Optimus funde-se com Zon

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Optimus funde-se com Zon

Mensagem por Pedro »

Optimus e Zon chegam a acordo para se fundirem

As duas operadoras deverão anunciar ainda esta sexta-feira o negócio, que deixará de fora os restantes activos da Sonaecom.

O PÚBLICO confirmou que a Optimus, do grupo Sonaecom (dono do PÚBLICO), e a Zon chegaram a acordo para avançarem com a fusão, como já se vinham especulando nos últimos meses.

Esta operação, que foi noticiada nesta sexta-feira pelo Diário Económico, deixará os restantes activos da Sonaecom, como o PÚBLICO e a empresa de sistemas de informação We Do, de fora. A fusão deverá ser comunicado ao mercado até ao final do dia.

Fonte: Público
Na notícia é mencionado que já havia alguma especulação sobre esta fusão, mas é a primeira vez que ouço falar disto. E a reacção é um "wow"... isto vai criar um gigante nas telecomunicações nacionais. Infelizmente, estas fusões nem sempre são boas para o consumidor...

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Re: Optimus funde-se com Zon

Mensagem por bluestrattos »

Em termos de comunicações móveis, a situação vai-se manter, a fatia da zon mobile no panorama nacional é descartável, ou seja, a optimus vai permanecer na mesma posição.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Optimus funde-se com Zon

Mensagem por Pedro »

Autoridade da Concorrência aprova definitivamente fusão Zon-Optimus

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu nesta segunda-feira luz verde definitiva à fusão entre a Zon e a Optimus, lançada em Dezembro de 2012. A decisão, que já era esperada, implica o cumprimento de cinco condições, que foram já conhecidas no final de Julho, aquando do parecer preliminar do regulador.

De acordo com os comunicados enviados pela Zon e pela Sonaecom ao regulador do mercado de capitais, a CMVM, de entre os remédios (condições impostas pela AdC) está a obrigatoriedade de a Optimus (detida pela Sonaecom, que é também dona do PÚBLICO) colocar à venda a rede de fibra óptica, sendo que a Vodafone tem direito de preferência na compra.

Além disso, o regulador impõe que a Optimus prorrogue “o prazo de vigência do contrato de partilha recíproca de rede” que firmou com a Vodafone e que modificará esse contrato “no sentido da não aplicação de limitação de responsabilidade em caso de resolução injustificada ou de resolução justificada por motivo que lhe seja imputável”.

Por fim, a AdC insta a Optimus a negociar com terceiros “um contrato que permita o acesso grossista à rede de fibra” por um período mínimo de cinco anos e a não cobrar “aos seus clientes do serviço de triple play [oferta integrada] sobre tecnologia de fibra (...) os montantes devidos a título de cláusulas de fidelização, em caso de pedido de desligamento”.

A decisão divulgada pela Concorrência nesta segunda-feira (o último dia que o regulador tinha para se pronunciar sobre a fusão) era o último passo que faltava para consumar o casamento entre a Zon e a Optimus, sobre o qual se especulava já desde 2007.

Com este negócio, que criará uma nova sociedade veículo que será dona de mais de 50% do capital da nova operadora, nasce um novo gigante das telecomunicações em Portugal, mais musculado para concorrer com o incumbente Portugal Telecom.

Juntas, a Zon e a Optimus vão gerar receitas de 1600 milhões de euros e dominar 28% do mercado. Este casamento vem aliar a força que a primeira tem no segmento da televisão paga ao terreno que a segunda foi conquistando no negócio móvel.

Fonte: Público
Diria que não há nada de muito especial ou inesperado nas condições impostas pela Anacom. Vamos ver o que sai daqui para os clientes actuais de cada um.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Optimus funde-se com Zon

Mensagem por Pedro »

Zon Optimus altera designação da sociedade para Multimédia SGPS

A alteração do nome da sociedade para Multimédia SGPS é um dos temas que a Zon Optimus quer ver votado pelos accionistas na próxima assembleia geral, que se realiza a 23 de Abril.

“Razões de afirmação da nova identidade e unicidade da marca da sociedade justificam a alteração da actual designação social da Zon Optimus, visto que transporta em si um elemento identificativo especial”, escreve a empresa, numa nota enviada na sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Assim, entre as alterações de estatutos que a empresa pedirá aos accionistas que aprovem está a de que a sociedade adopte “a firma Multimédia, SGPS, S.A.”.

Por conhecer fica ainda a nova marca que substituirá a actual Zon Optimus. No final de Fevereiro, quando apresentou o plano estratégico para os próximos anos a investidores e analistas, o presidente executivo da empresa, Miguel Almeida, sublinhou que esta “é muito mais do que uma fusão” e explicou que as duas marcas, Zon e Optimus, teriam de "desaparecer dentro de meses" para dar lugar "a uma nova marca" que traduz "grandes ambições".

A nova identidade comercial tem de ser “capaz de suportar o tipo de projecção” que a empresa procura, disse ainda a administradora com o pelouro da gestão de marca e comunicação, Ana Paula Marques, nesse encontro com que a Zon Optimus quis marcar o início de um novo ciclo e ao qual deu o mote “Go”.

Segundo o Dinheiro Vivo, a Zon Optimus recorreu à agência britânica Wolff Olins para desenhar a nova marca. O Expresso noticiou que esta deverá ser apresentada em Maio.

Fonte: Público
Multimédia? Isto é quase como abrir um café e chamar-lhe só Café... esperemos que sejam um pouco mais imaginativos com a marca.

Responder