O Senhor Da Guerra de Andrew Niccol

Para conversar sobre cinema, televisão e música.
Responder
David
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 70
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 21:29

O Senhor Da Guerra de Andrew Niccol

Mensagem por David »

Porque continuam a proliferar as guerras neste nosso planeta?
Ora aqui temos parte da resposta.
Andrew Niccol (realizador de Gattaca e Simone, argumentista de The Trumam Show e Terminal de Aeroporto) leva-nos numa viagem pelos recentes 20 anos da nossa história repleta de conflitos, como guia temos Yuri Orlov, mais uma excelente interpretação de Nicolas Cage, um traficante de armas.
Tudo começa no inicio dos anos 80 em Little Odessa nos Estados Unidos com uma venda a um gang de rua e o reconhecimento do seu dom natural para o negócio, passando para os conflitos entre nações: o Médio Oriente, Afeganistão, o Continente Africano (Angola, Moçambique são por demais focados), América Do Sul, passando pela Ásia, com excelente montagem sincopada e uma narração elíptica que Andrew Niccol tão bem domina.
A sequência inicial, do nascimento e morte da nossa verdadeira actriz do filme, a bala, é fenomenal e a conclusão do filme não poderia ser de maior frieza.
Mas não é só do tráfico internacional de armas que o filme trata, fala também de manipulação, a forma como o nosso traficante manipula as pessoas à sua volta, tratando-as como meros peões, ou facto de ele próprio não passar de um peão no meio de toda a manipulação política à escala mundial.
Há dois momentos históricos que merecem maior destaque no filme, a queda e colapso da União Soviética, da venda de todo um arsenal acumulado durante a Guerra Fria e a corrupção subjacente, e o conflito actual na Serra Leoa (o retrato do ditador africano, da pobreza, dos jovens a pegar em armas e dos massacres das populações civis).
O Senhor Da Guerra põem o dedo na ferida e faz-nos reflectir sobre todo um negócio que emprega milhões de pessoas e geram biliões de dólares.

7/10
Jaime

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Vi o filme este fds e gostei bastante.
Tem algumas frases curiosas:

There are over 550 million firearms in worldwide circulation. That's one firearm for every twelve people on the planet. The only question is: How do we arm the other 11?


Quase no fim, quando ele diz que vai ser libertado, porque algumas das pessoas mais poderosas do mundo são amigos dele, e que o presidente dos EUA não iria querer que ao investigar encontrassem impressões digitais dele nas armas que ele trafica...

Gostei do filme
“Não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas”. Peter Drucker

Avatar do Utilizador
peace^^
Veterano
Veterano
Mensagens: 660
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 0:23
Localização: Vale de Cambra/Coimbra

Mensagem por peace^^ »

O filme é uma contínua ironia ao sistema de armamento mundial: vender sem olhar a quem só para enriquecer e, se não podemos vender aos "maus", criamos "maus" para lhes vender a eles. Brilhante!
"My body lie, but still I roam..."

Responder