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Enviado: domingo, 02 outubro 2005 3:15
por duffy
Dracula Escreveu:sabes: fazes me lembrar uns colegas meus, nos meus tempos de estudante, quando o "ti" cavaquinho implementou as propinas. Fazses me lembrar, porque curiosamente os primeiros a oporem-se ás propinas foram aqueles cujos os pais tinham o melhor rendimento, aqueles que iam todos os dias de pópozinho para as aulas e aqueles que eram capazes de gastar mais numa semana de noitades pela borga do que o valor das propinas (da altura)...é curioso, não é? :lol:
Então e qual é o problema das pessoas se queixarem? Toda a gente é livre de se expressar, mas apesar das pessoas se queixarem, pagam as propinas na mesma, e no entanto de ano para ano não se vêm melhorias nenhumas, e aí sim, vem o fundamento das queixas, as propinas aumentam, e as condições diminuem!

Enviado: domingo, 02 outubro 2005 11:53
por Gold
Dracula Escreveu: O salunos também tem a responsabilidade de não estragar o material, não o extorquir.
Falando em responsabilidades...
Os professores têm alguma responsabilidade para com os alunos?

É que dado o desempenho de muitos, parece que não têm nenhuma.

Já nem pedia que ensinassem os alunos, pois os alunos já são adultos e já podem aprender sozinhos, não é? Mas acho que não lhes ficava mal também eles aprenderem o que supostamente leccionam.

Enviado: domingo, 02 outubro 2005 12:30
por Corsario-Negro
Noção errada.. As instituições de ensino superior existem para criar e desenvolver investigação. Paralemente a isso, "oreintam" pessoas que já deveriam ser adultas, tentando aumentar a sua cultura e o seu contributo para a humanidade.
LOL?
As Universidades/Politécnicos são locais onde é suposto os Professores ensinarem os alunos o conhecimento que adquiriram ao longo da sua vida profissional/estudantil e em paralelo desenvolver actividades de R&D, sem que isso se sobreponha ao ensino e sempre que possivel em conjunto com os seus alunos para que estes possam desde logo ter contacto com algo mais sério.


O problema está mesmo aí naquilo que disseste... muitos professores pensam que a Universidade/Politécnicos é para R&D ... ou pelo menos R. Ora para isso que vão para uma empresa ou algum instituto do estado uma vez que raramente vejo as Universidades/Politécnicos a ganhar dinheiro com o que lá é supostamente pesquisado o que me leva a crer que essas bolsas de investigação ou os recursos do ESTADO são usados para que os Professores se valorizarem pessoalmente e depois uma ou duas empresas que são quem realmente vai beneficiar e quem é que anda a pagar os seus ordenados em grande parte? Nós estudantes!
Além do mais, fala-se tanto na fama da UC... eu na TV só vejo progressos na UM... UP... UA ... afinal que andam os nossos investigadores a fazer?!


A meu ver tudo o que fosse desenvolvido nas Universidades e Politécnicos com recursos das Universidades devia ser patenteado pelas mesmas para evitar que 3os que não gastaram 1 cêntimo ganhem com isso.

Enviado: domingo, 02 outubro 2005 12:43
por Maia
duffy Escreveu: ...e não em dois seguranças que so sabem andar a regar a relva e a beber bjekas!
EXACTAMENTE! Sempre no bar a beber uma bjekas!

No outro dia chegou um mail a dizer que haviam pessoas estranhas a circular no ISEC, fazendo-se passar por filhos de profs e a pedir $$ emprestado aos docentes, alunos, funcionarios, etc...

Ja estou como um colega meu, ISEC=AFRICA DO SUL LOL :lol: :lol: :lol:

Enviado: domingo, 02 outubro 2005 17:21
por scarface
lololo essa é boa .. bem antes aos profs que aos alunos.. epah pa mim esto é uma palhaçada.. mas pouko ou nada podemos fazer..cometem-se um numero enorme de ilegalidades nas faculdades e institutos aos quais nao podemos reagir.. em relaçao as propinas.. epah... po ano plo menos no iscac vai aumentar.. e impossivel manter 500€ com este numero de alunos.. quanto as dificuldades axo k vao aumentar e muito.. vai ser cada vez mais dificil estudar na faculdade... se pa entrar hj em dia já é o k é.. tao pa sair..

Enviado: segunda-feira, 03 outubro 2005 20:09
por Maia
o ISEC ate parece outro! tudo com tapete novinho (alcatrao do melhor)!

faltam as marcações no tapete e ja esta! toca a pagar pa estacionar dentro do ISEC! :lol: :lol: :lol:

:wink:

Enviado: terça-feira, 04 outubro 2005 1:09
por scarface
lol isso e k e é lol kk dia ate pa cagar la pagas , da maneira k isto anda... fds ta cada vez pior... so de pensar k inda me fdaltam uns aninhos pa acabar isto..lol

Enviado: terça-feira, 04 outubro 2005 12:00
por Maia
deixa la que a mim tb! :twisted:

Enviado: terça-feira, 04 outubro 2005 12:26
por duffy
Com um piso tão bom, qualquer dia temos os chuis a fazer controlo de velocidade dentro do campus do ISEC :D

Enviado: terça-feira, 04 outubro 2005 13:09
por Gold
Cuidado com o que dizes, que valha-nos Deus se alguns responsáveis do ISEC vêem isso. Lembram-se logo de colocar radares fixos e uns semáforos.

Enviado: terça-feira, 04 outubro 2005 13:09
por Maia
duffy Escreveu:Com um piso tão bom, qualquer dia temos os chuis a fazer controlo de velocidade dentro do campus do ISEC :D
SEM DUVIDA :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Enviado: terça-feira, 04 outubro 2005 18:31
por duffy
Gold Escreveu:Cuidado com o que dizes, que valha-nos Deus se alguns responsáveis do ISEC vêem isso. Lembram-se logo de colocar radares fixos e uns semáforos.
LOL eu já fui multado por um jardineiro por estar mal estacionado, por isso é na boa :D

Enviado: quarta-feira, 05 outubro 2005 14:52
por Pedro
Politécnicos propõem novas provas de acesso ao superior

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos vai propor à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior que se crie provas de Matemática, Física e Química, que possam, ser utilizadas em alternativa aos exames do final do secundário, se os alunos assim o desejarem. E isto porque considera “inaceitável” que os resultados nos exames nacionais do 12º ano sejam aceites como eliminatórios na candidatura do ensino superior. exames do final do secundário.

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) vai propor que uma comissão de peritos, designada pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), crie provas nacionais a Matemática, Física e Química que funcionem como alternativa aos exames do 12 º ano. Estas provas incidiriam sobre os conhecimentos definidos como essenciais à frequência com sucessso dos cursos superiores, a sua realização seria facultativa e poderia depois substituiros exames nacionais no cálculo da nota de candidatura. O modelo seria semelhante às provas específicas que já foram utilizadas.

Para o presidente do CCISP, Luciano Almeida “os exames são uma forma errada de avaliação”. Como é que um aluno médio a Matemáticatem uma classificação de 12,5 valores no secundário e o mesmo aluno médio tem uma nota de de 8,1 valores no exame nacional? Como é que a avaliaçãode um mesmo estudante, na mesma área, chega a apresentar diferenças de 7 valores ( entre a nota atribuída na escola e a classificação do exame nacional?”, interroga Luciano Almeida, em declarações ao jornal “Público”.

Luciano Almeida defende que enquanto “não for feito um trabalho sério” sobre as causas destas discrepâncias, a utilização dos exames nacionais como prova de ingresso no ensino superior tem de ser questionada, sobretudo quando a obrigatoriedade de ter 9,5 valores vaio atribuir-lhes uma importãncia acrescida.

Desta forma, o presidente do CCISP critica os resultados desta medida, evidenciando que as colocações da1ª fase do concurso de acesso ao ensino superior “revelam um claro deslizamento das candidaturas para as candidaturas não tecnológicas, concentrando-se os candidatos nos cursos que não exigiam como provas de ingresso as disciplinas de Matemática, Física e Química”.

Os politécnicos, com muitos cursos nas áreas tecnológicas, sentiram o impacte das alterações e temem que a situação venha a agravar-se, levando mesmo ao desaparecimento de alguns institutos por falta de alunos.

Fonte: acabra.net
E eis a sugestão de uma das medidas que eu esperava... alteração das condições de acesso ao ensino superior no politécnico. Tal como referi antes, acho que faz sentido.

Enviado: quarta-feira, 05 outubro 2005 16:02
por Corsario-Negro
Como é que um aluno médio a Matemáticatem uma classificação de 12,5 valores no secundário e o mesmo aluno médio tem uma nota de de 8,1 valores no exame nacional? Como é que a avaliaçãode um mesmo estudante, na mesma área, chega a apresentar diferenças de 7 valores
Possivel resposta: péssimo ensino e acompanhamento da Matemática?

A meu ver o problema não são os exames nacionais... são as aulas e acho mal estarem a facilitar a entrada no ensino superior (neste caso especifico, politécnico) fazendo exames mais fáceis.

Os cursos que têm matemática ou qlqr outra cadeira como especifica é pq esta é necessária... pessoalmente não acho bem que uma pessoa que tenha negativa nos exames (e isto pq existem duas fases... vagas não preenchidas na 1ª passam para a 2ª) possa entrar no curso (politécnico ou universitário público ou mesmo privado).


No entanto parece ser sempre esta a resposta, o facilitismo, dos nossos responsáveis para tudo que vai mal neste país ... qualquer dia entra-se para o ensino superior sem saber resolver equações do 1º grau ou saber identificar substantivos e verbos...


Um pequeno exemplo, muitos paises Europeus logo no ensino secundário dividem a Matemática em várias disciplinas que abordam áreas diferentes desta mesma ciência... sim há mais horas de aula, no entanto se calhar as aulas são mais leves, mais produtivas e requerem menos trabalho depois em casa.

De que nos vale ter mais profissionais qualificados se a qualificação deste é deficiente e mediocre?! No entanto se for para a frente o ano 0, obrigatório para quem faz estes novos exames que eles estão a pensar, já aceito que se possa entrar no politécnico com os mesmos... no entanto com frequencia com aproveitamento obrigatório neste ano 0.

Enviado: quarta-feira, 05 outubro 2005 19:36
por Maia
Corsario-Negro Escreveu:
Como é que um aluno médio a Matemáticatem uma classificação de 12,5 valores no secundário e o mesmo aluno médio tem uma nota de de 8,1 valores no exame nacional? Como é que a avaliaçãode um mesmo estudante, na mesma área, chega a apresentar diferenças de 7 valores
Possivel resposta: péssimo ensino e acompanhamento da Matemática?

A meu ver o problema não são os exames nacionais... são as aulas e acho mal estarem a facilitar a entrada no ensino superior (neste caso especifico, politécnico) fazendo exames mais fáceis.

Os cursos que têm matemática ou qlqr outra cadeira como especifica é pq esta é necessária... pessoalmente não acho bem que uma pessoa que tenha negativa nos exames (e isto pq existem duas fases... vagas não preenchidas na 1ª passam para a 2ª) possa entrar no curso (politécnico ou universitário público ou mesmo privado).


No entanto parece ser sempre esta a resposta, o facilitalismo, dos nossos responsáveis para tudo que vai mal neste país ... qualquer dia entra-se para o ensino superior sem saber resolver equações do 1º grau ou saber identificar substantivos e verbos...


Um pequeno exemplo, muitos paises Europeus logo no ensino secundário dividem a Matemática em várias disciplinas que abordam áreas diferentes desta mesma ciência... sim há mais horas de aula, no entanto se calhar as aulas são mais leves, mais produtivas e requerem menos trabalho depois em casa.

De que nos vale ter mais profissionais qualificados se a qualificação deste é deficiente e mediocre?! No entanto se for para a frente o ano 0, obrigatório para quem faz estes novos exames que eles estão a pensar, já aceito que se possa entrar no politécnico com os mesmos... no entanto com frequencia com aproveitamento obrigatório neste ano 0.
Pa o pessoal ate pode entrar...mas o PIOR é que nao sai de la! :twisted: :lol:

O que estes gajos querem é mais ppl pa comerem dinheiro, e quanto mais tempo os estiverem la melhor pos cofres e pos bolsos de alguns...

Pa estamos em Portugal, cá quem rouba é aplaudido e fazem-se homenagens quem nao rouba é um desgraçado sem eira nem beira...

O ensino torna-se uma boa fonte de €€€€€

:roll: