Página 1 de 16

Dolce Vita

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 20:04
por brainless
Achei que seria boa ideia criar um novo tópico exclusivamente dedicado ao Dolce Vita para todos postarem as suas opiniões Pareceu-me que era nisso mesmo que o tópico sobre shoppings se estava a tornar dái ser melhor separar um pouco as àguas (se algum dos moderadores achar inapropriado estejam à vontade para mudar o post de sítio).

Arranjei hoje, finalmente, um pouco de tempo livre para ir ao Dolce Vita dar uma vista de olhos. Aqui vão as minhas primeiras impressões (e começando pelas coisas menos positivas):

- Falta de cuidado nos acabamentos exteriores- Não sei se a responsabilidade será da Câmara ou do grupo Amorim, mas é lamentável o estado de alguns acessos ao shopping! Veja-se a zona lateral, próximo de São José, e por onde se faz o acesso de camiões de mercadorias. Está tudo cheio de terra e pedras soltas e tem um aspecto de mal acabado/acabado à pressa. :x O mesmo se pode dizer do outro lado, colado ao João de Deus, em que alguns degraus parece-me que têm estruturas metálicas já em pré-ferrugem!... A escolha de àrvores também podia ter sido um pouco mais feliz, com a aposta em fazer fiadas alternadas de ciprestes a fazer-me lembrar cemitérios. :?

- A falta de um Playcenter, ou algo do género acaba por ser dos aspectos mais criticáveis. Terá sido falta de visão? :shock: Com tantas escolas nas redondezas parece-me estranho não terem pensado nesse imenso público alvo!

- O tamanho semi-decepcionante da "maior livraria do país" - Talvez tenha sido do alarido que foi feito em volta da Bertrand que me levou a esperar demasiado, mas estava à espera de um espaço francamente maior! É revelador do país que temos se compararmos as àreas da Zara do Dolce Vita com a maior livraria de Portugal (e não creio que a Zara do Dolce Vita seja a "maior do país")... :no:


Agora os aspectos positivos (não quero dar a impressão que só encontrei defeitos):

- A arquitectura moderna arrojada- o espaço é muito bonito, e incrivelmente amplo. A aposta da construção em profundidade foi claramente ganha (visto que construção em altura não há meio de chegar). Há também que referir que a cúpula de vidro consegue mesmo fazer chegar luz aos andares mais profundos (apesar do meu cepticismo inicial) :shock: .

- A praça Heróis do Ultramar está muito mais bonita, e mais bonita ficará quando as àrvores estiverem crescidas e com flôr. A combinação de côres a evocar as cores da bandeira da cidade parece-me uma ideia genial! :clap:

- O conceito de espaço combinado de lazer com o pavilhão multi-usos e complexo de piscinas, torna o projecto EuroStadium numa coisa muito mais abrangente e com impacto mais profundo (para além de ser exactamente aquilo que a Solum estava a precisar).

Resumindo, Coimbra ficou claramente a ganhar pois já merecia (há largos anos, em minha opinião) um shopping digno e moderno! Daí até dizer que já não ficamos atrás de Paris ou Berlim vai um passo considerável. Quem sabe se com a abertura do Fórum em Sta Clara a gente lá chega... :wink:

Re: Dolce Vita

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 20:13
por ShichiAkaAkuma
brainless Escreveu:A falta de um Playcenter, ou algo do género acaba por ser dos aspectos mais criticáveis. Terá sido falta de visão? :shock: Com tantas escolas nas redondezas parece-me estranho não terem pensado nesse imenso público alvo!
Foi exactamente por esse motivo que não construiram tal. Aliás, o mesmo motivo pelo qual o CoimbraShopping ficou sem cinemas e também uma zona dessas.
brainless Escreveu:O tamanho semi-decepcionante da "maior livraria do país" - Talvez tenha sido do alarido que foi feito em volta da Bertrand que me levou a esperar demasiado, mas estava à espera de um espaço francamente maior! É revelador do país que temos se compararmos as àreas da Zara do Dolce Vita com a maior livraria de Portugal (e não creio que a Zara do Dolce Vita seja a "maior do país")... :no:
Aí é que está o erro. Ninguém disse que era a maior livraria do país, mas sim a maior Bertrand do país.
brainless Escreveu:A aposta da construção em profundidade foi claramente ganha (visto que construção em altura não há meio de chegar).
A quem o dizes... :roll:

Re: Dolce Vita

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 20:28
por Leugim
.....
brainless Escreveu:A aposta da construção em profundidade foi claramente ganha (visto que construção em altura não há meio de chegar).
A quem o dizes... :roll:
.....

Realmente um gajo anda 2 andares abaixo do solo, ate faz impressao....

O Sol nunca vai bater no Jumbo :lol:

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 21:08
por ShichiAkaAkuma
Por acaso estava a mencionar o facto de eu desejar edifícios altos em Coimbra... :lol:

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 22:03
por OpSiS
Por acaso estava a mencionar o facto de eu desejar edifícios altos em Coimbra...
Porque ambicionas edifícios altos em Coimbra?

Eu acho que a cidade está tão bem assim :P

Progresso e desenvolvimento não é sinónimo de abortos de betão ;)

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 22:14
por Otyg
Hoje também fui dar uma volta de 30m por lá.
Aspectos negativos:
para alguém que sofra de vertigens, andar nas escadas rolantes ou nas escadas que se ve o fundo é complicado.
falta de tabuletas a indicar wc :p

Aspectos positivos:
[red neck mode on]gaijas a dar cum pau.

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 22:53
por Dracula
Como já salientei no meu outro post, em termos de aspectos negativos na minha opnião:

- Falta de sinalização, especialmente nas portas de acesso do shopping ao estacionamento. Talvez resultado de uma tentativa de abrir as coisas à pressa :?: , como diz o brainless

- O facto dos cinemas serem da lusochulos :evil:


De resto, como já muitos disseram: Fazia falta um espaço assim! Até que enfim!

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 23:10
por ShichiAkaAkuma
OpSiS Escreveu:
Por acaso estava a mencionar o facto de eu desejar edifícios altos em Coimbra...
Porque ambicionas edifícios altos em Coimbra?

Eu acho que a cidade está tão bem assim :P

Progresso e desenvolvimento não é sinónimo de abortos de betão ;)
Uma das razões já te revelei noutro espaço de diálogo.

A outra razão.... tá aqui

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 23:11
por ShichiAkaAkuma
Otyg Escreveu:Aspectos positivos:
[red neck mode on]gaijas a dar cum pau.
Masoquista! :lol: :P

Enviado: sexta-feira, 22 abril 2005 23:38
por mustiness
Fui hoje lá pela primeira vez.

Positivo:

- A bertrand, gostei muito do que vi. Tem espaços para uma pessoa se sentar, tem um cafézito, tem um espaço para os mais pequenos, e sobretudo tem boas secções de História e de Origami :|

- SportZone, tem muita diversidade e artigos de ginástica ritmica, coisa nunca vista em Coimbra.

Negativo:
- o edificio/estrutra, acho francamente feio, mas com pormenores interessantes, ainda que completamente desconexos.

- o Jumbo que parece a Feira da Ladra.

- as pessoas "Oh Maria olha para ali" que ficam paradas no 1º degrau das escadas rolantes porque nunca viram nada assim.

Enviado: sábado, 23 abril 2005 1:54
por dawn_to_dusk_
eu so aponto o facto de ir lá na quarta feira e tar tudo a limpar e a retocar as cenas, estacionar e nao encontrar o caminho para o shopping sem ser pela rampa do parque de estacionamento (aquela quem na rotunda das plameiras entramos em sentido proibido) e essa mesma rampa em que na sei se o meu carro nao raspa lá com tanta inclinação...

Enviado: sábado, 23 abril 2005 14:50
por JulesS
Sentido Proibido?
Até a cortada para o lado do gira não é proibido, depois é so entrar no parque

Enviado: sábado, 23 abril 2005 15:40
por Staralfur
para grande parte de vocês se calhar será novidade, ou não:

a questão daqueles terrenos onde neste momento assenta o dolce vita, está ainda em tribunal. é uma situação que se arrasta há imenso tempo, mas que não impediu a construção de tudo o que se pode ver; a expropriação e as manobras por debaixo da mesa existiram, mas não foram relevantes para o avanço da obra.

embargo, qual embargo?!? é assim.
eu só penso que qd gostamos de falar de justiça, e de coisas feitas pela clareza, nos possamos sentir, enfim, confrontados com a ideia:
"eh pá, mas o dolce vita é fixe, e quem se importa ?!?"
a verdade é que por vezes, qd toca a particulares ou a legislação em vigor, é razoável as coisas serem feitas com clareza. de certeza que ng gostaria que lhe fossem xulados terrenos por companhias que se sobrepõe a td e alguma coisa. enfim...as pessoas, apesar de gostarem das coisas e mesmo eu, acho um centro já há mto em falta e da opinião positiva pela existência dele, gostaria para além disso que td fosse feito pelo lado bom e n o contrário.

e ainda o outro aspecto:
voces sabem que n devem existir centros comerciais e coisas desse género a x metros de escola, ou instituições de utilidade pública, px é; está à vista. se fossem os vossos filhos gostava de ver.

sei d situações de miúdos que faltam para poderem lá ir. ou cinema, sei lá. é perigoso, mto.

Enviado: sábado, 23 abril 2005 16:00
por dawn_to_dusk_
Staralfur Escreveu: voces sabem que n devem existir centros comerciais e coisas desse género a x metros de escola, ou instituições de utilidade pública, px é; está à vista. se fossem os vossos filhos gostava de ver.

sei d situações de miúdos que faltam para poderem lá ir. ou cinema, sei lá. é perigoso, mto.
entao nao será nem o primeiro nem o ultimo! ...

o Foz plaza tb tá ao lado da 2, o continente ao lado da ESVF, o avenida ao lado dum colegio kk, o gira é ao lado do dolce vita e já lá tava e com certeza que havera mais exemplos ainda!

Na minha terra quando abriu um café ao lado da escola, os pais dos queques tb falaram nisso, mas fdx os pais que eduquem convenientemente os filhos! Os nao serão eles o reflexo das atitudes dos pais ?!

Enviado: sábado, 23 abril 2005 16:11
por Pedro
dawn_to_dusk_ Escreveu:Na minha terra quando abriu um café ao lado da escola, os pais dos queques tb falaram nisso, mas fdx os pais que eduquem convenientemente os filhos! Os nao serão eles o reflexo das atitudes dos pais ?!
Concordo. Acho que não há problema nenhum em ser perto de escolas. Vivemos numa sociedade que é demasiado protectora para os miúdos, o que acaba por ser negativo para eles (basta ver até o exagero que é o Monstro das Bolachas da Rua Sésamo ter deixado de comer bolachas porque os pais queixavam-se que dava um mau exemplo... jeez, e que tal se se preocupassem em educar eles os filhos?).