Mudança de servidor

Notícias, regras e anúncios do fórum
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mudança de servidor

Mensagem por Pedro »

Fui há pouco informado pelo host actual que eles acabaram com a modalidade de hosting em troca de patrocínio, pelo que vamos ter de mudar. A mudança deverá ser feita para o servidor onde temos actualmente o Forum Jogos e o Forum Lisboa, que tem mostrado uma boa estabilidade.

Ainda não tenho datas previstas para a mudança ser feita, mas deverá ser ainda esta semana (em primeiro lugar vou fazer uns testes para ver se tudo corre bem).

Quanto a mudanças no fórum que isto irá implicar, a única que vem à cabeça é a questão da publicidade, que pode vir a ser necessária (somos nós que pagamos o novo host). Ainda tenho de pensar como isso será feito, mas provavelmente será no banner 468x60 que vêem no topo superior da página (onde está a menção ao Forum Jogos). Só não sei se será de entidades de Coimbra (o nosso plano principal, caso haja interessados) ou optemos por Google Ads (a alternativa que gosto menos, porque descaracteriza o fórum). Mas ainda vou pensar nisso até ao final do mês, só em Janeiro é que deve ser preciso tomar uma decisão sobre a publicidade.

Em todo o caso, quando houver mais novidades sobre isto, aviso.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Para onde é que isto vai?

Epa... o hosting tem que ser pago, por isso das duas tres:

1.Faz-se aí a tradicional vaquinha, que me parece que seja magra devido ao facto da maior parte do ppl ser estudante.

2.Usa-se o google ads, no fim de contas nao é nenhum problema

3.Arranjam-se patrocinios, o que é mais dificil.

Mas... lembrei-me agora de uma soluçao milagrosa! loooll.

Epa... ja tenho visto uma forma porreira de usar o google ads.

Os utilizadores nao registados vêm os anuncios, os registados nao.
Esta aqui um exemplo
http://www.linuxval.org/ubuntu/phpBB2/
neste caso os anuncios aparecem entre a prieira e a segunda mensagem de cada discussao.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

A mudança de servidor já está concluída. Demorou um bocado mais do que o previsto, porque o anterior servidor tinha software desactualizado, pelo que a base de dados estava a dar alguns problemas ao ser colocada no novo servidor... mas algumas horas de trabalho e o apoio do pessoal do suporte técnico do novo host resolveram o problema. :D

Já deve estar tudo funcional, mas avisem se detectarem algum problema.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Em relação à questão de rentabilização, tenho andado a planear algumas hipóteses. Eis o que tenho pensado.

1. Publicidade paga
Publicidade a entidades de Coimbra, aproveitando aquele espaço no topo do fórum. A publicidade seria dividida em 4 slots diários, sendo de custo reduzido para eventos (convívios, peças de teatro, etc). Qualquer coisa do género 50 cêntimos por cada slot diário para eventos, com descontos para slots semanais e mensais (3 euros e 12 euros, respectivamente). O espaço também estaria aberto a publicidade mais comercial (lojas e assim), mas com um preço mais elevado (5 euros/dia, 30 euros/semana e 120 euros/mês). Seria possível reservar quantos slots seriam pretendidos, pelo que poderia haver uma entidade a reservar os 4. Cada slot teria um peso igual na geração do banner, independentemente de se tratar de publicidade comercial ou não.

2. Descontos
Na onda dos descontos, existe uma outra hipótese, pedindo às lojas que fornecem descontos um apoio para o fórum. Por exemplo, se uma loja sugerisse 5% de desconto, seria 4% de desconto para o utilizador e 1% para o fórum. É um valor baixo, mas acumulado deve chegar. Como prémio, poderia ser atribuído um slot de publicidade semanal à loja que mais contribuiu durante o mês. A participação das lojas neste programa seria facultativa... as que quisessem contribuíam, as que não quisessem apenas forneciam o desconto aos utilizadores (como contrapartida, pode-se dar mais destaque às que contribuírem).

3. Merchandising
Venda de produtos relacionados com o fórum. Esta é um bocado improvável (não estou a ver muitas pessoas a comprarem uma t-shirt do fórum :P), mas é mais uma hipótese.

4. Google ads
Há sempre esta hipótese, mas queria ver se a evitava...

Isto foram as ideias que tive até agora. Ainda não sei bem qual aplicar ou com que valores, vou ter de pensar nisso. Também há que ponderar o que fazer se as coisas correrem bem... se sobrar dinheiro, podia-se usar para oferecer t-shirts do fórum ao pessoal, organizar um jantar, fazer publicidade, etc. Em todo o caso, só devo tomar uma decisão sobre isto em Janeiro, pelo que estão à vontade para ir dando sugestões.

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

re:

Mensagem por the_celtic »

Como já tinha dito anteriormente,
Ponho á disposição o servidor de alojamento da CubiX para o alojamento dos diversos foruns de forma gratuita e sem publicidade no topo.

Sem mais,
Bruno Amaro

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Agradeço a oferta, mas vamos ficar por aqui... a criação dos novos fóruns e, em especial, as dores de cabeça causadas pela transferência deste (foram uns dois dias de testes a tentar perceber que raio estava a causar problemas na base de dados) deixaram-me sem vontade de mudar novamente, a menos que seja urgente. :P

Quanto à publicidade, tal como mencionei anteriormente, ainda vou estudar bem esta questão. Se falhar assumo o "prejuízo", se resultar pode ser que permita beneficiar o fórum e os seus utilizadores. Mas ainda vou pensar nisto uns tempos.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Epa...
Parecem-me todas boas ideias. Nao me tinha lembrado do merchandising.

Na minha opiniao as opcoes personalizadas têm as vantagens obvias de serem personalizadas. Mas pensa no trabalho que isso pode dar a manter. Nao sei.. como és tu que o fazes é contigo ;) Eu nao pensava duas vezes.. usava o google ads pois permite um financiamento baseado na utilizacao e é imediato. E este forum tem tanta gente que o lê sem estar inscrito...

Quanto ao dinheiro que sobrar... nao me parece que sobre asim uma grande fortuna, mas tambem nao estou dentro dos valores movimentados nisto da publicidade via web. Mas penso que a melhor opcao é mesmo guarda-lo para pagar as proximas rendas do hosting. Semesmo assim te sobrar algum penso que é mais que justo que faças com ele o que bem te apetecer, afinal de contas isto ainda requer algum tempo e suor.

Ja estou praqui a falar demais sem dar novas ideias...
Mais vale ouvir o que o resto do ppl tem a dizer que pode ser que apareça alguma boa ideia.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Quanto à questão do trabalho, em princípio deve ser possível. Tenho andado a experimentar no Forum Jogos e no Forum Lisboa um sistema de gestão de publicidade e até agora tem-se portado bem... pelo que isso deve facilitar a tarefa. Além disso, os personalizados teriam como vantagem ser publicidade a algo que pode ter interesse para os utilizadores, o que os google ads raramente têm (excepto em fóruns temáticos). Por isso é que os estou a guardar para última opção.

Relativamente a ser rentável ou não... sinceramente, não faço ideia. A noção que eu tenho da única vez em que apliquei publicidade num site (e já lá vão uns 4 ou 5 anos) é que praticamente não dá dinheiro. Mas vamos ver como as coisas correm desta vez... na pior das hipóteses, pago eu o host.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Ok, andei a pensar nos esquemas de publicidade e cheguei a uma primeira "tentativa". Fiz uma divisão por escalões, para minimizar a monopolização do espaço por uma só entidade. Não tenho a certeza se é uma boa ideia em termos financeiros, mas sempre permite que mais entidades aproveitem o espaço, evitando abusos por parte de outros. Também ainda não sei se ficam estes valores ou se os baixo um pouco no caso das entidades comerciais... mas sempre é uma primeira proposta. :)

Existem 4 slots por dia. Apenas o pack Light permite a reserva de publicidade ao dia, os outros têm como mínimo uma semana. Os limites são válidos mensalmente (ou seja, apenas podem ser atingidos uma vez num mês... caso seja pretendido mais, deve-se optar por um pack superior). Os preços são por slot (cada slot equivale a um banner 468x60, em formato gif ou jpg, a que será atribuído um tamanho máximo para não tornar o fórum pesado a carregar).

Light
- apenas para eventos (convívios, eventos culturais, etc)
- 50 cêntimos dia, 3 euros/semana
- máximo de 2 slots por dia, durante uma semana

Normal
- apenas para pequenas lojas (comércio tradicional)
- 5 euros dia, 30 euros/semana, 50 euros duas semanas
- máximo de 2 slots por semana, durante duas semanas

Pro
- 10 euros dia, 60 euros/semana, 110 euros duas semanas, 150 euros tres semanas
- máximo de 3 slots numa semana ou 2 slots em duas ou três semanas

Mega
- a discutir caso a caso, pois trata-se quase de um patrocínio


A juntar a isto há ainda a questão dos descontos. Às lojas que pretendam fornecer descontos a utilizadores do fórum é dada a hipótese de o fazerem com ou sem contribuição para o fórum (ou seja, se a loja optar por 5% de desconto, seria 4% para o utilizador e 1% reverteria para o fórum, por exemplo). Se for com contribuição, recebem um maior destaque e ficam elegíveis para o prémio de publicidade. Este prémio vai para a loja que mais contribuir... só ainda não sei se seria um slot semanal ou se dependeria do valor da contribuição (assim como se seria atribuído a mais do que uma loja).

Posteriormente, poderia também haver receitas ou benefícios "secundários". Por exemplo, se isto resultasse e conseguíssemos um orçamento para distribuição de panfletos nos correios, as lojas que contribuíam para o fórum podiam ter os logotipos nesses panfletos (do género, "consiga descontos nestas lojas") ou qualquer coisa assim.

Se houver por aí alguém com mais sugestões, avisem.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Financiamento de fóruns??
Pois há fóruns de borla, mas se querem manter o formato tudo bem, tem é que se arranjar financiamento... olha vende-se tshirts e etc pela cidade, até como publicidade ao fórum!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

O objectivo agora é assegurarmos que não voltamos a ficar dependentes de apoios por outro host. Ou seja, pagamos nós o hosting (mas não se preocupem, que utilizar o fórum será sempre gratuito). Assim não há mudanças de condições de um momento para o outro e diminuímos o risco de problemas que obriguem a uma mudança (que dá sempre trabalho :P).

Quanto a t-shirts, tal como disse antes, não estou a ver muitas pessoas interessadas em comprá-la por agora... mas posso estar errado.

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

pensei em panfletos,tipo assim,espalhar pela aac e tal...
Love hurts

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Se a publicidade der dinheiro suficiente para isso, é uma ideia a concretizar.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Estive a comparar os preços que mencionei anteriormente com os existentes noutros sites e cheguei à conclusão que são bastante acessíveis. Como comparação, encontrei valores de 30 a 60 euros por mil impressões, sendo geralmente exigida a aquisição de, no mínimo, 100 mil impressões. No nosso caso, como o fórum tem cerca de 60 a 70 mil page views por mês, isso dá um valor na ordem das 4 mil page views por slot semanal, fazendo com que seja cerca de 4 vezes mais barato que o normal (para os mesmos resultados). A juntar a isto, há ainda a vantagem de os utilizadores do fórum serem de Coimbra, logo estando mais interessados na publicidade. Por isso, em princípio, mantemos os valores que mencionei anteriormente.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Iniciei os contactos com algumas lojas, para verificar a receptividade aos novos modelos de parceria (para um "arranque" em Janeiro, caso haja interesse suficiente). Se conhecerem alguma loja específica que pretenda ser contactada, enviem-me os contactos por PM (e-mail e morada).

P.S. - no caso da loja não possuír morada de e-mail, posso enviar-vos o texto do e-mail de apresentação da parceria caso queiram imprimi-lo para posteriormente mostrar à loja.

Responder