Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43

Mensagem por NunoRVicente »

Não.

joaovrb
Regular
Regular
Mensagens: 145
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 11:36

Mensagem por joaovrb »

NunoRVicente Escreveu:
userN Escreveu:
joaovrb Escreveu:Vocês deviam ir passar uns tempos a Roma aí é que vêm como se atravessa ruas e se circula na estrada.

São 1000x piores que nós e ninguém se queixa! Basta andar atento e não pensar que os carros são robots que param automaticamente assim que um peão mete o pé na estrada...
E?

Por haver pior que nós o que temos de retirar daí? Um exemplo a seguir? Não me parece...

O nosso mal é o que já aqui foi citado várias vezes, falta de civismo dos utilizadores das vias.
Sim... Quando fores atropelado ou tiveres um acidente sem teres a mínima culpa já mudas de opinião...
Eu sou condutor e sou também peão. Tenho histórias q.b. de sustos enquanto peão e enquanto condutor.
Eu noto que a malta que circula a pé muitas vezes não tem noção da margem para erros que há da parte de um condutor. Preferem arriscar a atirar-se para a frente da estrada e depois logo se vê se os carros param ou não... Da parte dos condutores também há inúmeros erros, é verdade.

O exemplo que dei foi no sentido de evidenciar a importância dos peões estarem alerta quando circulam junto a faixas de rodagem, passadeiras, garagens, etc!

Posso ser atropelado por culpa de um condutor, mas também posso atropelar por culpa de um peão, uma coisa é pior/melhor que a outra? Devo ficar de consciência tranquila só porque atropelei e não fui atropelado?

Parece-me que quem não conduz fala sempre com muita propriedade e sem a mínima noção da realidade.

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 480
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Ruizito Escreveu:
Byssa Escreveu:
micromys Escreveu: Lol, nao me leves a mal, mas isso é conversa de quem anda de carro em Coimbra. Eu sei que tu tens razão naquilo que dizes, mas se formos a ver isso não é só em coimbra...é em todo o lado. As pessoas fazem passadeiras onde lhes dá mais jeito.
Agora, peões a atravessar passadeiras em Coimbra deve ser tão ou mais perigoso que andar a 200km/h, de mota e sem capacete.
Só aquela passadeira ao pé do Macdonalds, que sobe para o Golden...um dia levo uma trancada aí.
A questão é que quem anda de carro deve sempre lembra-se que também é peão às vezes, mas o contrário também é válido. Por muito que um condutor cumpra as regras de trânsito, se um peão se "atira" para cima de uma passadeira como alguns fazem, não há qualquer possibilidade de um carro parar, mesmo que venha a 40 km/h.
Acho que disseste tudo! Nasci, cresci e vivi na baixa muitos anos e sei bem o que é ser peão; também sei bem o que é ser condutor.

Existem situações ingratas para ambos os lados, por isso a experiência que vamos adquirindo deveria ser útil para nos tornarmos pessoas mais hábeis a lidar com cada uma destas partes.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43

Mensagem por NunoRVicente »

joaovrb Escreveu: Eu noto que a malta que circula a pé muitas vezes não tem noção da margem para erros que há da parte de um condutor.
Quanto a isso estamos de acordo. Mas tu mencionaste que em Roma era pior e que aqui estávamos muito bem, etc... por o meu vizinho estar pior, nao quer dizer que eu esteja bem. Foi só ai que eu quis chegar. Também sei que há muita gente que pensa que a passadeira é "sagrada" e que simplesmente ignora os carros, pois claro que isso não está certo. Agora um carro não é um brinquedo...

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

NunoRVicente Escreveu:
joaovrb Escreveu: Eu noto que a malta que circula a pé muitas vezes não tem noção da margem para erros que há da parte de um condutor.
Quanto a isso estamos de acordo. Mas tu mencionaste que em Roma era pior e que aqui estávamos muito bem, etc... por o meu vizinho estar pior, nao quer dizer que eu esteja bem. Foi só ai que eu quis chegar. Também sei que há muita gente que pensa que a passadeira é "sagrada" e que simplesmente ignora os carros, pois claro que isso não está certo. Agora um carro não é um brinquedo...
Se fazem isso é bom que seja mesmo sagrada. Depois de uma cacetada de um carro a 70 à hora não há muito mais a fazer pelo corpo. Que se salve a alma pelo menos.

Avatar do Utilizador
athena
Experiente
Experiente
Mensagens: 348
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

"..A agressividade ao volante não é comum nem é constante em todos os automobilistas. É um traço de personalidade latente que a estrada se encarrega de ampliar: "As características estão lá e são as situações de stresse que acendem o rastilho. ...Se assim é porque não fazer uma avaliação de personalidade antes de habilitar alguém a conduzir?",
"http://www.ionline.pt/conteudo/57502-es ... ao-volante

Comentários?

Avatar do Utilizador
Steve
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 85
Registado: quinta-feira, 15 abril 2010 16:46

Mensagem por Steve »

passei no meu exame de código, yeah!!! Aprovado com 3 respostas erradas :D :D

DaniFR
Lendário
Lendário
Mensagens: 1427
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

“Ratoeira” da incúria

No termo da via rápida Taveiro - Bencanta, imediatamente antes da nova rotunda adjacente à ponte-açude de Coimbra, os condutores de veículos são surpreendidos por uma cratera, sendo mais apropriada a designação de «ratoeira» da incúria.

Imagem

O buraco, coisa em que Portugal é fértil, «espreita», sorrateiramente, qualquer automobilista, mais parecendo uma armadilha concebida para rebentar pneus e jantes.

Há dois aspectos inesperados, associados a este caso. Um é o desleixo da Estradas de Portugal, que ainda nem sequer se deu ao trabalho de sinalizar o «alçapão», e o outro consiste no aparecimento da cratera volvido menos de meio ano sobre a conclusão da rotunda. Mas também o segundo aspecto não é de molde a espantar quem quer que seja, a avaliar pela forma deficiente como foi executada a obra.

As «ratoeiras» da incúria surgem assim. Do pé para a mão. Sobretudo quando as obras são feitas só com os pés.

Campeão das Províncias

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Adorei o texto! Looool... :clap:

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Foi a pressa de abrir uma estrada que, para já, nem serve para grande coisa que não seja filas e acidentes na referida Rotunda diariamente.

E as depressões no asfalto e viadutos no IC2 no sentido Póvoa-Bencanta? E é uma estrada com pouco tráfego; imaginemos quando estiver aberta no seu tratecto completo...

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Bem...Mais cedo, mais tarde, iria acontecer :( :

Acidente ocorreu em local com sinalização confusa
Um jovem de 19 anos morreu, ontem, num acidente de viação ocorrido à saída da Ponte Rainha Santa Isabel, na sequência de uma colisão entre o motociclo em que seguia e um veículo pesado, no caso uma auto-bomba de betão. A vítima teve morte imediata, de nada valendo as manobras de reanimação efectuadas pelos profissionais do INEM que se deslocaram ao local. Residente em Vendas de Ceira, Micael era empregado de mesa no restaurante Calado e Calado, na Rua da Sota, na Baixa de Coimbra. Com 24 anos, o condutor do pesado ficou em estado de choque e teve de ser transportado aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).
O acidente aconteceu pouco antes das 17h00, uma vez que o alerta para a PSP foi dado às 16h48. Segundo testemunhos recolhidos no local, o motociclo, de marca Yamaha, 50 centímetros cúbicos de cilindrada, vinha do acesso lateral da Ponte Rainha Santa Isabel para entrar na Avenida Mendes Silva, a poucos metros do quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra. O pesado, vindo da ponte em direcção ao Coimbra Shopping, virava para a direita no sentido da Rua Pedro Hispano, junto ao Bairro Fundação Salazar, em direcção ao Pinhal de Marrocos.
«O camião, que tem prioridade, bateu na parte de trás da moto», afirmou Rui Albuquerque, que vive na Rua Carlos Seixas. Ainda em estado de choque, Rosa Maria, moradora no Bairro Fundação Salazar, disse ao Diário de Coimbra ter visto «tudo». «Estava à janela. Estavam os dois a par [pesado e motociclo]. O rapazinho vinha de baixo e o camião vinha da ponte. Quando se apercebeu do camião, tentou desviar-se, mas o camião bateu-lhe por trás, desequilibrou-se e a moto foi para baixo do camião, que lhe passou por cima», contou Rosa Maria.
João Raposo, também motociclista, conhecia bem a vítima mortal. «Nunca foi de acelerar e esta moto até era uma 50. Era um rapaz calmo, amigo, simples», afirmou, visivelmente afectado pelo sucedido e sem ter capacidade para se recordar do nome do jovem falecido. «Tínhamos combinado dar um passeio de moto no sábado», acrescentou, inconsolável, João Raposo.
Apesar destes testemunhos recolhidos no local, a PSP revelou que «as circunstâncias do acidente ainda estão por apurar», acrescentando que «enquanto não for ouvido o condutor do camião, que ficou em estado de choque, não se podem avançar pormenores». Os testes de alcoolemia e de despistagem de drogas realizados ao jovem condutor do pesado deram negativo. Além da PSP, o INEM esteve presente com uma ambulância e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação dos HUC . Os Bombeiros Sapadores de Coimbra procederam à limpeza da via.

“Isto está muito mal feito
mas ninguém resolve”
Quem diariamente passa na zona onde ocorreu o acidente mortal de ontem, não poupa críticas à via. «Isto tem alguma lógica?! Vêm duas faixas da rotunda, ao lado da ponte, para a avenida em direcção ao Continente e depois vêm os carros da ponte que, apesar de se apresentarem pela esquerda, podem cortar para a direita, para o Pinhal de Marrocos, e invadir as faixas de quem vem de baixo, porque têm prioridade. Isto está muito mal feito, mas ninguém resolve», declarou um condutor que parou no local, depois de se aperceber da tragédia.
«Algum dia tinha de acontecer. Infelizmente, agora, espera-se que resolvam alguma coisa, já que morreu, hoje [ontem], uma pessoa», criticou uma moradora daquela zona da cidade, que não teve problemas em afirmar que «quase todos os dias aqui há acidentes ou, quando não há, ficam muito perto de bater». Na edição de hoje do Diário de Coimbra, na secção Fala o Leitor, José Brito Costa escreve: «Envio-vos este texto com o desgosto, raiva e mágoa de quem sabia, como tantos outros condutores que ali circulam todos os dias, que isto ia acontecer. Mera questão de tempo, somente».
Apesar de estar um sinal de aproximação de estrada com prioridade, na via lateral que sobe paralela à Ponte Rainha Santa Isabel, a verdade é que «a ratoeira está lá». Neste mesmo local, uns metros mais à frente, um poste de iluminação exibe marcas de embates. Isto porque quem vem da ponte tem duas faixas para circular, mas, de repente, uma delas encaminha-se para uma espécie de rotunda, seguindo apenas uma em direcção ao Coimbra Shopping. A segunda faixa nesta direcção é, então assumida, por uma das que ali conflui da tal via lateral da ponte. «Será que ainda ninguém viu isto», lamentavam os populares.

in Diário de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

Eu passo lá todos os dias, e faço o mesmo percurso do malogrado rapaz, e sempre achei essa zona um grande perigo. Também pensava que acabaria quando houvesse mortes...

Mas, na verdade, sempre achei que nessa situação, quem vem da faixa que sobe paralela à ponte têm prioridade.

Para ter a certeza, hoje passei lá e fico com a mesma impressão, pois a sinalização não é explícita quanto à prioridade...

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

Já se estava a espera que isto viesse a acontecer mais dia menos dia, estão duas situações mal naquele local, outra delas é a da faixa da esquerda (quem vem da ponte) servir para fazer inversão de marcha, ora com a rotunda dos bombeiros sapadores ali ao lado aquilo não faz o mínimo sentido, e ate que não tem a devida sinalização, são inúmeros os acidentes no local, acho que bastava que a faixa terminasse de outra maneira que nao em curva com um stop fiz um pequeno esboço para perceberem

Imagem

Em relação a situação onde neste caso acabou por falecer o jovem acho que bastava desviar um pouco a estrada que vem da lateral/ debaixo da ponte e a construção de uma pequena rotunda coisa que tem espaço no local

Imagem

neste caso já haveria mais custos mas penso que seria uma solução. Na primeira situação acho que era a melhor forma de resolver o problema visto aquilo da maneira que esta não fazer sentido absolutamente nenhum, se me disserem há se as pessoas cumprirem o limite de 50km/h não haveria acidentes, tudo bem mas numa ponte com uma recta daquelas muito poucas pessoas passam no local a 50km/h

Avatar do Utilizador
nunorfa
Regular
Regular
Mensagens: 178
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

Em relação a situação existente quem tem prioridade é quem vem da ponte que pode virar a direita sem problemas, quem vem da lateral/ de baixo da ponte tem um triângulo invertido de cedência de passagem....

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

Corrigi-me se estou enganado, mas o triângulo no chão não me obriga a dar prioridade a quem se atravessa para a minha faixa. Para isso deveria haver uma lista perpendicular à faixa, a fim de dar cedência de passagem.

O triângulo serve para alertar da existência de uma nova faixa à esquerda, e que, caso pretenda mudar de faixa, têm de dar prioridade a quem lá vai, como é óbvio...

Mas esta é a minha opinião...