Relançamento do forumjogos.com

Notícias, regras e anúncios do fórum
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Relançamento do forumjogos.com

Mensagem por Pedro »

Este tópico serve para anunciar o relançamento do Forum Jogos, um fórum dedicado a jogos mantido pela equipa do Forum Coimbra. Este anúncio é feito nesta secção pois consideramos que esse Forum pode vir a ser relevante para os utilizadores do Forum Coimbra, por motivos que passarei a explicar.

Como alguns de vocês sabem, o Forum Coimbra funciona recorrendo a uma plataforma chamada PHPBB, usando a versão 2. Esta versão, no entanto, já tem alguns anos, tendo saído recentemente uma nova versão (3). Pessoalmente, preferia manter o Forum Coimbra na versão 2, pois considero-a muito boa (simples, atraente, rápida e fácil de usar). Infelizmente, a equipa responsável pelo PHPBB anunciou que a versão 2 deixará de ser suportada a partir de 2009. Isto significa que, a partir do próximo ano, deixarão de saír actualizações para esta versão, o que pode representar um risco de segurança grave (caso seja detectada uma falha de segurança, esta não será corrigida, ao contrário do que acontece agora). Este facto força-nos a mudar para o PHPBB3.

Devido à dimensão que o Forum Coimbra atingiu, uma mudança de plataforma não é algo que se possa fazer de ânimo leve e de um momento para o outro. Por este motivo, decidimos aproveitar para experimentar esta nova plataforma num outro fórum de menor dimensão. O Forum Jogos era o candidato ideal, pois encontrava-se parado há bastante tempo e já não possuía uma base de utilizadores, permitindo-nos começar do zero sem prejudicar ninguém (esta situação não irá ocorrer com o Forum Coimbra - todos os utilizadores e mensagens serão transferidos para a nova plataforma).

Deste modo, para além de aproveitarmos para tentar relançar um fórum que se encontrava morto, teremos também um local para nos habituarmos à nova versão, verificando as suas vantagens e também os seus problemas... que, pelo que pudemos ver até agora, ainda são bastantes: o interface parece-nos menos agradável (perdemos bastante tempo a alterá-lo para ficar melhor, mas mesmo assim não está tão bom quanto este), a tradução oficial para Português é pura e simplesmente atroz (o Yagami está a trabalhar numa nova versão), algumas operações são mais complicadas/demoradas de fazer, etc. Em todo o caso, é um "salto" que terá de ser dado, pelo que iremos aproveitar os próximos meses para o planear cuidadosamente, de modo a que corra tudo na perfeição (e, eventualmente, eliminarmos ou minimizarmos as desvantagens que formos encontrando). Até lá, vocês podem também dar um salto ao Forum Jogos e ficar a conhecer a nova plataforma, para que a transição seja mais suave.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

por acaso já estou habituado a esse visual, já que noutro forum em que sou helper foi instaurado há já uns tempinhos. É verdade que dá mais trabalho para adaptar, mas depois uma pessoa habitua-se. Até acho que a parte da moderaçao (apesar de confusa ao inicio) fica bastante mais fácil :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Para quem se registou no Forum Jogos, que têm estado a achar do PHPBB3?

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Eu gosto. Tem um aspecto diferente e é fácil de usar.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder