Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

Olá malta, sou do primeiro ano e estudo em coimbra.
Disseram-me que na minha primeira queima das fitas, que é já este ano, não posso mostrar emblemas. É verdade?

Obrigada por qualquer esclarecimento.

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

Minnie Escreveu:Olá malta, sou do primeiro ano e estudo em coimbra.
Disseram-me que na minha primeira queima das fitas, que é já este ano, não posso mostrar emblemas. É verdade?

Obrigada por qualquer esclarecimento.
É assim, quando tens a capa caída sobre os ombros ou traçada os simbolos TÊM de ficar para dentro e não ser visíveis., uma vez que em Coimbra a capa é Negra.

Quando a tens 'dobrada/enrolada/o que quer que lhe faças' não há qualquer situação prevista no Código da Praxe. Ou seja, se andares como muita gente anda com ela 'dobrada no braço' podes ter os emblemas à mostra pois tenho quase a certeza que não há alinea alguma que o proíba. Dizem-te que caloiro não pode usar emblemas para fora para se armarem aos cucos e mostrarem que 'Eu sou mais velho logo eu posso e tu não'. È tudo TANGA! Sem estar traçada ou caída sobre os ombros podes ter a capa COMO BEM TE APETECER, com emblemas à mostra ou sem se verem, a escolha é tua.

Eu pessoalmente gosto dela negra, tenho alguns na minha que servem acima de tudo para a identificar.

Espero ter ajudado
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

a minha dúvida é se posso ou não ter emblemas na capa na primeira queima porque disseram-me que só posso mostrar emblemas na latada do meu 2ºano

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

podes ter. não os poder é ter visíveis quando está com a capa aos ombros.
Imagem

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

opá essa cena da capa aos ombros nao tem nada a ver com ser do 1º ano!!!

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

Podes ter à vontade rapariga. Não há alinea nenhuma a proíbi-lo, a malta mais velha é que como disse te diz que não podes ter isto, aquilo ou acolotro na maior parte das vezes por desconhecimento eles mesmos do próprio código.

Usar emblemas estás à vontade, e e te-los à mostra também, exceptuando-se de Capa sobre os Ombros ou Capa Traçada.
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

obgada jimmy.
eu li o CP e n dzia nada :)

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

tem sim. o que os pastranos e caloiros não podem ter é insignias da praxe ( grelos, tesouras, mokas, colher, alfinete, etc.. )
Imagem

Avatar do Utilizador
Minnie
Regular
Regular
Mensagens: 151
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

emblemas nao sao insignias!!!

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Minnie Escreveu:emblemas nao sao insignias!!!
pois não!
Imagem

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Jimmy Escreveu:Usar emblemas estás à vontade, e e te-los à mostra também, exceptuando-se de Capa sobre os Ombros ou Capa Traçada.
Desculpa discordar de ti Jimmy, mas é por essas e por outras que a tradição em Coimbra tornou-se vulgar e perdeu a sua identidade. Para mim, não há coisa mais "parola" que andar de capa na mão com os emblemas à mostra. A capa é uma capa, não um mostruário! Só falta também pedires aos rapazes que em vez de terem a capa caída na mão com a gola para a frente, como tradição em Coimbra, a usassem caída num dos ombros, como se de um saco de batatas aquilo se tratasse...

As capas podem e devem ter emblemas que vos identifique, mas no mínimo número possível: apenas AAC, faculdade, curso, terra natal e nada mais... Os emblemas servem essencialmente para identificar o dono da capa, não para ser um reportório de emblemas do tipo "trevo da sorte", "dos tios", "da madrinha", etc...

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

Não podia concordar mais!
Para mim a capa negra de Coimbra é negra e não com emblemas e pessoalmente uso-a sem eles. Oferecem-me de vez em quando uns e tal, mas eu guardo-as e não chapo-as todas na capa. Além de piroso, faz-nos ser " iguais" a tantas outras universidades e escolas superiores que usam imensos. Inclusive até costumo brincar com a situação e dizer:

" Aquela capa parece que montra da Toga.." :x

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
Localização: Paradise City

Mensagem por Jimmy »

Subbuteiro Escreveu:
Jimmy Escreveu:Usar emblemas estás à vontade, e e te-los à mostra também, exceptuando-se de Capa sobre os Ombros ou Capa Traçada.
Desculpa discordar de ti Jimmy, mas é por essas e por outras que a tradição em Coimbra tornou-se vulgar e perdeu a sua identidade. Para mim, não há coisa mais "parola" que andar de capa na mão com os emblemas à mostra. A capa é uma capa, não um mostruário! Só falta também pedires aos rapazes que em vez de terem a capa caída na mão com a gola para a frente, como tradição em Coimbra, a usassem caída num dos ombros, como se de um saco de batatas aquilo se tratasse...

As capas podem e devem ter emblemas que vos identifique, mas no mínimo número possível: apenas AAC, faculdade, curso, terra natal e nada mais... Os emblemas servem essencialmente para identificar o dono da capa, não para ser um reportório de emblemas do tipo "trevo da sorte", "dos tios", "da madrinha", etc...
Eu não disse que 'apoiava o facto de ela usar' foi uma resposta objectiva. E Objectivamente ela pode usar. Nada existe contra isso no código.

E ela não é obrigada a seguir a tradição se ela não estiver escrita no código. Tem o dever moral, mas nada lhe pode acontecer se não o fizer.

Pessoalmente sou um 'capa negra' ;)
Imagem
"O Tekken"

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

Kika2 Escreveu:Não podia concordar mais!
Para mim a capa negra de Coimbra é negra e não com emblemas e pessoalmente uso-a sem eles. Oferecem-me de vez em quando uns e tal, mas eu guardo-as e não chapo-as todas na capa. Além de piroso, faz-nos ser " iguais" a tantas outras universidades e escolas superiores que usam imensos. Inclusive até costumo brincar com a situação e dizer:

" Aquela capa parece que montra da Toga.." :x
sempre conheci essa malta por "arvores de natal".
Imagem

Avatar do Utilizador
Subbuteiro
Regular
Regular
Mensagens: 187
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
Localização: Coimbra - Cidade Mágica
Contacto:

Mensagem por Subbuteiro »

Jimmy Escreveu:Eu não disse que 'apoiava o facto de ela usar' foi uma resposta objectiva. E Objectivamente ela pode usar. Nada existe contra isso no código.
Na boa Jimmy, mas referiste para ela os ter à mostra, o que eu entendi como sendo a favor da sua exibição.
Jimmy Escreveu:Usar emblemas estás à vontade, e e te-los à mostra também, exceptuando-se de Capa sobre os Ombros ou Capa Traçada.
E por favor, não usem a expressão "capa negra" apenas para quem usa capa sem emblemas. Não é por se ter os emblemas que mencionei para a razão que mencionei, que se deixa de ser "capa negra". O que importa é o que se faz com a capa, não como é...

Responder