Cartão de Cidadão - A aventura

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Cartão de Cidadão - A aventura

Mensagem por Pedro »

Hoje fui à Loja do Cidadão tirar o Cartão de Cidadão, devido ao prazo de validade do meu bilhete de identidade ter terminado. Da última vez que fiz a renovação do BI foi extremamente rápido (calhou na semana de inauguração da Loja do Cidadão), pelo que estava à espera de algo similar. Oh, quão errado eu estava...

Cheguei lá, tirei a senha e vi que tinha 30 pessoas à minha frente. Na senha dizia que tinha um tempo estimado de espera de 50 minutos. "Que seca, quase uma hora", pensei eu, acreditando de forma inocente no que a senha indicava. Hora e meia depois apenas tinham sido atendidas 20 pessoas e eu já estava a achar que quase uma hora de espera não teria sido uma seca, teria sido absolutamente fantástico. Felizmente, das 10 pessoas antes de mim umas 7 ou 8 não tiveram a mesma paciência que eu tive e foram-se embora... pelo que acabei por só precisar de aproximadamente duas horas até ser atendido.

Sou atendido e, nos primeiros 5 minutos desse atendimento, descobri que o meu código postal e a rua onde moro não existem. A funcionária tentou todas as pesquisas de que se lembrou, mas sem qualquer resultado... a minha morada não existe no sistema. Após 15 minutos de tentativa de encontrar onde eu moro, a funcionária desistiu e registou-me sem código postal nem morada confirmada. Como já estava ali há quase duas horas e meia, também não me preocupei com isso... "se a funcionária pode prosseguir o pedido sem esses dados, que se lixe", pensei, acreditando que mais uns minutos e estava despachado.

Tirei a fotografia, assinei o cartão e, quando ia confirmar as minhas impressões digitais... o computador não as consegue registar. A funcionária tentou todos os truques que se lembrou (menos força, mais força, esfregar os dedos nas calças antes de meter no leitor, etc), mas nada. Acabei por ficar sem registo de impressões digitais no novo sistema (mantêm-se as do BI antigo, pelo que ela me explicou). Pelo meio o sistema encravou e até deu para eu explicar à funcionária como desencravar o PC.

Cerca de duas horas e meia depois de ter entrado na Loja do Cidadão, lá concluí o registo. A funcionária entregou-me o comprovativo e avisou que há-de ir ter uma carta a casa a avisar para eu ir buscar. Disse-me ainda para tirar fotocópia do comprovativo, porque funcionará como o meu BI até chegar o cartão, o que, segundo ela, "pode demorar uma semana ou três meses, é impossível de prever". A aventura agora continua quando for para o ir buscar.

Quando foi a vossa vez, também passaram por uma situação tão aborrecida ou eu é que tive azar?

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55

Mensagem por D@MP »

Eu até estou com receio de ir tirar o meu! Sou um bocado alérgico a filas de espera!

Não sei porque mudaram o nome de Cartão Único para Cartão do Cidadão! Será por causa disto:

"O Governo de José Sócrates acaba de criar um Cartão Único (CU) para identificação de todos os portugueses.
Você que tem montes de documentos e sofre para conseguir lembrar-se dos números do BI, do NIF, de Beneficiário da Caixa, do Cartão de Eleitor, do código do Cartão Multibanco etc., etc... vai ficar feliz com o lançamento do Cartão Único (CU).
Este Cartão vai acabar com a burocracia, de uma vez por todas.
Veja como o CU passará a ser importante na sua vida.
Inicialmente irá usar o CU apenas para as necessidades básicas, mas, com o tempo, poderá vir a usufruir das mais variadas facilidades.
Ao requerer um empréstimo, por exemplo, é só dar o CU ao gerente do Banco que, através duma simples consulta, lhe disponibilizará um montante compatível com o seu CU.
Numa compra, basta dizer ao empregado: "Meta-me no CU, por favor". E as suas compras ficam pagas!
Tudo será debitado no seu CU.
Se ferrar um calote, em vez de ficar "com o nome sujo na praça" será o seu CU que fica sujo...
Imagine só a cena: O gerente do Banco explicando: – V. Ex.ª queira desculpar mas não podemos aprovar o crédito pretendido porque o CU de V. Ex.ª está sujo.
O seu CU servirá também como identificador.
Numa operação STOP, por exemplo, quando for mandado parar, em vez de exibir uma quantidade de documentos ao Agente da Autoridade basta mostrar-lhe o seu CU.
O CU servirá também a causa da segurança. Um bandido saberá que será facilmente reconhecido pelo CU e como o mesmo poderá ser apreendido por um período previsto na Lei isso servirá para intimidar o larápio porque, lá diz o ditado, "quem tem CU tem medo".

Chegou o momento de perguntar:

"Será que estou preparado para usar o CU?"
Se acha que sim comece a falar do CU a toda a gente.
No inicio, vai achar estranho tanta gente a pedir-lhe o CU, mas não tenha medo... segundo o PM, vai acabar por gostar de usar o seu CU diariamente.
Guarde bem o seu CU, porque ele vai mudar a sua vida!"

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Como mudei de residência também aproveitei para tirar o C.Cidadão. Não tive os problemas que o Pedro teve. Código postal, impressão digital, foto, correu bem. Só o sistema (sempre a desculpa do sistema) é que estava muito lento. Eu desde que entro em instituições públicas que a desculpa do sistema lento, é recorrente.

30 pessoas à frente, até acho que tiveste sorte, eu quando lá fui (em Dezembro 2008) quando tirei a senha tinha muito mais de 100 pessoas. Penso até que eram mais de 200. Bem, seja como for, seria de esperar que com o passar dos meses, a febre para tirar o cartão diminuísse. Eu só lá fui por necessidade, não por febre de ter o cartão. Claro que não tive que esperar por 200 pessoas, senão tinha-me vindo embora. Até se estivessem 30 tinha vindo, quando mais 200! Ir com crianças pequenas, neste caso, dá um certo jeito :P De maneiras que fui logo atendido. Demorei cerca de 20-25 minutos! Depos para ir buscar o cartão, a fila era menor. Penso que teria umas 20 a 30 pessoas, mas claro, fui logo atendido, pelo atendimento prioritário.

Avatar do Utilizador
Nosca
Regular
Regular
Mensagens: 190
Registado: sábado, 26 julho 2008 18:18

Mensagem por Nosca »

Há um ou dois dias falaram disto no Telejornal:
Evite filas, agende o seu pedido de Cartão de Cidadão
Data: 13-04-2009


Com este serviço é possível agendar com antecedência uma data para o pedido do Cartão de Cidadão nos postos de atendimento das Lojas do Cidadão de Laranjeiras, Restauradores e Odivelas e nas 3.ª, 4.ª, 7.ª e 11.ª Conservatórias do Registo Civil de Lisboa. Saiba como!

De modo a evitar filas de espera e, com todo o conforto, dirigir-se a um destes Postos de Atendimento com a certeza de que será atendido à hora desejada, foi criado o serviço de agendamento de pedidos de emissão do Cartão de Cidadão.

Através do telefone 21 723 12 37 (dias úteis, das 09:00h às 18:00h) ou do e-mail agendamento.cc@lojadocidadao.pt, os cidadãos que necessitem de solicitar do novo documento de identificação poderão agendar o dia, a hora e o local de atendimento, sendo que este serviço funciona apenas para as Lojas do Cidadão de Laranjeiras, Restauradores ou Odivelas e para as 3.ª, 4.ª, 7.ª e 11.ª Conservatórias do Registo Civil de Lisboa, e não para as restantes conservatórias ou balcões especialmente criados para a emissão do Cartão de Cidadão, que poderá encontrar na página Atendimento.

Para agendar a data do seu atendimento terá que telefonar ou enviar um e-mail, indicando:

Nome Completo;
Data pretendida;
Hora pretendida;
Qual a Loja do Cidadão pretendida (Laranjeiras, Restauradores ou Odivelas);
Número de telefone.
A confirmação do atendimento será fornecida ao cidadão até 24 horas após a recepção do pedido, através do e-mail ou telefone facultados.

Nota: Agradecemos que, em caso de desistência da marcação, nos informe por telefone ou e-mail, para dessa forma não prejudicar outros cidadãos e tornar a prestação do serviço o mais eficaz possível.

No dia marcado, o cidadão deverá deslocar-se ao Posto de Atendimento para a qual fez o agendamento. Nessa altura:

Dirija-se ao Posto de Informações;
Comunique que tem um agendamento para pedido do Cartão de Cidadão;
Confirmado o agendamento, ser-lhe-á entregue uma senha para atendimento.
Este serviço de agendamento foi criado a pensar no seu conforto, pelo que desde já agradecemos a colaboração e solicitamos que não utilize a linha telefónica e o e-mail referidos para outros fins que não os de marcação de agendamento.

Em caso de dúvidas sobre o Cartão de Cidadão, recordamos que poderá contactar os Serviços de Atendimento ou consultar a informação no Portal do Cidadão.


Fonte: Portal do Cidadão
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt ... idadao.htm


Será que em Coimbra não há também alternativas?

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Pedro, foste a que horas e dia da semana?

Vou ter que tirar isso porque o meu BI caduca em Maio.

Eles dão ao menos hipótese de escolher a foto, 2ª tentativa se n ficar bem?

Ainda não sei se vou tirar em Coimbra ou em Aveiro.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Hoje (terça-feira), pelas 16h30.

Foto tirada por webcam, sem qualquer configuração adicional a não ser a altura da câmara, não tem tendência a ser aliada de "ficar bem". :p

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

JulesS Escreveu: Eles dão ao menos hipótese de escolher a foto, 2ª tentativa se n ficar bem?
Pode depender de quem te estiver a atender mas, em princípio, sim.

Mas penso que por norma se fica com os olhos esbugalhados.

Avatar do Utilizador
Ricky147
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Pessoal: podem pedir o Cartão do Cidadão na Conservatória do Registo Civil, sem filas, mas com os recorrentes problemas de sistema, problemas esses que são reais :wink:

Avatar do Utilizador
Miguel_Silva
Lendário
Lendário
Mensagens: 1893
Registado: segunda-feira, 29 janeiro 2007 19:03

Mensagem por Miguel_Silva »

também não haverá aquele tipo de pessoal que ainda não precisa de tirar o Cartão do Cidadão e só por uma questão de dizer aos amigos que o tem é que o vai tirar :?: :?:

eu até ver só em 2013 é que preciso de me preocupar com isso..

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

eu tirei o meu há cerca de um mês ou isso... O maior problema foi o tempo de espera, tanto para tirar o cartão como para o levantar, achava eu que levantar era só chegar, entregar o papel e vir-me embora, mas estava bem enganado, aliás estava tão enganado que renovei a carta de condução enquanto esperava e ainda continuei à espera... :?
Felizmente na carta de condução só nos obrigam a ir lá uma vez, depois mandam a carta para casa por correio registado... antes isso...

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Se não estou equivocado na loja do Cidadão podem pedir para ser notificados por SMS que o vosso número está a chegar. Assim se vos apetecer podem ir dar uma volta à Baixa em vez de ficarem lá a secar. Não é uma solução óptima mas...

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Corsario-Negro Escreveu:Se não estou equivocado na loja do Cidadão podem pedir para ser notificados por SMS que o vosso número está a chegar. Assim se vos apetecer podem ir dar uma volta à Baixa em vez de ficarem lá a secar. Não é uma solução óptima mas...
Não é bem assim... Na senha de espera tem lá de facto uma indicação do género: Para saber em que numero vai envie SMS para o nºxxxx com o texto xxxx - custo da mensagem 60cent+IVA.

Nem me importava de mandar o raio da SMS se depois recebesse uma a avisar que já só estão 1 ou 2 pessoas à minha frente, mas não. tem de se enviar SMS sempre que se queira saber... :S

Já agora, o que eu acho mesmo curioso é o tempo de espera para levantar o cartão, já com o BI era a mesma coisa.
A última vez que tirei o BI foi em Viseu, sem pedir urgência nem nada, pedi o BI de manhã e tinha-o pronto à tarde, antes dessa vez, já o tinha pedido cá em Coimbra, e se não tivesse pago a taxa de urgência demorava uma semana... Agora com o cartão do cidadão é a mesma coisa, em Viseu na loja do cidadão, os meus colegas dizem que vão de manhã tirar e à tarde já vão buscar o novo cartão e aqui demora um mês?!
Estará Coimbra a recorrer ao outsourcing para o fabrico dos cartões do cidadão? Na volta ainda vamos descobrir que são fabricados na china... :lol: