Candidaturas Direito 2012

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por Pedro »

Se não me engano, as candidaturas ainda não começaram e só acabam no final de Agosto, pelo que ele ainda vai a tempo de ponderar essa hipótese. :p No entanto, se optares por isso, escolhe cursos de que também gostes, para o caso de não conseguires a mudança.

Há também outro factor importante a ponderar nas candidaturas deste ano. Tendo em conta o número de alunos que tem desistido de frequentar os cursos por motivos económicos, parece-me provável que haja vários que nem sequer se candidatem pelos mesmos motivos. Isso também poderá vir a ter um efeito nas médias de acesso, mas é difícil estimar o impacto.

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por tomasfrancisco »

ads Escreveu:
Pedro Escreveu:Eu apostaria mais numa eventual descida. As médias dos exames do secundário, este ano, foram miseráveis. Não costuma afectar os cursos com menos vagas, mas nos cursos com mais vagas... não ficaria espantado se assistíssemos a uma descida.
Deus te oiça !
Só me vejo mesmo na FDUC, a minha outra alternativa seria Lisboa, mas sou do Norte logo seria mais complicado ...
Boas,
Eu estou na mesma situação que tu, sou um apaixonado pela cidade de Coimbra e ainda mais pela universidade, não me vejo em mais nenhuma se não aquela :s
Estou a pensar em ir para Engª Informática e o que me separa da nota de candidatura mais baixa do ano passado para a minha são apenas 6 décimas, portanto, é um sofrimento imaginar que não entro...
Como é a tua situação? Quais as diferenças da tua nota de candidatura para a nota de candidatura mais baixo do ano passado?

Avatar do Utilizador
ads
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: terça-feira, 10 julho 2012 15:19

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por ads »

Carol Escreveu:Quais foram as tuas segunda e terceira opções? Podias ter optado por outro curso em Coimbra e pedir transferência, há sempre várias pessoas que saem de direito e outras tantas que entram, mas não faço ideia de como isso se processa!
Ainda não me candidatei, é só dia 16, mas em principio a segunda opção será Lisboa em Direito. Porém tenho medo de utilizar a opçao de outro curso em Coimbra, medo de ficar num curso que não vou gostar e depois não ter oportunidade de mudar ... :S

Avatar do Utilizador
ads
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: terça-feira, 10 julho 2012 15:19

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por ads »

tomasfrancisco Escreveu:
ads Escreveu:
Pedro Escreveu:Eu apostaria mais numa eventual descida. As médias dos exames do secundário, este ano, foram miseráveis. Não costuma afectar os cursos com menos vagas, mas nos cursos com mais vagas... não ficaria espantado se assistíssemos a uma descida.
Deus te oiça !
Só me vejo mesmo na FDUC, a minha outra alternativa seria Lisboa, mas sou do Norte logo seria mais complicado ...
Boas,
Eu estou na mesma situação que tu, sou um apaixonado pela cidade de Coimbra e ainda mais pela universidade, não me vejo em mais nenhuma se não aquela :s
Estou a pensar em ir para Engª Informática e o que me separa da nota de candidatura mais baixa do ano passado para a minha são apenas 6 décimas, portanto, é um sofrimento imaginar que não entro...
Como é a tua situação? Quais as diferenças da tua nota de candidatura para a nota de candidatura mais baixo do ano passado?
Ui, bem consigo imaginar esse teu sofrimento porém confesso que a minha situação é menos desconfortável, uma vez que a minha média é 14,2 e a de Direito do ano passado em Coimbra é 13,3. Eu estou mesmo ansioso e era uma alegria enorme se pudesse entrar, tal como tu. Mas há sempre a possibilidade de as medias não subirem ou até descerem, mas como é um tiro no escuro estou com bastante aflição !

Um abraço e muita sorte para ti !

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por tomasfrancisco »

Mas olha que ao que te estas a referir pelo que vejo é nota de candidatura ((média de secundário x percentagem definida pela universidade) + (prova de ingresso x percentagem definida pela universidade)) e não a média (média do secundário)...

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por tomasfrancisco »

No teu caso e no meu as percentagens são as mesmas 50%-50% http://www.dges.mec.pt/guias/detcurso.a ... 02&frame=1

Avatar do Utilizador
ads
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: terça-feira, 10 julho 2012 15:19

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por ads »

tomasfrancisco Escreveu:No teu caso e no meu as percentagens são as mesmas 50%-50% http://www.dges.mec.pt/guias/detcurso.a ... 02&frame=1
exato, estou a referir-me à media já com as provas de ingresso incluídas

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por tomasfrancisco »

ads Escreveu:
tomasfrancisco Escreveu:No teu caso e no meu as percentagens são as mesmas 50%-50% http://www.dges.mec.pt/guias/detcurso.a ... 02&frame=1
exato, estou a referir-me à media já com as provas de ingresso incluídas
Pois, portanto tens de fazer as contas de forma a que fique:
(14,2 x 0,5) + ( PI x 0,5) = Nota de candidatura
e o 13.3 a que te referes é a nota de candidatura mais baixa do ano passado...

Avatar do Utilizador
ads
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: terça-feira, 10 julho 2012 15:19

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por ads »

tomasfrancisco Escreveu:Mas olha que ao que te estas a referir pelo que vejo é nota de candidatura ((média de secundário x percentagem definida pela universidade) + (prova de ingresso x percentagem definida pela universidade)) e não a média (média do secundário)...
Estou um bocado lento... não estou a perceber a tua dúvida amigo.

Abraço

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por Carol »

ads Escreveu:
Carol Escreveu:Quais foram as tuas segunda e terceira opções? Podias ter optado por outro curso em Coimbra e pedir transferência, há sempre várias pessoas que saem de direito e outras tantas que entram, mas não faço ideia de como isso se processa!
Ainda não me candidatei, é só dia 16, mas em principio a segunda opção será Lisboa em Direito. Porém tenho medo de utilizar a opçao de outro curso em Coimbra, medo de ficar num curso que não vou gostar e depois não ter oportunidade de mudar ... :S

Pois, eu ando completamente a leste dessas datas :p

O único curso que te interessa é direito? Se assim for fazes bem em pôr as alternativas de Lisboa e Porto nos segundo e terceiro lugares, mas caso haja outro curso que gostes podes sempre arriscar entrar nele em Coimbra, já que é um sonho para ti.
Faz uma pesquisa pelos cursos que existem na universidade, quando entrei descobri alguns que não fazia ideia que existiam e que me pareceram muito apelativos.

Entretanto vai pensando positivo, happy thoughts could help :)
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
ads
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: terça-feira, 10 julho 2012 15:19

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por ads »

Bem, candidatei-me hoje para a FDUC, e a minha média está mais baixa do que estava à espera, sendo 139,5 e a média do ultimo candidato do ano passado foi 133,8. Existe então uma diferença de 5,7 décimas. Creio que já não entro, com muita pena minha, pois o Pedro referiu que as médias das notas das provas de ingresso subiram este ano. Vim deixar aqui o meu obrigado a todos os que perderam tempo comigo, a explicar-me tudo sobre essa maravilhosa cidade que é Coimbra.

A todos o meu sincero obrigado e votos de tudo de bom.

Saudações,
Ads

tomasfrancisco
Novato
Novato
Mensagens: 43
Registado: segunda-feira, 02 julho 2012 19:07

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por tomasfrancisco »

Não desistas ads, pode ser que entres mesmo assim...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por Pedro »

O facto de as médias das provas de ingresso terem subido pode não ter esse efeito nas médias de candidatura. Apesar da subida, as médias das provas continuam muito baixas. Acrescente-se ainda este ser um ano "diferente", suspeito que haverá muitos alunos a não ingressar no ensino superior por motivos económicos. Por isso, é difícil adivinhar o que irá acontecer.

Avatar do Utilizador
ads
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registado: terça-feira, 10 julho 2012 15:19

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por ads »

Obrigado pela motivação extra rapazes, mas sinceramente já perdi a esperança de entrar, está muito apertado.

Avatar do Utilizador
Marianafduc
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 83
Registado: segunda-feira, 01 setembro 2008 1:15

Re: Candidaturas Direito 2012

Mensagem por Marianafduc »

Boa sorte :-p Nestas coisas, há que esperar para ver e não adianta desesperar :-p
Mestrado em Direito :-)

Responder