Clix ADSL quedas na ligação Central do Calhabé

Para discussões sobre temas relacionados com Internet (sites, chats, etc)
Responder
nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Clix ADSL quedas na ligação Central do Calhabé

Mensagem por nf76 »

Boas.
Alguém que esteja ligado à Central do Calhabé e que tenha Clix ADSL anda com quedas na ligação de há 1 mês a esta parte?

É que as minhas ligações têm tido sempre durações que não excedem as 10 horas no máximo e tenho algumas (3 a 4) quedas de ligação por dia.

Obrigado!

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

tens HH ?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Quais os teus SNR e atenuação da linha?

nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

Olá!
Tenho visto, na página de consumos da Clix, que a ligação cai, embora na página do meu modem/router ela continue activa até às famosas 17h55m, que é o tempo máximo de cada ligação, portanto ou o modem está a perder autenticação e cai de um lado, mas no outro continua a bombar, ou então não entendo o que se está a passar.
Não tenho Happy Hours.

Deixo-vos aqui os meus valores:

Name Value
Connected true
Operational Mode G.Dmt
State Showtime
Tx Bit Rate 512000
Rx Bit Rate 7360000
Local SNRMargin 9.5 dB
Local Line Attn 33.5 dB
Local Tx Power 12.4 dB
Remote Line Attn 18.5 dB
Remote SNRMargin 25 dB

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Hmmm, o teu upload está esticadinho, mas já vi valores piores. Ainda tens muita margem para download. Em princípio, as quebras não devem ser da qualidade da linha, porque tens um SNR decente. Pode ser um eventual problema de congestionamento da central. Manda um mail para o apoio técnico e, se eles não resolverem, para o provedor da Sonae.

nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

Pedro Escreveu:Hmmm, o teu upload está esticadinho, mas já vi valores piores. Ainda tens muita margem para download. Em princípio, as quebras não devem ser da qualidade da linha, porque tens um SNR decente. Pode ser um eventual problema de congestionamento da central. Manda um mail para o apoio técnico e, se eles não resolverem, para o provedor da Sonae.
Obrigado Pedro!!!

Abraço :)

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

É mais o download dele que está esticadinho e não o upload.

De qualquer forma, o que reportas é típico de quem tem HH :wink:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Nestes routers, o local não é o upstream? Pode ser o contrário de facto... mas estava convencido que local é upstream (até fui confirmar no google). Estou habituado a ver logo up/down. :p

Em todo o caso, um deles está esticado, o outro tem muita margem de progressão.

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Re: Clix ADSL quedas na ligação Central do Calhabé

Mensagem por mario »

nf76 Escreveu:Boas.
Alguém que esteja ligado à Central do Calhabé e que tenha Clix ADSL anda com quedas na ligação de há 1 mês a esta parte?
Olá

Eu estou ligado ao calhabé e o serviço tem estado estável.

Cumps

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Não, o local não é para o upstream. Aliás, não conheço nenhum router em que seja assim :?

Até porque tem toda a lógica ser como estou a dizer: local é a relação SNR no local ou seja a que condiciona o downstream. Remote, é na central, que é a que condiciona o upstream :wink:

Caso contrário, ele sincronizava aos 12mbps que tem contratados (ou mais)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu fui buscar a informação aqui, porque na altura também estava com dúvidas sobre qual seria (até achei lógico, porque a considerei o local/remote como sendo de onde a informação é enviada - local é enviada do PC, pelo que seria upstream). Em todo o caso, é capaz de ser como dizes... eu é que uso sempre upstream e downstream, que elimina estas dúvidas todas. :p

No entanto, nesta situação, o problema dele não vem daí. Mesmo o valor mais baixo, apesar de esticado, está dentro do limite onde não causa problemas. O ideal é reclamar para eles analisarem a situação e, caso não façam nada, reclamar para o provedor (por experiência própria com a Optimus, um mail para o provedor resolve tudo).

nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

Obrigado pelas vossas dicas.
Esta semana (ainda) ando a reportar a situação ao SAC. Se eles não resolverem as coisas até Sexta-Feira, então na próxima semana envio um e-mail ao Provedor da SONAE, para me ajudarem com esta situação.

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Hal9000 Escreveu:Não, o local não é para o upstream. Aliás, não conheço nenhum router em que seja assim :?

Até porque tem toda a lógica ser como estou a dizer: local é a relação SNR no local ou seja a que condiciona o downstream. Remote, é na central, que é a que condiciona o upstream :wink:

Caso contrário, ele sincronizava aos 12mbps que tem contratados (ou mais)
Confirmo.
Local -> Downstream
Remote-> Upstream :)

Pelo que já andei a ver parece que a clix por causa das ligações iniciadas anda com a esperteza de mandar a ligação abaixo por voltas das 8h e picos para o ppl não tirar partidos das ligações iniciadas entre as 1 e as 8h.
Mas não tenho a certeza disto, foram relatos que vi noutro fórum.

Esses valores foram obtidos a que hora? Tens tido oscilações nesses valores?
SNR 9.5 já não é muito famoso (bem a vodafone configura para um valor abaixo, 7dB, mas têm equipamento que baixa automaticamente a velocidade caso as condições deteriorem-se)

Não estou é a gostar disto:
Operational Mode G.Dmt

Estás ligado em adsl1, logo não consegues mais que 8MB (e nota-se pelos valores que cá colocas.
Embora em G.Dmt deves até ter maior estabilidade
http://www.vocal.com/data_sheets/gdmt.html
http://en.wikipedia.org/wiki/G.DMT
Tenta mudar a modução para adsl2
Operational Mode G.Dmt.BisPlus
Code Type ADSL2

ou se ficar instável
G.Dmt.Bis

Tá aqui uma imagem (tirada a net) para o Aolynk 814Q
http://img123.imageshack.us/my.php?image=routterkq5.jpg
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

nf76
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: domingo, 24 abril 2005 20:10

Mensagem por nf76 »

É mesmo verdade.
Na pagina dos consumos a CLIX anda com quedas "virtuais" de ligação.
Se forem ver o "log" do modem/router verão que essas quedas não estão a existir.
De qualquer modo aqui fica o alerta.

Responder