ESEC - Comunicação e Design Multimédia

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Staralfur
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 50
Registado: segunda-feira, 04 abril 2005 18:30

Mensagem por Staralfur »

Penso não ser o primeiro tópico sobre CDM na ESEC; aqui fica o meu testemunho: frequentei por dois anos o curso que referes da ESEC e decidi sair. Basicamente aquilo resume-se a isto: pouca ou nenhuma formação na área a que se refere o curso + constantes frustrações pelo clientelismo reinante.

Condições para frequentar essa licenciatura: ficar o máximo de tempo em casa a ler tutoriais e a aprender qualquer coisa para se ser competitivo na área.

Boa sorte :wink:

eCkz
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 19 maio 2006 23:14
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por eCkz »

Staralfur Escreveu:Penso não ser o primeiro tópico sobre CDM na ESEC; aqui fica o meu testemunho: frequentei por dois anos o curso que referes da ESEC e decidi sair. Basicamente aquilo resume-se a isto: pouca ou nenhuma formação na área a que se refere o curso + constantes frustrações pelo clientelismo reinante.

Condições para frequentar essa licenciatura: ficar o máximo de tempo em casa a ler tutoriais e a aprender qualquer coisa para se ser competitivo na área.

Boa sorte :wink:
Podias ser um pouco mais específico?
Saíste de lá e foste para que curso/faculdade?
Imagem

Avatar do Utilizador
Staralfur
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 50
Registado: segunda-feira, 04 abril 2005 18:30

Mensagem por Staralfur »

eCkz Escreveu:
Staralfur Escreveu:Penso não ser o primeiro tópico sobre CDM na ESEC; aqui fica o meu testemunho: frequentei por dois anos o curso que referes da ESEC e decidi sair. Basicamente aquilo resume-se a isto: pouca ou nenhuma formação na área a que se refere o curso + constantes frustrações pelo clientelismo reinante.

Condições para frequentar essa licenciatura: ficar o máximo de tempo em casa a ler tutoriais e a aprender qualquer coisa para se ser competitivo na área.

Boa sorte :wink:
Podias ser um pouco mais específico?
Saíste de lá e foste para que curso/faculdade?
Mais específico: o curso tem falhas na escolha de professores - todos os cursos o têm, mas existir apenas um em sete que se aproveite é mau (e isto é opinião geral) - as matérias são fantasmas e sente-se que a licenciatura existe pq havia alguém - uma pessoa, quiça duas - com vontade de inovar na área em Coimbra e particularmente naquela instituição e muitos outros a preverem uma possibilidade de tacho.
Reina o tacho e clientelismo. Se queres aprender à séria, não será lá e só para teres uma ideia: a licenciatura de Design de Comunicação na ARCA/EUAC tem matérias semelhantes às de CDM e eles em 2 aulas dão mais do que na ESEC num semestre.

Saí de lá e fui para Letras na UC. E isto apenas se trata de um testemunho. Contudo, ainda sei de pessoas bem felizes por lá - diletantismo comum por cá.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Isso acontece em muitos cursos. O meu curso não tem nenhum licenciado nele a dar aulas ali (já teve) por isso falta especialização. Mas tal acontece noutros cursos por aí.
Mas escolher um curso é uma grande responsabilidade, afinal é a qualificação de uma pessoa conforme a sua apetência...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Boas,
olha eu penso que te posso ajudar..
Ir para CDM no ESEC realmente nao é a melhor opção, sempre ouvi falar mal do curso, tenho uma amiga que desistiu (e não foi por razões pessoais), o curso era mesmo mau, e tenho outro amigo creio que ainda la continua, mas que me diz que mais de 50% dos do ano dele ja deve ter desistido.
Eu tou em Comunicações e Multimedia no DEI e é mesmo isto que eu quero, vou acabar o curso e não tou nada arrependida de ter entrado :)
Mas como já foi dito vai mesmo acabar, já nao podes entrar :s
Também não te aconselho Tecnologias de Informação e Comunicação na Universidade de Aveiro, que tambem tem cadeiras de multimedia (ja la andei um ano :s)

Tens Novas Tecnologias da Comunicaçao na Univ de Aveiro mas também não te aconselho muito :s
Tal como o Pedro disse o DEI realmente podia ser melhor, mas mesmo assim aprendi lá mais num semestre que nos dois anos que andei em aveiro :P Ha muito curso de chacha por aí, principalmente na área de multimedia e mais especificamente na universidade de Aveiro loll :?

Ires para engenharia informática e tirares a lincenciatura (3 anos) e depois o mestrado em multimédia (2 anos) acho que também é uma opção a considerar.
Isto está complicado...

eCkz
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 19 maio 2006 23:14
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por eCkz »

carlacs Escreveu:Isto está complicado...
Podes querer que tá complicado. E logo com os cursos que ia por em 1º lugar. Uma das cenas que curti em CeM é poder ter robótica, mas enfim tinham que ir acabar com o curso... CDM pareceu-me bacano, pelo menos pelas descrições das cadeiras, mas ouvir só pessoal a dizer mal do curso é mau.

Os outros cursos que tenho em mente são
Comunicação e Multimédia [Licenciatura]
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
» http://www.acessoensinosuperior.pt/detc ... &code=1200

Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia [Bac+Lic]
Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo
» http://www.acessoensinosuperior.pt/detc ... &code=3163

Multimédia [Bac+Lic]
Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela
» http://www.acessoensinosuperior.pt/detc ... &code=3045

Engenharia Multimédia [Licenciatura]
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa
» http://www.acessoensinosuperior.pt/detc ... &code=4530
Imagem

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Bem o único conselho que te posso dar é tentares encontrar pessoal desses cursos pela net e perguntar como é que a coisa vai (irc/msn, etc) porque o plano de estudos pode parecer altamente, mas depois vais a ver..

Também tens LTIV -Tecnologias de Informação Visual no departamento de electrotecnia, ca na Universidade de Coimbra, dizem que é parecido com LCM mas sem tanta programação e os que conheço adoram o curso, ve se o plano de estudos te interessa. Se interessar consigo te arranjar mails de pessoal de lá para te esclareceres :)

Bem boa sorte

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Ah e os cursos da ESEC (pelo menos o meu) serão modificados para se adaptarem a Bolonha...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Otyg
Regular
Regular
Mensagens: 104
Registado: sexta-feira, 10 dezembro 2004 14:11
Localização: coimbra

Mensagem por Otyg »

Dracula Escreveu:Deixou de existir, porque são os chamados cursos para "encher chouriço"..

Foi criado para atrair alunos, mais nada....quando começou a deixar de ser chamariz, acaba-se com ele :roll:
encher chouriço? a base é quase a mesma de LEI, só troca os anos e há opcionais para LEI k sao obrigatorias em LCM... A meu ver LEI é que tem muitas cadeiras de encher chouriços!
Essa explicação é puramente errada. o que se passou foi que quando eles criaram o curso puseram-no com 4 anos pois pensavam que em bolonha os cursos iriam ser 4+1. Enganaram-se e os cursos passaram a 3+2.
Em vez de aproveitarem e fazerem um curso realmente de multimedia como há em liboa e porto optaram por acabar.

por exemplo no departamento de electro, também tem uma licenciatura de 4 anos que vao passar a 3+2... enfim...
fear the beer

eCkz
Estreante
Estreante
Mensagens: 6
Registado: sexta-feira, 19 maio 2006 23:14
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por eCkz »

Otyg Escreveu:Em vez de aproveitarem e fazerem um curso realmente de multimedia como há em liboa e porto optaram por acabar.
Referes-te a Eng. Multimédia @ ISTEC?

Já nem sei se fico por aqui (Lisboa) em Eng. Multimédia ou se vou para Coimbra para CDM...
A cena do ISTEC é que não curti mto daquilo, mais parecia um escritório transformado em faculdade, mas com isso não quer dizer que o curso seja mau. Em termos de plano curricular parece-me bastante bom, assim como CDM. Outra coisa que o ISTEC não tem é ERASMUS, que eu curtia fazer, mas isso sempre posso ir tirar um mestrado qualquer e fazer né?


# edit - encontrei isto inda agora...
http://www.queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=4601
http://www.queixas.co.pt/popup.php?id_queixa=8274

Já são antigas (2002/2004) mas nunca se sabe se as coisas se mantiveram... espero bem que não!
Imagem

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

carlacs Escreveu:
Também tens LTIV -Tecnologias de Informação Visual no departamento de electrotecnia, ca na Universidade de Coimbra, dizem que é parecido com LCM mas sem tanta programação e os que conheço adoram o curso,
sem tanta ... ? lol é à base de programaçao e matematica.


PAra criares imagens num computador tens de aplikar matrizes, operaçoes algebricas, geometricas o que quiseres e se aplikar à programação.

estou no 2.5º ano e só tive 3 cadeiras onde nao tive de programar/fazer calculos.

os de LCM tinham as multimeédias e coisas lindas, nós temos 4 cadeiras de design/desenho ao longo do curso e uma de gestão.

O Resto é programaçao e Calculos =)

Ms quem gosta gosta e eu até curto isto, apesar das dificuldades que vao aparecendo!

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

eCkz parece que Comunicações e Multimédia ainda vai existir este ano! Só tens é os próximos 4 anos para o acabar..

dawn_to_dusk_ Escreveu:os de LCM tinham as multimeédias e coisas lindas
Coisas lindas??lol tipo, eu estou no 1º ano e já dei Java, assembly, tive Calculo e Algebra, nós temos grande parte das cadeiras de Eng Inf, a diferença é que o nosso curso dura 4 anos. Mas que mania de transformar a Universidade num concurso de cursos mais difíceis e cursos mais fáceis..o meu curso pode ser mais difícil que o teu e no entanto tu apreenderes mais do teu, do que eu do meu. Não é o curso que faz o aluno, mas o aluno que faz o curso.. :roll:

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

eu comparei o numero de cadeiras supostamente mais faceis, nada mais.

nao vamos aki discutir o plano de estudos, nao tem interesse para nos so para quem quer ingressar no ensino.

ga2no
Estreante
Estreante
Mensagens: 9
Registado: quarta-feira, 23 agosto 2006 13:51

Mensagem por ga2no »

Bem já que só dizem mal destes cursos, o plano de estudos de Multimédia na Miguel Torga parece-me de longe o mais interessante, alguem quer comentar este curso e dar informações sobre o instituto?

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

ga2no Escreveu:Bem já que só dizem mal destes cursos, o plano de estudos de Multimédia na Miguel Torga parece-me de longe o mais interessante, alguem quer comentar este curso e dar informações sobre o instituto?
Tem um ambiente porreiro para qualquer gajo, mt mau para gajos com namorada, e o curso, uma amiga minha frequentou e detestou, tanto pelos prof's como pelo plano curricular.

Responder