por falar em praxe académica...

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

por falar em praxe académica...

Mensagem por Briooosa »

por falar em praxe académica quero deixar aqui os parabens a todos os estudantes da miguel torga,que tem uma finalista que teve a coragem de ir para o parque de capa e batina cartola e bengala(a cartola era verde com fita verde por isso é que disse miguel torga) e mais,tinha umas all star muito giras,eram pretas com o rasto e o simbolo em branco.Sem duvida foi para mim a maior barbaridade de todos os tempos em relaçao a tudo o que se tem visto em quem usa capa e batina.
nao era a unica que andava lá com essas cores,estavam la mais e nao vi ninguem a reclamar com essa anormaloide que la andava.eu tambem andei com os pés doridos,e quando queria descansar nao levava capa e batina.e ela sempre podia arranjar umas sapatilhas ou sapatos pretos mais confortaveis mas todos pretos.vergonhoso.
sao pessoas destas que me dao a volta ao estomago.
se é para usar por usar vao com outra roupa,ou nao tem mais nenhuma que seja bonita.é uma falta de respeito...

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

É uma falta de respeito, lá isso é, E mau gosto também é coisa que não falta!

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Para começar a cor verde até é proibida pela praxe, pois verde é o simbolo da universidade, pelo que nenhuma das outras faculdades a pode usar.

Mas eu não sou daqueles que vê a praxe seriamente como uma coisa sagrada.
Independentemente disso essa figura que descreveste infelizmente é um exemplo da atitude do pessoal em relação à praxe.

O ppl quer é andar trajado para o show off... "eu sou estudante, sou bom"
mesmo escolas que não têm tradição neste tipo de tradição ( passo o pleonasmo ) querem é poder usar cartola e outras cenas que permitam dar nas vistas, independentemente de significar alguma coisa na verdade ou nao.

tipo... um curso de 3 anos... ir no carro no segundo ano... eh pa... eu n sei mas na minha segunda matricula não sentia que tinha sido uma longa jornada estudantil até chegar a um ponto em que o final do curso se aproximava. Se analizarmos bem as coisas: a segunda matricula num curso de 3 anos está tão proxima do fim como do inicio.

Anyway... traje e as belas das sapatilhas... porquê o traje? "porque é fixe, porque dá para por a capa a volta de gajas, porque assim ninguem tem duvida que se é estudante... etc etc..."
precisamente para o objectivo contrario que lhe deu origem, o traje é para que não haja distincoes, para que sejam todos iguais, rico ou pobre, gordo ou magro usa todo a mesma roupa em qulauqer situação.

Pois bem... essa pessoa que andou a fazer esse show off do costume queria curtir, queria dar nas vistas e tal... mas os sapatos aleijavam... ok... bota umas sapatilhas que assim é que dou mesmo nas vistas.

é das coisas mais tristes, uma classe que primava por nobreza de espírito ter sido transformada num festival de estupidez e burrice, bem temperadinho com a sua dose de vaidade.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Sim e há dias vi uma rapariga trajada com sapatilhas metalizadas. :evil:
E o que irrita é que se chamo atenção para violações ao código de praxe é vê-los a quere mandar vir connosco. :evil:
Usem uma coisa se a souberem usar.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

mario
Experiente
Experiente
Mensagens: 239
Registado: terça-feira, 15 março 2005 11:52

Mensagem por mario »

Por acaso reparei nessa rapariga das sapatilhas a descer o quebra-costas rumo à festa. Realmente pareciam confortáveis, mas o conjunto ficava ridiculo.

Não sou de praxes nem nunca fui. Mas entendo que há regras básicas de aspecto e de conduta que o bom senso deveria fazer seguir. Por exemplo:
custa-me muito menos ver umas sapatilhas com o traje preto de estudante do que ver um traje preto a urinar no meio da rua, ou atrás de um carro, ou contra uma parede na via pública.
Estendo esta minha dificuldade de aceitação ao atirar lixo para o chão, como sejam garrafas e copos.
Estes últimos dias, em certos sítios, consegui imaginar Coimbra na Idade Média, com esterco espalhado pelo chão e um cheiro nauseabundo aos dejectos animais das pessoas.

Podem ser excepções, mas são muitas excepções que já fazem a regra.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Só para avisar que o Código da Praxe mais conhecido cá é feito pelo Conselho de Veteranos da AAC para os estudantes da Universidade de Coimbra, por conseguinte as outras instituições (associações de estudante) ou pedem para entrar na praxe e caso o CV da AAC assim o permita, poderem ser praxados e praxar pessoal da Universidade de Coimbra ou fazem o seu próprio código.

Giro foi no inicio das aulas em Setembro num sábado estava eu na via latina e andavam lá dois gajos trajados, provavelmente para qualquer coisa de turismo, e estavam turistas a falar com eles... um deles tinha um piercing no nariz ... vou falar com ele e ele faz que não me ouve, nem sequer presta atenção (numa de desprezo), mas a verdade é que depois mais tarde já vi sem piercing.

Como já disse, o Conselho de Veteranos já começava a organizar grupos de pessoal para andar de vez em quando (Latada, Queima e outras ocasiões em que o pessoal se traje) a ensinar as pessoas das regras. Também o devem fazer nas alturas de praxe para evitar comportamentos aberrantes e extremamente humilhantes que dão mau nome à Praxe.

"Dura praxis, sed praxis"
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Também vi pessoal de sapatilhas mas não me apeteceu levantar da relva pa armar escandalo :lol:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Sem dúvida que a Praxe, à uns anos a esta parte, se tem abandalhado e de que maneira!

Existem uma série de medidas que poderiam ser facilmente implementadas ao nível logistico mas que não são postas em prática devido aos interesses de alguns em manter o status quo. Algumas delas poderiam ser:

a) Unificar a Praxe englobando TODAS as instituições de ensino superior da cidade. O problema é que uma Federação Académica sem a participação de TODAS as associações de estudantes é o mesmo que nada haver. Participação essa em que todas as associações sejam consideradas IGUAIS.
b) Criar um Conselho de Veteranos com representação de TODAS as escolas superiores. Este orgão teria a tutela da Praxe em TODAS as instituições e deveria ter meios de exercer uma fiscalização activa da praxe.

O problema é que cada escola tem a sua praxe, em quase em tudo igual às demais. É natural que quando um de nós vê algum "desvio" à Praxe se sinta impedido de actuar pois o infractor poderá ser membro de outra escola que não a nossa.
Imagem
Imagem
Imagem

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

como é que se pode Unificar a Praxe englobando TODAS as instituições de ensino superior da cidade.se sao estas escolas sem tradiçoes que cometem os erros,para mim deviam ser proibidos de usar capa e batina todos os esudantes que nao pertencem á universidade,recuso-me a acreditar que alguem do meu curso fosse capaz de cometer atroçidades deste tipo,porque apesar de a praxe estar a fraquejar,ensinaram-me desde que entrei a respeitar a capa e batina assim como os que a vestem.

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Briooosa Escreveu:como é que se pode Unificar a Praxe englobando TODAS as instituições de ensino superior da cidade.se sao estas escolas sem tradiçoes que cometem os erros,para mim deviam ser proibidos de usar capa e batina todos os esudantes que nao pertencem á universidade,recuso-me a acreditar que alguem do meu curso fosse capaz de cometer atroçidades deste tipo,porque apesar de a praxe estar a fraquejar,ensinaram-me desde que entrei a respeitar a capa e batina assim como os que a vestem.
Xiii.... Já estamos a generalizar não? Se estás a dizer que todos os matriculados na UC cumprem a Praxe à risca e que todos os matriculados nos Institutos abandalham à força toda, recomendo vivamente que alargues o teu leque de amizades pois a tua amostragem estatística só pode ser muito reduzida para afirmares tal coisa. Estudo no politécnico e sempre cumpri (e exigi cumprir) a Praxe à risca e também já vi estudantes da UC a desrespeitar o Código. E vice-versa. Qualquer pessoa de bom senso admite que os erros praxisticos são generalizados na comunidade estudantil.
Quanto às "escolas sem tradições", posso te dizer que ao mesmo tempo que a Praxe foi re-adoptada na UC (findo o Luto Académico), o mesmo acontecia nos institutos. A Praxe foi abandonada e tanto pegaram nela os institutos como a UC. Por diabo é que a instituição que renegou a Praxe associando-a com a extrema-direita, se pode agora sentir dona absoluta da mesma?!
Faz-me confusão aquela mãe que abandona o filho à porta do convento e que aparece 10 anos depois para o vir buscar...
Imagem
Imagem
Imagem

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

desculpa se te ofendi a generalizar,realmente foi mal observado da minha parte,em todo o ensino superior deve haver casos de badalheira.mas na minha opiniao onde se passa mais é nos institutos,exactamente por causa do meu leque e amizades ser bastante grande reparo o desprezo com que muitos se referem á capa e batina,acabando depois por comprar porque é fixe e o pessoal tem todo.mas é apenas a minha opiniao.

em relaçao a factos,a aberraçao com que começei este topico,pertencia a um instituto.
mas tambem acho que nao se deve generalizar,por isso desculpas a quem se possa ter sentido ofendido.
uma coisa te garanto se fosse do meu curso ou conheçida tinha chamado á atençao,tenho pena é que ninguem se esteja para chatear.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Ermmm... a Praxe não é algo que se possa abandonar e outros se possam apropriar :roll:

Já agora a Praxe não foi abandonada... foi pela Praxe que se acentuou o descontentamento dos estudantes pelo status quo pre-1974
AAC Escreveu: O período do "Luto Académico" e da "Greve às Aulas" caracterizou-se pelo debate em torno dos problemas das faculdades, da Universidade e do país. As iniciativas de contestação ao regime, também se repercutiram nas actividades culturais e desportivas, ao ponto da Queima das Fitas de 1969 ter sido cancelada:
"O Conselho de Veteranos decretou o luto, com capa e batina fechada e proibição do uso de insígnias, e a Reunião Geral de Grelados deliberou o cancelamento da Queima das Fitas".
Mais tarde e após a Assembleia Magna do dia 28 Maio, nos jardins da AAC, com a participação de cerca de 6000 estudantes, iniciam-se novas formas de luta: ao a "Greve aos Exames" (com uma adesão de 85%), a "Operação Balão" e a "Operação Flor".
O 17 de Abril de 69 foi o início de um processo de contestação estudantil em que "o objectivo era pôr em causa a Universidade para pôr em causa a sociedade", que viria a terminar com a "Revolução dos Cravos" cinco anos mais tarde no 25 de Abril de 1974, na medida em que conseguiu bloquear a acção do Governo e consciencializar social e politicamente os homens que fizeram o amanhã.
A Queima das Fitas foi retomada em 1979. Mas isso não quer dizer que a Praxe tenha sido abandonada desde o momento que se deixou de a realizar.
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Briooosa Escreveu:desculpas a quem se possa ter sentido ofendido
Tas desculpado :P
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
CoolSpot
Experiente
Experiente
Mensagens: 298
Registado: quinta-feira, 12 maio 2005 14:15
Localização: Baixa de Coimbra
Contacto:

Mensagem por CoolSpot »

Corsario-Negro Escreveu:Ermmm... a Praxe não é algo que se possa abandonar e outros se possam apropriar :roll:

Já agora a Praxe não foi abandonada... foi pela Praxe que se acentuou o descontentamento dos estudantes pelo status quo pre-1974
AAC Escreveu: O período do "Luto Académico" e da "Greve às Aulas" caracterizou-se pelo debate em torno dos problemas das faculdades, da Universidade e do país. As iniciativas de contestação ao regime, também se repercutiram nas actividades culturais e desportivas, ao ponto da Queima das Fitas de 1969 ter sido cancelada:
"O Conselho de Veteranos decretou o luto, com capa e batina fechada e proibição do uso de insígnias, e a Reunião Geral de Grelados deliberou o cancelamento da Queima das Fitas".
Mais tarde e após a Assembleia Magna do dia 28 Maio, nos jardins da AAC, com a participação de cerca de 6000 estudantes, iniciam-se novas formas de luta: ao a "Greve aos Exames" (com uma adesão de 85%), a "Operação Balão" e a "Operação Flor".
O 17 de Abril de 69 foi o início de um processo de contestação estudantil em que "o objectivo era pôr em causa a Universidade para pôr em causa a sociedade", que viria a terminar com a "Revolução dos Cravos" cinco anos mais tarde no 25 de Abril de 1974, na medida em que conseguiu bloquear a acção do Governo e consciencializar social e politicamente os homens que fizeram o amanhã.
A Queima das Fitas foi retomada em 1979. Mas isso não quer dizer que a Praxe tenha sido abandonada desde o momento que se deixou de a realizar.
OK, percebi que o que para mim é abandono para ti não é.

O que quis frisar foi que todas as instituições tinham legitimidade para retomar a praxe uma vez que antes de '79 não haviam institutos superiores. O decreto da criação do ISEC, por exemplo, afirma inclusive que "os institutos superiores de engenharia são escolas de nível universitário". O Código da Praxe de 1957 começa por afirmar no Artigo 1º que "constitui Praxe Académica o conjunto de usos e costumes ... entre os estudantes de Coimbra". No Artigo 2º, afirma que "só o estudante de Coimbra está ... vinculado à Praxe". O Artigo 5º diz por sua vez que "constitui «curso superior» o que assim for considerado por lei". Assim, o Código da Praxe anterior a '69 aplica-se forçosamente a todo o ensino superior existente à altura. E na altura, a Universidade era o ensino superior em Coimbra.
O que efectivamente é referido no Código da Praxe, no Artigo 16º, é que "aos futricas e alunos das escolas técnicas é vedado o usa da Capa e Batina e da pasta da Praxe." Ora, o ISEC antes de '75 era uma escola técnica (Instituto Industrial e Comercial de Coimbra), logo estava à margem da Praxe. A partir do '75, o seu novo estatuto traria a instituição para a esfera de influência da Praxe.

Ou seja, pelo Código, a Praxe acolheu no seu seio todos os institutos criados entretanto. Como se pode ver, os institutos não se apropriaram de nada. A AAC é que se tem apropriado ilegitimamente da Praxe nos últimos 27 anos. Aos institutos foi-lhes negado um direito consagrado no próprio Código.

Se calhar não deveria ter lido o «Código de Da Vinci» com todas aquelas teorias da conspiração mas... as festas académicas não movimentam muito milhares de euros todos os anos?
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Código da Praxe - Conselho de Veteranos da AAC Escreveu:DA NOÇÃO DA PRAXE

Artigo 1º

PRAXE ACADÉMICA é o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre os estudantes da Universidade de Coimbra e os que forem decretados pelo Conselho de Veteranos.
;) Tens que ver os códigos recentes... em 1957 só havia a UC . Desta forma a AAC não tem violado o Código da Praxe. :P

Não quero de forma alguma desprezar os outros institutos e escolas, apenas estou a constatar um facto.


As festas académicas movimentam muito dinheiro, que é distribuido pela AAC (núcleos, DG, secções culturais, secções desportivas, etc). Só para terem uma ideia, a AAC é a instituição mais eclética do país (que pratica maior número de modalidades desportivas).
Imagem

Responder