Exames insólitos

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Pedro Escreveu: Ou seja, é uma faculdade em que o professor faz o que quer, sem se preocupar com consequências,


Se tens lido o que tenho escrito, reparaste certamente que eu sempre coloquei a ressalva do género "tendo em conta que o professor, pelo que foi aqui escrito, até parece ser um tipo às direitas...."

E pelo que li, já disse e repito, não me parece que este seja o caso em que o professor faz o que quer sem se preocupar minimamente com as coisas.
Pedro Escreveu: e em que os alunos não podem protestar as suas decisões.


O que os alunos não podem é preocupar-se constantemente em protestar decisões dos professores ou segurar-se em questões mínimas para tentaram passar à cadeira. O papel principal do aluno é estudar.
Se a matéria estivesse bem estudada, tanto fazia que os critérios fossem do tipo A, B ou C.
Pedro Escreveu: A partir do momento em que decide alterar os critérios, os novos critérios são para todos os alunos. Ponto final.
Pois eu também já referi que isso não foi uma decisão muito acertada. Foi um erro que o professor cometeu, penso que inadvertidamente. Agora, tu não dás margem de manobra ao prof. Dizes logo que ele é isto, aquilo e aqueloutro. Dá-me ideia, que se tivesses poderes, mandavas aquela faculdade abaixo com professores e tudo lá dentro. Suponho, se calhar mal - não sei, que há aí qualquer coisa que te revolta contra aquela faculdade.

Os alunos não podem agarrar-se com unhas e dentes a esse erro para tentarem fazer a cadeira à "papo-seco". Isso é nas universidades não decentes, que acontece. Também gostava de ver os alunos do 1º exame a reclamarem por não terem tido oportunidade de fazer a oral...
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Dracula
Experiente
Experiente
Mensagens: 273
Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Localização: Entre a cadeira e o teclado

Mensagem por Dracula »

Chong Li Escreveu:
Pois eu também já referi que isso não foi uma decisão muito acertada. Foi um erro que o professor cometeu, penso que inadvertidamente. Agora, tu não dás margem de manobra ao prof. Dizes logo que ele é isto, aquilo e aqueloutro. Dá-me ideia, que se tivesses poderes, mandavas aquela faculdade abaixo com professores e tudo lá dentro. Suponho, se calhar mal - não sei, que há aí qualquer coisa que te revolta contra aquela faculdade.
Só agora é que percebeste isso? :lol: :lol: Deve ser uma espinha daquelas bem grandes e que ainda anda muito atravessada :lol:

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Pedro Escreveu: Este caso é diferente... a disparidade não foi incluída no exame, mas nos critérios de correcção, que se devem manter idênticos
Todos os posts que escrevi foi do ponto de vista moral, do ponto de vista legal acho que o docente está no seu direito de decidir o que achar mais justo. Se fossem critérios diferentes no mesmo exame, sim seria gravíssimo, agora em épocas diferentes...Essa decisão só cabe ao docente decidir.

Entendo o teu ponto de vista Pedro, mas "corrupção", "avançar para o Conselho Pedagógico"? No entanto SilentNoise se te sentes mesmo injustiçado e revoltado, não fiques a remoer nisso e faz o que achares melhor..

Pronto e por mim já chega de posts sobre AC! :)

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

A partir do momento em que decide alterar os critérios, os novos critérios são para todos os alunos.
Eu também não sei como é a questão dos critérios entre épocas de exames, nem se um professor pode mudar os critérios à posteriori em apenas uma das épocas partindo principio que essa mudança favorece os alunos (e favorece... não houve aqui uma mudança para desfavorecer, o que existiu foi um favorecimento no exame normal e um voltar ao esquema no de recurso).

De qualquer das formas como já se disse que façam queixa, o professor é repreendido caso as suas acções tenham violado alguma directriz da faculdade (mudança de critérios a meio das epocas de exames) e chumbam mais uns.


Eu que nem tenho nada que ver, também encerro por aqui a minha argumentação. :wink:
Última edição por Corsario-Negro em terça-feira, 25 julho 2006 16:34, editado 1 vez no total.
Imagem

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

Eu já moí demasiado a cabeça por causa desta cadeira. Este ano foi assim, para o ano será melhor. É com pena que vejo 7 valores serem assim desperdiçados e um semestre de trabalho intenso, não só nas práticas mas também em casa para entender a matéria. Não tive sorte com a escolha de exames, não tive sorte no exame de recurso e não tive sorte na oral. Paciência. Espero é que não volte a haver situações destas no futuro.
Não vou recorrer ao Conselho Pedagógico porque acredito que tenha sido um facto pontual. Injusto, mas pontual.
Hear this noisy silence...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

SilentNoise Escreveu:Eu já moí demasiado a cabeça por causa desta cadeira. Este ano foi assim, para o ano será melhor. É com pena que vejo 7 valores serem assim desperdiçados e um semestre de trabalho intenso, não só nas práticas mas também em casa para entender a matéria. Não tive sorte com a escolha de exames, não tive sorte no exame de recurso e não tive sorte na oral. Paciência. Espero é que não volte a haver situações destas no futuro.
Não vou recorrer ao Conselho Pedagógico porque acredito que tenha sido um facto pontual. Injusto, mas pontual.
Ao tomar essa decisão, estás a contribuír para que voltem a acontecer situações destas no futuro. Eu também me fico por aqui nesta discussão, porque já deu para ver os pontos de vista de todos, mas acrescento que acho que fazes mal ao não exigir que sejas tratado da mesma forma que foram os teus colegas. Tens esse direito, porque estás a ser prejudicado em relação aos outros alunos. Sempre que passei por situações em que considerei ter sido prejudicado (e acredita que não foram poucas, que aquele departamento é rico nisso devido a este espírito de "deixa andar"), protestei directamente com os professores ou, quando optavam por me ignorar, para as entidades que os governam. E olha que pode dar trabalho, mas quando temos razão e justificamos adequadamente a nossa posição, eles não têm outra hipótese a não ser voltar atrás. O que é preciso é fazermos valer os nossos direitos... e tu tens direito a ser avaliado da mesma forma que os teus colegas na mesma situação. Não podem é deixar os professores fazerem o que querem, que infelizmente eles estão habituados a isso e situações destas vão-se repetindo.

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Corsario-Negro Escreveu: façam queixa, o professor é repreendido caso as suas acções tenham violado alguma directriz da faculdade (mudança de critérios a meio das epocas de exames) e chumbam mais uns.
Exacto. Ele não seguiu as regras que tinha anunciado aos alunos foi no exame Normal, por isso se for feita justiça é com os alunos do exame Normal. É o que tenho andado a dizer, com o exame de Recurso correu tudo normalmente, no Normal é que se fugiu as regras.. E em vez de passarem os alunos que passaram no Normal, passariam apenas 4. E eu não preciso de ver um chumbo em massa para me sentir melhor.. Mas pronto, estas discussões ja começam a irritar, enough for me.

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

Cá vou eu dar a minha opinião.

Não concordo com a dualidade de critérios entre os exames, é absurdo que um aluno que erra 10 perguntas e acerte 9 no exame normal passe e no de recurso chumbe.

No exame normal tive menos tempo para estudar, completamente de acordo mas nas outras cadeiras todas também estudaram menos porque foram à primeira fase, mas cúmulo dos cúmulos os critérios de avaliação são iguais :shock:

No exame normal os alunos foram ás cegas não sabiam como ia ser o exame, desculpem lá um aluno que sabe a matéria sabe a matéria sempre não é por ser um exame só de escolha múltipla ou de desenvolvimento que passa a saber mais ou menos. :roll:

Eu se fosse ao exame normal mesmo sabendo que seria a descontar poderia arriscar numa ou duas perguntas em euro-milhões, se a coisa desse para o torto sempre tinha a época de recurso, quem utilizou este sistema sai altamente benefeciado conseguindo ter notas que não espelham em nada o seu conhecimento.

O professor avisou que no exame de recurso ia ser mesmo a descontar, que eu saiba no de época normal também avisou :roll:

Não, não tenho a cadeira feita, devido a problemas de saúde faltei a muitas aulas e perdi o fio á meada e perdi o comboio (nem aos exames fui). Concordo com todos aqueles que dizem que o professor é uma pessoa empenhada em que os alunos aprendam, em tornar as aulas cativantes. Esta situação toda não é só culpa do professor que do meu ponto de vista sofre as consequências de a sua cadeira ser a cadeira piloto para bolonha. Mas o facto é que na maioria dos casos é mais meritório um 12 na fase de recurso do que um 14 na fase normal.

Cumps

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

andre_aac_12 Escreveu:(...) é absurdo que um aluno que erra 10 perguntas e acerte 9 no exame normal passe e no de recurso chumbe.
Não sei porquê!!! As perguntas não têm que ter todas a mesma cotação!!! É perfeitamente possível num acertar a 9 perguntas num exame e passar e, noutro, não. Depende da cotação das perguntas que o aluno acertou/errou!!!

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

banjix Escreveu:
andre_aac_12 Escreveu:(...) é absurdo que um aluno que erra 10 perguntas e acerte 9 no exame normal passe e no de recurso chumbe.
Não sei porquê!!! As perguntas não têm que ter todas a mesma cotação!!! É perfeitamente possível num acertar a 9 perguntas num exame e passar e, noutro, não. Depende da cotação das perguntas que o aluno acertou/errou!!!
Como já disse não fui ao exame, mas tenho quase a certeza que as perguntas valiam o mesmo. Mas para responder a essa questão mesmo que um aluno erre as mesma 10 perguntas e acerte as mesmas 9 perguntas num dos exames passava (fase normal) no outro chumbava (recurso).

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Acho que não estou a perceber... O enunciado era o mesmo?

andre_aac_12
Regular
Regular
Mensagens: 165
Registado: segunda-feira, 15 novembro 2004 20:48

Mensagem por andre_aac_12 »

banjix Escreveu:Acho que não estou a perceber... O enunciado era o mesmo?
não não era o mesmo, mas imaginando que era :wink:
e já me estive a informar e as perguntas valiam todas o mesmo ou seja não havia diferença entre quais acertavas e erravas so interessava mesmo o número de certas e erradas...

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E orais que duram horas a fio, um dia inteiro?? Tive uma no primeiro ano a Comunicação com a Imagem. O prof era chanfrado e tive colegas a que aconteceu isso. Tive lá umas horas e tive 10, nada mau. Tinha colegas a chorar, fogo. :?
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Vixtu
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29
Localização: Sesimbra

Mensagem por Vixtu »

Tenho um outro caso que penso também se inserir nesta categoria de 'exames insólitos'.

No meu curso há certas cadeiras (várias até) que se prolongam ao longo dos anos como I, II e III. Em geral, os professores são os mesmos ao longos dos vários anos para essas cadeiras anuais, o que já de si acho que é muito incorrecto, pois pode acarretar situações de benefício ou prejudicar outros noutros casos. Se o professor da cadeira 'A' I gostar logo no primeiro ano de determinada pessoa, na cadeira 'A' II esse aluno mesmo que baixe a sua prestação bastante poderá usufruir de alguma... condescendência... o mesmo é válido para o caso do professor nao gostar do aluno. Mas esta é outra questão.

O motivo por que escrevo aqui é outro: numa dessas cadeiras, é costume sair matéria de anos anteriores e do ano actual no exame final, logo se estamos a fazer a cadeira 'A' II, deveremos contar com matéria da 'A' I e II.
Este ano, na época normal, fui fazer essa cadeira que para mim vai no nível II (4º ano). Estudei a matéria dos dois anos e lá fui a exame. Não tive nada a apontar contra esse exame, mas colegas da minha turma foram fazer essa mesma cadeira na 2ª chamada (eu tinha ido à 1ª) e, acreditem ou não, a matéria que lhes saiu foi matéria do nível I, nível II e... nível III!!!
Ao que parece, sairam-lhes questões exactamente iguais ao exame da 1ª chamada dos alunos que estavam a fazer a cadeira no nível III (5º ano)... claro que foi uma razia e chumbaram mais de metade dos poucos q tinham ido a essa chamada.

Mas isto não fica por aqui... Na época de recurso, quem chumbou voltou a ir lá fazer e... guess what, de novo matéria só supostamente dada no ano seguinte! :evil:
É inacreditável tudo isto, mas é verdade. :cry:

SilentNoise
Lendário
Lendário
Mensagens: 1052
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13
Localização: 11.º A

Mensagem por SilentNoise »

E a matéria não está sumariada? Acho um pouco estranho sair matéria que nem foi dada... Ou não será uma daquelas cadeiras que não dão vontade nenhuma de frequentar as teóricas? :wink:
Hear this noisy silence...
Imagem

Responder