Publicidade no fórum

Notícias, regras e anúncios do fórum
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Publicidade no fórum

Mensagem por Pedro »

Recebemos hoje um contacto do actual host do fórum a anunciar que teremos de passar a incluír banners publicitários do google, de modo a contribuir para pagar as contas de alojamento. Isto foi um bocado inesperado e vai contra a "filosofia" do fórum, pelo que estamos neste momento a estudar um plano alternativo.

Em princípio, iremos fazer o upgrade do fórum para uma conta comercial (acaba-se o patrocínio e começamos a pagar). Só ainda não sei se iremos continuar neste host provider ou se iremos passar para outro que ofereça condições monetárias mais vantajosas.

Isto implica que a equipa de administração terá de passar a ter de pagar pelo espaço do fórum. Embora fosse possível efectuá-lo com google ads, acho que não são anúncios que sirvam ao espírito do fórum, que é sobre Coimbra. Logo, tenho andado a considerar outra hipótese: estabelecer um plano próprio de publicidade.

Este plano consiste em vender espaço no fórum para publicidade, que consiste num banner de 468x60 a ser colocado no canto superior direito, ao qual iremos atribuir um tamanho máximo algures entre 10 e 20 kb. Os anúncios que serão disponibilizados terão de ter a ver com Coimbra, sendo oferecidos preços simbólicos e dada prioridade a anúncios referentes a eventos ou associações culturais ou desportivas.

Seriam atribuídos quatro "slots" por semana. Cada vez que alguém viesse ao fórum, um dos anúncios seria aleatoriamente escolhido e carregado. Em termos de preços, para os anúncios "especiais" mencionados acima, estamos a considerar algo como 1 ou 2 euros por semana/slot (obviamente, podem comprar mais do que uma semana ou slot, se quiserem). Para anúncios comerciais, ainda estamos a considerar preços (ou mesmo se serão aceites). Em princípio, com isto já poderemos pagar o domínio e o alojamento, sem grandes problemas (se este plano falhar, tenho de passar eu a patrocinar o fórum :p).

Que é que acham? Não temos grandes alternativas, mas esta parece-me a mais razoável.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Não funciona. A menos que haja uma forte campanha junto das organizações de diversos eventos para colocar aqui link para os tais.
Sendo ainda dificil é mais fácil funcionar com anuncios comerciais, de Coimbra, claro.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Yeah, eu sei que é complicado... só que penso que seria uma alternativa melhor à utilização de google ads. Embora continue a ser possível ao pessoal anunciar gratuitamente na secção de eventos/encontros/convívios, pode ser que haja quem prefira o tal espaço no fórum, ao preço simbólico (para anunciar um convívio ou um determinado espectáculo de teatro pode ser útil, por exemplo, já que conseguem maior destaque).

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Sim, claro. A ideia, na teoria é boa. Podes também pedir a solideriedade dos membros do forum, pode ser que haja algumas almas caridosas :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Em princípio não deve ser preciso chegar a esse ponto... na pior das hipóteses, assumimos os custos de alojamento (estava a planear fazê-lo sozinho, mas o Dmitry também se voluntariou). Só que queríamos ver se havia uma hipótese de não chegar a esse ponto, oferecendo ao mesmo tempo um serviço útil para a cidade. :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

De modo a manter o actual alojamento, coloquei o banner publicitário que foi pedido. Tal como esperado, fica bastante "deslocado" do espírito do fórum, pelo que será uma situação que iremos tentar resolver o mais depressa possível. Já temos alguns hosts alternativos planeados... assim que tivermos novidades, avisamos.

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

Uma pergunta essa publicidade do Google é aquilo que aparece mesmo no fim da página, certo?
É que se é isso (embora concorde que esteja fora do espirito do forum) axo que não faz grande diferença. Vou dizer uma coisa se tu não abrisses este tópico eu nem reparava que existia aquela publicidade no fim da página :wink:
Mas também compreendo que não a queiras :wink:
Já agora, se não for muita indescrição, quanto é que ia custar alojar o forum noutro lugar?

Cumps

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Yep, é isso. Acho que fica completamente fora do "contexto" do fórum... a existir publicidade, penso que faz sentido que seja relacionada com a cidade. Em relação ao custo, ainda estamos a estudar várias hipóteses... as duas que estamos actualmente a considerar (ptisp e webhs) custam 50 a 75 euros por 150 mb, com tráfego ilimitado.

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por JeTBoy »

De facto a publicidade fica algo deslocada da ideia do forum, mas de qualquer forma é quase imperceptível, e deve passar despercebida à maioria dos utilizadores. Pelo menos a mim passou :)
Jota P.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Yeah, mas preocupa-me também a súbita mudança de condições. Por enquanto, ter ali a publicidade serviria... mas nada ia garantir que, mais tarde, não tivesse que passar para a parte superior (principalmente porque daqui a um mês íamos precisar de um aumento de espaço disponível). Daí preferir ficar "independente" nesta altura.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Olha aqui... porque é k nao poem antes aqui.

É o mais barato que conheco... até desconfio um pouco de uma oferta destas...
alguem tem algum feedback deste servico?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Recebi outro contacto do host a informar que os google ads deixaram de ser necessários, bastando a inclusão de um link em rodapé para o host (alteração que já efectuei). Vamos agora analisar se compensa a mudança (porque já a tínhamos começado a planear) ou se nos mantemos neste host.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Isto de vez em quando empanca... :roll:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Yep, também reparei que tem estado algo instável desde ontem... disseram-me que estavam a planear umas melhorias no serviço, presumo que se deva a estarem a efectuar alguns upgrades de hardware.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Bem, actualizações sobre a situação... vamos continuar com o host actual e os problemas que causaram os slowdowns e alguma indisponibilidade há uns tempos parecem ter sido resolvidos (era um problema numa máquina qualquer que estava sempre a fazer reboot).

O fórum vai manter-se sem publicidade, à excepção daquele pequeno link no fundo para o nosso host. Em relação ao plano publicitário baseado em Coimbra, por enquanto não é necessário pelo que será colocado em lista de espera. Continua a parecer-me uma ideia interessante e que poderia ser benéfica para as várias actividades culturais e desportivas organizadas na cidade, mas neste momento já não existem os motivos financeiros para avançar, pelo que estou a planear guardá-lo para outra altura em que seja necessário. Se discordarem, digam qualquer coisa. :)

Bloqueado