FCTUC quer contrariar insucesso escolar
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- Mítico
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Sobre as empresas e as candidaturas:
A redacção que se segue foi escrita por um candidato numa selecção
>de Pessoal na Volkswagen. A pessoa foi aceite e o seu texto esta a
>fazer furor na Internet, pela sua criatividade e sensibilidade.
>
> Ja fiz cócegas à minha irmã só para que deixasse de chorar, ja me
>queimei a brincar com uma vela, ja fiz um balão com a pastilha que se
>me colou na cara toda, ja falei com o espelho, ja fingi ser bruxo.
>
> Ja quis ser astronauta, violinista, mago, caçador e trapezista; ja
>me escondi atras da cortina e deixei esquecidos os pés de fora; ja
>estive sob o chuveiro até fazer chichi.
>
> Ja roubei um beijo, confundi os sentimentos, tomei um caminho errado
>e ainda sigo caminhando pelo desconhecido.
> Ja raspei o fundo da panela onde se cozinhou o creme, ja me cortei
>ao barbear-me muito apressado e chorei ao escutar determinada música no
>autocarro.
>
> Ja tentei esquecer algumas pessoas e descobri que são as mais
>difíceis de esquecer.
>
> Ja subi às escondidas até ao terraço para agarrar estrelas, ja subi
>a uma arvore para roubar fruta, ja caí por uma escada.
>
> Ja fiz juramentos eternos, escrevi no muro da escola e chorei
>sozinho na casa de banho por algo que me aconteceu; ja fugi de minha
>casa para sempre e voltei no instante seguinte.
>
> Ja corri para não deixar alguém a chorar, ja fiquei só no meio de
>mil pessoas sentindo a falta de uma única.
>
>
>
> Ja vi o pôr-do-sol mudar do rosado ao alaranjado, ja mergulhei na
>piscina e não quis sair mais, ja tomei whisky até sentir meus lábios
>dormentes, ja olhei a cidade de cima e nem mesmo assim encontrei o meu
>lugar.
>
> Ja senti medo da escuridão, ja tremi de nervos, ja quase morri de
>amor e renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial, ja
>acordei no meio da noite e senti medo de me levantar.
>
> Ja apostei a correr descalço pela rua, gritei de felicidade, roubei
>rosas num enorme jardim, ja me apaixonei e pensei que era para sempre,
>mas era um "para sempre" pela metade.
>
> Ja me deitei na relva até de madrugada e vi o sol substituir a lua;
>ja chorei por ver amigos partir e depois descobri que chegaram outros
>novos e que a vida é um ir e vir permanente.
>
> Foram tantas as coisas que fiz, tantos os momentos fotografados pela
>lente da emoção e guardados nesse baú chamado coração...
>
> Agora, um questionario pergunta-me, grita-me desde o papel: " - Qual
>é a sua experiência?"
>
> Essa pergunta fez eco no meu cérebro. "Experiência.... "Experiência... "
>
> Sera que cultivar sorrisos é experiência?
>
> Agora... agradar-me-ia perguntar a quem redigiu o questionario:
>
> " - Experiência?! Quem a tem, se a cada momento tudo se renova???"
A redacção que se segue foi escrita por um candidato numa selecção
>de Pessoal na Volkswagen. A pessoa foi aceite e o seu texto esta a
>fazer furor na Internet, pela sua criatividade e sensibilidade.
>
> Ja fiz cócegas à minha irmã só para que deixasse de chorar, ja me
>queimei a brincar com uma vela, ja fiz um balão com a pastilha que se
>me colou na cara toda, ja falei com o espelho, ja fingi ser bruxo.
>
> Ja quis ser astronauta, violinista, mago, caçador e trapezista; ja
>me escondi atras da cortina e deixei esquecidos os pés de fora; ja
>estive sob o chuveiro até fazer chichi.
>
> Ja roubei um beijo, confundi os sentimentos, tomei um caminho errado
>e ainda sigo caminhando pelo desconhecido.
> Ja raspei o fundo da panela onde se cozinhou o creme, ja me cortei
>ao barbear-me muito apressado e chorei ao escutar determinada música no
>autocarro.
>
> Ja tentei esquecer algumas pessoas e descobri que são as mais
>difíceis de esquecer.
>
> Ja subi às escondidas até ao terraço para agarrar estrelas, ja subi
>a uma arvore para roubar fruta, ja caí por uma escada.
>
> Ja fiz juramentos eternos, escrevi no muro da escola e chorei
>sozinho na casa de banho por algo que me aconteceu; ja fugi de minha
>casa para sempre e voltei no instante seguinte.
>
> Ja corri para não deixar alguém a chorar, ja fiquei só no meio de
>mil pessoas sentindo a falta de uma única.
>
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> Ja vi o pôr-do-sol mudar do rosado ao alaranjado, ja mergulhei na
>piscina e não quis sair mais, ja tomei whisky até sentir meus lábios
>dormentes, ja olhei a cidade de cima e nem mesmo assim encontrei o meu
>lugar.
>
> Ja senti medo da escuridão, ja tremi de nervos, ja quase morri de
>amor e renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial, ja
>acordei no meio da noite e senti medo de me levantar.
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> Ja apostei a correr descalço pela rua, gritei de felicidade, roubei
>rosas num enorme jardim, ja me apaixonei e pensei que era para sempre,
>mas era um "para sempre" pela metade.
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> Ja me deitei na relva até de madrugada e vi o sol substituir a lua;
>ja chorei por ver amigos partir e depois descobri que chegaram outros
>novos e que a vida é um ir e vir permanente.
>
> Foram tantas as coisas que fiz, tantos os momentos fotografados pela
>lente da emoção e guardados nesse baú chamado coração...
>
> Agora, um questionario pergunta-me, grita-me desde o papel: " - Qual
>é a sua experiência?"
>
> Essa pergunta fez eco no meu cérebro. "Experiência.... "Experiência... "
>
> Sera que cultivar sorrisos é experiência?
>
> Agora... agradar-me-ia perguntar a quem redigiu o questionario:
>
> " - Experiência?! Quem a tem, se a cada momento tudo se renova???"
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é um tratado kk que faz com que os cursos superiores na europa passem todos para 4 ou 3 anos e sejam licenciaturas independentemente da especialidade do curso e do ensino que as pessoas tenham tido até chegarem ao superior.
tnto kto sei o meu curso está coordenado em conforme o tratado de bolonha e nos andamos a apanhar uns cacos de materia aqui e outros acolá! né freejas ?
tnto kto sei o meu curso está coordenado em conforme o tratado de bolonha e nos andamos a apanhar uns cacos de materia aqui e outros acolá! né freejas ?

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Não é bem isso.
Medicina, Direito e mais outro não irão sofrer alterações.
Bolonha é um voltar ao passado, que se bem aplicada e sem segundas intenções pode ser benéfico. Aquilo que se vê logo de inicio é curso é dividido em dois ciclos, um bacharelato/licenciatura de 2 a 3 anos e um mestrado de 1 ano e meio a 2 anos.
Depois, irá haver um curriculum do aluno que terá asnotas das disciplinas associadas a uma nota de ranking dessa disciplina para 1 ou 2 anos, isto é, nota máxima vai para os X% melhores alunos dessa disciplina num periodo de 2 anos, a nota a seguir vai para 100%-X% e assim sucessivamente, isto para que se tentar obter maior transparencia e comparação pois algumas vezes num ano é um professores que adopta certo metodo de ensino e avaliação, noutro ano é outro diferente etc... e um 14 de um ano pode corresponder a um 18 do ano a seguir.
Também irão aparecer os créditos ECTS, que irão ser iguais para a Europa toda (os que aderiram a bolonha), facilitando a mobilidade.
Também irão supostamente desaparecer as aulas puramente teóricas expositivas, e passar a haver mais horas das conhecidas teorico-práticas (o que acho mt bem... é mesmo nessas aulas que se aprende...). Entre outras coisas (projectos pessoais que se enquadrem no curso podem ser avaliados e dar bonus nos créditos ECTS etc...).
O problema é que infelizmente no nosso país e se calhar noutros já estão a usar isto para aumentar as propinas do novo mestrado (que é algo entre a licenciatura actual e o mestrado) e quererem fazer com que o regime de acesso ao 2º ciclo(novo mestrado) seja semelhante ao regime actual de acesso à Universidade (candidaturas, médias e afins)... o que irá certamente provocar despesas consideráveis para quem quiser fazer o "curso" todo. Já nem falo que a Ordem dos Engenheiros apenas reconhecerá os novos mestrados para efeitos de se aderir à mesma.
Medicina, Direito e mais outro não irão sofrer alterações.
Bolonha é um voltar ao passado, que se bem aplicada e sem segundas intenções pode ser benéfico. Aquilo que se vê logo de inicio é curso é dividido em dois ciclos, um bacharelato/licenciatura de 2 a 3 anos e um mestrado de 1 ano e meio a 2 anos.
Depois, irá haver um curriculum do aluno que terá asnotas das disciplinas associadas a uma nota de ranking dessa disciplina para 1 ou 2 anos, isto é, nota máxima vai para os X% melhores alunos dessa disciplina num periodo de 2 anos, a nota a seguir vai para 100%-X% e assim sucessivamente, isto para que se tentar obter maior transparencia e comparação pois algumas vezes num ano é um professores que adopta certo metodo de ensino e avaliação, noutro ano é outro diferente etc... e um 14 de um ano pode corresponder a um 18 do ano a seguir.
Também irão aparecer os créditos ECTS, que irão ser iguais para a Europa toda (os que aderiram a bolonha), facilitando a mobilidade.
Também irão supostamente desaparecer as aulas puramente teóricas expositivas, e passar a haver mais horas das conhecidas teorico-práticas (o que acho mt bem... é mesmo nessas aulas que se aprende...). Entre outras coisas (projectos pessoais que se enquadrem no curso podem ser avaliados e dar bonus nos créditos ECTS etc...).
O problema é que infelizmente no nosso país e se calhar noutros já estão a usar isto para aumentar as propinas do novo mestrado (que é algo entre a licenciatura actual e o mestrado) e quererem fazer com que o regime de acesso ao 2º ciclo(novo mestrado) seja semelhante ao regime actual de acesso à Universidade (candidaturas, médias e afins)... o que irá certamente provocar despesas consideráveis para quem quiser fazer o "curso" todo. Já nem falo que a Ordem dos Engenheiros apenas reconhecerá os novos mestrados para efeitos de se aderir à mesma.
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- Registado: sábado, 15 outubro 2005 12:44
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- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
O tratado de bolonha não vai aumentar a duração do curso
Vai dividi-lo em dois ciclos sendo que no final do primeiro tens já competências para exercer, claro que não tão bem pago como se tirares o 2º ciclo também.
Dawn_to_dusk o LEI-DEI não está bem segundo Bolonha ainda, porque irá quase de certeza haver restruturação de algumas cadeiras...
No entanto para mim o que deveria ser feito é acabarem com os semestres e haver trimestres de 4 trimestres quase apenas com avaliação contínua (um testezito no final talvez, mas mais simples que um exame) com 3 cadeiras por trimestre (ou duas só). Assim era muito mais fácil estarmos sempre dentro da matéria e não termos que andar sempre a mudar de contexto e ter muito mais tempo livre para os trabalhos e também para desanuviar (e se for posto em prática apenas haver teorico praticas daria mais ou menos 4 ou 5 horas de aulas por semana para cada cadeira + tempo de irmos ao gabinete tirar dúvidas etc)

Vai dividi-lo em dois ciclos sendo que no final do primeiro tens já competências para exercer, claro que não tão bem pago como se tirares o 2º ciclo também.
Dawn_to_dusk o LEI-DEI não está bem segundo Bolonha ainda, porque irá quase de certeza haver restruturação de algumas cadeiras...
No entanto para mim o que deveria ser feito é acabarem com os semestres e haver trimestres de 4 trimestres quase apenas com avaliação contínua (um testezito no final talvez, mas mais simples que um exame) com 3 cadeiras por trimestre (ou duas só). Assim era muito mais fácil estarmos sempre dentro da matéria e não termos que andar sempre a mudar de contexto e ter muito mais tempo livre para os trabalhos e também para desanuviar (e se for posto em prática apenas haver teorico praticas daria mais ou menos 4 ou 5 horas de aulas por semana para cada cadeira + tempo de irmos ao gabinete tirar dúvidas etc)
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- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
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- Lendário
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- Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Isto é engraçado, qdo o barco bate como casco no fundo o comandante diz:
"epa, se calhar estamos mesmo a ir ao fundo"
E o reitor com a porra das 1300 bolsas miseravais, porra que papagaio, nao tem mais nada para dizer? já tou farto de ouvir essa conversa fiada, o que eu sei é que os meus pais pagaram 900 euros de propinas.
Nao digam tanto mal dos trabalhos que vos dao para fazer ao longo do semestre, no meu curso (electro) isso é raro e qdo aparece chamamos-lhe um figo.
Estou a ter uma cadeira no DEI e posso afirmar: no DEI há muito mais preocupação com o sucesso dos alunos que no DEEC.
"epa, se calhar estamos mesmo a ir ao fundo"
E o reitor com a porra das 1300 bolsas miseravais, porra que papagaio, nao tem mais nada para dizer? já tou farto de ouvir essa conversa fiada, o que eu sei é que os meus pais pagaram 900 euros de propinas.
Nao digam tanto mal dos trabalhos que vos dao para fazer ao longo do semestre, no meu curso (electro) isso é raro e qdo aparece chamamos-lhe um figo.
Estou a ter uma cadeira no DEI e posso afirmar: no DEI há muito mais preocupação com o sucesso dos alunos que no DEEC.
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- Lendário
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- Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32
este ano no deec nao sei por alma de quem já há algumas cadeiras cm avaliação semi-continua, outras dizem que a tem, mas é so areia nos olhos.
no meu curso desde o inicio lá vamos tendo uma ou outra cadeira com av continua, mas quando nos juntamos a outro curso isso era sempre mentira. este ano esta uma beka diferente.
no meu curso desde o inicio lá vamos tendo uma ou outra cadeira com av continua, mas quando nos juntamos a outro curso isso era sempre mentira. este ano esta uma beka diferente.
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- Lendário
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- Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Um figo é bom... dois também... uma catrefada deles e daqueles pesadotes já dá dor de barriga...pedrotuga Escreveu:
Nao digam tanto mal dos trabalhos que vos dao para fazer ao longo do semestre, no meu curso (electro) isso é raro e qdo aparece chamamos-lhe um figo.

Não tens a noção do que é teres trabalhos para entregar semana sim semana sim e mtas vezes semana sim sim.

É o stress provocado pela entrega... o tempo que perdes no "context shifting" de trabalho para trabalho... é debugging... é teres entretanto aulas misturadas e estares lá sem tar com atenção pq queres é acabar o trabalho de outra cadeira e tê-lo bem feito... noites perdidas..
Epá... se isto acontecesses esporadicamente até era na boa... agora todas as semanas nisto, deixa qualquer um à beira de um ataque.
Por isso é que acho que no nosso caso bolonha, na vertente pedagógica, possa ser melhor... mais horas de teorico-praticas leva a que possamos ter melhor acompanhamento das matérias e por exemplo ver as fichas e trabalhos realmente corrigidos (dizer onde errámos, o que estaria certo, etc)... então se adoptarem o sistema de trimestres, mt melhor! É que assim só nos temos que preocupar no maximo com 3 cadeiras (minimo 2) o que nos leva a eliminar o "overhead do context shifting" e estarmos mt mais frescos das matérias.
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- Lendário
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- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
Bem, pode haver muitos maus professores e professores muito maus, mas convenhamos, também há muitos maus alunos e alunos muito maus.. Penso que por vezes se calhar nem é serem maus, é apenas uma questão de não serem interessados.
Quantos de nós, alunos universitários, vamos ao gabinete do professor no horário de atendimento? (E quantos professores não estão nos gabinetes neste horário?) Acho que é parte/parte.
Uns são maus porque estão desmotivados, outros são maus porque realmente são mesmo maus e outros são bons e é um prazer tê-los como professores.
Não sei como funciona o DEI, mas conheço as Letras e concordo, há professores que deviam repensar as profissões deles, mas também há muitos muitos alunos que deveriam repensar se é mesmo aquilo que querem da vida, porque andam lá apenas para dizer mal e para desmotivar...
E também considero que vimos muito mal habituados do Secundário.. mais uma vez, pelo menos a nível das Humanidades...
Quantos de nós, alunos universitários, vamos ao gabinete do professor no horário de atendimento? (E quantos professores não estão nos gabinetes neste horário?) Acho que é parte/parte.
Uns são maus porque estão desmotivados, outros são maus porque realmente são mesmo maus e outros são bons e é um prazer tê-los como professores.
Não sei como funciona o DEI, mas conheço as Letras e concordo, há professores que deviam repensar as profissões deles, mas também há muitos muitos alunos que deveriam repensar se é mesmo aquilo que querem da vida, porque andam lá apenas para dizer mal e para desmotivar...
E também considero que vimos muito mal habituados do Secundário.. mais uma vez, pelo menos a nível das Humanidades...
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- Experiente
- Mensagens: 273
- Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
mustiness Escreveu:Bem, pode haver muitos maus professores e professores muito maus, mas convenhamos, também há muitos maus alunos e alunos muito maus.. Penso que por vezes se calhar nem é serem maus, é apenas uma questão de não serem interessados.
Quantos de nós, alunos universitários, vamos ao gabinete do professor no horário de atendimento? (E quantos professores não estão nos gabinetes neste horário?) Acho que é parte/parte.
Uns são maus porque estão desmotivados, outros são maus porque realmente são mesmo maus e outros são bons e é um prazer tê-los como professores.
Não sei como funciona o DEI, mas conheço as Letras e concordo, há professores que deviam repensar as profissões deles, mas também há muitos muitos alunos que deveriam repensar se é mesmo aquilo que querem da vida, porque andam lá apenas para dizer mal e para desmotivar...
E também considero que vimos muito mal habituados do Secundário.. mais uma vez, pelo menos a nível das Humanidades...

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- Experiente
- Mensagens: 207
- Registado: segunda-feira, 31 janeiro 2005 13:34
Concordo com quase tudo. Só discordo da parte do secundário. Pelo menos no meu caso não achei que viesse mal preparado.mustiness Escreveu:Bem, pode haver muitos maus professores e professores muito maus, mas convenhamos, também há muitos maus alunos e alunos muito maus.. Penso que por vezes se calhar nem é serem maus, é apenas uma questão de não serem interessados.
Quantos de nós, alunos universitários, vamos ao gabinete do professor no horário de atendimento? (E quantos professores não estão nos gabinetes neste horário?) Acho que é parte/parte.
Uns são maus porque estão desmotivados, outros são maus porque realmente são mesmo maus e outros são bons e é um prazer tê-los como professores.
Não sei como funciona o DEI, mas conheço as Letras e concordo, há professores que deviam repensar as profissões deles, mas também há muitos muitos alunos que deveriam repensar se é mesmo aquilo que querem da vida, porque andam lá apenas para dizer mal e para desmotivar...
E também considero que vimos muito mal habituados do Secundário.. mais uma vez, pelo menos a nível das Humanidades...
Só tenho a dizer mais umas coisas.
Um aluno mau prejudica-se a ele próprio e a quem se deixar prejudicar por ele.
Um professor mau prejudica a totalidade ou pelo menos um grande número dos alunos a que dá aulas.
Um aluno mau, paga propinas como os outros por isso tem direito a andar lá sem fazer nada.
Um professor mau é pago para fazer um trabalho, não o faz ou fá-lo pessimamente e mesmo assim continua a ser pago.