Regras de utilização

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Pedro
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Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Regras de utilização

Mensagem por Pedro »

Neste tópico serão colocadas as regras de utilização gerais do fórum. A maioria são regras de "netiquette" (a etiqueta da Internet) e são retiradas das regras para message boards aplicadas na Usenet. Outras foram criadas para impedir situações que possam ser prejudiciais ao fórum. Em adição a estas regras, certas secções possuem as suas próprias regras específicas, anunciadas claramente no topo da lista de mensagens. Lembrem-se que estas regras podem ser aplicadas não só às mensagens, mas também a assinaturas, nomes de utilizador e avatares.

1. Não façam spam - neste contexto, "spamming" refere-se a colocar repetidamente a mesma mensagem num fórum. Isto é considerado rude e a infracção terá consequências para o spammer.

2. Não se comportem como um troll - "troll" refere-se a alguém que coloca repetidamente a mesma mensagem (spamming) ou a alguém que entra num fórum apenas para insultar outros participantes. "Trolling" não é um comportamento aceitável e pode resultar em expulsão do fórum. A expressão "troll" também se pode aplicar a alguém que possua vários usernames no mesmo fórum.

3. Mantenham-se dentro do tema do tópico - quando é realizado um post off-topic dentro de um tópico, afasta as pessoas da discussão que está a ser realizada, prejudicando-a. Se pretende discutir um novo tema, deve criar um novo tópico.

4. Não escrever sempre em maiúsculas - escrever em maiúsculas na Internet é considerado rude porque é difícil de ler e dá a noção de que se está a ser agressivo (é o equivalente a gritar). Desligue o caps lock antes de efectuar um post!

5. Tentem escrever correctamente - deve-se fazer todos os esforços possíveis para escrever correctamente no fórum (em Português correcto e sem abreviaturas). Se um post for incoerente, os moderadores ou os administradores poderão apagá-lo. Lembrem-se que estão a escrever uma mensagem num fórum, não estão a enviar um SMS pelo telemóvel.

6. Não efectuem flaming - "flaming" refere-se à troca de mensagens insultuosas "a quente" num fórum. Devido a poder criar mau ambiente no fórum, exageros neste aspecto serão moderados.

7. Tentem não ser banidos - ser banido significa que se é impedido de colocar posts no fórum. Isto ocorre quando foram violadas repetidamente as regras do fórum por um utilizador, sendo uma medida preventiva tomada pelos administradores para impedir futuros problemas. Infracções graves, insultos, atitudes abusivas, alteração abusiva de mensagens já colocadas e outras situações similares também poderão resultar em bans.

8. Não criem tópicos só por criar - um fórum é um local onde as pessoas se reunem para discutir temas que considerem relevantes. Não criem tópicos sobre temas irrelevantes (como, por exemplo, "Que marca de guardanapos usam?"), já que estes fazem com que os temas importantes sejam mais difíceis de encontrar. Tópicos desse género serão bloqueados.

9. Não entrem em conversas pessoais nos tópicos - um fórum não é um chat. Evitem entrar em conversas pessoais num tópico, desviando este do seu tema original. Quando em excesso, isto é considerado "flooding" e as mensagens serão eliminadas. Para conversas pessoais com outros utilizadores, podem recorrer ao sistema de mensagens privadas ou ao chat do fórum.

10. Não criem tópicos repetidos - tentem não criar tópicos sobre assuntos que já estão a ser discutidos, já que isto divide a discussão que está a ser realizada. Tópicos sobre temas que já estão a ser tratados serão bloqueados ou removidos. Se são utilizadores novos no fórum, tentem ler os posts antigos antes de começar a criar novos tópicos ou, alternativamente, usem a função de Pesquisa para verificar se o tema em questão já está a ser debatido.

11. Não são permitidos posts ofensivos - todas as mensagens colocadas cujo objectivo seja insultar uma pessoa ou um determinado grupo (religioso, étnico, etc) serão moderadas. Mensagens referentes a ideologias que defendem ódios similares também não são permitidas.

12. Não é permitida publicidade - este é um fórum criado para discutir temas relevantes aos habitantes da cidade de Coimbra e não para efectuar publicidade. Mensagens cuja única intenção seja publicitar um produto, empresa ou marca serão imediatamente apagadas ou moderadas. Links contendo referrals serão editados ou removidos. Também não é permitido publicar links para quaisquer petições on-line, seja qual for o tema.

13. Cuidado com os conteúdos - não colocar pornografia ou qualquer outro tipo de material que possa ferir susceptibilidades. Também não é permitido divulgar pirataria ou outras actividades ilegais.

14. Criar os tópicos no sítio certo - existem várias categorias no fórum, cada uma orientada à discussão de certos temas. Antes de criar um tópico, certifiquem-se que estão a fazê-lo na categoria certa. Tópicos colocados na categoria errada poderão ser bloqueados ou movidos pelos moderadores.

15. Contactar os administradores/moderadores para resolver problemas - assuntos referentes a problemas com tópicos ou utilizadores específicos deverão ser tratados por mensagem privada com um dos administradores ou moderadores. Tópicos que não cumpram esta condição poderão ser moderados, bloqueados ou apagados. Este contacto deverá ser feito de maneira correcta, calma, adequada e educada. Utilizadores que não cumpram esta regra serão alvo de sanções (incluindo suspensão/expulsão).

16. Tópicos com ou sobre fotografias devem ser colocados na secção Fotografia - todos os tópicos que sejam sobre fotografia ou estejam centrados na colocação de fotografias devem ser colocados na secção sobre Fotografia. Tópicos que não cumpram esta regra poderão ser apagados ou movidos.

17. Tolerância zero com spammers - este fórum tem uma regra de tolerância zero com spammers. Não é permitido colocar mensagens puramente publicitárias, mensagens que anunciam esquemas em pirâmide ou links com referrals ou para sites de spam (seja em mensagens, avatars ou assinaturas). Também não é permitido que utilizadores publicitem sites nas suas primeiras mensagens. Infracções a esta regra poderão ser (e frequentemente serão) punidas com remoção ou cancelamento permanente da conta de utilizador.

Ao colocar uma mensagem no fórum, está a autorizar-nos a mantê-la indefinidamente. Não é permitido alterar ou remover mensagens neste fórum, de modo a impedir deturpações do sentido dos tópicos. Utilizadores que editem as suas mensagens modificando o seu sentido serão banidos sem aviso. Deste modo, pense cuidadosamente antes de colocar a sua mensagem, pois esta não poderá ser removida. Caso não aceite esta condição, não deverá utilizar o fórum.

Todos os bans neste fórum são permanentes e inapeláveis. Registo de novas contas por utilizadores banidos é proibida, sendo estas contas detectadas e eliminadas de imediato. Contactos de utilizadores banidos serão ignorados.

As opiniões emitidas neste fórum são da exclusiva responsabilidade dos utilizadores que as emitem.

Atitudes e situações prejudiciais para o bom funcionamento do fórum e não previstas nas regras anteriores serão analisadas caso-a-caso pela administração.

Este fórum é considerado propriedade privada, podendo a administração limitar ou impedir o seu acesso a utilizadores cuja presença considere prejudicial para este espaço.