Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Ruizito Escreveu:Quanto ao facto da variante da Solum se aproximar de escolas e centros comerciais, é bom lembrar que no caso concreto das secundárias, cada vez os alunos são mais da área de residência.
Grande parte do alunos que estudam nas escolas da Solum e que se deslocam de transportes publicos vêm da baixa, isto é provêm de outros transportes de outras zonas da cidade. Basta ires um dia de manhã no 7t, entre as 8h e as 9h e vez a quantidade de alunos que vão para essas escolas.

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Quanto à questão do novo riquismo até percebo o que tu estás a dizer. Mas não te esqueças de uma coisa. Lisboa tem recebido milhões em investimentos, investimentos e mais investimentos. O Porto igual. O resto do país está sempre a ser paisagem! A partir do momento em que o Governo está pronto a investir 300 milhões de euros na minha cidade não me vou pôr com esquisitices... Aliás, vou é querer que façam isso o mais rapidamente possível!

Quanto à proveniência dos alunos do D. Maria, ESEC e Brotero, ficas a saber que o 7 vai cheio todas as manhãs com pessoas que vêm de fora da cidade e que apanham o autocarro aonde? NA BAIXA!
Ah, e muito alunos da ESEC moram na Fernando Namora, um sítio que também vai ficar servido pelo metro.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

DaniFR Escreveu:
Ruizito Escreveu:Quanto ao facto da variante da Solum se aproximar de escolas e centros comerciais, é bom lembrar que no caso concreto das secundárias, cada vez os alunos são mais da área de residência.
Grande parte do alunos que estudam nas escolas da Solum e que se deslocam de transportes publicos vêm da baixa, isto é provêm de outros transportes de outras zonas da cidade. Basta ires um dia de manhã no 7t, entre as 8h e as 9h e vez a quantidade de alunos que vão para essas escolas.
TELEPATIA! EHEH

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:
DaniFR Escreveu:
TELEPATIA! EHEH
Também reparei. Os dois posts à mesma hora e com a mesma ideia.
:)

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

DaniFR Escreveu:
bru_nex Escreveu:
DaniFR Escreveu:
TELEPATIA! EHEH
Também reparei. Os dois posts à mesma hora e com a mesma ideia.
:)
EHEH : )

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

banjix Escreveu:
Ruizito Escreveu:O pessoal passa fome, mas em compensação tem telemóveis topo de gama!
Acho isto demasiado abusivo. Se calhar, quem passa fome não tem telemóveis topo de gama... Não sei, digo eu, que não passo fome mas também não tenho telemóvel topo de gama. As generalizações são perigosíssimas e podem ser bastante injustas. Estranho que o Ruizito, que até é coerente naquilo que diz, tenha dito isto.
Pois, se calhar foi abusivo. Apenas queria ilustrar esta mania recente de viver acima das suas possibilidades e gastar o que se tem e o que não se tem.
Mas também te digo que já ouvi muitos comentários de professores em escolas que dizem que muitos miúdos chegam às aulas vestidos de roupas de marca mas sem tomar o pequeno almoço... (mas isto é só um aparte que não interessa para nada!)

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu:Quanto à frequência dos metros, estás enganado. Existe metro de 5 em 5 minutos em Lisboa. Não te esqueças que estamos a falar de HORA DE PONTA! E além disso, o metro não sai de 5 em 5 minutos para o mesmo sítio.
Olha já andei no metro de Lisboa e no do Porto em horas de ponta e não vi isso acontecer. Havia metro com mais frequência nas estações onde passam várias linhas, mas nas restantes eram bastante mais espaçados.
E apenas me estava a referir ao exemplo de horário que apresentas-te onde de facto havia metro de 5 em 5 minutos para o mesmo sítio.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Olha que não. Vê lá o horário que eu fiz. Não há nenhum metro que vá para o mesmo sítio que o anterior com diferença de 5 minutos. 5 minutos é a frequência com que os metros saem da estação central na Baixa.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

DaniFR Escreveu: Grande parte do alunos que estudam nas escolas da Solum e que se deslocam de transportes publicos vêm da baixa, isto é provêm de outros transportes de outras zonas da cidade. Basta ires um dia de manhã no 7t, entre as 8h e as 9h e vez a quantidade de alunos que vão para essas escolas.
O 7 T não passa só na baixa. E sei que as inscrições nas escolas secundárias estão cada vez mais restritivas às áreas de residencia, embora haja quem dê moradas falsas, mas creio que ainda é uma minoria.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu:Quanto à questão do novo riquismo até percebo o que tu estás a dizer. Mas não te esqueças de uma coisa. Lisboa tem recebido milhões em investimentos, investimentos e mais investimentos. O Porto igual. O resto do país está sempre a ser paisagem! A partir do momento em que o Governo está pronto a investir 300 milhões de euros na minha cidade não me vou pôr com esquisitices... Aliás, vou é querer que façam isso o mais rapidamente possível!
Quando dizes o governo, não te esqueças que isso de "governo" quer dizer "todos nós contribuintes". É mau que as pessoas de Coimbra paguem o metro de Lisboa e do Porto sem usufruir, mas se a lógica for "já que ajudo a pagar o dos outros também quero um", então não te esqueças que os habitantes de Braga, Santarém, Aveiro, Viseu, Evora... também têm o mesmo direito.
Afinal quantos metros é que será preciso construir e pagar, para que todos se sintam em igualdade de circunstâncias?

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

O 7T passa justamente nas zonas que o metro vai abranger. BAIXA + PARQUE + RUA DO BRASIL (mais ou menos).

Se estivermos a falar do 7, então isso já não tem nada a ver. Porque as pessoas que estão no Tovim não vao apanhar o 7T e dar a volta toda à cidade para ir para a Solum. Apanham o 7 e demoram 3 minutos.

No caso do transporte das pessoas da Baixa para a Solum (escolas e DV) parece-me que se justifica perfeitamente.

É preciso é ver como é que os SMTUC vão fazer depois, porque o 29, o 7 e o 7T são mesmo as linhas mais usadas...

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu:Olha que não. Vê lá o horário que eu fiz. Não há nenhum metro que vá para o mesmo sítio que o anterior com diferença de 5 minutos. 5 minutos é a frequência com que os metros saem da estação central na Baixa.
Ok, também não é essa a questão relevante, e nem vale a pena discutir coisas que ninguem sabe como funcionarão. A frequência de horários será concerteza ajustada à procura que houver, pois não me parece que ponham o metro a circular com intervalos muito curtos para andar às moscas.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Ruizito Escreveu:Pois, se calhar foi abusivo. Apenas queria ilustrar esta mania recente de viver acima das suas possibilidades e gastar o que se tem e o que não se tem.
Mas também te digo que já ouvi muitos comentários de professores em escolas que dizem que muitos miúdos chegam às aulas vestidos de roupas de marca mas sem tomar o pequeno almoço... (mas isto é só um aparte que não interessa para nada!)
É claro que existem excepções. Mas elas são apenas e só isso mesmo: Excepções.

Relativamente ao tema em discussão, penso que é legítimo pensar-se que, ao introduzir-se o metro numa zona que não é abrangida pelo comboio, seja captados mais utilizadores. É por isso que as pessoas que vivem, trabalham ou estudam na Solum são chamados de potenciais utentes.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: É preciso é ver como é que os SMTUC vão fazer depois, porque o 29, o 7 e o 7T são mesmo as linhas mais usadas...
Isso foi uma das questões que eu já aqui me fartei de referir. O que será dos SMTUC? Se actualmente, fora as injecções de capital da CMC, já têm prejuizo todos os anos, o que será depois? Teremos SMTUC e MM ambas a dar prejuízo? Acabam os SMTUC? Quem paga tudo isto? Não é apenas teoria, mexe com o dinheiro de todos nós. Pode ser muito lindo ter o metro mas há sempre o reverso da medalha. Cada vez vejo mais as gerações futuras completamente hipotecadas.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

banjix Escreveu: Relativamente ao tema em discussão, penso que é legítimo pensar-se que, ao introduzir-se o metro numa zona que não é abrangida pelo comboio, seja captados mais utilizadores. É por isso que as pessoas que vivem, trabalham ou estudam na Solum são chamados de potenciais utentes.
E se a linha passasse onde sempre passou, essa gente deixava de ser potencial utente?
Então qual a distância à mesma em que se pode considerar que alguém é um potêncial utente ou não? O metro prevê uma paragem na Quinta da Ponte, supostamente para servir a escola de Ceira que fica a uns 500 m. A paragem do Alto de S. João, que fica no apeadeiro das Carvalhosas fica bastante distante das zonas que supostamente deve servir. A paragem do Vale das Flores fica a mais de 500 m da zona com o mesmo nome. Que se saiba não se fez nenhum desvio para aproximar o metro destes locais.