Publicidade ao fórum

Notícias, regras e anúncios do fórum
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Publicidade ao fórum

Mensagem por Pedro »

Eu e o Dmitry temos estado a pensar várias alternativas para efectuar publicidade ao fórum e lembrámo-nos de fazer uma espécie de flyers. O objectivo era criar algo simples e que pudesse ser multiplicado sem grandes problemas, mas que fosse apelativo. Optámos por recorrer a uma combinação do logo, com o URL e uma frase, sendo que a frase depende das situações. Eis dois exemplos:

Imagem
Para colocar em escolas secundárias

Imagem
Para colocar em bares, distribuír em convívios, etc

Existiriam duas versões: uma grande (2 a 3 por folha A4) e uma pequena (8 a 10 por folha A4). Dependendo do tamanho, os métodos de distribuição seriam diferentes. Os grandes seriam, por exemplo, afixados em locais públicos (bares, escolas e faculdades, por exemplo). Os pequenos seriam para distribuir a potenciais interessados (por exemplo, à entrada de um convívio ou colocados em mesas de um bar).

As cópias seriam fornecidas por nós, embora em alguns casos tivéssemos de contar com o apoio de alguém para as distribuír (no caso dos pequenos, por exemplo, podiam ser distribuídos com os convites para os convívios). Pensamos que isto seria útil para todos... afinal, quantas mais pessoas souberem que o fórum existe, mais pessoas irão tomar conhecimento dos eventos anunciados futuramente. Agora, a pergunta é... que acham da ideia? Será que o pessoal ia aderir? Será que seria eficaz? Ou não passaria de um desperdício de tempo?


Outra alternativa é expandir a publicidade no IRC, colocando o link do fórum em vários canais relacionados com a cidade, embora aí seja necessário o apoio dos ops. Neste momento está no topic destes canais.

Se tiverem mais alguma sugestão ou quiserem ajudar de alguma forma, deixem aqui uma mensagem :).
Última edição por Pedro em terça-feira, 01 fevereiro 2005 11:46, editado 5 vezes no total.

Avatar do Utilizador
metralha761
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 12:31
Localização: Patopolis
Contacto:

Mensagem por metralha761 »

Hmmm e o crescimento? Imagina k em 5 dias entra 2000 pessoas, sao logo pelo menos 5000 posts, estamos preparados pa tal?

Quanto á imagem, gosto mt, mas fotocopia vai ficar mal, o cinza passa a preto ou branco.
A xidade maravilhosa.
Onde anda ela :roll:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Duvido muito que em 5 dias entrem 2000 pessoas como utilizadores registados. Mas mesmo que isso aconteça, acho que não haveria grande problema :).

Quanto à imagem, fiz em grayscale para dar para fotocopiar... mas então estou a ver que tenho de fazer mais uns ajustes (não é muito normal eu recorrer a fotocópias, pelo que não sei bem esses detalhes :oops:).

Avatar do Utilizador
metralha761
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 55
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 12:31
Localização: Patopolis
Contacto:

Mensagem por metralha761 »

Tb depende da fotocopiadora, se for uma recente com grayscale, é capaz de ficar bastante fiel, mas caso contrario .... é capaz funcionar melhor meteres em PB.

Existe uma empresa k tira boas fotocopias e penso k há algumas lojas k permite tirar a laser. Vais a uma loja e pede pa tirar uma copia, pagas 5 cent e ja ficas com um exemplar, comparas com o k ficou melhor e pedes mais. Ou aconselhas akela.
A xidade maravilhosa.
Onde anda ela :roll:

Avatar do Utilizador
Oka_Game
Veterano
Veterano
Mensagens: 952
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 15:04

Mensagem por Oka_Game »

Fixe, pode ser que consigamos mais pessoal para o forum...
Imagem

Eloisa
Regular
Regular
Mensagens: 164
Registado: domingo, 12 dezembro 2004 0:27

Mensagem por Eloisa »

Eu voluntario-me para distribuir os panfletos no Académico, na esplanada do mesmo e do tropical (sorry folks, mas dentro mm do tropical é que NO WAY!); no TAGV, no departamento... até me podem dar um dos bigs pa eu colocar no departamento, temos lá um placard só pa alunos! :>

:roll:


Ah, e estou a fazer pub ao forum no meu novo blog: http://finos.blogspot.com/


e também na minha galeria de fotografia. e agora vou por tb no meu blog "escritos". :D

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Ora bem... nao é k tenha muita experiencia em publicidade mas... aki vai a minha opiniao.

O principal desse flyer sao as palavras "forum coimbra" o que nao vai ser bom pois todo o pessoal vai canalizar a sua atencao para aí. Depois há outro problema: o pessoal vai pensar "que é isto? descobre onde a noite acontece? deve ser um bar! tem o site dos gajos e tudo" Quanto à outra frase há esmo o risco de se confundir com um futuro centro comercial ;)

Eu sugeria Publicar só o url. Assim o publico alvo ficava logo a saber que se trata de um site na internet. e os interessados vao logo procurar. Desperta até alguma curiosidade...

N sei... é a minha opiniao... panfeletos apenas com o url.

Que tal pedir um link por exemplo à camara municipal? ou a outros sites de coimbra? Ou uma politica de partilha de link com outros sites?

já agora... o forum é uma grande ideia e um uma grande mais valia para a cidade no sentido em k é uma poderosa fonte de comunicacao e debate de ideias... parabens pelo trabalho feito.

ja k cá estamos, ainda outra coisa: qdo vier o centro comercial forum coimbra este dominio pode valer uma quantia consideravel... já pensaram nisso?
vou ver kem é o dono deste url

greetz

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

As frases servem para dar umas pistas sobre o conteúdo do fórum que poderão interessar as pessoas a visitá-lo. Só com o URL parece-me algo complicado de conseguir isso... uma frase no sítio correcto pode atraír mais pessoas que só o URL.

Já contactámos a Câmara, mas penso que fomos ignorados. Pelo menos nunca nos responderam. Quanto a outros sites, já existe isso, está um tópico sobre o assunto na secção Links.

Em relação ao domínio, fomos nós que o registámos. Não interessa muito quanto vai valer no futuro, porque é para o mantermos (não vamos estar a esforçar-nos para criar um fórum útil e conhecido e depois mandar tudo para o lixo, não tinha grande lógica :?).

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Parece-me bem em relacao ao dominio :wink: .
Já em relacao ao flyer continuo a achar k o URL deve ser o mais importante. Sou da opiniao k se tiver mais informacao, tipo frase ou imagens, estas devem aparecer de forma a k nao sejam mais importantes do k o url.

Avatar do Utilizador
r3fuG4d0
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registado: quinta-feira, 09 dezembro 2004 16:51
Localização: Aqui... Ali...

Mensagem por r3fuG4d0 »

eu vou adicionar o logo (diminuido) à minha assinatura em outros fóruns que utilizo :wink:
.: CAPAS CD PT :.
Imagem
.: CAPAS DVD PT :.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Hmmm... decidi experimentar uma coisa diferente para um cartaz do fórum (ok, não é bem um cartaz, mas também é para afixar)... ficou muito mais simples e o resultado da impressão deve ser mais favorável que os anteriores, devido a só usar duas cores. Decidi ir pela sugestão do pedrotuga e dar mais destaque ao próprio url (aproveitando para destacar ainda mais a palavra "coimbra"). Como me pareceu ficar um bocado vazio, acrecentei uma linha e uma frase (eu sei que a frase é fraca, mas isso pode ser mudado no futuro... foi a primeira que me veio à cabeça). Digam o que acham... muito provavelmente está demasiado simplista, mas pode ser uma alternativa ao que aqui coloquei anteriormente.

Imagem

Adiragram
Novato
Novato
Mensagens: 39
Registado: segunda-feira, 10 janeiro 2005 15:09
Localização: paradise...
Contacto:

Mensagem por Adiragram »

sendo mto sincera n gosto, e é isso não gosto!
os slogans são batidos, e os flyers nao sao apelativos e c tanta coisa q por ainda, vai ser mais um desperdicio de papel, é certo q aos poucos vao ficando a saber mas tlvz c o mm impacto q no irc, se calhar é mais viavel se fizer propaganda aos amigos... sei lá!

seja lá o q decidirem fazer, força nisso!
"Na vida, as coisas amargas são as escolhas que temos de fazer." (in Adeus Pai)

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

Eu cá acho que vai chegar uma altura em que o fórum vai ficar "descontrolado" e não vai haver uma linha de pensamento coerente nas discussões, com cada um a meter-se ao barulho. Por um lado é bom porque significa muitos utilizadores mas por outro lado perde-se um pouco a familiriaridade e as picardias já existentes entre certos users. Anyway, a publicidade na net é sempre a melhor opção. Digo eu e o meu tio que tem uma empresa de publicidade: é barato e chega ao objecto da própria publicidade
"My body lie, but still I roam..."

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eis o novo banner, em versão 468x60, para fundos brancos e para fundos escuros.

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Ora nem mais! Impec!
Mas temos que ter em mente que a publicidade via internet tem um publico alvo bem definido. Outras formas de publicidade offline podem Cativar mais utilizadores curiosos.
Tipo flyers nas salas de computadores, nos cafés, cybercafes, bares. Uma faixa na praca, na faculdade.... etc etc etc.

bem esta ultima se calhar é descabida...
Anyway, publicidade offline precisa-se!

Vou fazendo publicidade junto dos meus amigos coninbricenses.

Greetz

Responder