Página 1 de 7

Caloiros/as: para onde vão entrar?

Enviado: sexta-feira, 16 setembro 2005 21:07
por Pedro
Na sequência da discussão noutro tópico e seguindo a sugestão do Duffy, fica aqui um tópico para o pessoal que vai entrar este ano no ensino superior apresentar-se. Ou seja, indiquem onde vão entrar (ou onde entraram). Pode ser que encontrem aqui futuros colegas de curso. :)

Enviado: sexta-feira, 16 setembro 2005 22:06
por FalseProphet
Eu em principio entro na FEUC em Relaçoes Internacionais

Enviado: sexta-feira, 16 setembro 2005 22:41
por tina
Eu (em principio tb...) em Medicina na FMed =]

Enviado: sábado, 17 setembro 2005 9:36
por SilverWolf
boas, eu devo entrar em eng. informatica na Fctuc! mas logo a noite ja sei!

Enviado: sábado, 17 setembro 2005 17:06
por tofas
o site para ver as colocações é http://www.acesso.org/ ?

Enviado: sábado, 17 setembro 2005 17:10
por azuKi
tofas Escreveu:o site para ver as colocações é http://www.acesso.org/ ?
Não. É www.acessoensinosuperior.pt

Enviado: sábado, 17 setembro 2005 17:48
por Electris
Dá nos dois.
O http://www.acessoensinosuperior.pt é o oficial. Talvez sai lá uns minutos mais cedo. :wink:

Enviado: sábado, 17 setembro 2005 18:31
por peace^^
É já hoje à noute...

Enviado: sábado, 17 setembro 2005 19:31
por SilentNoise
... mais precisamente às 00h00.
E lá vai começar mais uma romaria de papás e de animais assustados pela grandeza desta terra... E é por esta altura que começam as alergias a capas e batinas. :lol:

Enviado: sábado, 17 setembro 2005 19:34
por peace^^
E qualquer "animal" com olhar assustado é caloiro... Basta olhar que se identifica logo :lol:

Enviado: domingo, 18 setembro 2005 2:06
por usaralho
Por acaso é engraçado como se nota quem é caloiro pelo olhar meio perdido :)

Enviado: domingo, 18 setembro 2005 4:11
por FalseProphet
Entrei na Feuc !!! :D
Onde fica o patio das escolas onde se faz as matriculas? lol eu nao conheço nada de coimbra :P(sou de Guimarães)

Enviado: domingo, 18 setembro 2005 4:16
por Pedro
Imagem

Fica aqui. Quando estiveres em frente à estátua de D.Dinis, com as escadas monumentais atrás de ti e o departamento de matemática à tua esquerda... vai sempre em frente até chegares à zona da foto (tens de passar por um portão).

Enviado: domingo, 18 setembro 2005 12:54
por xPattyx
entei para Turismo na FLUC! :lol: :P

Enviado: domingo, 18 setembro 2005 13:15
por Pedro
Ficaram por preencher 27% das vagas do ensino superior

Imposição da nota mínima nos exames de acesso ao ensino superior terá contribuído para reduzido número de alunos que entram no Politécnico de Coimbra. Na Universidade, há dois cursos que foram escolhidos por um único aluno

Não fosse a inclusão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTS), já este ano, no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), e quase metade das vagas abertas pela instituição teriam sobrado para a 2.ª fase do concurso nacional de acesso.

Ainda assim, 43% dos lugares disponíveis nos seis estabelecimentos do IPC (745 num total de 1.720 vagas) ficaram por preencher, de acordo com os resultados da 1.ª fase do concurso, divulgados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

A este cenário não é estranho o facto de, pela primeira vez, ter sido vedado o acesso ao ensino superior aos estudantes com classificações nas provas de ingresso inferiores a 9,5 valores (na escala de 0 a 20).

Eventualmente também o de se ter registado um decréscimo de alunos a concorrer: em 2004 candidataram-se ao superior 42.595 estudantes e este ano 38.976.

Os estabelecimentos do IPC onde sobram mais vagas são o Instituto Superior de Engenharia (312 das 380 iniciais) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração (dos 365 lugares colocados a concurso foram preenchidos 80). São tantos os cursos cujas vagas preenchidas são diminutas, que se torna difícil destacar algum (o quadro ao lado é elucidativo). No curso de Engenharia Mecânica (regime misto) não foi colocado sequer um aluno.

Só na ESTS todas as vagas foram preenchidas logo na 1.ª fase.
No que toca aos novos cursos do IPC, apenas Agricultura Biológica não preencheu todas as vagas: na verdade, sobra a maioria (24 em 30). O que significa que os restantes – “Biotecnologia”, “Desporto e Lazer”, “Arte e Design”, “Língua Gestual Portuguesa”, “Contabilidade e Gestão Pública” e “Solicitadoria e Administração” – terão sido uma aposta ganha pela instituição.

Geográfica com nota superior a Medicina

Quanto à Universidade de Coimbra (UC), das 3.025 vagas iniciais ficaram por ocupar 540.

Dois cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Engenharia Geográfica e Engenharia Geológica e de Minas (este último, resultante da fusão de dois, que, nos últimos anos, já atraíam muito poucos estudantes) – fazem parte dos 39 que foram escolhidos por um único aluno.

Curioso é o único candidato a Engenharia Geográfica (185,3) ter nota superior à do último colocado em Medicina (184,3), por tradição dos cursos mais pretendidos e, também por isso, com a média de entrada mais elevada.
Em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa e em Estudos Portugueses e Franceses (Faculdade de Letras) só entraram dois alunos.

Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Arquitectura, Engenharia Biomédica e Jornalismo são cursos que continuam a despertar muito interesse (basta olhar para as classificações dos últimos colocados nestas áreas). Direito também, embora aqui as médias tenham decaído nos últimos anos.

No domínio de algumas engenharias, conotadas como áreas às quais corresponde emprego quase imediato (Civil, Electrotécnica ou Mecânica), sobram também vagas da 1.ª fase.

A nível nacional, há, ainda, 12.898 vagas disponíveis para os 5.546 alunos que não conseguiram colocação nas universidades e politécnicos públicos, bem como para os que ainda não se candidataram – podem fazê-lo na 2.ª fase do concurso (entre amanhã a sexta-feira).

De acordo com o MCTES, 33.520 estudantes (86%) conseguiram uma das 46.399 vagas abertas para o ano lectivo 2005/2006.

Fonte: Diário de Coimbra
Parabéns para quem entrou. Quem ainda não entrou, aparentemente também está com sorte em relação às vagas (principalmente no politécnico). Sobraram muito mais vagas do que eu estava à espera. :shock: