Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ui o entroncamento da Rua Figueira da Foz com a Rua de Aveiro... :shock: :shock: vai ser trânsito até Celas para escoar tudo aquilo...

Jimmy
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

A Zona do Mercado e da Praça só tem a ganhar, se a zona ficar toda pedonal não só não afecta o comércio como talvez até o melhore, mas vão ser horas de ponta caóticas.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu:Finalmente parece que a coisa vai mesmo avançar.
.
A questão agora é saber quando é que "a coisa" estará terminada. É que atendendo à especial tendência portuguesa para prazos ilimitados e às dificuldades financeiras de financiamento que se avizinham, será que esta obra alguma vez terá fim?

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Eu espero que sim. Em termos de financiamento não deve haver problema. A SMM tem a garantia de financiamento do Governo. Além disso, a obra por fazer custa mais do que a obra feita, porque enquanto não se avança não há como haver geração de receitas. Por isso, acredito que a coisa vai mesmo avançar. No troço suburbano não acredito em grandes atrasos. No troço urbano, fala-se no final de 2013. Infelizmente, não acredito nisso. Acho que 2014 ou 2015 é um cenário mais provável. No entanto, não deixam de ser prazos aceitáveis. Eu espero que tudo corra rapidamente e sem atrasos. Coimbra vai ficar ainda mais bonita com o Metro e com toda a intervenção que se está a fazer para se criarem os canais de circulação do metro.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: A SMM tem a garantia de financiamento do Governo.
Será que tem mesmo?
bru_nex Escreveu: Além disso, a obra por fazer custa mais do que a obra feita, porque enquanto não se avança não há como haver geração de receitas.
Isso não é bem verdade. A obra por fazer não tem de ser paga nem mantida. Quanto às receitas, é um dado assumido por todos, referido aliás pelo próprio presidente da MM numa entrevista recente, que o metro nunca gerará receitas que cubram as despesas (nem se aproximam sequer), logo para sobreviver terá de ter constantes injecções de capital, à semelhança dos de Lisboa e Porto. Atendendo ao estado geral das finanças do país e às dificuldades que se avizinham, não estou assim tão optimista em relçaõ ao futuro deste projecto.
bru_nex Escreveu: Por isso, acredito que a coisa vai mesmo avançar. No troço suburbano não acredito em grandes atrasos. No troço urbano, fala-se no final de 2013. Infelizmente, não acredito nisso. Acho que 2014 ou 2015 é um cenário mais provável. No entanto, não deixam de ser prazos aceitáveis. Eu espero que tudo corra rapidamente e sem atrasos. Coimbra vai ficar ainda mais bonita com o Metro e com toda a intervenção que se está a fazer para se criarem os canais de circulação do metro.
Eu espero enganar-me, mas não acredito minimamente que o troço sub-urbano esteja pronto daqui a dois anos (só se for por pressão dos utentes da linha da Lousã que irão ter um péssimo serviço de autocarros). Quanto ao troço urbano quase apostava que em 2013 ainda não terá começado a sua execução.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

O troço suburbano começou e agora não pode voltar atrás. Por isso esse vai mesmo avançar. Não acredito que fique parado a meio. Até porque o Governo quer investir em obras públicas.

Quando ao troço urbano, esse sim, pode sofrer mais atrasos.
A questão das receitas não cumprirem as despesas é verdade. Um serviço público não tem necessariamente de dar lucro e eu sei perfeitamente que o objectivo não é dar lucro. É verdade. Vai ao site da MM e ve os relatórios de contas. O metro parado está a sugar dinheiro. São os ordenados, são os carros é isto e aquilo. O Metro consome muito dinheiro todos os dias sem que isso traga nenhuma mais-valia para a cidade.

Além disso, eu acredito que se a SMM for capaz de investir num parque de geração de energia para abastecer a rede, pode poupar muito dinheiro e, assim, pode reduzir essa tal injecção de capital do Governo que será necessária depois.

E ainda mais, não se sabe quantos utentes são necessários para que o Metro seja lucrativo. E, como também deves saber, depois de aprovada a variante da Solum, o metro ganhou muito mais segurança em termos financeiros. De acordo com os estudos feitos, se se conseguisse chegar aos utentes potencias da Solum, a SMM teria receitas que o tornariam economicamente viável, ou quase.

Ah, e com os compromissos do Governo que devem sair da cimeira de Copenhaga, como a redução das emissões em 30% até 2020, o metro ganha ainda outra importância.

Não tenham dúvidas de uma coisa. Coimbra precisa desta obra! E mais. Coimbra precisava de comboios que a ligassem às outras sedes de concelho. É a melhor forma de trazer as pessoas para a cidade, de estimular o comércio e etc.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Eu concordo com a maioria do que dizes mas há alguns factos que também são verdade:
- Por muitas variantes da Solum que façam, o MM nunca será rentável. Aliás esta variante prevista duvido que venha a cativar muito mais gente. Não é por se desviar a linha uns 200 m no máximo, que as pessoas virão logo a correr. Se calhar até desincentiva a quem vem de fora pois passa a ter um percurso mais longo e demorado. Já para não falar do encarecimento da obra.
- Os estudos apresentados entram com valores populacionais irrealistas e que nada têm a ver com utilização do metro. Não é por o MM atravessar uma freguesia com 50 000 habitantes que se vai supor que todos eles são potênciais utilizadores do mesmo. Se fosse assim, os SMTUC deviam dar um lucro extraordinário já que servem umas 150 000 pessoas. O metro de Lisboa não é rentável, o do Porto idem, porque é que o de Coimbra o será?
- Tens toda a razão ao dizer que um serviço público não tem intenção de dar lucro. Mas público ou não, alguém terá que o pagar. E ao TGV. E às novas auto-estradas. E ao aeroporto. E ao... e ao... e ao... Ou seja a factura chegará, e chegará a todos com juros. Obviamente que o estado tem de investir, mas é preciso que sejam investimentos sustentáveis, cujo retorno (não necessáriamente financeiro) seja visivel.
- A questão ambiental referida poderia ser atingida sem metro bastava electrificar a linha existente, renovar o materiar circulante e eventualmente investir em maior cobertura de trolleys pelos SMTUC. Gastava-se muito menos e a redução de CO2 seria igual.

Finalmente acrescento, que apesar de não concordar com a obra, espero que a mesma seja levada a bom porto. Já que se decidiu avançar, então que avance depressa. Só que tenho muito receio que nem tudo sejam as rosas que a SMM anuncia.

Alexrd
Regular
Regular
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23

Mensagem por Alexrd »

Ruizito Escreveu:Eu concordo com a maioria do que dizes mas há alguns factos que também são verdade:
- Por muitas variantes da Solum que façam, o MM nunca será rentável. Aliás esta variante prevista duvido que venha a cativar muito mais gente. Não é por se desviar a linha uns 200 m no máximo, que as pessoas virão logo a correr. Se calhar até desincentiva a quem vem de fora pois passa a ter um percurso mais longo e demorado. Já para não falar do encarecimento da obra.
- Os estudos apresentados entram com valores populacionais irrealistas e que nada têm a ver com utilização do metro. Não é por o MM atravessar uma freguesia com 50 000 habitantes que se vai supor que todos eles são potênciais utilizadores do mesmo. Se fosse assim, os SMTUC deviam dar um lucro extraordinário já que servem umas 150 000 pessoas. O metro de Lisboa não é rentável, o do Porto idem, porque é que o de Coimbra o será?
- Tens toda a razão ao dizer que um serviço público não tem intenção de dar lucro. Mas público ou não, alguém terá que o pagar. E ao TGV. E às novas auto-estradas. E ao aeroporto. E ao... e ao... e ao... Ou seja a factura chegará, e chegará a todos com juros. Obviamente que o estado tem de investir, mas é preciso que sejam investimentos sustentáveis, cujo retorno (não necessáriamente financeiro) seja visivel.
- A questão ambiental referida poderia ser atingida sem metro bastava electrificar a linha existente, renovar o materiar circulante e eventualmente investir em maior cobertura de trolleys pelos SMTUC. Gastava-se muito menos e a redução de CO2 seria igual.

Finalmente acrescento, que apesar de não concordar com a obra, espero que a mesma seja levada a bom porto. Já que se decidiu avançar, então que avance depressa. Só que tenho muito receio que nem tudo sejam as rosas que a SMM anuncia.
Subscrevo completamente. Já me tinha queixado das mesmas razões que tu.

Cumps

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

O metro vai avançar de qualquer forma, portanto vamos focar-nos nisso.
Quanto à variante da Solum, deixa-me explicar-te. Não tem nada a ver com o facto de o metro atravessar uma zona com não sei quantos habitantes. Até porque nem sempre os habitantes são o público potencial. Neste caso estamos a falar de todos os alunos da ESEC, Dona Maria, Brotero... Estamos a falar de público de clientes do Dolce Vita, etc. E quanto a dizerem-me que se a estação ficasse no mesmo sítio seria a mesma coisa, não é verdade. Eu estudei na zona muitos anos e nunca sequer me passou pela cabeça ir ao S. José apanhar o comboio para me deixar no parque. Essa variante vai aumentar o público potencial utilizador do metro.

Não vai dar lucro? Pois. Se calhar não vai. Mas vai deixar a cidade mais bonita e mais funcional.

Sim... Electrificar a linha resolvia o problema. Mas repara, estão a fazer uma substituição da linha. Isso devia deixar os utentes mais descansados. Estão a usar uma linha que já tem muitos anos. Há agora a oportunidade de a modernizar e de a tornar mais segura. E se é para fazer o metro dentro da cidade, porque não aproveitar a linha que já existe para fazer com que as pessoas que vão para Miranda, Lousa, etc. não precisem trocar de transporte?

Eu acho todos os receios legítimos, mas acredito que estamos a construir uma cidade mais moderna e mais bonita. E acho que todos vão ficar rendidos quando o metro finalmente chegar.

Agora só espero que fique tudo pronto nos prazos previstos. Eu acredito que sim porque quero acreditar que sim.
Mas não é nada que esteja nas nossas mãos. Por isso, como o pessoal gosta muito aqui no fórum, vamos esperar para ver.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Eu gostava de saber se não seria possível restabelecer as linhas antigas do eléctrico em Coimbra... é que serviam mais zonas da cidade que a tal linha Baixa - HUC... e para subir ladeiras os eléctricos que estão a apodrecer na R. da Alegria bem que poderiam ser reutilizados, até para gáudio dos turistas. Vejam só a quantidade de estrangeiros que andam nos eléctricos e elevadores antigos de Lisboa... poderíamos ter mais esse recurso para os turistas...
E espero que não se esqueçam da zona norte mais uma vez...

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Para Baixa-HUC vão ser usados os novos comboios que a SMM vai adquirir. Mais modernos, confortáveis, mais viáveis e mais confiáveis... eheh

Quanto a esses eléctricos LINDÍSSIMOS eles também vão ser usados. Acho que vai haver uma ligação entre Santa Clara e a Baixa feita pelos eléctricos antigos e também ouvi falar de qualquer coisa entre o Parque Verde e a Alta universitária.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:Quanto a esses eléctricos LINDÍSSIMOS eles também vão ser usados. Acho que vai haver uma ligação entre Santa Clara e a Baixa feita pelos eléctricos antigos e também ouvi falar de qualquer coisa entre o Parque Verde e a Alta universitária.
Já se fala nessa ligação Santa Clara - Baixa à muito tempo, e se não estou em erro, acho que estava inserido no programa polis. Não tenho muitas esperanças que se concretize. A ligação Parque verde - Alta seria feita através de teleférico por cima do botânico.

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

bru_nex Escreveu:E se é para fazer o metro dentro da cidade, porque não aproveitar a linha que já existe para fazer com que as pessoas que vão para Miranda, Lousa, etc. não precisem trocar de transporte?
O que está previsto é que os passageiros têm de fazer transbordo em Ceira, ao contrário do que acontece actualmente, em que o comboio vai até Coimbra-Parque. A meu ver, este é um ponto (muito) fraco deste projecto.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Não sei se será assim. Penso que pode haver alguns comboios directos. Mas compreendo que seja assim, por uma coisa: hoje há, imagina, comboio de hora a hora para Serpins. Com o metro vai passar a haver comboio de 15 em 15 minutos. MAS não há público para encher comboios de 15 em 15 minutos, por isso, deve haver alguns directos (tipo, de hora a hora, imagina) e os restantes param em Ceira e voltam para trás.

Atenção porque estou a especular. Não faço ideia de como será, nem quando a frequência de metros nem nada. Mas estou só a tentar perceber o porquê de isso ser assim.

Vamos lá ver uma coisa.
Se daqui a 15 ou 20 anos o nosso Governo começar finalmente a ver Coimbra com outros anos, o que se devia fazer era uma rede suburbana decente, como existe no Porto. Comboios directos e indirectos com frequência para Vila Nova de Poiares, Figueira da Foz, Aveiro, Condeixa, Penela/Avelar, etc. etc. Ligar os pólos emergentes do distrito numa verdadeira rede suburbana como existe no Porto. Isso sim era interessante. Nessa altura parece-me que o metro deve, de facto, levar as pessoas até uma estação de interface. Nessa altura, o material circulante usado na linha da Lousã passa a servir a rede urbana do metro e essa linha recebe material circulante suburbano, que até pode ter características técnicas semelhantes. Agora não faz sentido ter dois comboios diferentes a servir a mesma linha. Se realmente não houver nenhum comboio directo entre a cidade e Serpins, isto é, se todos pararem em Ceira, também não concordo.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

FAQ do site do Metro Mondego:

6. Vai ter mais frequência do que o actual serviço na Linha da Lousã?
Sim, porque vão existir diferentes serviços a iniciar em pontos diferentes na linha. Em Serpins terão um intervalo de 20 minutos entre cada circulação, chegando a ser de 5 minutos em todo o serviço urbano a partir da Quinta da Ponte.

Imagem