig-L: Centrem a discussão no tema do tópico. Aqui discute-se a estátua, não se discute especificamente o PS ou o PSD. Para discutir as candidaturas há o tópico das eleições autárquicas.

Lion: Quanto a "montes de pessoal a desistir do fórum"... as estatísticas têm mostrado exactamente o oposto. Agora que a pausa de férias terminou, o fórum está a voltar ao ritmo normal (e com mais utilizadores). Anyway... se querem desistir do fórum, desistam. Se estão descontentes com algum utilizador em particular, enviem-lhe uma mensagem ou contactem a administração (PM para mim, Dmitry ou Yagami). Agora fazer posts num tópico onde se está a discutir um tema qualquer só para dizer isso... não me parece que faça grande sentido. :?

Avatar do Utilizador
MIG-L
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 88
Registado: sábado, 19 março 2005 0:02

Mensagem por MIG-L »

Bem..desculpa Pedro..se me desviei do tema do tópico..mas para concluir..o que queria dizer era que Manuel Alegre não merece estátua nehuma..já que se tivesse um pouco de vergonha..não mudava de círculo eleitoral como mudou..deixou de ser eleito por Coimbra..para o ser por Lisboa..e todos sabem o porquê..

..não se querer chatear com o tema da co-incineração..

..então que lhe façam uma estátua em Lisboa..já que assim o é...

...por falar nisto...será que já alguém pensou fazer uma estátua fossilizada em homenagem á Matilde Sousa Franco....é que já há tanto tempo que anda desaparecida..talvez com uma estátua dela..não nos esqueçamos dos maravilhosos politicos que defendem este distrito..

..até sugiro local..Mata de vale de Canas...espaço agora por certo..não faltará..

Quanto às bocas do Lion...por mim pode dizer o que lhe apetece..é que ao contrário do que ele diz..eu não me importo com a opinião dos outros...impedir que os outros expressem o que sentem e pensam..é que não faria sentido nenhum..

..e mais..não tenho nenhum contrato com o PSD...contudo não consigo compactuar silenciosamente com as criaturas que destroem dia após dia o concelho..ou almejam destruir.

Eu estarei sempre do lado daquilo que achar melhor para Coimbra..e não me sigo por interesses partidários..ao contrário de muitos...

Responder