Adaptação do código a Bolonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Maria N.
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 03 outubro 2007 12:14

Mensagem por Maria N. »

[b]Colete proibido para as mulheres[/b]

O novo Código da Praxe não permite que as raparigas usem o colete quando envergarem o traje académico. Na última revisão do código, o uso desta peça passou a ser facultativo para as mulheres, porém, o Conselho de Veteranos achou agora que devia proibi-lo. “Chegámos à conclusão que a uniformização pretendida não estava a funcionar. Havia mulheres que o usavam e outras não. Por isso, decidimos proibir o seu uso”, esclareceu o dux veteranorum.


Acho esta medida de retirar o colete do traje feminino uma ideia completamente absurda. "Havia mulheres que o usavam e outras nao".
Sempre vi as mulheres com o colete no traje, posso mesmo afirmar que nunca vi nenhuma sem colete.
Ora, se o colete era, e ainda continua a ser, usado pela maioria nao percebo o porquê desta decisao.
Penso que a maior parte nao achou bem a retirada do colete.
Nao sei se ja olharam para alguma mulher trajada sem colete, mas, na minha opiniao, parecemos umas empregadas de mesa. O colete sempre foi uma peça essencial no traje feminino que nos dava outro aspecto.
Penso que deviamos agir contra isto. Penso que temos o direito de continuar a usar o colete. Eu pessoalmente vou continuar a usar, por forma de protesto e por gostar de usar. A minha opiniao pode ser mais uma entre tantas outras, mas espero fazer a diferença com esta mensagem e que o uso do colete continue.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Maria N. Escreveu:posso mesmo afirmar que nunca vi nenhuma sem colete
pessoalmente gosto mais de ver as mulheres com colete. mas com afirmações dessas realmente penso que devo morar noutra cidade.. pois já vi bastantes sem colete antes da falada proibição..

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Já vi bastantes sem colete, mas ainda ontem vi raparigas com colete... ou seja, a medida não tem adesão.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

duffy Escreveu: Mas como já alguém referiu, na noite costumam andar com praticamente tudo à mostra, seja com ou sem soutien..
E por algumas raparigas irem "com tudo à mostra" para a noite (e sem sutien, como referiste) usa-se isso como argumento? Estas generalizações são um pouco tristes, ainda por cima deste género.... chocava-te se te dissesse que não me ia sentir muito a vontade num desfile público, de dia, com pais a assistir e o meu sutien a notar-se todo se me molharem a camisa (que é o que costuma acontecer em todos os carros..)? (...nem á noite ando 'com tudo á mostra')

É do género, um homem faz nudismo no Verão, então porque é que não vai trabalhar nu também? Já que não tem problemas de fazer isso na praia.. Cada coisa no seu contexto, até porque para além de ser uma questão de respeito para connosco é uma questão de respeito para com os outros..

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Nunca usei colete e sinceramente nunca me senti constrangida por se notar ligeiramente o sutiã... Até porque apenas se nota as alças e onde é que o sutiã começa. Basta obtar por um sutiã branco e liso.

E não sou daquelas pessoas que gostam de mostrar...

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Leia estamos a falar no dia do cortejo, para o caso de se molhar a camisa.

Bem mas pronto, aquilo foi a minha opinião, claro que devem haver imensas raparigas que não pensam como eu..

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

carlacs Escreveu:E por algumas raparigas irem "com tudo à mostra" para a noite (e sem sutien, como referiste) usa-se isso como argumento? Estas generalizações são um pouco tristes, ainda por cima deste género.... chocava-te se te dissesse que não me ia sentir muito a vontade num desfile público, de dia, com pais a assistir e o meu sutien a notar-se todo se me molharem a camisa (que é o que costuma acontecer em todos os carros..)? (...nem á noite ando 'com tudo á mostra')

É do género, um homem faz nudismo no Verão, então porque é que não vai trabalhar nu também? Já que não tem problemas de fazer isso na praia.. Cada coisa no seu contexto, até porque para além de ser uma questão de respeito para connosco é uma questão de respeito para com os outros..
Eu posso ter levado as coisas a um extremo, mas tu foste muito mais longe, se queres comparar, talvez comparar o soutien ao bikini e os boxers aos calções de banho... acho que ninguém tinha falado em nudismo. Além disso não sei se viste a reportagem sobre a segurança do jogo benfica-sporting, estava a chover e a comissária da psp ia à frente dos adeptos do sporting com a camisa completamente encharcada e também se notava um pouco o soutien, no entanto ela não me pareceu muito preocupada.

Pronto se calhar sou eu que sou muito liberal, mas essa cena de ser ver o soutien é uma desculpa um bocado esquesita.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

ah, desculpa, pensei que fosse sempre que trajassem.:X

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

duffy Escreveu: Eu posso ter levado as coisas a um extremo, mas tu foste muito mais longe, se queres comparar, talvez comparar o soutien ao bikini e os boxers aos calções de banho... acho que ninguém tinha falado em nudismo.
Acho que não me fiz bem entender.. Imagina um homem que faz nudismo, um dia decide ir nu para o trabalho também.. Já que anda nu numa praia com gente, qual é o problema de ir nu para a empresa também?
Era para tentar mostrar que cada coisa tem o seu contexto.. tu dizias «mas vejo delas com praticamente tudo à mostra na noite (e algumas sem sutien), qual é o problema de se ver o sutien delas também no cortejo??»

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Lembrando do grelo à lapela q eu tinha duvidas, aqui vai:

viewtopic.php?t=1788
O Grelo é colocado na lapela da Batina no dia do cortejo da Queima das Fitas quando se é Puto. Não tem que ser o Padrinho a colocar, mas há quem prefira que seja, ou então outra pessoa especial. O grelo, que deve estar em forma de laço, é colocado do nosso lado esquerdo, normalmente com a ajuda de um alfinete. Dica: para não furarem o setim que reveste a lapela, coloquem o grelo um pouco mais acima, na parte da lapela que não tem setim. Nota: para os cursos de 4 anos, é-se Puto de Janeiro até à Queima do segundo ano. Para os cursos de 5 anos, é-se Puto durante o terceiro ano. Sendo assim, o grelo deve usar-se na lapela durante a SEGUNDA Queima (cursos de 4 anos), e durante a TERCEIRA Queima nos cursos de 5 anos.
Então estava correcta,pois a minha segunda queima, foi o ano passado.
Logo,este ano:
O grelo é colocado na pasta na cerimónia solene a "Imposição de Insígnias", na manhã do dia da "Latada". Onde? Na Via Latina (não a Discoteca!!!). Ou seja, no Pátio da Universidade, junto à Faculdade de Direito. Quando vem a Queima, deve-se queimar a ponta do grelo no "caldeirão"! E depois, soltam-se as fitas! (outro tópico)
Isto era a minha duvida,saber se eu estava certa ou não. Saber se estava certa,relativamente ao ano passado,pois ano passado ainda era curso de 4 anos. Com bolonha,pelo que entendi,sou candeeiro grelado.

Estou certa ou estou errada?
Love hurts

littlelifes
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sábado, 06 outubro 2007 5:21

e ainda sobre o colete

Mensagem por littlelifes »

Antes de mais sou rapariga.

Acho as discussoes sobre se sem colete fica bem ou mal um pouco idiotas. Acho que a capa e batina nunca foi para ficar "toda gira" a sua criação sempre foi para a uniformização dos estudantes e com o colete facultativo, a coisa não estava uniformizada: Umas usavam, outras nao. Logo havia que tomar uma decisao, ou se tirava ou se obrigava. Sendo que o colete feminino so leva 6 anos na capa e batina de coimbra e mesmo assim como facultativo (Codigo de 2001) era um bocado obvio pa que lado e que o pendulo devia cair. É que o problema e que a palavra e a PRAXE nao foi passada de boca em boca. Mas sem ir muito longe. A madrinha da minha madrinha, nem sequer tinha colete, pela simples razao que ela entrou em 2000 e nao havia colete nessa altura. O problema e que as meninas que so ca andam a 2 ou 3 anos, acham que sempre houve colete, mas a realidade é bem diferente. E se depois de 2001 quase todas nos temos colete (usemo-lo ou n) nao tem nada a ver com a praxe, tem a ver com a forma como a Toga nos comeu a cabeça de como o colete ate ia passar a obrigatório (a mim disseram-me isso) e foi uma optima desculpa para em 2002 terem subido o preço da capa e batina em 30 ou 40 euros, so por causa do colete, quando ele sozinho acho que nem sequer custa isso. E nem te faziam desconto no "pack" se nao o quiseres levar.
Para alem da minha opiniao sobre o que fica melhor, nem que seja so por causa da forma como a toga ganha dinheiro a nossa custa, e nem que seja so pa contraria-los assino por baixo desta medida .

Para quem anda ca a menos tempo que eu: No meu tempo a toga era uma loja pequenina na sa da bandeira. Não a megastore que se ve agora. Eramos atendidos com carinho, e pessoa a pessoa. Já nao vejo isso agora na nova loja infelizmente. E mesmo a roupa tinha mais qualidade. O meu casaco e a minha saia têm 6 anos de uso mais ou menos intensivo. E parecem novos. Apenas o forro da saia ja deu o que tinha a dar. Banhos e mais banhos de cerveja e nem uma nodoa. Nos do pessoal com menos 2 matriculas que eu, mesmo com menos uso, e de "tecido superior" como o meu ja se nota a degradaçao.

É uma pena.
Eu nao sou novata, sou veterana!! hehe

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

va la algeum que consegue ver melhor as coisas como elas sao....

saragalina
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: quinta-feira, 03 maio 2007 13:16

Mensagem por saragalina »

Boa tarde não sei se vem muito a calhar mas gostava que alguem me esclarecesse uma questão!Eu venho de universidade de Lisboa onde estive matriculada por 3 vezes!Agora matriculei-me na universidade de coimbra!Gostaria de saber quando e q eu poderei trajar!obrigado a quem me esclareça

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

saragalina Escreveu:Boa tarde não sei se vem muito a calhar mas gostava que alguem me esclarecesse uma questão!Eu venho de universidade de Lisboa onde estive matriculada por 3 vezes!Agora matriculei-me na universidade de coimbra!Gostaria de saber quando e q eu poderei trajar!obrigado a quem me esclareça
Antes da queima não podes.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

duffy Escreveu:Antes da queima não podes.
não havia uma regra que caloiros estrangeiros era só até dezembro?.. não podiam praxar mas a partir de dezembro podiam trajar.. (?)

Responder