Se eu quiser participar na praxe, mas não quiser fazer determinadas coisas que me pedirem, vou ser considerada anti-praxe?
Obrigado!

VI – NOVATO - Pertence à categoria de Novato:
O estudante que se matricula pela primeira vez no 2º ciclo e não tenha nenhuma matrícula no 1º ciclo na Universidade de Coimbra, durante o primeiro período de praxe.
Como já passou o primeiro período de praxe, parece-me que serás Bolognez (pelo menos é essa a interpretação que faço... no entanto, como ainda sou do "código antigo", é melhor esperar por uma confirmação).XIII – BOLOGNEZ – pertencem à categoria de Bolognez:
Os que estão matriculados pela primeira vez no 2º ciclo, ressalvando a condição de Novato.
Hm. A categoria de Bolonhez em termos práticos, significa que posso trajar, traçar à vontade e, se não me engano, ter caloiros?Pedro Escreveu:Penso que se aplicam as seguintes categorias:VI – NOVATO - Pertence à categoria de Novato:
O estudante que se matricula pela primeira vez no 2º ciclo e não tenha nenhuma matrícula no 1º ciclo na Universidade de Coimbra, durante o primeiro período de praxe.Como já passou o primeiro período de praxe, parece-me que serás Bolognez (pelo menos é essa a interpretação que faço... no entanto, como ainda sou do "código antigo", é melhor esperar por uma confirmação).XIII – BOLOGNEZ – pertencem à categoria de Bolognez:
Os que estão matriculados pela primeira vez no 2º ciclo, ressalvando a condição de Novato.
O código de Praxe está "adaptado" a bolonha desde 2007. Porém, não existe graus de parentesco em Praxe.yahaia Escreveu:Tenho duas dúvidas.
Já há adaptação do código da praxe ao processo de bolonha?
Quais sao os graus de parentesco na praxe? Tipo, avô, padrinho, afilhado. Há mais?
Obrigado
Praxe muda em Coimbra: acabaram as pinturas aos caloiros
Conselho de Veteranos proíbe também a mobilização dos novatos dentro do horário letivo
O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra atualizou o código de praxe e passou a proibir expressamente a realização de qualquer pintura sobre caloiros ou novatos e a mobilização destes dentro do horário letivo.
«Esta atualização teve como objetivo a introdução de alterações e adendas a determinados artigos, de modo a que a praxe sirva o seu propósito primordial, que é a integração de todos os estudantes num espírito e vivência únicos no mundo», explica o Magnum Concillium Veteranorum - Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra.
Além daquelas duas proibições, o Conselho de Veteranos impede ainda «qualquer forma de extorsão ou usurpação exercida sobre bens cuja propriedade seja do caloiro ou do novato, mobilizado ou gozado».
Fica ainda proibido o «desenvolvimento de atividades que lesem física ou psicologicamente outrem».
Os veteranos impedem ainda a perturbação do normal funcionamento das atividades da Universidade de Coimbra, de eventos ou cerimónias daquela instituição ou ainda de eventos inseridos na tradição e atividade da Academia de Coimbra.
Além destas atualizações, o Conselho de Veteranos proíbe também atividades que lesem bens de terceiros.
«Estas adendas, muitas delas esclarecedoras de situações que poderiam ter uma interpretação dúbia das tradições e costumes dos estudantes da Universidade de Coimbra, foram feitas, essencialmente, em duas vertentes. Uma, no sentido de regulamentar e limitar a chamada praxe de gozo do Caloiro, outra, reestruturando o modo de funcionamento do Senatus Praxis, de modo a possibilitar uma maior e efetiva fiscalização do exercício da Praxe», explicam.
Todas as alterações estão numa adenda que está disponível na sala do Conselho de Veteranos na Associação Académica de Coimbra. Para obter esse documento, basta passar pelo local, apresentando o livro do Código da Praxe.
TVI - 24 2013-03-01
Chong Li Escreveu:Praxe muda em Coimbra: acabaram as pinturas aos caloiros
Conselho de Veteranos proíbe também a mobilização dos novatos dentro do horário letivo
Fica ainda proibido o «desenvolvimento de atividades que lesem física ou psicologicamente outrem».
É bem!Chong Li Escreveu:Praxe muda em Coimbra: acabaram as pinturas aos caloiros
O Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra atualizou o código de praxe e passou a proibir expressamente a realização de qualquer pintura sobre caloiros ou novatos e a mobilização destes dentro do horário letivo.
Além destas atualizações, o Conselho de Veteranos proíbe também atividades que lesem bens de terceiros..