Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Jimmy
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

Metro a Passar no Polo II, isso sim seria uma jogada estrategicamente brilhante.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

banjix Escreveu:
bru_nex Escreveu:E se é para fazer o metro dentro da cidade, porque não aproveitar a linha que já existe para fazer com que as pessoas que vão para Miranda, Lousa, etc. não precisem trocar de transporte?
O que está previsto é que os passageiros têm de fazer transbordo em Ceira, ao contrário do que acontece actualmente, em que o comboio vai até Coimbra-Parque. A meu ver, este é um ponto (muito) fraco deste projecto.
Porque não começar essa linha até Serpins na Baixa em vez de a começarem em Ceira?? No Porto as linhas para os locais mais longínquos também partem do Dragão, e dou o exemplo da linha vermelha da Póvoa...

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Lino Escreveu:
banjix Escreveu:
bru_nex Escreveu:E se é para fazer o metro dentro da cidade, porque não aproveitar a linha que já existe para fazer com que as pessoas que vão para Miranda, Lousa, etc. não precisem trocar de transporte?
O que está previsto é que os passageiros têm de fazer transbordo em Ceira, ao contrário do que acontece actualmente, em que o comboio vai até Coimbra-Parque. A meu ver, este é um ponto (muito) fraco deste projecto.
Porque não começar essa linha até Serpins na Baixa em vez de a começarem em Ceira?? No Porto as linhas para os locais mais longínquos também partem do Dragão, e dou o exemplo da linha vermelha da Póvoa...
Isso é uma das medidas defendidas pelos utentes do ramal, que a linha seja única.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: Não tem nada a ver com o facto de o metro atravessar uma zona com não sei quantos habitantes. Até porque nem sempre os habitantes são o público potencial. Neste caso estamos a falar de todos os alunos da ESEC, Dona Maria, Brotero... Estamos a falar de público de clientes do Dolce Vita, etc. E quanto a dizerem-me que se a estação ficasse no mesmo sítio seria a mesma coisa, não é verdade. Eu estudei na zona muitos anos e nunca sequer me passou pela cabeça ir ao S. José apanhar o comboio para me deixar no parque. Essa variante vai aumentar o público potencial utilizador do metro.

Não vai dar lucro? Pois. Se calhar não vai. Mas vai deixar a cidade mais bonita e mais funcional.

Sim... Electrificar a linha resolvia o problema. Mas repara, estão a fazer uma substituição da linha. Isso devia deixar os utentes mais descansados. Estão a usar uma linha que já tem muitos anos. Há agora a oportunidade de a modernizar e de a tornar mais segura. E se é para fazer o metro dentro da cidade, porque não aproveitar a linha que já existe para fazer com que as pessoas que vão para Miranda, Lousa, etc. não precisem trocar de transporte?

Eu acho todos os receios legítimos, mas acredito que estamos a construir uma cidade mais moderna e mais bonita. E acho que todos vão ficar rendidos quando o metro finalmente chegar.

Agora só espero que fique tudo pronto nos prazos previstos. Eu acredito que sim porque quero acreditar que sim.
Mas não é nada que esteja nas nossas mãos. Por isso, como o pessoal gosta muito aqui no fórum, vamos esperar para ver.
O facto de desviarem a linha 200 m para cativar utentes da Solum, só prova o quanto são falaciosos os dados do projecto. Por um lado dizem que servem milhares e milhares de pessoas, freguesias inteiras cuja população na maioria dos casos fica a quilómetros de distância. Por outro lado acham que as pessoas da Solum, se não tiverem o metro a passar no alpendre, já não o vão utilizar. Ou seja 200 m na solum é muito, mas 2 ou 3 Km em Ceira, Almalaguês, Castelo Viegas ou até na cidade como Vale das Flores, Chão do Bispo etc. já é pouco.

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

O metro não vai servir ninguém, em Almalaguês. As pessoas têm de perceber isso. Não temos de seguir à risca o que diz o metro. Eu estou a falar da minha opinião. E o desvio na Solum vai ser muito vantajoso para o Metro. Quanto a Almaguês, esquece. Porque o Metro vai passar na Trémoa que é o lugar mais atrasado da freguesia, ou até mesmo do concelho/distrito. Se não forem criadas boas acessibilidades ao apeadeiro da trémoa, poucos ou muito poucos o vão usar lá!

Eu também acho que o metro para Serpins deve começar na Baixa e não em Ceira. Devem haver comboios directos! Defendo isso também.

Quanto ao metro para o Pólo II, ele está previsto. É uma das possibilidades de expansão. Não se faz agora porque se entende que não é prioritária. Mas é uma das expansões previstas.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Ruizito Escreveu:O facto de desviarem a linha 200 m para cativar utentes da Solum, só prova o quanto são falaciosos os dados do projecto. Por um lado dizem que servem milhares e milhares de pessoas, freguesias inteiras cuja população na maioria dos casos fica a quilómetros de distância. Por outro lado acham que as pessoas da Solum, se não tiverem o metro a passar no alpendre, já não o vão utilizar. Ou seja 200 m na solum é muito, mas 2 ou 3 Km em Ceira, Almalaguês, Castelo Viegas ou até na cidade como Vale das Flores, Chão do Bispo etc. já é pouco.
Salientei algumas partes do teu post, que achei importantes, e respondo com isto:
bru_nex Escreveu:Neste caso estamos a falar de todos os alunos da ESEC, Dona Maria, Brotero... Estamos a falar de público de clientes do Dolce Vita, etc. E quanto a dizerem-me que se a estação ficasse no mesmo sítio seria a mesma coisa, não é verdade. Eu estudei na zona muitos anos e nunca sequer me passou pela cabeça ir ao S. José apanhar o comboio para me deixar no parque.
Ou seja, se calhar, os dados do projecto não são assim tão falaciosos quando se trata de desviarem a linha 200 m para cativar utentes da Solum. Há pelo menos uma pessoa que não usaria o metro se ele continuasse a passar no trajecto actual! Será legítimo pensar que, num universo tão grande, que abrange tantas pessoas que vivem, trabalham e estudam na Solum, não seria apenas o bru_nex a fazê-lo. Por isso, penso que a ideia de fazer o metro passar por esta zona, poderá ser benéfica. É claro que isto tem o reverso da medalha, que é o de fazer com que a viagem até Coimbra demore mais alguns minutos, como já alguém referiu. Mas será que esse tempo a mais é assim tão grande que não compense? Se calhar até nem é, dado que o metro será mais rápido do que as actuais automotoras e, portanto, o tempo de viagem Serpins-Coimbra será menor, mesmo passando pela Solum.

Na minha opinião, o facto de ter de haver transbordo em Ceira é uma questão fundamental. Vai haver muita gente que não vai achar piada nenhuma a ter de mudar de transporte em Ceira. Não será bom haver alturas em que as pessoas chegam a Ceira e tenham de sair do Metro que os levou até ali e, depois, tenham de esperar (ao frio, à chuva ou ao calor) que chegue outro que os leve ao centro da cidade quando o transporte podia muito bem ser feito directamente e fazer-se um possível transbordo já em Coimbra (em S. José ou até no Parque).

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:Eu também acho que o metro para Serpins deve começar na Baixa e não em Ceira. Devem haver comboios directos! Defendo isso também.
A estação de Sobral de Ceira será um espécie de interface entre o serviço urbano e o serviço suburbano, mas isso não invalida que não haja metro directo de Serpins até Coimbra-b.

banjix
Lendário
Lendário

Mensagem por banjix »

DaniFR Escreveu:A estação de Sobral de Ceira será um espécie de interface entre o serviço urbano e o serviço suburbano, mas isso não invalida que não haja metro directo de Serpins até Coimbra-b.
Pois, de facto não invalida. Mas o problema é que isso não está previsto. Pelo menos, a SMM não fala disso (acho eu).

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

É o que eu estou a dizer. Isto deve ser assim. Consideremos o exemplo meramente especulativo:

BAIXA CEIRA SERPINS
10:00 10:25 11:20 directo
10:10 10:35
10:20 10:45
10:30 10: 55 11:50 directo

Neste exemplo vejamos:

Os comboios das 10h e das 10.30 são directos entre a Baixa e Serpins. Os das 10:10 e 10:20 vão só até Ceira. Claro que quem quer ir para Serpins tem duas hipóteses: ou espera por um directo e não transborda em Ceira ou então apanha um comboio cuja estação terminal é Ceira e aí transborda quando chegar o comboio seguinte.

No meu exemplo, meramente imaginado, o que acontece não é a retirada de comboios directos entre Coimbra e Serpins, mas sim a criação de um serviço de transporte fluído entre Coimbra e Ceira.

Assim faz sentido. Porque se não, qual era a vantagem do serviço tram-train estar preparado para que os comboios que circulam dentro da cidade sejam os mesmos que circulam no troço suburbano?

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

banjix Escreveu:Ou seja, se calhar, os dados do projecto não são assim tão falaciosos quando se trata de desviarem a linha 200 m para cativar utentes da Solum. Há pelo menos uma pessoa que não usaria o metro se ele continuasse a passar no trajecto actual! Será legítimo pensar que, num universo tão grande, que abrange tantas pessoas que vivem, trabalham e estudam na Solum, não seria apenas o bru_nex a fazê-lo. Por isso, penso que a ideia de fazer o metro passar por esta zona, poderá ser benéfica. É claro que isto tem o reverso da medalha, que é o de fazer com que a viagem até Coimbra demore mais alguns minutos, como já alguém referiu. Mas será que esse tempo a mais é assim tão grande que não compense? Se calhar até nem é, dado que o metro será mais rápido do que as actuais automotoras e, portanto, o tempo de viagem Serpins-Coimbra será menor, mesmo passando pela Solum.
Eu concordo com o desvio na Solum. Actualmente acho que muito poucas pessoas, ou mesmo ninguém usa a automotora para vir da Solum para a Baixa. Esta passagem pela Solum vai permitir captar mais utentes daquela zona.
banjix Escreveu:Na minha opinião, o facto de ter de haver transbordo em Ceira é uma questão fundamental. Vai haver muita gente que não vai achar piada nenhuma a ter de mudar de transporte em Ceira. Não será bom haver alturas em que as pessoas chegam a Ceira e tenham de sair do Metro que os levou até ali e, depois, tenham de esperar (ao frio, à chuva ou ao calor) que chegue outro que os leve ao centro da cidade quando o transporte podia muito bem ser feito directamente e fazer-se um possível transbordo já em Coimbra (em S. José ou até no Parque).
Mesmo que seja necessário transbordo , apesar do incomodo de ter que mudar de composição, os utentes vão fazer o transbordo numa estação em que a frequência de metros a passar vai ser maior, por isso não vão ter que estar muito tempo á espera, e ainda têm a vantagem de optar pelo metro que vai para os HUC ou por um que vai para Coimbra-b.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Bem, de acordo com o FAQ da MetroMondego, o que deve acontecer, na hora de ponta da manhã é o seguinte:

COIMBRA - HOSPITAL
10 em 10 minutos

SERPINS - COIMBRA
30 em 30 minutos

MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
15 em 15 minutos
(2 comboios que vêm de Serpins mais 2 com origem em Miranda ou na Lousã)

CEIRA - COIMBRA
7.5 em 7.5 minutos (frequência geral de comboios)
15 em 15 min em direcção à baixa (4 comboios: 2 que vêm de Serpins mais 2 que vêm de Miranda ou Lousã)
15 em 15 min em direcção aos HUC (4 comboios com origem em Ceira)

Neste caso, os comboios com origem em Ceira vão todos para o hospital. Os comboios que levam as pessoas de Ceira para a Baixa são os que vêm de Miranda/Lousã e de Serpins.

QUINTA DA PONTE - COIMBRA
5 em 5 minutos (frequência geral de comboios)
10 em 10 min em direcção à baixa (6 comboios: 2 de Serpins; 2 de Miranda Lousã; e 2 com origem na Quinta da Ponte)
10 em 10 minutos em direcção aos HUC (6 comboios: 4 com origem em Ceira; 2 com origem na Quinta da Ponte)

Saem de COIMBRA comboios de 5 em 5 minutos:
HORA - DESTINO
:00 - HOSPITAL
:05 - SERPINS
:10 - HOSPITAL
:15 - MIRANDA/LOUSÃ
:20 - HOSPITAL
:25 - QUINTA DA PONTE
:30 - HOSPITAL
:35 - SERPINS
:40 - MIRANDA/LOUSÃ
:45 - SERPINS
:50 - HOSPITAL
:55 - QUINTA DA PONTE

Saem do Hospital comboios de 5 em 5 minutos:
HORA - DESTINO
:00 - BAIXA
:05 - QUINTA DA PONTE
:10 - BAIXA
:15 - CEIRA
:20 - BAIXA
:25 -
:30 - BAIXA + CEIRA
:35 - QUINTA DA PONTE
:40 - BAIXA
:45 - CEIRA
:50 - BAIXA

Atenção porque os horários são meramente especulativos. É só para terem uma ideia da frequência.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

EDIT: Agora sim, está correcto...

Saem de COIMBRA comboios de 5 em 5 minutos:
HORA - DESTINO
:00 - HOSPITAL
:05 - SERPINS
:10 - HOSPITAL
:15 - MIRANDA/LOUSÃ
:20 - HOSPITAL
:25 - QUINTA DA PONTE
:30 - HOSPITAL
:35 - SERPINS
:40 - HOSPITAL
:45 - MIRANDA/LOUSÃ
:50 - HOSPITAL
:55 - QUINTA DA PONTE

Saem do Hospital comboios de 5 em 5 minutos:
HORA - DESTINO
:00 - BAIXA
:05 - QUINTA DA PONTE
:10 - BAIXA
:12 - CEIRA
:20 - BAIXA
:24 - CEIRA
:30 - BAIXA
:35 - QUINTA DA PONTE
:36 - CEIRA
:40 - BAIXA
:48 - CEIRA
:50 - BAIXA

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Toda esta história dos horários é pura especulação. Nem sequer percebo como é que alguem espera que haja metro de 5 em 5 minutos, quando nem em Lisboa e Porto tal acontece.
Quanto ao facto da variante da Solum se aproximar de escolas e centros comerciais, é bom lembrar que no caso concreto das secundárias, cada vez os alunos são mais da área de residência. Quando eu estudava no D. Maria, havia alunos de todo o lado, agora apenas uma pequena percentagem é de fora da área de residência e estes não usarão o metro de certeza. Quanto ao Dolce Vita, com os estacionamentos à borla, de certeza que também não é por passar o metro lá à parta que as pessoas o irão usar mais. Finalmente a ESEC, supor que quem a frequenta vem da baixa via metro, se calhar é um abuso.
Posto isto, se não houvesse linha actual, pois concerteza que passar pela Solum seria uma hipótese aceitável. Mas com o traçado actual já existente, este desvio um um enorme e desnecessário gasto de dinheiro.
Mas enfim todo este projecto vem na sequência dos ataques de novo-riquismo balofo que parece que assolou a população portuguesa. Não têm o grau cultural e educativo da Suécia, não têm a riqureza da Suiça, não têm o desenvolvimento da Alemanha, não têm os indices de desenvolvimento humanos da Dinamarca, mas querem ter metros e TGVs tal como estes países. Sinceramente desconheço se existe alguma cidade da dimensão de Coimbra, em países com o grau de desenvolvimento do nosso que esteja a construir um metro, mas pode ser que sim.
O pessoal passa fome, mas em compensação tem telemóveis topo de gama!

banjix
Lendário
Lendário

Mensagem por banjix »

Ruizito Escreveu:O pessoal passa fome, mas em compensação tem telemóveis topo de gama!
Acho isto demasiado abusivo. Se calhar, quem passa fome não tem telemóveis topo de gama... Não sei, digo eu, que não passo fome mas também não tenho telemóvel topo de gama. As generalizações são perigosíssimas e podem ser bastante injustas. Estranho que o Ruizito, que até é coerente naquilo que diz, tenha dito isto.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Quanto à frequência dos metros, estás enganado. Existe metro de 5 em 5 minutos em Lisboa. Não te esqueças que estamos a falar de HORA DE PONTA! E além disso, o metro não sai de 5 em 5 minutos para o mesmo sítio. Há metro de 5 em 5 minutos a sair de Coimbra. Um vai para o Hospital, o seguinte vai para Ceira, o seguinte para o Hospital e etc. No geral, há metro de 10 em 10 minutos para o Hospital, por exemplo.
E olha que é perfeitamente possível.
Se a SMM vai comprar 40 comboios é só fazer as contas:
linha do hospital: 6 comboios por hora
linha da lousã: 12 comboios por hora (quinta da ponte, ceira e miranda do corvo)

12 + 6 = 18

mais 18 a fazer a viagem no sentido inverso dá 36. Sendo que poderá ser necessário acoplar metros para acautelar horas de grande afluência, dá os tais 40.
Logo, é possível que sai uma metro da Baixa de 5 em 5 minutos. Metro para o Hospital de 10 em 10 minutos; para Serpins de 30 em 30 minutos; para Miranda de 20 em 20 minutos; de 12 em 12 minutos para Ceira e de 10 em 10 para a Quinta da Ponte.
ISTO NO HORÁRIO DE PONTA DA MANHÃ!