Aviso de vírus - MSN Messenger

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Aviso de vírus - MSN Messenger

Mensagem por Pedro »

Umas duas ou três pessoas da minha contact list do MSN Messenger já caíram nisto, por isso é melhor avisar o pessoal aqui, pode ser que evite algumas "contaminações".

Se receberem uma mensagem com um link do género "http://members.home.nl/marnixstaal/handcuffs.pif", não o abram. A única coisa que isto irá fazer será infectar-vos o computador com um vírus assim que correrem o ficheiro e re-enviar esta mensagem para toda a gente da vossa lista (se a receberem, significa que um dos vossos amigos está infectado... avisem-no disso). Tenham também cuidado com outros ficheiros, já que nem sempre vem com o mesmo nome (depende da variante do vírus). A terminação costuma ser pif, mas também pode vir sob a forma de exe.

Sempre que receberem um e-mail ou qualquer outra coisa com um link para um ficheiro que pode ser executado (.pif, .exe, etc), não o corram sem terem a certeza absoluta sobre o que é e sem primeiro verificá-lo com um antivírus. Deste modo podem evitar algumas surpresas desagradáveis.

Se precisarem de um antivírus, podem recorrer ao AVG 7, que é gratuito.

Se já estão infectados (e se for por este vírus, que se chama W32.Bropia), sigam as instruções desta página para o remover do vosso computador.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Mais um aviso em relação ao Messenger... anda a circular a informação de que é necessário fazer um update de segurança a partir do site msnupdate.qn.com. Não façam esse update. Se fosse necessário fazer um update, ele seria feito automaticamente quando se ligassem ao MSN, não estaria dependente de um site sem relação com a Microsoft e cujo link estaria a ser passado por terceiros.

Nunca confiem em updates deste género.

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Eu tive que fazer um update a semana passada, mas foi uma mensagem que me aparecia qdo me tentava ligar, se nao fizesse isso nao me deixava ligar.
E isso aocnteceu a outras pessoas que tinham a mesma versão que eu.~
Penso que isso não era virus...
Agora essas msg's que vem por mail....

Uma msg que ando a receber há anos é do Hotmail a dizer que vai ser encerrado se nao reencaminhar aquela msg aos contactos...
Tipo "agora é mesmo a serio, se ja recebeu outros e-mail's antes, este é que é a serio, é mesmo!"

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Yep, esse é o procedimento habitual para um update do Messenger: aparece uma mensagem no próprio programa. Os links dados por e-mail, irc, etc, são geralmente vírus, worms, trojans, etc.

Quanto a essa do não-reencaminhar, é mais um hoax. Outro muito comum é o que diz que a tua conta vai ser encerrada se não fizeres forward de um e-mail para não sei quantas pessoas ou que o Hotmail vai passar a ser pago. Mensagens dessas vão logo para o lixo.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Anda outro vírus a infectar o pessoal, na minha contact list já devem estar uns 3. Transmite-se mais uma vez através de um ficheiro que, após as pessoas correrem, irá divulgar um link para toda a vossa lista, de modo a infectá-los também.

O texto consiste no típico "lol, look at this" (com algumas variantes, como "it's you!"), seguido de um link contendo o vosso e-mail. Não o abram ou serão infectados. Tenham sempre cuidado com todos os links que vos enviam pelo MSN.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Por mais avisos que haja, por mais antivirus que se tenhas a estupidez ou a falta de bom senso, são sempre os melhores amigos dos vírus, worms... :roll:

Outro tipo de ficheiro que não devem executar é o .scr. É usual dizerem que é um screensaver (protecção de ecran) todo pipi e tal, e acaba por ser também vírus.

Já me estou a repetir mas de pouco ou nada adianta avisos e antivirus quando é imensa a falta de bom senso/estupidez :roll: :roll:

"Olha um link! tão giro! Nunca ninguém me manda mails..." e depois é o que já se sabe.....