Os únicos que passam são humanos. Os bots são todos apanhados no
sistema de protecção que criei para o fórum há um ano... 100% de eficácia desde então, não voltámos a ter bots a deixar mensagens (e até me dei ao "luxo" de desligar todos os métodos do próprio phpbb, que eram incrivelmente falíveis

).
Os humanos não podem ser apanhados por estes sistemas porque, no fundo, até fazerem spam são utilizadores normais, embora haja alguns truques básicos para uma "early detection" (muitas vezes são denunciados por coisas simples como o próprio username escolhido, sendo que eu já tenho a página de apagar a conta aberta quando eles colocam a mensagem - como aconteceu com este último). A grande maioria dos spammers são pouco inteligentes no que fazem ou estão demasiado focados no seu objectivo, pelo que detectam-se facilmente. Como mencionei ontem no chat, quando fizermos um meeting pode ser que conte algumas histórias dos spammers mais idiotas que já apanhei.
Quanto a intenções, é simples: fazer publicidade ou tentar enganar outro. Eu diria que 80% são donos de sites que vêem aqui mais uma oportunidade de espalhar um linkzito, sem efectuar qualquer contribuição de interesse (são os "one timers"... vêm uma vez, deixam o link e não voltam mais). Os restantes são pessoas que querem enganar alguém para ganhar qualquer coisa com isso: pirâmidades, multinível, etc. O resultado final é o mesmo para todos: ficam sem a conta. Os mais chatos levam com uma surpresa (geralmente trocar o item de spam por uma frasezita).