Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

não sei se ta alguma coisa acerca disso no código. mas de boca em boca ensina-se que é do lado esqerdo que é o do coração.

;)

xophya
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 23 março 2007 21:26

capa

Mensagem por xophya »

É que li o codigo quase todo e nao encontrei nada. Mas fica a esquerda então :)
Tenho outra duvida. Se os alunos com duas matriculas(num curso de 4 anos) só podem usar a pasta com o braço esticado, fica um braço para a capa e o outro para a pasta, não é?
:roll: Bem que podiam inventar uma regra mais pratica :oops: :D
"Amor que nasce cresce, alma rejuvenesce (..) Eu falo do coração que sente, quando ama não mente/Amor ninguém compreende, é transcendente(..)Alimento-me desse sentimento nos sete dias da semana..."

Valete

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Tem dias que uso a pasta e a capa no mesmo braço.
Tipo a capa é pesada, então estou sempre a mudar. Usas no que der mais jeito, ninguém te vai chatear.
Love hurts

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

E há no codigo:
e) No uso da capa sobre um ombro, esta tem de estar com a gola para a frente.
Love hurts

Avatar do Utilizador
catarina_sofia
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 65
Registado: quinta-feira, 20 março 2008 18:37
Localização: algures por coimbra

Mensagem por catarina_sofia »

Bem pessoal... nada de mais me leva a escrever mas achei curioso uma mini reportagem que foi feita na latada no dia da serenata pela RTP1. esta reportagem foi passada no programa SO VISTO (no passado sabado s n estou em erro) enfim... isto tudo pa dizer...que o senhor presidente da associação academica de coimbra falou para a reporter... e a meio da conversa ela perguntou-lhe... entao e verdade que a capa n se pode lavar nao e? (mais ou menos assim) ao que ele prontamente respondeu... que sim de facto a capa nunca se deve lavar!.... meu deus isto n e nd d especial... mas n deveriam ser os orgaos mais importantes a dar o exemplo... e a nao criar mitos ridiculos... bem peço desculpa.... mas so me apeteceu comentar convosco!

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Por acaso reparei exactamente no mesmo e pensei o mesmo que tu. Era mais grave se fosse alguém ligado ao conselho de veteranos a dizer isso mas enquanto presidente da DG deveria ter alertado para o facto de isso ser algo que passa de boca em boca e não uma regra que venha no Código.

Avatar do Utilizador
catarina_sofia
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 65
Registado: quinta-feira, 20 março 2008 18:37
Localização: algures por coimbra

Mensagem por catarina_sofia »

ya foi exatamente o k pensei... apesar de ser algo... pekeno e "insignificante" fica sempre mal aos olhos de quem lê o código que alguem que deveria perceber minimamente do assunto vnh confirmar um facto que é (a meu ver) uma verdadeira estupidez sem sentido! e k pior nao vem no codigo... inda por cima... numa televisão pública! fica sempre mal!

Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Mensagem por TaniaVargas »

Eu tenho uma duvida.. Este ano vai ser o meu primeiro ano de qeima das fitas, onde vou usar o traje pela primeira vez. Nessa altura ja posso levar os simbolos na capa, ou so depois é que os posso colocar? Obrigada

Avatar do Utilizador
winger
Experiente
Experiente
Mensagens: 303
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56
Localização: Lisboa

Mensagem por winger »

Tânia, penso que já discutimos essa questão algures por estes tópicos.
Não faço ideia de onde terá vindo esse mito dos emblemas (talvez por comparação com tradições de outras universidades...) mas eles podem estar lá (se assim o entenderes) nessa noite da Serenata Monumental.
Outra possível origem para a confusão pode ser o facto de, estando a capa traçada, os símbolos não poderem estar à vista (uma vez que ficam na parte interior da capa).

Espero que tenha esclarecido. Ainda assim é sempre bom comprar o código para resolver esta e outras dúvidas. Tudo o que não venha lá explícito, são tradições que foram passando de boca em boca.

Avatar do Utilizador
TaniaVargas
Experiente
Experiente
Mensagens: 252
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11
Localização: Coimbra

Mensagem por TaniaVargas »

Obrigada :)

Soki
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: segunda-feira, 27 abril 2009 0:07

Mensagem por Soki »

Só uma pequena coisa acerca dos emblemas. Falam em marcas comerciais, e clubes da bola, e coisas assim. Pode-se colocar insignias de bandas?
E os rasgoes na capa? Obrigatório ou nao? está no codigo da praxe acho eu :? e são dados pela familia e pelos amigos? apenas um rasgo asimbolizar todos os amigos, ou qualquer amigo ou familiar pode dar um e ficamos com a capa com vaios rasgos?

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Penso que não podendo clubes também não se podem bandas...não faz sentido pois se não estou em erro é uma questão de publicidade...
Exemplo:
Artigo 75º
Considera-se que, vestindo Capa e Batina, estão na PRAXE:
a) Os estudantes que obedecerem aos requisitos seguintes:
17) Somente é permitido o uso de emblemas em pano na capa que serão os da pátria; cidade natal; dos
locais relacionados com os actos decorrentes da actividade académica excluindo os incompatíveis com
a Praxe Académica Coimbrã, tais como emblemas de clubes, marcas comerciais ou similares
Um emblema de banda é similar penso eu.

Sobre os rasgões diz também:
7) Terem a capa preta, de uso comum, com ou sem cortes na parte inferior e com ou sem emblemas de
pano na parte interior esquerda, quando sobre os ombros.
Foi a única coisa que encontrei a respeito,mas o que se diz é que do lado esquerdo são os familiares,do lado direito os amigos e ao meio o namorado ou namorada.
Eu particularmente não sigo isto e nem gosto.
Love hurts

mistertes
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

Soki no fundo podes meter o que quiseres porque ninguém quer saber nada disso. (Infelizmente)

Nunca liguei muito à praxe mas também não banalizo a mesma, o que me irrita é que muita gente que anda por aí tem 0 conhecimento e 0 respeito perante a Praxe Académica em Coimbra.

E outra coisa, o objectivo dos símbolos na capa é uma mera marca das principais 'coisas' que nos marcaram a vida até à data e que de alguma forma se relacionam com o nosso percurso de estudante.

A minha capa é Capa Preta

Soki
Estreante
Estreante
Mensagens: 2
Registado: segunda-feira, 27 abril 2009 0:07

Mensagem por Soki »

Obrigado pelo esclarecimento. Mas sendo coisas que nos marcam na vida, na minha opiniao, ha bandas de musica que nos marcaram na vida, logo terá uma certa lógica podermos colocar... Acho que é diferente uma pessoa colocar o simbolo da Super Bok, por exemplo, porque tanto faz ser Super Bock, como Cristal, que se bebe na mesma... xD

Avatar do Utilizador
Miffy
Experiente
Experiente
Mensagens: 324
Registado: quarta-feira, 26 dezembro 2007 15:22
Localização: Tondela / Coimbra

Mensagem por Miffy »

mistertes Escreveu:Soki no fundo podes meter o que quiseres porque ninguém quer saber nada disso. (Infelizmente)

Nunca liguei muito à praxe mas também não banalizo a mesma, o que me irrita é que muita gente que anda por aí tem 0 conhecimento e 0 respeito perante a Praxe Académica em Coimbra.

E outra coisa, o objectivo dos símbolos na capa é uma mera marca das principais 'coisas' que nos marcaram a vida até à data e que de alguma forma se relacionam com o nosso percurso de estudante.

A minha capa é Capa Preta

a minha também é


e é tão linda assim :wink:
Miffy, a Sweet Little Bunny!

Responder