Praxe Académica - Ask Jarod - Insígnias Pessoais: as Fitas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Uso uma Uniball Signo Fine cinza clara. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu tive que mandar uma fita por correio para a minha irmã que vive na Madeira a assinar...
A fita laranja uso uma caneta de acetato, acho que dá...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Lino Escreveu:Já comecei a dar as fitas a assinar, mas tem que ser com uma cor escura para as laranja e uma clara para as azuis...
Eu também vou começar amanhã, mas se me pudesses indicar um sítio para comprar a caneta agradecia... :lol:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Uma papelaria qualquer deve ter...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Jarod
Novato
Novato
Mensagens: 48
Registado: quarta-feira, 29 março 2006 16:26

Mensagem por Jarod »

Corsario-Negro Escreveu:
As Fitas são colocadas no dia de Imposição de Insígnias ("latada") do último ano do curso. Nesse ano, quem usou fitas normalmente vai de Cartola no Cortejo da Queima.
Então se as fitas são colocadas na latada do último ano do curso (quintanistas) e na Queima desse último ano de curso quem usou fitas vai de cartola, como é que quem costuma ir nos carros (quartanistas, portanto penultimo ano) costumam ter fitas?

Já agora foto que normalmente aparece nos livrinhos dos quartanistas (que vão no carro) deverá ser tirada com grelo ou com fitas?
Uma excelente questão, pois talvez eu não tenha sido explícito o suficiente. Agora que chegou o fim-de-semana poderei responder.

Quem vai no Carro é Quartanista Grelado. Quer isso dizer que está no penúltimo ano do curso e andou durante o ano lectivo com o grelo na pasta. No dia do Cortejo, queima-se simbolicamente uma ponta da fita do Grelo em sinal de que se está próximo de terminar o curso. Depois, soltam-se as fitas (entretanto já presas na pasta) pois durante esse cortejo e até ao fim dessa Queima esses estudantes utilizarão as fitas na Pasta.

Chegado o dia de Imposição de Insígnias ou "Latada", os mesmos estudantes voltam a colocar as fitas na Pasta para as usar durante esse ano lectivo APENAS SE ESTÃO EM CONDIÇÕES DE ACABAR O CURSO NESSE ANO LECTIVO. Ou seja, se estão inscritos nas cadeiras ou créditos suficientes para acabar a Licenciatura. Quem não está nestas condições não deve usar as fitas durante esse ano, porque está errado e o próprio estudante não faz mais do que enganar-se a si próprio.

Só se pode usar as fitas na Pasta durante UM ANO LECTIVO. Caso o estudante chumbe (e portanto não acabe o curso), só poderá voltar a usar as fitas durante o ano lectivo passados cinco anos (isto normalmente acontece com aqueles que desistem do curso mas voltam alguns anos mais tarde).

Quem usa as fitas durante o ano lectivo usa Cartola e Bengala a partir do dia do cortejo da Queima e até ao final desta.

Quanto à fotografia no livro de curso ou "plaquete", esta deve ser feita com o Grelo na Pasta. Os estudantes têm, deste modo, de estar NA PRAXE. Isto é, sem pin's nas lapelas, etc. e devem ter a CAPA AOS OMBROS e cuidadinho para não se verem emblemas!!!
A consulta do "Ask Jarod" não dispensa a leitura do Código da Praxe Académica da Universidade de Coimbra.

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Esclarecido :wink: . Muito obrigado :)
Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Olha e na Benção das Pastas é necessário ter as fitas todas e já assinadas?? É que ainda ando a passá-las...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Boas, tenho uma duvida...Vi na benção das pastas pessoal com mais que uma fita na parte dos amigos e colegas..No codigo da praxe ha algo k proiba isso??E que eu ja n tenho muito espaço na fita dos amigos e colegas e sendo assim metia mais uma fita..MA queria saber se é permitido pq eu sou um acérrimo defensor da praxe e da tradição :lol:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Bem... eu como já não tinha espaço na fita dos amigos tive que continuar na da noiva/esposa, já que não tenho nem uma nem outra...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

cjnmc
Regular
Regular
Mensagens: 198
Registado: quarta-feira, 19 abril 2006 2:17

Mensagem por cjnmc »

Lino Escreveu:Bem... eu como já não tinha espaço na fita dos amigos tive que continuar na da noiva/esposa, já que não tenho nem uma nem outra...
lol..pois, mas eu tenho :lol: se calhar vai na dos professores que ta muito vazia.. :lol:

Avatar do Utilizador
Vixtu
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registado: sábado, 23 setembro 2006 5:29
Localização: Sesimbra

Mensagem por Vixtu »

Tenho uma questão que certamente é muito simples, mas como nunca tive ninguém que mo dissesse aproveito para o perguntar aqui a ti Jarod:

A partir de quando é que as fitas podem começar a ser escritas, e quando é que se tem de deixar de as dar a assinar? :?

Responder