Eu tinha ideia que as coisas na Fnac não andavam muito bem... mas pensava que era só uma coisa a nível nacional. Afinal parece que o problema é mais grave do que isso. Resta saber como é que a situação irá afectar as lojas portuguesas.Fnac e La Redoute vão ser vendidas
Dono das marcas quer focar-se no segmento de luxo.
O grupo francês Pinault-Printemps-Redoute (PPR) está a preparar a venda da Fnac e da Redcats, que inclui os canais de venda por correspondência La Redoute e Vertbaudet, avança a imprensa francesa desta segunda-feira.
A cessão destas actividades de distribuição, segundo o 'Le Journal du Dimanche', faz parte da estratégia do grupo para se focar em marcas de luxo e artigos desportivos (entre outras, as marcas Gucci e a Puma), consideradas mais rentáveis.
De acordo com o jornal 'Les Echos', o grupo liderado por François-Henri Pinault pretende alienar a Fnac através de uma operação em bolsa, um projecto que será estudado em reunião da administração agendada para os próximos dias.
Já o jornal 'Le Figaro' afirma que a cessão do negócio de distribuição de artigos culturais (Fnac) deverá ser concretizada ao longo do primeiro semestre de 2013.
Esta já não é a primeira vez que o grupo PPR mostra que quer seguir este caminho. Já em 2010 tinha dado sinais de que pensava desfazer-se destas marcas.
Fonte: Económico
Pessoalmente, já são poucas as coisas que compro na Fnac, ficando-me geralmente por promoções pontuais. Na maior parte das vezes, é mais barato comprar noutra loja, seja física ou on-line. Não me parece que o atendimento ao cliente justifique a diferença de preços, pois actualmente está abaixo de outras lojas com preços mais competitivos, como a Staples. Não me parece que seja por culpa dos funcionários, mas sim porque estão a receber indicações cada vez mais restritivas. Há algumas semanas tive uma boa demonstração disso, ao enviar um produto para garantia. Houve uma indicação para devolução do dinheiro, mas na Fnac insistiram que teria de ser em cartão da loja. Como eu tinha adquirido o produto em promoção, e já não seria possível adquiri-lo pelo mesmo preço naquela loja, indiquei que não pretendia a devolução em cartão da loja. Só após alguma insistência minha e uma conversa com o gerente da loja é que devolveram em dinheiro. Na Staples, numa situação semelhante, ofereceram-se de imediato para trocar por um produto idêntico ou devolver o dinheiro.