Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Raquel*
Experiente
Experiente
Mensagens: 310
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Os elementos do grupos de fado de coimbra por norma são estudantes ou ex-estudantes de Coimbra,certo? Dai nao haver problema em estarem de capa.

A minha duvida é caso algum elemento desse grupo não tenha sido estudante , pode usar também a capa? E caso não o possa fazer existe algum tipo de "punição"?

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

boas pessoal. uma pequena curiosidade. eu no recinto a maioria das vezes andava com a capa enrolada (por cima do ombro e passa por baixo do braço) e atada ao lado do tronco....deduzo k estejam a ver mais ou menos o que pretendo. Há alguma "ilegalidade" nisso?

cumpz

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

Não yellow... não há ilegalidade.
Enquanto caloiro (que sei que não és) não o podes fazer até traçares a capa, depois disso :)

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

A isso chama-se usar a capa à tricana. Não existe qualquer impedimento em faze-lo.

E todos podem faze-lo, não existe nenhuma regulamentação acerca do uso da capa desta forma. portanto, os caloiros podem perfeitamente usá-la dessa forma.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
Localização: Oliveira do Hospital/Coimbra

Mensagem por yELLOW »

fico mais descansado....

afinal de contas os ensinamentos que dou aos meus caloiros sempre são os mais acertados :D é k não só é mais prático, cm confortável andar c a capa (pelo menos lá no meio da confusão) pk é da maneira que não está sempre a cair, a ser puxada etc.... mt melhor mesmo....

(pareço um puto a falar mas já faço isso desde o meu ano de caloiro, ou seja à 4 anos xD...cm foi possível só me lembrar agora de perguntar....sempre achei k n havia problema, mas só foi pa confirmar...)

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Enrolar a capa e dar nós é das maiores atrocidades que se pode fazer a uma capa...

E pode-se, desde quando?? À Tricana? mitos! a Capa Negra de um estudante de Coimbra só tem duas posições: Sobre os dois ombros caida, ou caida sobre um dos braços, com a parte de cima virada para a frente... Não existe mais nenhuma, porra! Nem sobre um ombro, que foram importações que erradamente fizeram de outros pólos universitários...

Sinceramente, e desculpem-me o desabafo, há pessoas que não dá qualquer valor à capa que têm...

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Subbuteiro Escreveu:Enrolar a capa e dar nós é das maiores atrocidades que se pode fazer a uma capa...

E pode-se, desde quando?? À Tricana? mitos! a Capa Negra de um estudante de Coimbra só tem duas posições: Sobre os dois ombros caida, ou caida sobre um dos braços, com a parte de cima virada para a frente... Não existe mais nenhuma, porra! Nem sobre um ombro, que foram importações que erradamente fizeram de outros pólos universitários...

Sinceramente, e desculpem-me o desabafo, há pessoas que não dá qualquer valor à capa que têm...
Esqueci-me de referir a capa traçada... por isso são 3!

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

Subbuteiro diz me as alineas do codigo da praxe onde isso esta sff

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O que acabaste de referir subbuteiro revela alguma falta de conhecimento histórico.

A capa "enrolada e dando um nó" é algo tipicamente coimbrã que surgiu por imitação das tricanas que eram as meninas queridas dos estudantes na altura.
Por imitação a estas, surgiu o colocar da capa dessa forma. Não é importação de qualquer outro polo universitário...

Aconselho uma leitura sobre tricanas em vez que falar em tom arrogante.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Já agora a capa sobre um ombro apenas está regulamentada no código de praxe.

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Leia Escreveu:O que acabaste de referir subbuteiro revela alguma falta de conhecimento histórico.

A capa "enrolada e dando um nó" é algo tipicamente coimbrã que surgiu por imitação das tricanas que eram as meninas queridas dos estudantes na altura.
Por imitação a estas, surgiu o colocar da capa dessa forma. Não é importação de qualquer outro polo universitário...

Aconselho uma leitura sobre tricanas em vez que falar em tom arrogante.
Eu não disse que o enrolar da capa era imitação de outros pólos universitários, mas sim o colocar a capa sobre um ombro...

Vocês acham então, que se eu tiver que me deslocar a outra cidade em representação de uma insituituição académica de Coimbra (uma tuna, por exemplo) e levar a capa toda enroladinha e com um nó, vou a representar muito bem esta academica com 7 séculos de história, é isso?

Não sejam ignorantes, isso são mitos que pessoas que também não sabem usar capa&batina vocês querem incutir, e vocês acreditam, como se "à tricana" fosse algo verdadeiro... Daqui a pouco dizem que é "Capa à chouriço" e "capa em cachecol"... Qual é parte da CAPA que não percebem??

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

E conhecimento histórico?

Eu só comecei a ver a capa enrolada há poucos anos, quando fazê-lo, possibilitava as pessoas de dançar e movimentarem-se livremente... É uma invenção bem recente!!

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Não é nada recente!!

O facto de referires que é recente revela um desconhecimento histórico acerca desta utilização.

Conheces as tricanas?

A colocação da capa à tricana sempre foi uma colocação da capa para momentos informais.

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

Soki Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento. Mas sendo coisas que nos marcam na vida, na minha opiniao, ha bandas de musica que nos marcaram na vida, logo terá uma certa lógica podermos colocar... Acho que é diferente uma pessoa colocar o simbolo da Super Bok, por exemplo, porque tanto faz ser Super Bock, como Cristal, que se bebe na mesma... xD
Uma banda é uma marca registada, bem como o seu logótipo. Logo é expressamente proíbido pelo Código. Marcando ou não a tua vida (com todo o respeito a que isso tem direito) se quiseres estar em praxe não podes usar emblemas de bandas.
Minnie Escreveu:Não yellow... não há ilegalidade.
Enquanto caloiro (que sei que não és) não o podes fazer até traçares a capa, depois disso :)
Não existem coisas proibidas de se fazer com a capa antes de a traçar, especialmente por o nosso Código da Praxe não indicar o traçar da Capa como tradição da Praxe. Desde que podes usar a Capa e Batina podes traçar a capa. Para uma pessoa estar sujeita à Praxe tem tão somente de estar matriculada na Universidade de Coimbra e, claro está, estar disposta a isso.
Raquel* Escreveu:Os elementos do grupos de fado de coimbra por norma são estudantes ou ex-estudantes de Coimbra,certo? Dai nao haver problema em estarem de capa.

A minha duvida é caso algum elemento desse grupo não tenha sido estudante , pode usar também a capa? E caso não o possa fazer existe algum tipo de "punição"?
Creio que nada possa ser feito. Para um futrica que use Capa e Batina poder ser sancionado é preciso que esteja em uso do conjunto Capa e Batina (daí o nome que se dá a este nosso traje). É algo reprovável e uma afronta do meu ponto de vista (se bem que para outras pessoas possa não ser, somos todos livres) usar algo que deveria ser a última recordação de uma parte única da nossa vida que não mais volta.

Subbuteiro Escreveu:Enrolar a capa e dar nós é das maiores atrocidades que se pode fazer a uma capa...

E pode-se, desde quando?? À Tricana? mitos! a Capa Negra de um estudante de Coimbra só tem duas posições: Sobre os dois ombros caida, ou caida sobre um dos braços, com a parte de cima virada para a frente... Não existe mais nenhuma, porra! Nem sobre um ombro, que foram importações que erradamente fizeram de outros pólos universitários...

Sinceramente, e desculpem-me o desabafo, há pessoas que não dá qualquer valor à capa que têm...
Acho que te devias acalmar um bocado homem. Penso igualmente que usar a capa enrolada à volta do corpo não seja a maneira mais correcta de a ter (especialmente quando há gente que tira a batina e a põe pendurada na capa) mas exageras claramente quando falas do ter a capa sobre o ombro. Especialmente porque o código regulamenta-o. Dizendo o que passo a dizer em palavras minhas:

'No uso da capa sobre apenas um ombro esta deve ter a gola virada para a frente'.

Mas se quiseres realmente ser picuinhas com o uso da capa então só existem duas posições. Caída sobre os ombros ou colocada sobre um dos ombros, sim porque o Código apenas menciona essas. Então e agora o traçar da capa e a capa no braço? Vão à vida? Não claro que não, porque tudo aquilo que o código não menciona deve ser baseado no bom senso ficando a cargo de cada um aplica-lo do modo que a sua mentalidade o ditar sem nunca infringir os artigos estabelecidos. Ou seja, usar a capa enrolada à volta do corpo apesar de ser para ti a maior afronta existente não vai contra as condições estabelecidas, logo depende do bom senso, tanto eu como tu acreditamos que existam maneiras mais próprias de usar a capa mas há por aí muita gente que a usa enrolada, escolha deles...

Agora, em representação da Universidade e da Academia deve haver muito cuidado e ainda mais respeito, pessoalmente envergaria sempre a capa sobre os ombros.


Quanto ao uso 'à tricana' se existir é de facto uma linda tradição mas nós somos Estudantes não tricanas. Se fossemos tricanas então andariamos com o lençol enrolado. Como não somos não vamos enrolar a capa e depois invocar o uso 'à tricana'. Se querem usar a capa enrolada usem que não é proibido e depois aguentem-se à bronca com o 'gozo' que receberem por parte de outros estudantes e não invoquem uma classe trabalhadora que infelizmente se extinguiu.



Honestamente e se mo permitem acho que o que falta a muita gente é o bom senso e talvez alguma interpretação do Código da Praxe. Ele é acima de tudo um guia, tudo o resto depende do nosso bom senso. Representamos a mais antiga e a mais nobre Academia do país, a responsabilidade, o orgulho, a honra são enormes não deixemos a tradição cair pelas ruas da amargura. Ao contrário disso contribuamos para a revitalização da mesma.
:wink:
Imagem
"O Tekken"

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Para que não achem que o uso à tricana é algo recente, Já Trindade Coelho referia essa utilização no seu livro de memórias.

Nota: eu não tenho o hábito de usar a capa desta forma, mas não me parece que seja relevante para o caso.

Responder