Adaptação do código a Bolonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Bitor
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 28 setembro 2007 13:05

Mensagem por Bitor »

Eu gostava de lançar umas questões:

Se o código foi revisto e as pessoas foram chamadas (Info passou na Latada e na Queima nos recintos) a participar porque é que ninguém disse nada?

Onde estavam as tão zelosas defensoras de uma peça de vestuário que só desde 2001 era Facultativo?

Quem obrigou quem a comparar o Colete? As lojas? Porque é que foram levados na conversa? O ideal é ir reclamar à TOGA os 30 euros pois eles é que tornaram em Obrigatório o que era Facultativo!

Não se esqueçam que os opositores ao colete, nos quais me encontro tiveram que esperar 6 anos para repor a tradição no uso da Capa e Batina, e sim ser mais rigoroso o seu uso, mais uniforme. Acham que o abaixo assinado (qd foi dada hipótese de ser ouvida à Academia vais fazer algo)

Mais queiram, averiguar de qual foi o ponto da revisão que foi aprovado por unanimidade e aclamação.

Já agora não dizem nada sobre as raparigas poderem ser rapadas na integra à semelhança dos seus colegas? Acho talvez este assunto mais polémico, ou não?

Respeitem o Uso da Capa e Batina, e sintam-se orgulhosos da nossa academia.

SF
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: sexta-feira, 28 setembro 2007 13:22

Mensagem por SF »

Concordo plenamente!

Este assunto está a tornar-se ridículo, como se o uso de Capa e Batina fosse agora uma questão de moda. :?

Acho bem que se tenha chegado ao consenso de que não devia ser facultativo. Ou usam todas ou ninguém usa.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

“O Código está em vigor e é para cumprir”

Na apresentação do Novo Código da Praxe, o Dux Veteranorum esclareceu ambiguidades, justificou opções e mostrou-se satisfeito com o resultado final.

O Novo Código da Praxe foi apresentado hoje, 26, no mini-auditório da Associação Académica de Coimbra (AAC) pelo Conselho de Veteranos. Com a apresentação do novo texto, João Luís Jesus afirmou que “já não há desculpas para o seu desconhecimento”.

O aparecimento do código não está relacionado com um trabalho de actualização ou evolução, mas sim ligado ao Processo de Bolonha. “O ensino superior mudou e a praxe teve que se adaptar” declarou o Dux.


A nova hierarquia

Durante a sessão foram apresentados os novos graus de candeeiro, título do século XIX; bacharel, “a ironizar um título esquecido pela universidade”; bolonhez, “numa sátira ao Processo de Bolonha; e marquez, em homenagem ao Marquês de Pombal, “o grande reestruturador da Universidade de Coimbra”.


A proibição do colete

Quanto à indumentária, João Luís referiu-se à proibição do colete, lembrando que, no anterior código, “o uso era facultativo” e, depois, referindo o papel da “pressão comercial das lojas”. O Dux Veteranorum alertou ainda para o facto de “o colete ser uma forma de vestir tipicamente masculina”. Optou-se pela “uniformização”e “não há qualquer tolerância” para o uso da peça.


Um novo calendário

Os efeitos práticos do Novo Código da Praxe são a criação de um quarto período de praxe, que vai desde o Cortejo da Queima das Fitas até à Bênção das Pastas e a antecipação do cortejo para o domingo, o que na opinião do Dux pode “aproximar os estudantes das famílias”. No seio da comunidade estudantil “inicialmente foi um choque”, revela.

Quanto aos restantes eventos, como a Garraiada, o Baile de Gala, a Venda da Pasta está a haver uma análise “para que não esteja em causa a usufruição do estudante”.


Balanço final

A discussão do documento começou em Outubro de 2006 e prolongou-se por dez meses. O Conselho esteve aberto a sugestões, mas, segundo João Luís Jesus, houve muito poucas. No processo estiveram envolvidas cerca de nove pessoas e ficaram duas garantias: “o código está em vigor e é para cumprir” e “a estrutura que identifica a praxe de Coimbra está inalterada”. O resto é “uma questão de hábito”.

No final o Dux Veteranorum mostrou-se “muito satisfeito, dadas as opções e os problemas que surgiram”.

Fonte: acabra.net
Só é pena o Dux não ser tão rigoroso com cumprir o luto académico. Quem diz que o "código está em vigor e é para cumprir" e depois vem com "a praxe não fica suspensa durante o luto académico"... ou não sabe o próprio código que ajudou a redigir (volto a relembrar a alínea f do artigo 6) ou acha que o código está em vigor, mas não é para cumprir. Qualquer uma das opções é má. Afinal, tal como o próprio diz, "já não há desculpas para o seu desconhecimento".

Quanto à questão do colete e vestuário, ainda estou para tentar perceber porque é que continuam a insistir tanto nisto. Se estavam insatisfeitos com nem toda a gente usar, tornavam obrigatório. Proibir parece-me ridículo. Aliás, toda esta "mania" de andar agora a reformular o vestuário feminino (porque não foi só o colete que foi mudado) parece-me ridícula. Completando ainda mais a minha opinião, o novo código parece-me ridículo (principalmente muitos dos termos introduzidos). É certo que a adaptação a Bolonha requeria mudanças, mas tenho a certeza que não seria necessário fazer uma reformulação tão drástica e certamente poderia ter sido feito algo mais consensual. Tanta coisa útil com que se podiam preocupar e perderam tempo a arranjar nomes péssimos e a mudar para pior o vestuário das raparigas... :?

Sobre a questão de rapar também o cabelo das raparigas, não sou nem a favor nem contra... pois acho que essa é uma sanção que já devia ter sido abolida há muito. É uma idiotice pegada, que cada vez faz menos sentido... os caloiros também têm direito a divertir-se à noite. Esse é o género de coisas que deviam proibir. Agora, proibir coletes...? Isso é para rir.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Epa... eu por acaso até concordo em pleno com o pedro.

Uma coisa que me entristece... o termo 'caloiro' deixar de ser usado... epa... má onda mesmo. Tanto património cultural que faz referencia a esse termo e agora corta-se assim com ele? Não é por nada, mas acho que vai descaracterizar a cidade.

Quanto ao uso de colete ainda nao percebi... os rapazes tambem não vão poder usar? Não vejo grande sentido nisso.

Mas pare ser franco, apesar de tudo dou crédito ao conselho de veteranos que até tenho em boa conta. Pelo que via quando estudava pareciam-me relativamente moderados.

Eu não sabia que a praxe tinha sido praticada nesta situação de luto, mas se foi acho muito mau mesmo. Se ainda fosse estudante não estou a ver qual a minha disposição e a dos caloiros para andar em praxes após um acontecimento trágico como aquele que envolveu dois colegas nossos.

A praxe é uma tradição com contornos de brincadeira, não percebo a obcessão de algum pessoal em torna-la uma coisa sagrada. Se há alturas em que deve ser levada a serio é por exemplo uma situação de luto.

Mas enfim, já lá vai o tempo em que os estudantes tinham um perfil mais intelectual e com preocupações sociais sempre presentes e em que intervinham na sociedade de forma activa em defesa de causas nobres. Mas isto a culpa não é dos estudantes, nem do conselho de veteranos... A universidade ( reitoria ), o ministério do ensino, e os sucessivos governos que temos é que insistem em cultivar valores como facilitismo, estupidez, consumo exacerbado, imediatismo, egoismo, etc.


Epa... a rapadela... essa é uma questão muito polémica e que dá muito que falar. O problema é que as trupes são formadas por uma cambada de tansos que não tem mais nada que fazer então vão para as portas dos bares noturnos colher caloiros e aramrem-se em carapaus de corrida por serem muitos. Ainda estou para ver a primeira trupe na sé velha ou na conhchada. Para aí não vão... têm medinho. Grandes cagões.
A rapadela por um lado é uma coisa pouco civilizada, mas por outro lado o pessoal faz daquilo uma grande coisa. Tipo.. para o pessoal de cabelo curto faz assim tanta diferença? Eu acho que devia ser tipo... só se poder cortar tipo dois dedos de cabelo. Assim era uma coisa simbolica e a tradição que até pode ser engraçada mantinha-se.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

pedrotuga Escreveu:Eu não sabia que a praxe tinha sido praticada nesta situação de luto, mas se foi acho muito mau mesmo. Se ainda fosse estudante não estou a ver qual a minha disposição e a dos caloiros para andar em praxes após um acontecimento trágico como aquele que envolveu dois colegas nossos.

A praxe é uma tradição com contornos de brincadeira, não percebo a obcessão de algum pessoal em torna-la uma coisa sagrada. Se há alturas em que deve ser levada a serio é por exemplo uma situação de luto.
Nesta situação, aquilo que foi pior (e continuo a "bater" nesta tecla porque não compreendeu como algo assim pode acontecer) foi o próprio Dux dizer que luto académico não implica suspensão da praxe. Que haja uma ou outra pessoa menos entendida no código e cometa o erro de praxar neste período é algo que pode acontecer... mas nada que um aviso não resolva. Alternativamente, podem-se aplicar as respectivas sanções para quem insista nesse comportamento. Mas que sanções é que se aplicam a um Dux que desconhece ou código ou, caso o conheça, diz aos estudantes que podem infringi-lo livremente? Se fosse uma questão de pormenor, até passava... mas em algo tão importante como o luto académico? Tal como já disse noutro tópico, o luto académico não é uma brincadeira que se decreta sem mais nem menos... tem regras importantes, que devem ser cumpridas para demonstrar o respeito e pesar que este período implica. Ter o Dux a decretar este período mas depois a afirmar que essas regras não existem (quando estão explícitas no código) é desprezar por completo o que é o luto académico - e, de outro ponto de vista, desprezar também a situação que o motivou. Se era para ficar tudo na mesma, não decretavam o luto.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Pedia aos 2 novos membros que me explicassem a razao do casaco ter de ser cintado e a saia macho se tal coisa nunca foi regulamentado em codigo algum? É que nao se pode dizer que tenha sido uma novidade de 2001 como no caso do colete.

Concordo em integral com o que o Pedro disse. Essa do luto académico chocou-me bastante e fiquei mesmo a pensar "bem, em coimbra tudo é possivel"

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Passou no telejornal da SIC uma reportagem sobre a proibição do uso de colete em Coimbra.. Tudo mt bem, não tivessem ido eles entrevistar alunas da ESEC.. :roll:

e elas respondiam como se tivesse tudo a ver com elas.. que falta de informação..

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Eu também vi....

Avatar do Utilizador
the_celtic
Regular
Regular
Mensagens: 163
Registado: sábado, 22 janeiro 2005 22:52

Mensagem por the_celtic »

Lá por a reportagem ter sido feita em frente á ESEC e também no Polo1 nada te diz que elas eram da ESEC, podiam ser da UC e andavam a passear pelo dolce vita ou assim.

O que faltou dizer na reportagem e parece que muita gente não sabe é que essa proibição do colete é apenas para as estudantes da UC, em todas as outras instituições essa regra não está em vigor (salvo indicação por novo código de praxe) por terem códigos de praxe especificos de sitio para sitio.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

the_celtic Escreveu:Lá por a reportagem ter sido feita em frente á ESEC e também no Polo1 nada te diz que elas eram da ESEC, podiam ser da UC e andavam a passear pelo dolce vita ou assim.
pois.. e entraram na ESEC para quê?..

Avatar do Utilizador
ladymorgaine
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 13:07

Mensagem por ladymorgaine »

Ó amigo desculpa lá mas la por seres machista e parado no tempo isso nao quer dizer que todos os sejam.
Queres respeitar a tradiçao? Oh amigo! Entao deixa de usar colete porque os rapazes antigamente tambem nao usavam! Ah temos pena!

E ja agora, desde quando e que repuseram a tradiçao da capa e batina? que nem sequer é batina para nos, mas sim CASACO! Entre 2001 e os dias actuais, as raparigas continuaram a usar! A tradiçao continuou a ser cumprida amigo! Alias tao cumprida como a vossa, que passam a vida de colete e calças sem batina vestida! Que medida mais estupida mas aí esta, é o que acontece quando deixamos meia duzia de gajos que andam ha 20 anos para acabar um curso (porque sera?) a mandar numa academia inteira! Depois nao admira que o país esteja decadente! Acabam todos em politicos!

Mais, acredita que eu tinha reclamado se tivesse sabido de alguma coisa! Andaram na Latada e na Queima? So se foi nos copos porque a falar disso nao foi de certeza absoluta. E falar com o cao do vizinho nao conta. E atençao! Toda a gente se anda a queixar disto portanto, a divulgaçao foi tanta, que ninguem sabia.
O abaixo nao vai levar nenhum? Pior pra voces! E para as pessoas verem que voces dao tanta importancia aos interesses dos estudantes que cagam de alto quando eles vos querem dizer o que preferem!

E tal como ja referi, pelo que sei, nesse concelho maxista e ditador, nao ha raparigas e uma ou duas nao conta (se é que as há) porque como sabemos, pelas regras de votaçao, se forem so as 2 a votar a favor, nao vao a lado nenhuma. Portanto nao me venhas com tretas. Se proibem o uso de um colete que alem de objecto util e tambem importante para a estetica do traje que sem colete fica medonho, o minimo que podiam fazer era saber e RESPEITAR a opiniao feminina coisa que nao fizeram, senhor oponente que se esta bem a lixar para os interesses dos outros.

E ja agora, eu nunca raparia uma caloira. Ha regras que sao simplesmente estupidas portanto e, como sao tao estupidas que qualquer pessoas com uma inteligencia minima consegue perceber isso, simplesmente é preferivel ignorar: caso dessa por exemplo e da do colete!


E ja agora, o Pedro tem toda a razao. Os nomes sao ridiculos. Deviam preocupar-se com coisas bastante mais uteis do que coletes e nomes... mas nao fazem mais nada na vida e têm de se ocupar com alguma coisa nao e? Entao porque é que nao se auto-obrigam a usar um narizinho de palhaço para fazer par com as caloiras de cabelo rapado?
Eu vou continuar a USAR COLETE. Ninguem bate os meus argumentos!

HintrY
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

the_celtic Escreveu:Lá por a reportagem ter sido feita em frente á ESEC e também no Polo1 nada te diz que elas eram da ESEC, podiam ser da UC e andavam a passear pelo dolce vita ou assim.

O que faltou dizer na reportagem e parece que muita gente não sabe é que essa proibição do colete é apenas para as estudantes da UC, em todas as outras instituições essa regra não está em vigor (salvo indicação por novo código de praxe) por terem códigos de praxe especificos de sitio para sitio.
Uma colega minha que estuda na ARCA, foi a uma reunião sobre a adaptação doo código lá e o que se processa é o seguinte, uma vez que a Capa e Batina que usam é igual à da UC há como que um contrato para com a nossa Academia o que leva a que eticamente sigam com as alterações ocorridas para os estudantes da UC. Isto nao significa que não tenham o código deles, até têm bastantes coisas difetentes. mas neste aspecto é uma questão de respeito pelo uso de uma Capa e Batina que não é originalmente deles.

HintrY
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

Já agora em relação à questão de que nao nos manifestamos qdo pediam opiniões sobre o novo código. Há aqui um aspecto que é o factor surpresa. qdo me falavam em Adaptação do Código a Bolonha nunca mas nunca pensei na possibilidade da proibição do colete. Não faz qq sentido, pq nem sequer está relacionada com o Processo de Bolonha. aquilo que estaría em causa sería a hierarquia... Em relação a esta tb, tanto tempo a alterá-la e eu acho que ela apresenta bastantes lacunas. é que aquela hierarquia não faz sentido em Mestrados integrados, como é o meu caso. Não sei o que sou. Nao sei qdo ponho insignias. Enfim...

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Epá desculpem-me mas parece-me que vocês andam mais numa de bota-abaixismo que de crítica construtiva. :P Uma coisa é não concordar e têm todo o direito a isso, outra coisa é só criticar quando houve bastante tempo para participar e não o ter feito. Deixemos de ser Velhos do Restelo. A mudança nem sempre é pacífica e nem sempre é consensual, também não concordo com muita coisa (alguns dos graus por exemplo), mas não é por isso que estou aqui todo indignado quase que a insultar quem participou na elaboração do novo Código (eu não participei).

As coisas tiveram o seu tempo de discussão aberta a todos, vários meses, e sabia-se que estava a ser discutida abertamente. Isto faz-me lembrar a situação da ponte em Vila Franca, que só depois de estar totalmente construída é que começaram as queixas que havia barcos que não passavam por debaixo da ponte.
Toda a gente se anda a queixar disto portanto, a divulgaçao foi tanta, que ninguem sabia.
Deve ser também por isso que a maioria das pessoas chega atrasada aos compromissos... não sabia a hora, ou então a entrega atrasada da declaração do IRS ou IRC, não sabiam os prazos. :P Uma grande parte das pessoas é que não liga a quase nada a não ser ao seu umbigo e só quando as coisas caem no seu umbigo é que se queixam.

Quanto ao colete das raparigas, acho que já foi amplamente discutido e não sei para quê tanta coisa. Pessoalmente acho que não devem usar. O colete é uma peça de vestuário mais masculina que feminina (apesar de haver mulheres que usam no dia a dia, nada contra, estão no seu direito), se possivelmente os homens do início do século XX ou mesmo antes não usavam colete, já este era normal nos homens da época, desde o trabalhador rural ao homem citadino, tendo a meu ver sido criado um compromisso entre isso mesmo e a Capa e Batina.
o minimo que podiam fazer era saber e RESPEITAR a opiniao feminina coisa que nao fizeram
A opinião feminina ou a tua e das pessoas que querem colete nas raparigas? É que há certamente raparigas para quem o colete não faz sentido quer a nível de tradição quer a nível estético (pessoalmente acho que uma rapariga com colete fica pouco feminina, mas isso é apenas a minha opinião, há gostos para tudo e gostos não se discutem, já o resto sim)

Para os fundamentalistas da tradição, se calhar devíamos era andar com meias puxadas para cima e de corsários, para os laxistas, se calhar as mulheres deviam era andar de calças que isso das saias é demasiado machista e redutor da liberdade da mulher como ser igual em direitos e deveres ao homem, isso e soutiens, queimem os vossos soutiens! :twisted: Temos que encontrar um compromisso entre tradição e modernidade, aquele foi o encontrado por quem participou e contribuiu para a elaboração dos últimos Códigos da Praxe.


Quanto a rapanços, simbólicas e afins, estes só ocorrem quando não se respeitam os horários, o que para mim nem é preocupante, aliás é um bom incentivo a ficar em casa a estudar ao invés de ir perder noites :P
Acho que esta é a parte da Praxe que mais se preocupa com o futuro dos caloiros (e restantes degraus hierárquicos) e incentiva (obriga?), de certa forma, à responsabilidade (e quando conhecemos a razão de existência das trupes, melhor entendemos esta parte da Praxe). Não querendo com isto dizer que quando o caloiro se recusa a ser rapado que se deva obrigá-lo, isso seria uma violação dos seus direitos como cidadão, por outro lado também não deve continuar na Praxe (afinal todos os clubes/associações/grupos têm as suas regras, para o melhor e para o 'pior' e quem não se quer reger por elas, não pode continuar nesse grupo).



Reparem que muito provavelmente daqui a 10 anos ninguém vai por em causa os novos nomes dos graus, nem o facto das raparigas não usarem coletes, mesmo sabendo como era a Praxe dantes. Há que ter algum distanciamento histórico para se conseguir analisar sem preconceito nem ideias pre-concebidas acerca do assunto um determinado acontecimento (tendo sempre em conta o contexto deste).

Avatar do Utilizador
ladymorgaine
Estreante
Estreante
Mensagens: 18
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 13:07

Mensagem por ladymorgaine »

Sem ler o teu comentario todo, sim porque ja nao podia com tanto disparate.
Nao nao sao as minhas amigas. Faz uma sondagem. A maior parte das raparigas prefere obviamente colete! Eu ja tive pessoas que nao conheço de lado nenhum e de outras faculdades a virem ter comigo porque ja ouviram falar nas assinaturas que andam na feuc e me veem pedir informaçoes porque tabem querem assinar. Se nao queres ver isto, e porque es cego!

E nao me venhas dizer que so olho para o meu umbigo, cambada de egoistas que para ai andam. Tu querias ter metade do altruísmo que eu tenho amigo. La porque estou a defender a opiniao da MAIORIA sou egoista? Passou-se ...
E mais! Ninguem soube nao! Porque isso nao passa ca para fora. Vai à minha faculdade e pergunta quantas pessoas sabiam! Vais ficar admirado! Nao te ponhas a tentar desculpar uma atitude que nao tem desculpa!


E claro que para ti fica melhor sem colete: e menos roupa para tirar e tens uma camisa transparente certo? Que bom para ti! T achas que uma camisa de homem larga que nems equer e cintada fica mais feminina que um colete justinho e cintado? Poupa-me! E nao me venhas ca falar de historia porque as mulheres ja usam colete ha muito tempo entao este ano, como podes ver em qualquer montra, coletes para mulher nao faltam!

Isto e ridiculo. Estar a convencer as pessoas que o ceu é azul é a coisa mais estupida do mundo. Machistas pah
Eu vou continuar a USAR COLETE. Ninguem bate os meus argumentos!

Responder