por falar em praxe académica...

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Corsario-Negro Escreveu:;) Tens que ver os códigos recentes... em 1957 só havia a UC . Desta forma a AAC não tem violado o Código da Praxe. :P

Não quero de forma alguma desprezar os outros institutos e escolas, apenas estou a constatar um facto.

As festas académicas movimentam muito dinheiro, que é distribuido pela AAC (núcleos, DG, secções culturais, secções desportivas, etc). Só para terem uma ideia, a AAC é a instituição mais eclética do país (que pratica maior número de modalidades desportivas).
;) Tens que ver os códigos recentes... em 1957 só havia a UC . Desta forma a AAC não tem violado o Código da Praxe. :P
O Estado Novo também instituiu a Censura. Assim, não se violava a lei ao proibir as pessoas de falarem livremente.:P

Sabes os anos das ultimas revisões ao código? Ambas posteriores a '79 e ambas feitas por um Conselho de Veteranos constituido exclusivamente por alunos universitários. Comparemos as duas versões:
Código da Praxe - 1957 Escreveu:DA NOÇÃO DA PRAXE

Artigo 1º

Constitui PRAXE ACADÉMICA o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da cidade de Coimbra e os que forem decretados pelo Conselho de Veteranos.
Código da Praxe - Revisão actual pelo Conselho de Veteranos da AAC Escreveu:DA NOÇÃO DA PRAXE

Artigo 1º

PRAXE ACADÉMICA é o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da Universidade de Coimbra e os que forem decretados pelo Conselho de Veteranos.
Portanto, em 1957 havia um Código que mencionava os usos e costumes dos estudantes de Coimbra. Após a Revolução de Abril surgem os institutos superiores. Após isso, estudantes da UC revêm o Código unilateralmente e onde se falava de «estudantes de Coimbra» rasura-se o texto e coloca-se «estudantes da Universidade de Coimbra». Não quero de nenhuma forma ofender a AAC, estou apenas a constatar um facto. B) Cada um que faça o seu julgamento.
Legitimidade para esta revisão: a meu ver NENHUMA! É difícil não acreditar que o objectivo foi sanear as instituições indesejadas pela AAC na estrutura da Praxe.

Nunca questionei a função social da AAC. Eu próprio fui federado pela AAC. Só que tal quantidade de dinheiro movimenta necessariamente muito jogo de bastidores.
É graças à Igreja Católica que temos uma sociedade ocidental tal como hoje o conhecemos mas também ela foi autora de muitas atrocidades, entre as quais a Inquisição. Um milhão de boas acções não justifica uma má.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

E sabe-se que há muitas tricas entre a AAC e outras associações de estudantes... :? Contudo, sendo todos estudantes do ensino superior, os estudants devem-se unir pela sua causa...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Ohnemoros
Estreante
Estreante
Mensagens: 14
Registado: sábado, 01 abril 2006 1:04

Mensagem por Ohnemoros »

CoolSpot, sem estar a fazer qualquer juízo de valor sobre o que estás a dizer (aliás, eu acho algo inevitável - seja isso bem ou mal - o alargamento da Praxe às outras instituições): a questão é que a Universidade de Coimbra, escusado será dizer, teve e tem uma imposição muito forte na cidade. Obviamente que até há relativamente pouco tempo, "estudante de Coimbra" seria claro sinónimo de "estudante da Universidade de Coimbra".

Assim, essas actualizações do Código da Praxe acabam por estar de acordo com aquilo que era efectivamente a tradição. O facto de terem alargado ou não o conceito de Praxe e a legitimidade para o fazerem acaba por ser outro assunto.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Ohnemoros Escreveu:CoolSpot, sem estar a fazer qualquer juízo de valor sobre o que estás a dizer (aliás, eu acho algo inevitável - seja isso bem ou mal - o alargamento da Praxe às outras instituições): a questão é que a Universidade de Coimbra, escusado será dizer, teve e tem uma imposição muito forte na cidade. Obviamente que até há relativamente pouco tempo, "estudante de Coimbra" seria claro sinónimo de "estudante da Universidade de Coimbra".

Assim, essas actualizações do Código da Praxe acabam por estar de acordo com aquilo que era efectivamente a tradição. O facto de terem alargado ou não o conceito de Praxe e a legitimidade para o fazerem acaba por ser outro assunto.
1. A Praxe não precisa de ser "alargada" às outras instituições pois já nela existe à muito tempo. A AAC é que o nunca viu com bons olhos e fizeram lobby de modo a não perderem o controlo.
2. O peso que a AAC tem (devido ao número de associados) pode dar-lhe o poder de se apoderar da Praxe mas não lhe dá esse direito. Chama-se a isso imposição pela força. Por respeito por todos, já fundamentei atrás o direito dos Institutos à Praxe e não vou voltar a fazê-lo. Quem discordar da minha opinião que o fundamente também de modo a termos um verdadeiro debate de ideias em vez de estarmos a responder com o "Olhe que não! Olhe que não!"
3. Em 1957, os redactores do Código não podiam ter entendido "estudante de Coimbra" e "estudante da Universidade de Coimbra" como sinónimos, uma vez que na altura existiam os estudantes universitários, os estudantes dos liceus, os estudantes dos colégios e os estudantes das escolas técnicas. No código é mencionada a categoria hierárquica de BICHO (abaixo de CALOIRO) que engloba precisamente esses estudantes. Assim sendo, como é que ambos os conceitos poderiam ser sinónimos!? Não esquecer os artigos 1º e 2º que engloba TODOS os estudantes de Coimbra na Praxe, e o artigo 5º que coloca os Institutos em pé de igualdade com a UC.
4. A legitimidade de regular a Praxe, tal como toda a legitimidade, só pode ser fundamentada por razões históricas. São essas razões históricas que estou a tentar dar.

Independentemente de tudo isto...
Deixando um pouco o passado e olhando para o futuro. Já todos concluimos que erros praxísticos existem em todo o lado e não adianta estar a atirar poeira para os olhos, fazendo dos Institutos "bodes-expiatórios". Somos todos estudantes de Coimbra. Somos todos filhos da Praxe. Só com a união de todos é que podemos manter viva esta tradição que tem vindo a sofrer duros golpes com a mediatização de certas práticas desviadas que têm acontecido por falta de uma liderança e fiscalização legítima e efectiva.
Imagem
Imagem
Imagem

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

o meu objectivo quando coloquei este topico foi apenas para chamar a atençao para as alarvidades que se cometem,e nao para andarem aqui a numa discussao que nao vai dar a lado nenhum a ver quem cumpre mais,se estamos todos iguais nao vale a pena andarmos a tentar mostrar quem sao os melhores ou os piores.

tentem é cumprir e fazer cumprir,é o que eu peço a quem é pela praxe.

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Briooosa Escreveu:o meu objectivo quando coloquei este topico foi apenas para chamar a atençao para as alarvidades que se cometem,e nao para andarem aqui a numa discussao que nao vai dar a lado nenhum a ver quem cumpre mais,se estamos todos iguais nao vale a pena andarmos a tentar mostrar quem sao os melhores ou os piores.

tentem é cumprir e fazer cumprir,é o que eu peço a quem é pela praxe.
Amen
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

usaralho Escreveu:
Briooosa Escreveu:o meu objectivo quando coloquei este topico foi apenas para chamar a atençao para as alarvidades que se cometem,e nao para andarem aqui a numa discussao que nao vai dar a lado nenhum a ver quem cumpre mais,se estamos todos iguais nao vale a pena andarmos a tentar mostrar quem sao os melhores ou os piores.

tentem é cumprir e fazer cumprir,é o que eu peço a quem é pela praxe.
Amen
Parece que chegamos a um consenso! :wink:
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Quanto às actualizações, tais foram feitas de acordo com as necessidades, como apareceram novas instituições de ensino superior que se calhar inicialmente nem ligava à Praxe, o Conselho de Veteranos mudou para o Código da Praxe dizer apenas respeito aos estudantes da UC... assim até evitou se calhar problemas e bocas que o pessoal da UC tinha a mania que podia agora englobar todos e impor códigos da praxe a quem querem.

A questão que agora se põe é se o pessoal que não seja da UC se quer submeter ao código da praxe da AAC, e digo submeter porque a AAC é quem tem maior tradição na Praxe e não se vai por exemplo mudar a código da praxe da AAC SÓ para satisfazer vontades de um ou outro instituto/escola para, por exemplo, poderem usar pins e coisas mais hoje em dia proibidas no traje :P


Briosa nós estamos a discutir algo pertinente pois quando tu dizes que há pessoas que não cumprem o código da praxe, tens que ver que nem todos se regem pelo código da praxe da AAC, assim sendo se calhar nem estão a violar nada. :wink:
Imagem

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Corsario-Negro Escreveu:Quanto às actualizações, tais foram feitas de acordo com as necessidades, como apareceram novas instituições de ensino superior que se calhar inicialmente nem ligava à Praxe, o Conselho de Veteranos mudou para o Código da Praxe dizer apenas respeito aos estudantes da UC... assim até evitou se calhar problemas e bocas que o pessoal da UC tinha a mania que podia agora englobar todos e impor códigos da praxe a quem querem.

A questão que agora se põe é se o pessoal que não seja da UC se quer submeter ao código da praxe da AAC, e digo submeter porque a AAC é quem tem maior tradição na Praxe e não se vai por exemplo mudar a código da praxe da AAC SÓ para satisfazer vontades de um ou outro instituto/escola para, por exemplo, poderem usar pins e coisas mais hoje em dia proibidas no traje :P

Briosa nós estamos a discutir algo pertinente pois quando tu dizes que há pessoas que não cumprem o código da praxe, tens que ver que nem todos se regem pelo código da praxe da AAC, assim sendo se calhar nem estão a violar nada. :wink:
À data da primeira revisão da AAC já eu tinha sido praxado e praxado outros. Por isso é falso o argumento de que "se calhar" nas outras instituições não se ligava à Praxe. No ISEC seguiamos o Código de '57.
Chamaste-me à atenção quanto mencionaste que o Conselho de Veteranos da AAC poderá ter mudado apenas para os estudantes da UC. Não tinha pensado nisso dessa forma mas é uma interpretação possível. Partindo desse pressuposto não posso negar a legitimidade para o fazerem na medida em que o faziam paralelamente ao Código original. Ou seja, considerava-se esta "revisão" como um novo código, baseado no anterior mas autónomo e apenas para a comunidade estudantil da UC.
Assim nada impedia as restantes instituições de pegarem no Código de '57 e de o continuarem, tal como sucedeu no ISEC.

Seguindo este raciocinio agora admito que a AAC não foi incorrecta uma tinha todo o direito de distanciar-se dos demais e assim alterou o código para si. Se não tentou impor o novo Código às novas instituições esteve bem. Se reconheceu o direito dessas instituições de seguirem as antigas tradições e não o tentou impedir também esteve bem.

Pelas razões que já referi noutros posts acho natural que os restantes institutos não queiram seguir o novo Código da AAC. Por haveriam? Foi feito para eles não tem que servir para os outros não é?

Continuo a achar que deveria de haver um Código unificado em Coimbra. Teria de haver concessões de todas as partes, modificações difíceis de aceitar para todos. Sabe Deus que há coisas na última revisão da AAC que me arrepiam os pelos da nuca mas teria de ser capaz de as aceitar se negociadas com justiça.

Assim poderiamos construir uma identidade comum aos estudantes da cidade tornando-nos mais fortes na união, no respeito pela Tradição que herdamos do passado.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

eh pa... só para eu ver se percebo isto melhor.

num curso de tres anos qdo é que se leva o grelo?
quando é que se vai no carro?
e de cartola?

n quero com isto estar a fazer ofensas nem nada que se pareça... estou apenas a perguntar porque acho que é assim uma coisa um pouco empurrada à força.

Eu tenho boa fé... e até caguei para a práxe há muuuuuuuuuuito tempo, de resto acho a cena das hierarquias totalmente ridicula mas ta-se.
Porque é que nao se criam uma tradição de camaradagem mais simples? tipo... é da tradição de coimbra o saudavel convivio entre estudantes de diferentes anos e as festas e o espirito contestatario... isso n é no fim de contas o que se tenta alcançar com a praxe?
agora, ligar só a mariquices ( perdoem-me o termo mas acho adequado ) e depois não ter ideias nenhumas.. para isso que se lixe a porra da praxe.

a malta do isec gosta de dizer: "sou veterano" "sou fitado" "sou cartolado", para ser franco não acho absolutamente nenhum mal nisso. Agora... "nao me podes rapar que sou do isec" ...lá se foram os argumentos todos pelo cano abaixo.
Depois há outra cena que me confunde um pouco... uma trupedo isec... vai formar à porta férrea? por que carga de água.

Atenção que eu estou para aqui a escrever isto mas eu acho esta cena DESTAS praxes uma idiotice pegada... qdo vejo ppl numa trupe parto-me a rir... tipo.. o ppl todo a curtir a night e aqueles gajos a apanharem seca voluntariamente.

Qdo era caloiro ( apesar de nunca o ter sido ) todos os dias ia as amarelas a noite beber um copo. Passei pelo meio de mais de 30 trupes ( sem exagero ) e caguei sempre de largo para eles, nem sequer nunca me perguntaram nada. Uma vez fui rapado por uma trupe que eram uns cagoes... foram à fila do DD perguntar pessoa a pessoa, até me arrependi de lhes ter passado cartao pois esses gajos nao mereciam palavra de honra... raparam-me e mandaram-me embora. Se soubessem para que serve uma trupe... quanto ao cabelo caguei.... eu rapo o cabelo a mim proprio de qq modo.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Atenção que eu estou para aqui a escrever isto mas eu acho esta cena DESTAS praxes uma idiotice pegada... qdo vejo ppl numa trupe parto-me a rir... tipo.. o ppl todo a curtir a night e aqueles gajos a apanharem seca voluntariamente.
As trupes têm por objectivo manter os caloiros em casa a horas "menos próprias", isto é, evitar que andem na "má vida" e lixem o curso. Basicamente é para os caloiros se deitarem cedo ou ficarem em casa a estudar. O mesmo para os semi-putos e os putos e por ai adiante, se bem que com horas mais alargadas... até o Dux pode ser alvo de praxe de trupe em condições mt especiais (se estiver a determinadas horas em determinados locais).

O principio é bom, pena que não haja mais trupes e pena que algumas não saibam sequer o porquê da sua existência :P
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Nestes anos só apanhei aí duas ou três trupes e uma delas feminina. O Dux ser apanhado, quê às 6 da manhã? :lol:
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Briooosa Escreveu:como é que se pode Unificar a Praxe englobando TODAS as instituições de ensino superior da cidade.se sao estas escolas sem tradiçoes que cometem os erros,para mim deviam ser proibidos de usar capa e batina todos os esudantes que nao pertencem á universidade,recuso-me a acreditar que alguem do meu curso fosse capaz de cometer atroçidades deste tipo,porque apesar de a praxe estar a fraquejar,ensinaram-me desde que entrei a respeitar a capa e batina assim como os que a vestem.
so tenho que te aplaudir :lol: Eu nem ligo a esse pessoal que faz isso pois nao sao da UC e nem pertencem à AAC..E pior ainda, cometem essas atrocidades que so provam que nao merecem usar o traje....Para mim, se tivesse sido uma aluna da UC ate lhe chamava a atencao, agr da miguel torga..E atencao pessoal, nao tenho nada contra os institutos e escolas superiores, simplesmente acho que ha coisas que pertencem a UC e a AAC e devem ser preservadas..

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

pedrotuga Escreveu:eh pa... só para eu ver se percebo isto melhor.

num curso de tres anos qdo é que se leva o grelo?
quando é que se vai no carro?
e de cartola?

n quero com isto estar a fazer ofensas nem nada que se pareça... estou apenas a perguntar porque acho que é assim uma coisa um pouco empurrada à força.

Eu tenho boa fé... e até caguei para a práxe há muuuuuuuuuuito tempo, de resto acho a cena das hierarquias totalmente ridicula mas ta-se.
Porque é que nao se criam uma tradição de camaradagem mais simples? tipo... é da tradição de coimbra o saudavel convivio entre estudantes de diferentes anos e as festas e o espirito contestatario... isso n é no fim de contas o que se tenta alcançar com a praxe?
agora, ligar só a mariquices ( perdoem-me o termo mas acho adequado ) e depois não ter ideias nenhumas.. para isso que se lixe a porra da praxe.

a malta do isec gosta de dizer: "sou veterano" "sou fitado" "sou cartolado", para ser franco não acho absolutamente nenhum mal nisso. Agora... "nao me podes rapar que sou do isec" ...lá se foram os argumentos todos pelo cano abaixo.
Depois há outra cena que me confunde um pouco... uma trupedo isec... vai formar à porta férrea? por que carga de água.

Atenção que eu estou para aqui a escrever isto mas eu acho esta cena DESTAS praxes uma idiotice pegada... qdo vejo ppl numa trupe parto-me a rir... tipo.. o ppl todo a curtir a night e aqueles gajos a apanharem seca voluntariamente.

Qdo era caloiro ( apesar de nunca o ter sido ) todos os dias ia as amarelas a noite beber um copo. Passei pelo meio de mais de 30 trupes ( sem exagero ) e caguei sempre de largo para eles, nem sequer nunca me perguntaram nada. Uma vez fui rapado por uma trupe que eram uns cagoes... foram à fila do DD perguntar pessoa a pessoa, até me arrependi de lhes ter passado cartao pois esses gajos nao mereciam palavra de honra... raparam-me e mandaram-me embora. Se soubessem para que serve uma trupe... quanto ao cabelo caguei.... eu rapo o cabelo a mim proprio de qq modo.
Tu nem merecias resposta com o que estas aqui a dizer..Já ouviste falar no passado da UC e da AAC???Lê algumas coisas e depois verás que nao e bem nem nada parecido com o que tu dizes..e louvo o pessoal que faz trupes e desperdiça uma noite de copos para fazer cumprir a tradição e se calhar e por pessoas como essas que ainda há praxe e mistica coimbrã.Já agora, foste as noites do parque???sabes que quem e contra a praxe nao pode participar nas festas estudantis??pois, para umas coisas a praxe e uma treta, para outras, leia-se farra e copos, e um espectaculo..

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

pedrotuga Escreveu:num curso de tres anos qdo é que se leva o grelo?
quando é que se vai no carro?
e de cartola?
n quero com isto estar a fazer ofensas nem nada que se pareça... estou apenas a perguntar porque acho que é assim uma coisa um pouco empurrada à força.
Os cursos do ISEC conferem o grau de bacharel ao fim de 3 anos mas são licenciaturas de 5 anos. Logo, não é "uma coisa um pouco empurrada à força".
pedrotuga Escreveu:Eu tenho boa fé... e até caguei para a práxe há muuuuuuuuuuito tempo...
Man, se cagaste para a praxe à muito tempo, o que estás a fazer a opinar os seus detalhes... Que esquisito.
pedrotuga Escreveu:a malta do isec gosta de dizer: "sou veterano" "sou fitado" "sou cartolado", para ser franco não acho absolutamente nenhum mal nisso. Agora... "nao me podes rapar que sou do isec" ...lá se foram os argumentos todos pelo cano abaixo.
Mais uma generalização precoceituosa e sem fundamento... O pessoal do ISEC gosta tanto da Praxe como todos os demais. O facto é que existem "praxes" diferentes por instituição, logo não à misturas. Digo isto com alguma pena pois acho que deviamos estar unidos. Nem a AAC, nem a UC nem ninguém é dono da Praxe. Já o fundamentei anteriormente com argumentos históricos.
pedrotuga Escreveu:Depois há outra cena que me confunde um pouco... uma trupedo isec... vai formar à porta férrea? por que carga de água.
O ISEC segue o Código da Praxe de '57 (tanto quanto sei). Logo, se o Código diz que as trupes se formam lá, é lá que têm de ser formadas.
pedrotuga Escreveu:Atenção que eu estou para aqui a escrever isto mas eu acho esta cena DESTAS praxes uma idiotice pegada... qdo vejo ppl numa trupe parto-me a rir... tipo.. o ppl todo a curtir a night e aqueles gajos a apanharem seca voluntariamente.

Qdo era caloiro ( apesar de nunca o ter sido ) todos os dias ia as amarelas a noite beber um copo. Passei pelo meio de mais de 30 trupes ( sem exagero ) e caguei sempre de largo para eles, nem sequer nunca me perguntaram nada. Uma vez fui rapado por uma trupe que eram uns cagoes... foram à fila do DD perguntar pessoa a pessoa, até me arrependi de lhes ter passado cartao pois esses gajos nao mereciam palavra de honra... raparam-me e mandaram-me embora. Se soubessem para que serve uma trupe... quanto ao cabelo caguei.... eu rapo o cabelo a mim proprio de qq modo.
Ah! Pronto já percebi porque não curtes a Praxe. Justíssimo! Não concordas não te associas, fazes muito bem.
Agora não te ponhas a discutir os detalhes da Praxe. Pareces uma vitima do Holocausto a discutir quantos judeus é que um oficial das SS tem que matar para ganhar uma medalha... :lol:
Imagem
Imagem
Imagem

Responder