Praxe Académica - Ask Jarod - A Capa: como usar

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
lissabon
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sábado, 05 abril 2008 15:43

Mensagem por lissabon »

o k me foi dito sobre botoes é k o ultimo nunca se aperta excepto se se for casado... quanto à capa...nunca devemos afastar-nos dela mais do que 7 passos...e lava-la....em coimbra so no rio mondego...no entanto é dito pelos supersticiosos que pode dar azar e que apaga as memórias académicas

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Quem te disse isso não deve ter lido o Código da Praxe... :?

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

E eu ja lavei a minha duas vezes.
Love hurts

mistertes
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

lol Há que pensar um bocado não?

7 passos? Quem anda 'trajado' é suposto andar de Capa e Batina, porisso a capa deve andar sempre connosco, claro que n é preciso estar com ela 'em cima' todo o tempo, mas tb n é pra fazer como aqueles que nem capa nem batina, parecem uns empregados de restaurante.
A única ocasião em que a capa fica em casa é quando se usa Cartola e Bengala, mas tem que se fazer umas alterações no traje, não me recordo agora quais.

Podes lavar a capa quando quiseres, aliás, tal como não usas uma peça de roupa suja tb n deves usar a capa suja.
Eu ando quase sempre com a capa aos ombros, a parte do fundo fica quase sempre suja, especialmente nas noites da latada/queima. Só se fosse maluco é que não a lavava.

Memórias académicas ficam na cabeça e no 'coração', não ficam na sujidade da capa.

lissabon
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sábado, 05 abril 2008 15:43

Mensagem por lissabon »

por acaso... no codigo da praxe propriamnt dito nao encontrei nada
...plo menos no da universidade de coimbra....e ja estive a procurar vezes sem conta

as alteraçoes nao terao nd a ver c akelas coisas k se poe nas lapelas dos casacos???com as cores dos cursos??

Avatar do Utilizador
D@MP
Experiente
Experiente
Mensagens: 265
Registado: domingo, 07 outubro 2007 22:55
Localização: Condeixa/Condeixa

Mensagem por D@MP »

Boas pessoal!

Sou caloiro, e à cerca de um mes comprei o meu traje (fazer publicidade!) na Toga!

Quando li este tópico reparei que tinham referido que a capa tinha de ter um botao ou um colchete para se apertar em caso de luto para tapar o branco da camisa!

O que é certo é que fui ver a minha, e ela não tem nada para apertar nem botão nem colchete nem tem casa para o botao! Nada!!!
E comprei a mais cara que la havia, a que me disseram que era a melhor!!!

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

vais lá e pedes para por... não é assim tão grave.. um colchete põe-se num instante... temos de ter noção de que as lojas que vendem os trajes não andam propriamente a ler o codigo... tampouco sei de alguma que seja acreditada pelo conselho de veteranos...

lissabon
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sábado, 05 abril 2008 15:43

Mensagem por lissabon »

mas nao é no codigo k diz k ixo td se deve tirar???etiketas...colxetes....o k eu li é k em caso d luto se levantam as abas do casaco e se cruza a capa por cima...

sou
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 77
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

devo dizer que o novo ainda não li como deve ser mas pelo menos do que tinha lido no antigo axo que falava no colchete pa fechar a capa em caso de luto, nem tudo se tira.. há coisas que até têm de se por por exemplo o meu casaco (que em luto deveria estar fechado ate a cima) e pelo qual tb paguei um dinheirão não tem casa para ultimo botao pa fechar em caso de luto, simplesmente por ser casaco de rapariga... terei de ser eu a mandar por... as lojas vendem o que têm de resto temos de ser nos a conhecer o codigo, comprar se nos agradar e modificar o que for necessário..

mistertes
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registado: segunda-feira, 27 novembro 2006 10:55

Mensagem por mistertes »

Não é a capa que deve ter um botão para ser fechada em caso de luto, é a BATINA.

Quanto á cartola e bengala não se tem de alterar nada, apenas adicionar os restantes elementos, faixas da cor do curso, etc..

Na PRAXE é que a capa e batina(homem) e o casaco(mulher) não podem distar mais de um braço estendido. Mas isto para se considerarem 'NA PRAXE'

lissabon
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sábado, 05 abril 2008 15:43

Mensagem por lissabon »

"Na PRAXE é que a capa e batina(homem) e o casaco(mulher) não podem distar mais de um braço estendido. Mas isto para se considerarem 'NA PRAXE"

ixo é um bocado relativo...tds dizem uma coisa diferente...ou nunca se larga a capa...ou so pode estar a distancia de um braço....ou pode estar ate 50m d distancia...ou 7 passos....raramente dizem a mm coisa

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

lissabon Escreveu:"Na PRAXE é que a capa e batina(homem) e o casaco(mulher) não podem distar mais de um braço estendido. Mas isto para se considerarem 'NA PRAXE"

ixo é um bocado relativo...tds dizem uma coisa diferente...ou nunca se larga a capa...ou so pode estar a distancia de um braço....ou pode estar ate 50m d distancia...ou 7 passos....raramente dizem a mm coisa
na praxe nunca se deve largar a capa. Quando se larga é bom que não fique a mais de um braço de distancia.. Mas o ponto fulcral é mesmo não deixar a capa quando se tem vestido o casaco ou a batina..
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

lissabon
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sábado, 05 abril 2008 15:43

Mensagem por lissabon »

pois mas muitas vezes começa a cansar andar com a capa e deixo-a com uma caloira ou axim....e nem smpre ela anda a uma distancia de um braço d mim

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

lol..
então tira tb o casaco q é como faço quando deixo a capa em algum lado
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

xophya
Estreante
Estreante
Mensagens: 8
Registado: sexta-feira, 23 março 2007 21:26

Mensagem por xophya »

Quando se usa a capa sobre Um dos ombros é igual ser no direito ou esquerdo certo? O mesmo acontece quando se coloca no braço, não é?
"Amor que nasce cresce, alma rejuvenesce (..) Eu falo do coração que sente, quando ama não mente/Amor ninguém compreende, é transcendente(..)Alimento-me desse sentimento nos sete dias da semana..."

Valete

Responder