Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

Leia Escreveu:Para que não achem que o uso à tricana é algo recente, Já Trindade Coelho referia essa utilização no seu livro de memórias.

Nota: eu não tenho o hábito de usar a capa desta forma, mas não me parece que seja relevante para o caso.
Pessoalmente acho que cada um deve usar do modo que quiser. Todos temos a nossa própria noção do ridículo. E o que é para uns não é para outros.

Honestamente não me vejo a usar a capa dessa forma mas se a ocasião chegar e for justificável usarei.
Imagem
"O Tekken"

sergiofp
Novato
Novato
Mensagens: 36
Registado: domingo, 09 maio 2010 19:32

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Mensagem por sergiofp »

Só um reparo, o que chamam a capa à tricana não isso de enrolar a capa e atá-la. É um método de traçar a capa, em que ficamos com as mãos/braços livres, de fora da capa, como por exemplo usam nas tunas para tocar instrumentos. Isto dito pelo conselho de veteranos :)

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Mensagem por Leia »

Nas tunas usam por norma a capa traçada ou sobre os ombros...

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Mensagem por Leia »

E já agora, para quem não sabe o que são tricanas : http://1.bp.blogspot.com/_O7kS4QHFtm0/S ... icanas.jpg

Portanto, a capa à tricana é a utilização da capa de forma semelhante às tricanas: enrolada e com um nó, pousada num só ombro.

sergiofp
Novato
Novato
Mensagens: 36
Registado: domingo, 09 maio 2010 19:32

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Mensagem por sergiofp »

Leia Escreveu:Nas tunas usam por norma a capa traçada ou sobre os ombros...
Sim, mas há duas maneiras de traçar a capa, a mais usual e depois essa que disse, é um pouco difícil de explicar, mas basicamente primeiro faz-se como usualmente fazem a traçar, só que é por baixo do braço direito (e não pelo ombro), e depois a parte de baixo do lado esquerdo passa também entre o braço esquerdo e o nosso corpo para trás. Desta maneira fica-se com os dois braços livres e fica mais arejado para os dias de maior calor xD

jmfmr
Estreante
Estreante
Mensagens: 1
Registado: quarta-feira, 29 dezembro 2010 23:02

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Mensagem por jmfmr »

Em relação aos rasgos no fundo da capa, já me disseram que está relacionado com o numero de cadeiras que faltam. É verdade ou só tem mesmo que ver com aquilo que explicaram aqui?
Abraço

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Mensagem por Byssa »

Os rasgões na capa são simbólicos, faz quem quer e quantos quiser. Normalmente costuma-se dividir a capa em 3 partes.
Com a capa sobre os ombros:
- centro/meio, um rasgão do próprio ou do namorado/noivo
- lado direito, amigos
- lado esquerdo, família

À semelhança dos emblemas académicos, estes rasgões também não têm nenhuma ordem especifica, isto é, o que eu disse não tem validade nenhuma mas é o normalmente se faz.

Responder