Torre do Arnado - Fotos do topo da torre

Para tópicos relacionados com fotografia.
Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Ouvi dizer que existe uma bomba no arnado a tirar água 24h sobre 24h, alguém sabe se é verdade? porque os pisos de estacionamento estao abaixo no nivel do rio (e como quem me disse isso da bomba foi um professor universitario já daqueles bem velhinhos acredito que seje verdade.. ) Então mas o estacionamento no Bota Abaixo foi feito ha pouco tempo e também está abaixo do nivel..Fiquei intrigada com isto.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

tb já me disseram isso.. é num piso abaixo do ultimo piso de estacionamentos

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Mensagens: 185
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Mensagem por Viva_a_Historia »

CoolSpot Escreveu:
SilentNoise Escreveu:É pena o Marquês de Pombal não ter nascido um pouco mais cedo e não tenha dado uma mãozinha na edificação de Coimbra. Aquela baixa ficava muito mais organizada. Assim, não passa de um amontoado de casas que até faz dor de cabeça...para quem lá anda e se perde, porque a vista de cima é bastante peculiar.
E a Universidade lá em cima, como quem diz: "Aqui a força é a sabedoria. Não precisamos de castelos." :lol:
Obrigado pelas fotos daniel322. Estão muito boas e minuciosas. Era excelente se pudesses disponibilizar as originais (com maior resolução). Ficava ainda mais agradecido. :)

Complementando o SilentNoise, o Marquês de Pombal mandou rasgar a Avenida Sá da Bandeira, construir o Jardim Botânico e efectuar modificações no Paço das Escolas. Em Lisboa, o terramoto de 1755 destruiu o perfil medieval da cidade e deu a oportunidade de criar uma cidade típica do Iluminismo que imperava na Europa de então.
Em Coimbra não aconteceu o mesmo. Manteve o mesmo espírito mas sem cortar com a herança urbanistica da cidade. Não a desfigurou (ao contrário do que o Estado Novo fez com a Alta) mas mesmo assim soube modernizá-la.

De facto a Baixinha é um mini labirinto mas é isso que a torna tão peculiar. É natural que um não-local se perca naquelas ruas mas é tudo uma questão de hábito.

O comentário sobre o domínio da colina da cidade está bastante correcto.
Deixem-me corrigir e dizer que não foi o Marquês de Pombal quem originou a construção da Avenida Sá da Bandeira mas sim a extinção das ordens religiosas em Portugal, no séc. XIX. Só a partir daí foi possível abrir-se um grande arruamento que ligasse o Largo de Sansão (actual Praça 8 de Maio) à porta da entrada do jogo da pela (actual entrada do Parque de Santa Cruz, vulgo Jardim da Sereia).

Em relação ao edifício das Galerias do Arnado, penso que deveria acontecer o mesmo que querem fazer ao "Prédio do Coutinho" em Viana do Castelo, ou seja, a demolição. Ainda para mais quando aquele edifício horrível foi construído à custa de um espaço público.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Pa torre é mesmo um elefante branco no meio da Baixa... podiam ter mantido o largo!
podiam era ter feito como fizeram àquele banco ao lado da zara, na portagem.. mudavam a cor dos vidros de preto para azul ou uma cor mais suave.. dava um aspecto mais moderno à torre e à cidade..

pedro, este se calhar deveria ser movido para o topico das fotos (?)

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Para mim era mesmo deitar aquilo abaixo. Agendar a demolição para daqui a uns 3 anos ou coisa assim e bota abaixo.
A auto-industrial já arranjava outro lugar. O edificio podia ser muito melhor aproveitado do que ter uma officina no gigantesca no meio da cidade.

Gosto da loja do cidadão, bem conseguido e bem característico da época corrente. Agora os correios... minha nossa.

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

deitar abaixo? não concordo. faz parte da historia da cidade. se nem a fachada da fabrica Ideal deixam deitar abaixo...

a auto-industrial já foi sondada pelo el corte inglés, mas não sei como ficou o negócio..

Responder