Os conhecimentos teóricos são o que separam o engenheiro de um técnico. É a diferença entre contratar alguém que tem as bases de conhecimento para aprender a fazer qualquer trabalho na sua área (se não souber, aprende) e aquele que só sabe fazer determinado trabalho. Por isso, preocupa-me esta "mania" de estarem cada vez mais virados para a prática, ainda para mais em áreas como a informática e a electrónica... corremos o risco de formar "engenheiros" a prazo, que se tornam inúteis 5 anos após acabar o curso, porque aquilo onde têm prática já não é usado e falta-lhes capacidade teórica para se actualizarem.
É verdade que, infelizmente, também há cursos que exageram na carga teórica... mas não se pode só despejar prática para cima dos alunos. E o que me parece que estão a fazer, pelo menos no curso de Engenharia Informática, é enveredar cada vez mais pela segunda opção, que é incrivelmente errada. O curso começou a perder qualidade quando fizeram a revisão curricular há uns anos (que me apanhou no terceiro ano, pelo que fiz quase metade num programa e metade noutro) e ficou apenas um curso mediano (digamos que, no estado actual, não o recomendaria aos meus filhos - se tivesse filhos).. com as novas alterações, sabe-se lá onde vai parar.