Actividades da praxe parcialmente suspensas

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por |zype| »

Mrboss81 Escreveu:
Byssa Escreveu:
Mrboss81 Escreveu:Há praxes, e há praxes. Agora, ridicularizar os caloiros como fazem, isso não estou a favor. Empastados de ovos, farinha, e sei la mais o que. Pelo menos ali na escola de enfermagem. Vejo-os a lavarem-se nas mangueiras de lavagem dos carros para tirar a maior camada... Isso, desculpem, é nojento.

Touradas? Quero la saber, que marrem onde quiserem, e que façam o que quiserem.
agrária? onde é que tu ves ovos e farinha na unviersidade de coimbra? Menos, menos. Come eu já disse algures, "há praxes e Praxe".
Moro muito perto da escola de enfermagem (ao pé dos covoes), e todos os anos vejo as mesmas coisas. Não disse que era na agraria
sim, isso é aí, na UC não pode haver contacto fisico ou praxe fisica, algo assim do genero, tambem nao sou de lá por isso nao sei muito bem...
ESEC

NiGhT
Experiente
Experiente
Mensagens: 331
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por NiGhT »

Deus, o que se lê para aqui. Há muita ideia pré-concebida. A praxe é (ou deve ser) um conjunto de costumes ou tradições próprios da vida académica coimbrã, enraizados numa história de séculos da Universidade de Coimbra. Agora, os tempos são outros, e uma ideia pré-concebida e rumores passam mais rápido que a verdade que se quer e se deseja apurada. Já estou licenciado, e em nada agora tenho que ver com a praxe, sendo o considerado futrica. Mas deixem-me contar uma história: aquando da minha mudança para a Faculdade de Letras, houve uma situação engraçada. Pelo facto dos caloiros não saber o que fazer com uma colher, pedia-se às caloiras para fazerem um "broche" ao doutor. Ora, nas camadas etárias mais jovens, isto tem uma única conotação: um favor sexual. Contudo, um broche é também uma peça que serve como pregadeira, sendo usado muitas vezes nas gravatas, por exemplo. E o que aconteceu com uma jovem caloira? Com a ideia pré-concebida que vinha da praxe, pega na colher. E começa a tirar a t-shirt da pessoa a quem ia fazer o "broche". Aí parou tudo. Porquê? Porque a rapariga tinha na cabeça que tinha que fazer o outro "broche". E isto tudo graças à ideia descabida e pré-concebida que a praxe são sexo, copos e berros. Quem conta um conto, acrescenta um ponto. E assim se vai "praxando" mal. E assim vão passando as histórias. Não nos enganemos: há quem não saiba para que é a "praxis", especialmente entre os "doutores" mais novos, sedentos de poder e bebedeira. Não é para castigar ninguém. Deve ser, acima de tudo, para promover a brincadeira e a unidade entre os caloiros universitários. Se há bestas como a referida na notícia, deve-se é retirá-la da cena académica. E mais ainda de lamentar é o aproveitamento político que é feito disto. Praxe? Sim. Mas com MUITO juízo. E sempre com respeito pela integridade e valores humanos. Há (e sempre haverá) aquele que exerce a praxe e aquele que a recebe. Uma hierarquia. Mas essa hierarquia tem regras delineadas que NUNCA devem ser transpostas. E quando elas são, os velhos barrigudos que estão na Comissão de Veteranos deviam deixar as suas cadeiras e fazer alguma coisa. Esses sim é que deviam mostrar aos mais novos o que é e deve ser a praxe coimbrã.

My two cents.
Imagem

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Ruizito »

gunky Escreveu: Bulling para ti é estar preso com fita cola a outro caloiro 1 dia inteiro?
Por acaso até acho que é! Eu pelo menos não gostaria...
gunky Escreveu:Tive bastantes caloiros que não quiseram realizar determinadas praxes. Ficaram 30 minutos a olhar para 1 parede num canto de 1 sala. Tive caloiros que nao queriam beber cerveja. Beberam 1 garrafa de agua inteira com 1 colher de cha......
OK, ainda bem que respeitaste a posição dos caloiros, mas como saberás existem muitos "doutores" que não a respeitam...
Já para nem falar no tempo que perdem com isto. Tenho um familiar que quando entrou no ISEC, durante mais de 1 mês quase não conseguia ir às aulas. Nem sequer podia comer uma refeição decente na cantina, era tudo à pressa e quase às escondidas! Integração, divertimento, isto? Por favor poupem-me!

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Ruizito »

NiGhT Escreveu:Deus, o que se lê para aqui. Há muita ideia pré-concebida. A praxe é (ou deve ser) um conjunto de costumes ou tradições próprios da vida académica coimbrã, enraizados numa história de séculos da Universidade de Coimbra. Agora, os tempos são outros, e uma ideia pré-concebida e rumores passam mais rápido que a verdade que se quer e se deseja apurada. Já estou licenciado, e em nada agora tenho que ver com a praxe, sendo o considerado futrica. Mas deixem-me contar uma história: aquando da minha mudança para a Faculdade de Letras, houve uma situação engraçada. Pelo facto dos caloiros não saber o que fazer com uma colher, pedia-se às caloiras para fazerem um "broche" ao doutor. Ora, nas camadas etárias mais jovens, isto tem uma única conotação: um favor sexual. Contudo, um broche é também uma peça que serve como pregadeira, sendo usado muitas vezes nas gravatas, por exemplo. E o que aconteceu com uma jovem caloira? Com a ideia pré-concebida que vinha da praxe, pega na colher. E começa a tirar a t-shirt da pessoa a quem ia fazer o "broche". Aí parou tudo. Porquê? Porque a rapariga tinha na cabeça que tinha que fazer o outro "broche". E isto tudo graças à ideia descabida e pré-concebida que a praxe são sexo, copos e berros. Quem conta um conto, acrescenta um ponto. E assim se vai "praxando" mal. E assim vão passando as histórias. Não nos enganemos: há quem não saiba para que é a "praxis", especialmente entre os "doutores" mais novos, sedentos de poder e bebedeira. Não é para castigar ninguém. Deve ser, acima de tudo, para promover a brincadeira e a unidade entre os caloiros universitários. Se há bestas como a referida na notícia, deve-se é retirá-la da cena académica. E mais ainda de lamentar é o aproveitamento político que é feito disto. Praxe? Sim. Mas com MUITO juízo. E sempre com respeito pela integridade e valores humanos. Há (e sempre haverá) aquele que exerce a praxe e aquele que a recebe. Uma hierarquia. Mas essa hierarquia tem regras delineadas que NUNCA devem ser transpostas. E quando elas são, os velhos barrigudos que estão na Comissão de Veteranos deviam deixar as suas cadeiras e fazer alguma coisa. Esses sim é que deviam mostrar aos mais novos o que é e deve ser a praxe coimbrã.

My two cents.
Exactamente, concordo na integra! Não quero que pensem que sou fanático anti-praxe, apenas gostaria que houvesse algum respeito pelo semelhante nesta e em qualquer situação.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por gunky »

Ruizito Escreveu:
gunky Escreveu: Bulling para ti é estar preso com fita cola a outro caloiro 1 dia inteiro?
Por acaso até acho que é! Eu pelo menos não gostaria...

Devem ser poucos os caloiros que nao gostam de ser praxados.
gunky Escreveu:Tive bastantes caloiros que não quiseram realizar determinadas praxes. Ficaram 30 minutos a olhar para 1 parede num canto de 1 sala. Tive caloiros que nao queriam beber cerveja. Beberam 1 garrafa de agua inteira com 1 colher de cha......
OK, ainda bem que respeitaste a posição dos caloiros, mas como saberás existem muitos "doutores" que não a respeitam...
Já para nem falar no tempo que perdem com isto. Tenho um familiar que quando entrou no ISEC, durante mais de 1 mês quase não conseguia ir às aulas. Nem sequer podia comer uma refeição decente na cantina, era tudo à pressa e quase às escondidas! Integração, divertimento, isto? Por favor poupem-me!
E porque e que o teu familiar nao teve tomates e nao se declarou anti-praxe?!

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Chong Li »

Mais um abaixo-assinado contra praxes «vexatórias e aberrantes»

José Manuel Pureza, Boaventura Sousa Santos e Elísio Estanque já assinaram

Um abaixo-assinado que condena alguns atos dos estudantes associados à praxe académica está a circular entre os docentes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), disse à agência Lusa o promotor da iniciativa.

José Manuel Pureza adiantou que vários docentes da instituição, entre eles os sociólogos Boaventura Sousa Santos e Elísio Estanque, já subscreveram o documento, que será entregue ao diretor da FEUC, José Reis.

«Esta posição resulta de uma tomada de consciência de um caminho que é preciso fazer para por cobro a práticas que põem em causa os direitos das pessoas», declarou o professor de Relações Internacionais.

No domingo, um primeiro abaixo-assinado com os mesmos objetivos começou a circular entre os professores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

«Entendi que devíamos ter uma iniciativa de idêntica natureza», disse esta tarde José Manuel Pureza, mostrando-se «convencido que vai ter uma adesão muito grande».

No documento, a que a Lusa teve acesso, os subscritores criticam «a verificação de diversas práticas, associadas à chamada praxe académica, que constituem atos de humilhação, de atemorização e de atentado à dignidade» dos alunos e alunas.

«Apesar do repúdio e do temor que alguns estudantes sentem em relação a estas práticas, as queixas contra as mesmas não são formalizadas devido ao receio de retaliações», acrescentam.

A Universidade de Coimbra, «no seu todo, precisa de refletir sobre o alcance e significado destas práticas», afirmou José Manuel Pureza.

«Ano após ano, a coberto de supostas tradições, assistimos a práticas vexatórias e aberrantes», lamentou o ex-deputado, que foi líder parlamentar do Bloco de Esquerda na última legislatura.

Os docentes «consideram importante uma intervenção dos órgãos responsáveis» da FEUC, designadamente do seu diretor, José Reis, para «esclarecimento dos estudantes relativamente aos seus direitos».

Neste sentido, sugerem que na receção aos novos alunos e alunas, no início de cada ano letivo, eles sejam esclarecidos «sobre a praxe e sobre a possibilidade de recusa de participar nessas práticas», através de iniciativas envolvendo docentes e discentes.

No documento, é proposta «a elaboração de materiais de informação sobre o assunto» e «a criação de estruturas de apoio» aos estudantes que não queiram participar nas ações da praxe.

Álvaro Garrido, Daniela Nascimento, Filipe Almeida e Paulo Saraiva são outros docentes que já assinaram o abaixo-assinado.

TVI24 - 03-Abril-2012
Também subscrevo.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Ruizito »

gunky Escreveu: E porque e que o teu familiar nao teve tomates e nao se declarou anti-praxe?!
E quais são as consequências dessa declaração?

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por gunky »

Ruizito Escreveu:
gunky Escreveu: E porque e que o teu familiar nao teve tomates e nao se declarou anti-praxe?!
E quais são as consequências dessa declaração?
Es tu que nao sabes ou era o teu familiar que nao sabia?! Declarando-se anti-praxe fica proibido pela comunidade "praxistica" de usar o fato academico, participar nas praxes, ir no carro de curso, etc. Eram medidas duras de mais?! "Tá de quatro então besta..." Das 2 uma, ou estava mesmo disposto a passar por aquilo como todos os caloiros ou então simplesmente nao teve tomates de declarar-se anti-praxe...

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
Localização: Coimbra

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Ruizito »

gunky Escreveu: Es tu que nao sabes ou era o teu familiar que nao sabia?! Declarando-se anti-praxe fica proibido pela comunidade "praxistica" de usar o fato academico, participar nas praxes, ir no carro de curso, etc. Eram medidas duras de mais?! "Tá de quatro então besta..." Das 2 uma, ou estava mesmo disposto a passar por aquilo como todos os caloiros ou então simplesmente nao teve tomates de declarar-se anti-praxe...
E tu achas isso bem? Era só o que faltava, que um estudante seja proibido de frequentar actividades académicas, usar fato, ir no carro de curso etc, só porque não está para se sujeitar a humilhações gratuitas de umas bestas que não têm mais nada que fazer!
Que eu saiba as praxes tradicionais previstas no código da praxe nada têm a ver com esses abusos. As primeiras pessoas a desrespeitar a praxe, não são os caloiros que se opõem, são os "doutores" que não fazem a menor ideia do que a praxe é, consideram-na apenas um pretexto para exercer autoridade sobre os outros. Se os proibissem a eles de usar fato e ir no carro, talvez aprendessem alguma coisa!

sergiofp
Novato
Novato
Mensagens: 36
Registado: domingo, 09 maio 2010 19:32

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por sergiofp »

Aceitar ou não a praxe não impede nada de usar capa e batina, são coisas diferentes, todos os estudantes do ensino superior o podem usar. Quanto a esse abaixo-assinado proveniente dos profs da FEUC não tem qualquer fundamento, as praxes na nossa faculdade, para já não são muitas, comparado com outros sítios não é nada e de duro não têm nada!

Mas quanto ao passar informação aos caloiros sobre a praxe também concordo.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Carol »

Ruizito Escreveu:
gunky Escreveu: Es tu que nao sabes ou era o teu familiar que nao sabia?! Declarando-se anti-praxe fica proibido pela comunidade "praxistica" de usar o fato academico, participar nas praxes, ir no carro de curso, etc. Eram medidas duras de mais?! "Tá de quatro então besta..." Das 2 uma, ou estava mesmo disposto a passar por aquilo como todos os caloiros ou então simplesmente nao teve tomates de declarar-se anti-praxe...
E tu achas isso bem? Era só o que faltava, que um estudante seja proibido de frequentar actividades académicas, usar fato, ir no carro de curso etc, só porque não está para se sujeitar a humilhações gratuitas de umas bestas que não têm mais nada que fazer!
Que eu saiba as praxes tradicionais previstas no código da praxe nada têm a ver com esses abusos. As primeiras pessoas a desrespeitar a praxe, não são os caloiros que se opõem, são os "doutores" que não fazem a menor ideia do que a praxe é, consideram-na apenas um pretexto para exercer autoridade sobre os outros. Se os proibissem a eles de usar fato e ir no carro, talvez aprendessem alguma coisa!
Eu concordo. Ou se está na "praxe" e é para fazer tudo ou não se está e deixamos de entrar nas actividades praxisticas, que não são só a praxe dos doutores aos caloiros.
A praxe não é humilhação gratuita, andar de mãos atadas a outro caloiro ou fazer pontaria com mousse de chocolate não humilha ninguém, quem acha que humilha vem com ideias pré-concebidas de que praxe é humilhação, e se não tem capacidade de abertura de espírito para ver o que realmente é a praxe, então mais vale declarar-se anti-praxe, porque ninguém quer caloiros ou doutores que estão sempre contra tudo, que se recusam a fazer de tudo e que cortam completamente o espírito da praxe.
É claro que com o que disse não estou a contar com as praxes abusivas, neste casos elas devem ser reportadas ao conselho de veteranos e os responsáveis devem ser punidos segundo a gravidade das suas acções.
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Byssa »

Já nao ha pachorra para essa conversa de declarações anti-praxe. Ai ui, nao vai à praxe é anti-praxe. Ganhem juizo.

Avatar do Utilizador
gunky
Veterano
Veterano
Mensagens: 712
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por gunky »

Ruizito Escreveu:
gunky Escreveu: Es tu que nao sabes ou era o teu familiar que nao sabia?! Declarando-se anti-praxe fica proibido pela comunidade "praxistica" de usar o fato academico, participar nas praxes, ir no carro de curso, etc. Eram medidas duras de mais?! "Tá de quatro então besta..." Das 2 uma, ou estava mesmo disposto a passar por aquilo como todos os caloiros ou então simplesmente nao teve tomates de declarar-se anti-praxe...
E tu achas isso bem? Era só o que faltava, que um estudante seja proibido de frequentar actividades académicas, usar fato, ir no carro de curso etc, só porque não está para se sujeitar a humilhações gratuitas de umas bestas que não têm mais nada que fazer!
Que eu saiba as praxes tradicionais previstas no código da praxe nada têm a ver com esses abusos. As primeiras pessoas a desrespeitar a praxe, não são os caloiros que se opõem, são os "doutores" que não fazem a menor ideia do que a praxe é, consideram-na apenas um pretexto para exercer autoridade sobre os outros. Se os proibissem a eles de usar fato e ir no carro, talvez aprendessem alguma coisa!
Pois... Bonito era os caloiros serem praxados da maneira que quiserem e quando quiserem porque é uma coisa muito má... Olha que ha muitos doutores que não sabem muito bem o que e a praxe mas ainda ha muitos mais caloiros que não.
Quais sao as praxes tradicionais para ti... Tu achas por exemplo que enrolar com fita-cola 1 caloiro a outro ou a 1 cabo de vassoura é mau o e um rapanço á noite por 1 trupe. O que achas disso?!Olha que o cabelo ainda demora a crescer...
E comer com as maos? Ou so com 1 palito?! Acho incrivel que o pessoal que e contra a praxe ponha-se a criticar os doutores e a praxe. So la esta quem quer e ninguem e obrigado mas isto e algo que a malta anti-praxe nunca vai perceber....

Como eu disse antes. O aluno pode depois usar o fato academico mas se for apanhado pode sofrer as consequencias.

Avatar do Utilizador
Byssa
Experiente
Experiente
Mensagens: 258
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por Byssa »

gunky Escreveu:
Ruizito Escreveu:
gunky Escreveu: Es tu que nao sabes ou era o teu familiar que nao sabia?! Declarando-se anti-praxe fica proibido pela comunidade "praxistica" de usar o fato academico, participar nas praxes, ir no carro de curso, etc. Eram medidas duras de mais?! "Tá de quatro então besta..." Das 2 uma, ou estava mesmo disposto a passar por aquilo como todos os caloiros ou então simplesmente nao teve tomates de declarar-se anti-praxe...
E tu achas isso bem? Era só o que faltava, que um estudante seja proibido de frequentar actividades académicas, usar fato, ir no carro de curso etc, só porque não está para se sujeitar a humilhações gratuitas de umas bestas que não têm mais nada que fazer!
Que eu saiba as praxes tradicionais previstas no código da praxe nada têm a ver com esses abusos. As primeiras pessoas a desrespeitar a praxe, não são os caloiros que se opõem, são os "doutores" que não fazem a menor ideia do que a praxe é, consideram-na apenas um pretexto para exercer autoridade sobre os outros. Se os proibissem a eles de usar fato e ir no carro, talvez aprendessem alguma coisa!
Pois... Bonito era os caloiros serem praxados da maneira que quiserem e quando quiserem porque é uma coisa muito má... Olha que ha muitos doutores que não sabem muito bem o que e a praxe mas ainda ha muitos mais caloiros que não.
Quais sao as praxes tradicionais para ti... Tu achas por exemplo que enrolar com fita-cola 1 caloiro a outro ou a 1 cabo de vassoura é mau o e um rapanço á noite por 1 trupe. O que achas disso?!Olha que o cabelo ainda demora a crescer...
E comer com as maos? Ou so com 1 palito?! Acho incrivel que o pessoal que e contra a praxe ponha-se a criticar os doutores e a praxe. So la esta quem quer e ninguem e obrigado mas isto e algo que a malta anti-praxe nunca vai perceber....

Como eu disse antes. O aluno pode depois usar o fato academico mas se for apanhado pode sofrer as consequencias.
mas vives em que mundo afinal?

Avatar do Utilizador
|zype|
Experiente
Experiente
Mensagens: 220
Registado: segunda-feira, 12 setembro 2011 0:13
Localização: Santa Clara

Re: Actividades da praxe parcialmente suspensas

Mensagem por |zype| »

Byssa Escreveu:Já nao ha pachorra para essa conversa de declarações anti-praxe. Ai ui, nao vai à praxe é anti-praxe. Ganhem juizo.
nem é isso, é não vai á praxe, e no ano a seguir quer praxar, isso sim é o cumulo!
ESEC

Responder