Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
nunorfa
Regular
Regular
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

daniel322 Escreveu: precisamente.. tem haver primeiro um estudo arqueológico para saber o que lá está.. mas já que tocas nesse assunto com tanta superioridade deixa-me questionar-te..

tens noção que a Baixinha está abaixo do nível freático?
sabes o que acontece qd se fazem túneis abaixo do nf?
tens alguma ideia do que está por baixo da Rua da Sofia?

quando souberes estas respostas vem-me então falar em tuneladoras..
Não era minha intenção ser agressivo nem coisa parecida..
Em relação á baixa estar abaixo do nível freático penso que não seja desculpa, visto que com a tecnologia existente é possível construir um túnel onde se quiser.

Em relação ao que esta por baixo da rua da sofia nao sei, mas já que sabes podes dizer.. sou todo ouvidos..
também não digo que se construis-se túnel em todo o metro mas pelo menos pra cima do mercado acho que era boa ideia
Vantagens:

- Não é visível;
- Não há qualquer barulho que possa incomodar seja quem for;
- Não complica o transito;
- Passa facilmente despercebido;
- etc.

sei que também tem desvantagens mas no meu ponto de vista estas vantagens superam todas as outras desvantagens...
Eu tenho a minha opinião tu tens a tua respeito mas não concordo.
daniel322 Escreveu: é por pessoas com esse tipo de pensamento que Coimbra já não tem castelo.. nem Alta.. nem muralhas..
Em relação a isso não fui eu que mandei o castelo a baixo!! E acho que foi uma calamidade o que fizeram, e sou a favor da preservação de todo o património visível, não é como já vi em algumas cidades ao remodelar algumas estradas encontaram uma muralha andaram lá os arqueólogos bastante tempo para depois voltarem a enterrar aquilo tudo e voltar a fazer a estrada novamente !!! qual e que foi o sentido? toda a gente sabia o que lá estava apenas atrasaram as obras mais nada. Se fosse pra recuperar património concordo plenamente. Agora para abrir buracos ver, gastar dinheiro, atrasar obras e voltar a enterrar sou totalmente conta é apenas uma perda de tempo.
daniel322 Escreveu: estás a confundir tudo.. vais ter o IP3 e a auto estrada.. que só se cruzam muito após Santa Comba Dão..
A informação que tinha era que o actual IP3 iria ser substituído por auto-estrada. Tens a certeza disso?? podes me mostrar onde esta??
daniel322 Escreveu: tal como o banjix disse, não é necessário deitar uma ponte abaixo para a aumentar.. coisa que aliás não vai ser feita..
Tens assim tanta certeza disso??? só pra que saibas as pontes transversais superiores tem que vir todas a baixo dado que o espaço entre os pilares é insuficiente para uma auto-estrada.

daniel322 Escreveu: além do mais explica-me lá como seriam os custos se logo na altura se tivesse feito uma auto-estrada coimbra-viseu no local do actual ip3?.. tou a falar de movimentações de terra.. provavelmente tinhas tido desde o inicio portagens devido ao elevado investimento..
Em reacção aos custos claro que iam ser superiores mas não iam ser tantos como o que gastaram mais o que vão gastar agora!!

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

JAlmeida Escreveu:Como se sabe, de regra básica de todas as auto estradas, só poderão ter portagens no caso de haver alternativa que ofereça condições.
pois.. mas a alternativa pode ser uma estrada nacional :p olha o caso da A2 com a alternativa N264
nunorfa Escreveu:Não era minha intenção ser agressivo nem coisa parecida..
Em relação á baixa estar abaixo do nível freático penso que não seja desculpa, visto que com a tecnologia existente é possível construir um túnel onde se quiser.
então se não era peço desculpa..

quanto à tecnologia.. tudo se paga..
nunorfa Escreveu:Em relação ao que esta por baixo da rua da sofia nao sei, mas já que sabes podes dizer.. sou todo ouvidos..
algo deste tipo..

eu sei bem quais as vantagens de um traçado subterrâneo.. e tb preferia.. mas é preciso ver as especificidades de cada cidade ;)
nunorfa Escreveu:Em relação a isso não fui eu que mandei o castelo a baixo!!
..eu sei..
nunorfa Escreveu:E acho que foi uma calamidade o que fizeram, e sou a favor da preservação de todo o património visível, não é como já vi em algumas cidades ao remodelar algumas estradas encontaram uma muralha andaram lá os arqueólogos bastante tempo para depois voltarem a enterrar aquilo tudo e voltar a fazer a estrada novamente !!! qual e que foi o sentido? toda a gente sabia o que lá estava apenas atrasaram as obras mais nada. Se fosse pra recuperar património concordo plenamente. Agora para abrir buracos ver, gastar dinheiro, atrasar obras e voltar a enterrar sou totalmente conta é apenas uma perda de tempo.
é preciso saber ao certo o que lá está.. mesmo que seja posteriormente enterrado, a partir das informações obtidas os arqueólogos podem mais tarde trabalhar..

agora não se pode é chegar ao ridículo que se vê no iparque em que todas as semanas (para não dizer dia sim, dia não) vai uma fiscal ver as escavações à procura de moedas romanas..
nunorfa Escreveu:A informação que tinha era que o actual IP3 iria ser substituído por auto-estrada. Tens a certeza disso?? podes me mostrar onde esta??
o actual IP3 vai ser tecnicamente substituído por uma auto-estrada, ou seja, a auto-estrada vai assumir as funções do actual itinerário principal.. mas não vai substituir o traçado actual ;) o IP3 actual passa abaixo da Serra do Buçaco e a nova auto estrada parte da Mealhada e passa a norte da dita Serra.. só se voltam a cruzar em Tondela..

(ps: nas imagens dos links os traçados a grosso são duas hipóteses colocadas no estudo de impacte ambiental.. na 2a imagem o traço fino a vermelho é o actual ip3)
nunorfa Escreveu:Em reacção aos custos claro que iam ser superiores mas não iam ser tantos como o que gastaram mais o que vão gastar agora!!
isso é opinião tua ou tens algum relatório que eu desconheça?.. B)

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

daniel322 Escreveu: agora não se pode é chegar ao ridículo que se vê no iparque em que todas as semanas (para não dizer dia sim, dia não) vai uma fiscal ver as escavações à procura de moedas romanas..
:lol:
Isso é verdade??
Conta-se que no tempo dos romanos havia um acampamento romano em Antanhol. Deve ser por isso que o homem lá anda a procurar moedas. lol

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Ai o que li aqui... :lol:
Nas maiores cidades europeias cada vez mais se usa metro de superfície...
Lisboa tem e é o encanto dos visitantes, Frankfurt tem, Amesterdão, etc.
Agora destruir os restos arqueológicos só porque sim, porque ninguém os vê... pode não se ver e nalguns casos ainda bem, pois lá em baixo mantêm-se conservados.... já houve muita porcaria arquitectónica aqui feita e cada vez mais devemos lembrar esses erros. E a ampliação do Machado de Castro como está a ser feita é um erro crasso. Não devemos ter memória curta no que diz respeito à história.
Venha o metro de superfície, eu gosto dos trams a circular na cidade. :)

nunorfa
Regular
Regular
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

bem fiquei curioso em relação ao que esta por baixo da rua da sofia!!! aquele tunel era pra que?? sabes de algum site onde eu possa tirar essa informação???
daniel322 Escreveu: o actual IP3 vai ser tecnicamente substituído por uma auto-estrada, ou seja, a auto-estrada vai assumir as funções do actual itinerário principal.. mas não vai substituir o traçado actual ;) o IP3 actual passa abaixo da Serra do Buçaco e a nova auto estrada parte da Mealhada e passa a norte da dita Serra.. só se voltam a cruzar em Tondela..

(ps: nas imagens dos links os traçados a grosso são duas hipóteses colocadas no estudo de impacte ambiental.. na 2a imagem o traço fino a vermelho é o actual ip3)
nunorfa Escreveu:Em reacção aos custos claro que iam ser superiores mas não iam ser tantos como o que gastaram mais o que vão gastar agora!!
isso é opinião tua ou tens algum relatório que eu desconheça?.. B)
É apenas a minha opinião mas se vieres certas obras como o IP5(que foi transformado em AE) IP3 e IP4 que vão ser transformados ou alterados se isto fosse feito há uns anos atrás em primeiro não tinham o custo de fazer os IP's já que ficava logo AE e depois com o passar do tempo as coisas vão ficando mais caras o orçamento seria certamente inferior...

Já agora esse traçado é oficial ??

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

O IP5 é diferente... a IP3 tem a característica de passar em zonas muito apertadas como a Livraria do Mondego, o sul da serra do Buçaco, que é uma região muito montanhosa... para cima é mais a direito, a seguir, mais ou menos, a antiga nacional por que íamos para Viseu.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

DaniFR Escreveu::lol:
Isso é verdade??
Imagem
nunorfa Escreveu:bem fiquei curioso em relação ao que esta por baixo da rua da sofia!!! aquele tunel era pra que?? sabes de algum site onde eu possa tirar essa informação???
o túnel é para drenagem residual.. foi feito ao estilo dos de Paris ou São Petersburgo..

site não sei.. essa informação foi-me dada pessoalmente, já há uns anos.. nem sei onde possas perguntar, talvez em algum departamento dedicado ao património histórico, na CMC..
nunorfa Escreveu:Já agora esse traçado é oficial ??
foi descarregado do http://www.apambiente.pt quando o traçado estava em fase de consulta publica e avaliação ambiental

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

JAlmeida Escreveu:Hum, Rui é melhor leres outra vez tudo o que o presidente da Camara diz, é tudo muito parecido com o que disseste mas exactamente com o sentido contrário....
Achas que sim? Se calhar é uma questão de interpretação. Acho que por vezes se diz mais nas entrelinhas do que propriamente no texto em si...

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: Não é bem isso.. A intenção é mais saber se existe alguma parceria publico-privada, pois a privada iria forçar a concretização do traçado urbano até aos HUC, de modo a obter maior lucro.. ou caso seja apenas publica se o Estado apoia os custos do metro tendo apenas a linha Parque-Serpins..
Não percebi essa. Porque é que uma parceria privada ía obter mais lucro? Claro que a construção da linha com um parceiro privado a faria avançar mais depressa, mas porque motivo daria mais lucro? Só se fosse à custa de um aumento desmesurado dos bilhetes, ou redução da qualidade de serviço, porque em termos de utentes a utilizar julgo que serão os mesmos quer o metro tenha financiamento público ou privado.

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

JAlmeida Escreveu:Como se sabe, de regra básica de todas as auto estradas, só poderão ter portagens no caso de haver alternativa que ofereça condições. Este foi um dos motivos para se manter a IP3 e construir uma nova auto estrada com um traçado completamente novo. Aliás, a IC2 vai sofrer obras de requalificação desde a ponte do açude até fornos, depois nessa zona, vai passar a ser de três faixas até à Mealhada, onde se entra na nova autoestrada paga até Viseu.
Pois às vezes não é bem assim. Segundo parece o troço do IC2 dos Fornos à Mealhada terá portagens. E qual é a alternativa?

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

Eu sei que isto é um pouco off tópico, mas em relação à arqueologia de facto por vezes exagera-se. Nas obras do Pátio da Inquisição, estiveram as mesmas paradas cerca de um ano até se decidir o que fazer a um muro que encontraram enterrado (tive oportunidade de o ver e era um vulgarissimo muro de pedra igual a milhares de outros que se vêm por aí). No final fotografaram-no e enterraram-no de novo. Com isto a empresa que lá andou a trabalhar meteu a Câmara em tribunal a pedir uma indemnização por ter estado parada tanto tempo.
Na Praça do Comércio, descobriram uma fonte enterrada, que até era engraçada, com umas canalizações em cerâmica. Esteve lá à vista uns meses e no final... adivinhem... fotografaram e enterraram!
Na variante a Eiras, estiveram partes das obras paradas durante meses porque descobriram lá umas cerâmicas e peças antigas. No final... fotografaram e enterraram.
Se é para isto que serve a arqueologia acho que estamos ainda pior do que antes.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Por vezes quando está enterrada conserva-se melhor do que com os vândalos que vemos por aí, além dos elementos que erodem a pedra. Mas preserva-se, não se faz por cima. Já tivémos demasiado património destruído. Mesmo enterrado é um documento histórico por excelência, nem que seja um muro.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Não percebi essa. Porque é que uma parceria privada ía obter mais lucro? Claro que a construção da linha com um parceiro privado a faria avançar mais depressa, mas porque motivo daria mais lucro? Só se fosse à custa de um aumento desmesurado dos bilhetes, ou redução da qualidade de serviço, porque em termos de utentes a utilizar julgo que serão os mesmos quer o metro tenha financiamento público ou privado.
Não percebeste.. o que eu disse foi que estando a ligação Serpins-Coimbra feita e se vá decidir o modelo de gestão, caso se opte por uma parceria público-privada, a parte privada irá pressionar para que a linha urbana seja construída, pois é essa linha que irá compensar as perdas da linha da Lousã..
Ruizito Escreveu:Curioso que o Sr. Presidente da Câmara tem uma posição parecida com aquela que eu sempre defendi aqui, ou seja dêm prioridade ao traçado coincidente com a linha actual (Serpins, Coimbra B) e deixem os troços do hospital, Solum e outros que tais para depois, se se verificar que de facto são mesmo necessários.
Câmara de Coimbra escreve para saber da linha do hospital

Após sublinhar que «queremos todos o eléctrico rápido de superfície como grande projecto que abrange a ligação Serpins-Coimbra/B, o percurso urbano de ligação aos HUC e eventuais expansões», o documento, proposto fora da agenda da reunião, lembra que «de fora fica qualquer alusão à linha do hospital».
«Do que se fala, agora, é, apenas, da Linha da Lousã com a questão suplementar do adiamento do concurso entre Coimbra/Parque e Coimbra/B, ou na mais recente comunicação, entre Coimbra/Cidade (Portagem) e Coimbra/B», lê-se na carta, que logo acrescenta: «De acordo, com esta óptica as carruagens concursadas não abrangem, nesta fase, as exigências da linha do hospital», situação que «continua a ser, para nós, motivo de grande constrangimento».

«Do que vem afirmado nesta carta e, apesar da intenção declarada, conclui-se que para a zona da Solum e a Avenida Fernão de Magalhães é necessário realizar estudos de impacto ambiental que poderão levar a planos de contingência para cumprimento dos novos calendários previstos».

«Para acabar de vez com todos os impasses e suspeições», a autarquia de Coimbra solicita que se proceda ao lançamento de todos os concursos da Linha da Lousã, incluindo o troço Parque-Coimbra/B, até final do ano de 2008, entendendo «absolutamente exigível» que o troço da linha do hospital seja concursado até Junho de 2009, assim como diz faltar saber o modelo de gestão do Metro Mondego e os compromissos a assumir pelo Estado.
..ele só se referia às alterações na Solum e na Av Fernão Magalhães..

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu: Não percebeste.. o que eu disse foi que estando a ligação Serpins-Coimbra feita e se vá decidir o modelo de gestão, caso se opte por uma parceria público-privada, a parte privada irá pressionar para que a linha urbana seja construída, pois é essa linha que irá compensar as perdas da linha da Lousã....
Continuo sem perceber a questão do lucro. Porque é que sendo uma parceria com privados dará mais lucro do que só público?
daniel322 Escreveu:
Após sublinhar que «queremos todos o eléctrico rápido de superfície como grande projecto que abrange a ligação Serpins-Coimbra/B, o percurso urbano de ligação aos HUC e eventuais expansões», o documento, proposto fora da agenda da reunião, lembra que «de fora fica qualquer alusão à linha do hospital».
«Do que se fala, agora, é, apenas, da Linha da Lousã com a questão suplementar do adiamento do concurso entre Coimbra/Parque e Coimbra/B, ou na mais recente comunicação, entre Coimbra/Cidade (Portagem) e Coimbra/B», lê-se na carta, que logo acrescenta: «De acordo, com esta óptica as carruagens concursadas não abrangem, nesta fase, as exigências da linha do hospital», situação que «continua a ser, para nós, motivo de grande constrangimento».

«Do que vem afirmado nesta carta e, apesar da intenção declarada, conclui-se que para a zona da Solum e a Avenida Fernão de Magalhães é necessário realizar estudos de impacto ambiental que poderão levar a planos de contingência para cumprimento dos novos calendários previstos».

«Para acabar de vez com todos os impasses e suspeições», a autarquia de Coimbra solicita que se proceda ao lançamento de todos os concursos da Linha da Lousã, incluindo o troço Parque-Coimbra/B, até final do ano de 2008, entendendo «absolutamente exigível» que o troço da linha do hospital seja concursado até Junho de 2009, assim como diz faltar saber o modelo de gestão do Metro Mondego e os compromissos a assumir pelo Estado.
daniel322 Escreveu:..ele só se referia às alterações na Solum e na Av Fernão Magalhães..
Continuo a dizer que o que se diz nas entrelinhas é significativo, ou será por acaso que o Presidente da Câmara abre mão assim tão fácilmente da linha do hospital nesta fase, quando antes sempre disse o contrário? Será que ele próprio já percebeu que essa linha dificilmente terá pés para andar?

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

No privado há mais lucro porque se investe dinheiro não proveniente de impostos nem de subsídios, logo há maior necessidade de receita para a sustentabilidade. No público a receita tem origem nos impostos e todo o dinheiro é do Estado, indo a receita para o Estado (maior accionista), municípios....
Corrijam-me se estiver enganado...