Aquisição de máquina digital

Para tópicos relacionados com fotografia.
Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Muito bom, e pelo preço que foi então nem se fala :D

Avatar do Utilizador
bacfish
Experiente
Experiente
Mensagens: 294
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 13:41
Localização: Coimbra

Mensagem por bacfish »

Boa compra :wink:
Cumps
Bruno

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Uma última comparação... a da esquerda foi tirada com a minha máquina antiga há um ano (numa daquelas noites de "lua laranja"), a da direita foi tirada com a máquina nova hoje. Está muito longe da perfeição (que presumo só seja possível com tripé e mexendo manualmente em alguns settings), mas... finalmente tirei uma foto em que dá para perceber que é a Lua. :D

Imagem

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Um bocadinho desfocada, mas muito boa. :)
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Bastante desfocada, mas presumo que seja aí que entra o tripé e as configurações manuais. :p Só que ainda não andei a explorar isso... essa foi tirada à mão, com tudo em automático. Point 'n click.

Avatar do Utilizador
Chetas
Regular
Regular
Mensagens: 141
Registado: segunda-feira, 24 abril 2006 3:38
Localização: Antes, POR

Mensagem por Chetas »

Mas que "zoom" é esse? Faz desaparecer as letras!
Imagem

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Esqueci-me de colocar isto aqui quando criei os outros tópicos... para quem também estiver a ponderar a aquisição desta máquina e quiser ver mais fotos de exemplo numa utilização normal, eis alguns links onde os poderão encontrar:
viewtopic.php?t=4516
viewtopic.php?t=4524
viewtopic.php?t=4527
viewtopic.php?t=4519

Após algum tempo de utilização, penso também que está na altura de uma mini-crítica. Até agora, devo dizer que estou bastante satisfeito com a máquina, principalmente ao preço a que foi. É uma melhoria enorme em relação à minha máquina antiga e, finalmente, passei a conseguir tirar algumas fotos decentes.

A máquina é bastante rápida a ligar, desligar e tirar fotos, o que é sempre útil. A bateria também tem uma duração muito boa... eu andei uma semana com a máquina sem a carregar, tirei cerca de 250 fotos e uns 15 minutos de vídeo, com algum uso de zoom e flash, e o aviso de bateria fraca nem apareceu. A bateria que vem com a máquina é de 1600 mh, carregando em aproximadamente 3 horas com o carregador incluído.

No modo automático, a máquina é bastante fácil de usar e os resultados costumam ser bons. Embora ocasionalmente seja necessário duas ou três tentativas até o auto-foco funcionar bem, na maior parte dos casos sai tudo bem à primeira. Notei alguns problemas em fotos com bastante contraste (um dia de muito Sol, com sombras por perto) ou de noite (ou situações de luminosidade reduzida), mas regra geral as fotos saem muito bem. A auto-estabilização é uma ajuda extremamente preciosa.

Ainda não experimentei muito com outros modos (incluindo o manual), devido a falta de jeito/conhecimento... apenas andei a brincar com algumas das configurações. A máquina traz vários modos e é relativamente rápido trocar entre eles. No modo manual, também é simples configurar as coisas. Ocasionalmente, tive melhores resultados com o modo manual que recorrendo ao automático da máquina... pelo que alguém com mais experiência deve conseguir bons resultados (eventualmente resolvendo alguns dos problemas que mencionei anteriormente).

Outro modo que me surpreendeu bastante foi o modo de filme. Embora os filmes ocupem um bom pedaço (são em .mov), a qualidade é fantástica para uma máquina fotográfica - especialmente quando filmados em situações de boa luminosidade. O microfone da câmera também é muito bom, registando o som sem problemas. Regra geral, quem viu os filmes ficou bastante surpreendido com a qualidade (tanto de imagem como de som) quando soube que tinham sido obtidos com uma máquina fotográfica. O único problema reside no zoom, sendo que o vídeo perde temporariamente o foco quando o estamos a usar.

Continuando no zoom, mas nas fotografias... é fantástico. Nunca usei o zoom digital, mas dei bastante uso ao zoom óptico (12x) e fiquei completamente satisfeito. Dá imenso jeito e, com a ajuda da auto-estabilização, as fotografias costumam saír bem.

A máquina usa cartões SD. Eu comprei um cartão de 1 gb (€10) e ainda não o usei todo... pelo que chega perfeitamente. É fornecido um cabo com a máquina, pelo que basta ligá-la ao PC para transferir os ficheiros. No entanto, a velocidade de transferência é algo lenta, pelo que recomendo a utilização de um leitor de cartões SD à parte.

Para terminar, dá para entender que considero esta uma boa aquisição. É fácil de usar (até para quem não tem experiência), a qualidade das fotos é boa, tem uma boa variedade de modos, o zoom é óptimo, o modo de vídeo também é muito útil... pelo preço a que a comprei não me parece que tenha rivais. É uma aquisição recomendada. :D

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

E a máquina aparenta ter tido uma avaria grave (começou a gastar a bateria mesmo quando desligada). Enviei para a Kodak, que me telefonou hoje a avisar que se trata de uma reparação muito demorada (já lá está há 3 semanas e disseram que ainda demorar mais de 2). Propuseram-me a troca por uma Z1012 nova. Pelo que pude pesquisar on-line, trata-se de uma máquina igual à que eu tinha, mas com 10 mp em vez de 6 (pelo menos foi a ideia com que fiquei). Há por aí alguém que tenha uma igual e que possa dar uma opinião?

Responder