No Smoke zone

Para anunciar ou comentar os bares, discotecas e restaurantes da cidade

Concordam com a proibição de fumar em locais públicos?

Sim
99
84%
Não
19
16%
 
Total de votos: 118

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Leia Escreveu:O que quero dizer é que os preços dos exames complementares de diagnostico, de uma cirurgia ou de outros tratamentos vão aumentando com o tempo (inflação power), assim sendo nem que seja apenas uma diferença pequena quando multiplicada pelo numero de vezes que é realizada já dá um resultado bem jeitoso. Ou seja, para comparar lucro com despesas deve-se fazer do mesmo ano e não de 2005 para 2007 (sendo 2007 uma estimativa).

Será que já me consegui fazer entender?
A inflação tem pouca influência na evolução dos custos com o SNS. Estes são determinados pelo valor estabelecido no orçamento de Estado para a saúde, os quais, por seu turno, dependem fundamentalmente da taxa de crescimento do PIB e, possivelmente, de variações no peso da fiscalidade.

Mas mesmo que, se por acaso, a inflação tivesse alguma coisa a haver com o assunto, ela é das variáveis macroeconómicas mais facilmente previsíveis, em particular num país sem controlo sobre a política monetária que foi delegada ao BCE. Nos últimos anos a inflação andou em torno dos 2.5%, que dá uma taxa efectiva em dois anos de cerca de 5.06%.
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Pedro Escreveu:Não metas na minha boca coisas que eu não disse. Essa desonestidade intelectual fica mal, especialmente num administrador. Eu nem cheguei a pronunciar a minha opinião sobre a lei que foi aprovada. Apenas desmenti a ideia de que os fumadores são um peso no erário público. Mas agora também não o farei. Estou a ver que qualquer tentativa de ter uma conversa séria sobre este assunto é inútil, dada a emotividade posta pelos presentes na questão.
Desonestidade intelectual? Tu é que quiseste partir para transformar isto numa questão puramente matemática, eu apenas mencionei que esta questão não é puramente matemática. Anyway, também já vi que não vale a pena discutir contigo. Quando os argumentos vão para o "isso fica mal num administrador" é porque pouco mais de útil podem acrescentar à discussão... e tenho mais que fazer que perder o meu tempo a aturar bocas.

Uma conversa séria sobre este assunto não se pode ficar apenas pelos números, porque o dinheiro não representa tudo o que se perde ou ganha com isto (infelizmente, os políticos que fizeram esta lei também não entendem isso).

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Pedro Escreveu: Desonestidade intelectual? Tu é que quiseste partir para transformar isto numa questão puramente matemática, eu apenas mencionei que esta questão não é puramente matemática. Anyway, também já vi que não vale a pena discutir contigo. Quando os argumentos vão para o "isso fica mal num administrador" é porque pouco mais de útil podem acrescentar à discussão... e tenho mais que fazer que perder o meu tempo a aturar bocas.

Uma conversa séria sobre este assunto não se pode ficar apenas pelos números, porque o dinheiro não representa tudo o que se perde ou ganha com isto (infelizmente, os políticos que fizeram esta lei também não entendem isso).
E sabes porque é que os políticos simplesmente não proibem o consumo de tabaco ou não decretam que um maço de tabaco custe 100 euros?
Imagem

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Ingersoll Escreveu:E sabes porque é que os políticos simplesmente não proibem o consumo de tabaco ou não decretam que um maço de tabaco custe 100 euros?
Ingersoll, por acaso ocorreu-te que isso poderá dever-se a questões culturais/históricas? Eu não sei se tu sabes, mas aqui há uns anos, por altura da Guerra Colonial, consideravam que o tabaco estava associado a coisas boas, que ajudava a curar doenças e a aliviar a dor. Por isso mesmo, quando os soldados partiam para o Ultramar, era-lhes oferecido um maço de tabaco. Muitos ganharam o vício à conta disso, com todas as implicações que daí vieram e que, só mais tarde, associaram ao tabaco.

Porque o tabaco foi desde sempre legal, seria pouco coerente torná-lo ilegal de repente. Isso seria alterar completamente uma realidade permitida até agora! Para evitar que isso aconteça é que estão a ser implementadas medidas restritivas, de modo a fazer diminuir o consumo do tabaco. É claro que a situação ideal seria fazer com que toda a gente deixasse de consumir tabaco, embora se saiba que isso é praticamente impossível.

Mas isto foi só para te mostrar que o dinheiro não é tudo na vida...
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ingersoll Escreveu:
Lino Escreveu:Concordo contigo. As vidas não têm preço.
Não é necessário afirmares isso, Lino. Só alguem com má fé ou com uma grande desonestidade intelectual poderia pressupor que tu pensasses ao contrário.
Jovem, eu digo aquilo porque vocês cingem a conversa apenas a factos económicos, mas se formos falar de ambiente, o tabaco é 0,1% da poluição mundial (e como se sabe, grão a grão enche a galinha o papo), além de provocar inúmeras doenças, que acarretam problemas a fumadores passivos que têm que aguentar com a má educação de alguns fumadores.

Imagem
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

Eu por acaso concordava que fossem gradualmente subindo o preco do tabaco ate ficar com um preco escandaloso. Podia ser que comecasse a pesar na carteira, ja que o peso na saude nao convence os fumadores a vencerem o vicio.
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
Ingersoll
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23
Localização: Coimbra

Mensagem por Ingersoll »

Imagem

karlos
Regular
Regular
Mensagens: 149
Registado: domingo, 09 setembro 2007 2:24

Mensagem por karlos »

boas briosa
sera que todos estamos mal e so tu estas bem?
que nao te incomode fumar tudo bem mas as pessoas que estao a tua volta nao sao obrigadas a levar com o teu fumo que prejudica gravemente a saude delas, a tua nao me incomoda para nada e eu nao fumo mas tb pago impostos gastos quando tu vais ao hospital.como existem pessoas como tu que nao se importam com os outros nessas questoes por isso ainda bem que vai sair essa lei assim evita muitos conflitos mas tb te digo uma coisa para cima de mim podes ter a certeza que nao mandavas o teu fumo co esta lei ou com a outra.

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

karlos Escreveu:boas briosa
sera que todos estamos mal e so tu estas bem?
que nao te incomode fumar tudo bem mas as pessoas que estao a tua volta nao sao obrigadas a levar com o teu fumo que prejudica gravemente a saude delas, a tua nao me incomoda para nada e eu nao fumo mas tb pago impostos gastos quando tu vais ao hospital.como existem pessoas como tu que nao se importam com os outros nessas questoes por isso ainda bem que vai sair essa lei assim evita muitos conflitos mas tb te digo uma coisa para cima de mim podes ter a certeza que nao mandavas o teu fumo co esta lei ou com a outra.
pois concerteza que nao mandava o fumo pa cima de ninguem,quando se fuma o objectivo nao é mandar fumo pra cima de ninguem,mas quando se fuma,e como ja disse mais que uma vez aqui,e se esta a incomodar,os incomodados só tem que educadamente manisfestar o seu incomodo.desta maneira acho que a maior parte dos fumadores apagam o cigarro ou vao fumar pra outro lado,faz parte da boa educação.
agora comentarios armado em nao sei bem o que,do tipo
:"mas tb te digo uma coisa para cima de mim podes ter a certeza que nao mandavas o teu fumo co esta lei ou com a outra." nao deixam de ter a sua piada,ate porque como ja disse antes de sair a lei,se alguem for uma besta,ou apenas mal educado,na abordagem,da minha parte apenas ouvia um faboloso "temos pena",o quem esta mal muda-se.
gosto pouco de mal educados,ou armados em burros,fumadores ou nao...
mas tambem acho que essa lei a ser aplicada é muito bom,e principalmente para os fumadores,que provavelmente vao fumar menos,pelo menos aqueles que fumam mais quando saiem,para jantar ou para a noite.

Exilada
Experiente
Experiente
Mensagens: 227
Registado: segunda-feira, 23 abril 2007 12:45

Mensagem por Exilada »

O problema é que tu respeitas os outros se to pedirem, mas existem muitos fumadores sem qualquer tipo de educação, que quando lhes é pedido que apaguem o cigarro (num restaurante, por exemplo) ainda fazem um olhar de "mete nojo" muito ofendidos... :evil: :x

E é para esses anormais, sem respeito pelos outros que eu concordo a 100% com a lei.
Vamos Mover-nos pela Esclerose Múltipla!

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Cigarros proibidos em quase 100% dos estabelecimentos

Fumar vai ser proibido na quase totalidade de restaurantes, cafés, bares, discotecas e também hotéis de Coimbra. Proprietários, preocupados com a saúde de clientes e funcionários, mas também sem condições para criarem zonas para fumadores, resolveram abolir os cigarros dos estabelecimentos, já a partir do primeiro dia de 2008

Fumar vai ser, definitivamente, mais difícil a partir da próxima terça-feira. Quase 100% dos restaurantes, cafés, bares e discotecas de Coimbra e dos restantes 99 concelhos abrangidos pela Associação de Industriais de Hotelaria e Similares do Centro (AIHSC) vão abrir portas no primeiro dia de 2008 com o dístico de “estabelecimento sem fumo”. No caso das unidades hoteleiras, a situação é idêntica nas áreas comuns, sendo, na maioria dos casos, reservado um piso ou apenas alguns quartos para fumadores.
«É difícil encontrar um em que seja permitido fumar», confirmou ao Diário de Coimbra Sousa Martins, director-geral da AIHSC, confessando que «é muito complicado para os proprietários cumprirem as exigências inscritas na lei» porque «os procedimentos são muito dispendiosos e desgastantes», nomeadamente para os que se relacionam com o manuseamento de alimentos ou bebidas. «Nesse caso, é incompatível com salas para fumadores», adiantou.
Não conseguir cumprir as condicionantes da lei é apenas um dos factores que levou a quase totalidade dos proprietários a optarem por proibir a presença de cigarros nos seus estabelecimentos. No entanto, foi também tida em conta a protecção da saúde e do bem-estar, não só dos que frequentam, mas também dos que trabalham em restaurantes, cafés, bares ou outros, adiantou o responsável que desenvolveu acções de formação para proprietários e funcionários um pouco por todo o distrito de Coimbra sobre esta matéria.
Aliás, Sousa Martins acredita que dentro de muito pouco tempo a totalidade destes estabelecimentos passarão a ser “sem fumo”. E isto no que respeita restaurantes, cafés ou bares, mas também a unidades hoteleiras. «Há unidades hoteleiras internacionais, como o Íbis, por exemplo, que estão em processo de certificação e em que, neste momento, já é proibido fumar», continuou.
A perca de clientela não será, «definitivamente», a principal preocupação dos proprietários e da AIHSC ao cumprirem a nova Lei do Tabaco. «Não acredito que isso venha a acontecer. Acho que os fumadores vão aceitar perfeitamente as regras e não será muito difícil virem cá para fora fumar o seu cigarro», afirmou.

Lei “mais peremptória”

Aliás, das palavras de Sousa Martins fica a ideia de que esta nova lei não está a ser encarada pelo sector como um problema, uma vez que o que está em causa é um melhor ambiente e uma melhor saúde para todos. No entanto, não deixam de existir preocupações e críticas, nomeadamente para a «distorção do mercado» que provocam as regras que entrarão em vigor já no primeiro dia de 2008.
«A lei criou uma concorrência desleal entre estabelecimentos», afirmou Sousa Martins, criticando o facto de «o legislador ter permitido excepções» e, desta forma, deixado a possibilidade de os espaços comerciais com grandes áreas de reservarem espaços para fumadores, situação completamente impossível para pequenos estabelecimentos (que são a grande maioria, sublinhe-se).
«Não deveria ter havido excepções, a lei deveria ter sido mais peremptória, como acontece em Itália e Irlanda», sublinhou, mostrando-se crítico com o facto de ter sido atirada «a batata quente para os proprietários» na altura da decisão, especialmente num país em que, como sublinhou, a gastronomia, na sua maioria confeccionada e servida em pequenos estabelecimentos, «tem de ser protegida, uma vez que foi elevada à condição de património cultural nacional».
Com entrada em vigor já na próxima terça-feira, a Lei 37/2007, de 14 de Agosto, proíbe fumar em quase todos os recintos fechados, a não ser que sejam garantidas condições, designadamente a da ventilação directa para o exterior. Estudos independentes realizados em países que implementaram proibições ao consumo de tabaco mostram que, em média, os negócios se mantêm ao mesmo nível ou até melhoraram com a introdução destas medidas.
De sublinhar que, segundo um relatório recentemente divulgado, o Estado português gasta mais de 240 milhões de euros por ano a tratar doentes com problemas respiratórios atribuíveis ao tabaco. O documento do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias indica que os custos directos atribuíveis ao tabagismo nos doentes respiratórios em ambulatório são de 203 milhões de euros e de 40 milhões nos doentes internados.

Diário Coimbra
Porreiro, pá.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Muito bom! Aleluia que vou a um bar, café ou disco e saio sem cheirar ao fumo, e sobretudo sem por em causa a minha saúde!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

RuiSantos
Lendário
Lendário
Mensagens: 1296
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
Localização: Antanhol

Mensagem por RuiSantos »

Lino Escreveu:Muito bom! Aleluia que vou a um bar, café ou disco e saio sem cheirar ao fumo, e sobretudo sem por em causa a minha saúde!
Eram bom que assim fosse, já a partir do dia 1! O mais provável é a demorar algum tempo, espero que não muito, até não vermos mesmo ninguém a incomodar os não fumadores! O pior é que ainda vai demorar até esse dia, já que os fumadores ainda vão passar por um período de habituação, até se mentalizarem das novas regras, o que não vai ser fácil para os mais compulsivos e necessitados!

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Que bom :D:D:D

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

RuiSantos Escreveu: Eram bom que assim fosse, já a partir do dia 1! O mais provável é a demorar algum tempo, espero que não muito,
Mas a multa quer para o fumador, quer para o dono do estabelecimento até dói!!
O fumador vai pensar duas vezes antes de puxar o cigarro e o dono não deve ficar a olhar caso ele decida mesmo fumar...
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Responder