Saber ouvir musica.

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder

Como ouves musica?

stereo
12
63%
dolby prologic
0
Sem votos
dolby prologic 2
0
Sem votos
3 ou 5 canais stereo
3
16%
efeitos dsp (theater, hall, etc)
3
16%
outro
1
5%
 
Total de votos: 19

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Saber ouvir musica.

Mensagem por usaralho »

Perante a invasão de algoritmos surround como ouvimos música nos nossos dias?
A maior parte das pessoas acham muito giro o surround e depois vão a correr comprar sistemas muito rafeiros esquecendo-se por completo de aproveitar o que de melhor a musica tem para oferecer: stereo.
Independentemente do algoritmo usado, todos acham uma maravilha ouvir musica nas colunas todas não se apercebendo que a estão a estragar.
Uso apenas logic7 (algoritmo da h/k) para quando quero criar certo tipo de ambiente. Estimo que em cem vezes que ouça musica uma delas uso um algoritmo surround. Falo apenas de fontes de áudio stereo, como é lógico.
E tu, como ouves musica?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Eu não sei. Não faço mesmo ideia.... :\
Hakuna Matata

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

epá realmente fiquei à nora....
Eu tenho umas colunas 2.1 e uso o DFX 7.2 (versão winamp ms tá a arrancar com o foobar ) não sei se é isto que queres....


Cumps

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

errr.. pa quem não entendeu, a questão é simples: ou ouvem musica em stereo ou outra coisa qq. Agora eu é que não entendi qual a duvida :?
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

JeTBoy
Regular
Regular
Mensagens: 177
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por JeTBoy »

2 Channel / Stereo

Isto sempre que quero ouvir música com a máxima qualidade e na pureza original, sem artifícios, na minha melhor aparelhagem Denon.

DolbyPrologicII e Efeitos ESP cria ambientes engraçados por vezes no cinema em casa, na TV e em jogos.
Jota P.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Stereo, sempre.

E ainda bem k esta discussao apareceu.

Os cds sao em stereo, lamento informar os amantes de sistemas surround, mas por mais gincanas que tenham os cds que ouvem sao gravados com dois canais: o esquerdo e o direito, ao k se chama estereo,e pelo que, nao adianda por mais gincanas porque o som é estero e isso nao há volta a dar-lhe. com duas colunas consegue-se tirar partido a 100% do efeito espacial proporcionado pelo stereo, mais do colunas do que isso só se justificam se tivermos em conta factores como potencia ou profundidade acustica em espacos grandes.

Depois ainda há outra coisa que me baralha.
"Ok, os cds sao em esterio mas os dvds de concertos sao noutros formatos" dirao alguns um pouco mais informados. Mas agora expliquem-me por favor:
Qdo vao a um concerto vao para o meio da banda ouvir a musica?
eu cá fico na audiencia e ouco a musica vinda de dois conjuntos de colunas que estao nos dois lados da banda. Pu seja, em stereo.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

usaralho, algoritmo?
Acho k estás a falar de "sistemas".
Ou estás a falar de algoritmos que pegam no som stereo e o transformam noutro sistema?

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

O que pega no som e o transforma é um algoritmo, programa, whatever que ta encabado no chip não?
Os diversos aparelhometros e colunas serão o tal sistema, digo eu.

Concordo com o que dizes mas essa parte dos dvds não acho que esteja lá muito correcta.
Repara, quando estás a ver um dvd as cameras andam la pelo meio do palco, tem lógica ouvires sons de vàrias direcções. Mesmo que não existam cameras pelo meio do palco podem-se aproveitar as colunas surround para palmas por exemplo.
Quanto aos dts audio cd's como são discos sem imagem, já não se pode dar este tipo de justificação de onde a camera está a filmar. Tenho alguns e se bem que uns estão muito bons outros não chegam aos pes dos 2 canais, principalmente aqueles que metem quase tudo na coluna central
:? . Quanto a sacd e dvda não tenho experiencia (€) para falar disso.
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Stereo, pois claro, gosto de estar envolvido pela música. :) 8)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Na minha opiniao, o artigo comeca bem, segue desastrosamente e acaba mais ou menos.

A parte em k se fala do valor fisico, etc etc, tem sentido, mas depois a parte em k se diz k temos que pagar p ouvir.... enfim, nem k eu tenha de desenterrar o meu gravador de cassetes.

De qq forma é uma leitura interessante acerca deste tema.

Responder