Hip-hop é uma sub-cultura urbana. Com isto quero dizer que faz parte de uma cultura: a urbana, mas não é a base dela, logo é sub! Hip-hop nao é como qualquer cultura simplesmente porque cada uma delas é única e está, ou deveria estar, intrínsecamente ligada às suas raízes. Aqui em portugal temos o Fado, por exemplo. É a nossa cultura!
Btw, sou apreciadora de música. Ouço de tudo um pouco. Tenho as minhas preferências, claro está. Perdoem-me se prefiro ouvir aquilo referente à minha cultura (Fado, por exemplo) em vez de uma imitação mal parida de um qualquer eminem, apenas traduzido em português. (Ok, até pode haver excepcções... mas mesmo assim, não nasceu cá. trata-se de uma aculturação, fruto de uma sociedade anómica em conjunto com as consequências da globalização!)
artes de rua
-
- Novato
- Registado: quarta-feira, 22 dezembro 2004 14:40
wntao nao deves comer muito no mac donalds....enfim....apenas conhecermos i aceitarmos as nossas culturas e um bocado...digamos...egoista....sim senhora..temos o fado..somos fadistas mas isso nao quer dizer que nao oucamos outras coisa....alias....perdoemme a sinceridade ...mas atingamnte....podemos dizer que sim..que os americanos imitavam os europeus..agora as coisas mudram um pouco e nos comecamos a imitalos em varios aspectos!!!podem nao concordar , podem me censurar mas a amrica(e.u.a. mais especificamnte) e um grande povo!!
-
- Regular
- Registado: domingo, 12 dezembro 2004 0:27
Agora algo que te vai maravilhar: sou muito eclética. ouço de tudo um pouco, e já ouvi muito hip-hop, inclusivé. Simplesmente fiz certas opcções, nomeadamente a de definir cultura e sub-cultura e chamar os bois pelos nomes. Eu não estou a dizer para não ouvirem hip-hop, etc... Só estou a dizer para não me dizerem que faz parte da nossa cultura, e que é uma cultura! É um estilo de música/vida, como queiram, é no máximo uma sub-cultura urbana! Apenas isso!
Eu não estou a dizer para apreciarmos apenas a nossa cultura, isso levaria à ignorância. Mas apenas para darmos valor à nossa. Porque, meus amigos, temos boa música portuguesa que hoje em dia é mais apreciada lá fora do que cá. Eu estou é farta de ver Madredeus e Moonspell a vender milhões lá fora e cá nada ou quase nada. Estou farta de ver muita gente a render-se á macdonalds e dizer: ah, e tal... sopa não presta!
Viva a sopa! Viva o hamburguer! Viva o cous-cous! Mas viva a sopa, que é nossa!
Eu como de tudo um pouco (ou quase). Não estou a dizer para comermos apenas sopa. Apenas estou a dizer para não me dizerem que o hamburguer é uma cultura, e que além disso é nossa!
Aculturação! Comemos hamburguers devido à aculturação e à globalização!
E mais não me repito!
Eu não estou a dizer para apreciarmos apenas a nossa cultura, isso levaria à ignorância. Mas apenas para darmos valor à nossa. Porque, meus amigos, temos boa música portuguesa que hoje em dia é mais apreciada lá fora do que cá. Eu estou é farta de ver Madredeus e Moonspell a vender milhões lá fora e cá nada ou quase nada. Estou farta de ver muita gente a render-se á macdonalds e dizer: ah, e tal... sopa não presta!
Viva a sopa! Viva o hamburguer! Viva o cous-cous! Mas viva a sopa, que é nossa!
Eu como de tudo um pouco (ou quase). Não estou a dizer para comermos apenas sopa. Apenas estou a dizer para não me dizerem que o hamburguer é uma cultura, e que além disso é nossa!
Aculturação! Comemos hamburguers devido à aculturação e à globalização!
E mais não me repito!
-
- Novato
quando me referia ao macdonalds era suposto ser uma referencia as coisas americanas que nos(e todo o mundo) adoptamos...falei de uma coisa que exite em grande escala global!nao e d todo uma cultura.....quanto ao hip-hop(que afinal foi o topico inicial)....epa.....nao e assim tao underground quanto isso....porque quem o vive nao devia ter vergonha i fazer isso a frente das pessoas todas...afinal..nao e nenhu crime..undergorund e por exemplo as corridas d ruas..que eu sabia eles nao podem fazer aquilo as pessoas pois e ilegal..
"Só estou a dizer para não me dizerem que faz parte da nossa cultura, "--->nao me lembro d ter dito isso...
"Mas apenas para darmos valor à nossa"--->e esta NAo concordo d todo!!
deviamos dar valor ao que as outras culturas fazem!!e s nao gostamos da nossa...opa...penso que deviamos passar para outra...nao estou a ver ppl na escola a cantar fado!!
"Só estou a dizer para não me dizerem que faz parte da nossa cultura, "--->nao me lembro d ter dito isso...
"Mas apenas para darmos valor à nossa"--->e esta NAo concordo d todo!!
deviamos dar valor ao que as outras culturas fazem!!e s nao gostamos da nossa...opa...penso que deviamos passar para outra...nao estou a ver ppl na escola a cantar fado!!
-
- Regular
- Registado: domingo, 12 dezembro 2004 0:27
-
- Novato
-
- Estreante
- Registado: quinta-feira, 30 dezembro 2004 11:30
Eu sei k nas voxas opiniões vcs dixem k Hip-Hop é uma sub-cultura urbana. Mas eu discordo completamente com exa afirmação pq eu sei mto bem o k é o Hip-Hop, eu já pertenço a esta cultura á mtos anos mm. Eu tenho 18 anos (como podem ver já ando na Universidade) e desde a Escola Básica 2/3 Eugénio d Castro k ouvia rap sem saber bem o k era o Hip-Hop, e como todos confundia Rap com Hip-Hop, ou seja, ñ sabia distinguir bem uma coisa da outra. Mas agr com o paxar do tempo e d contribuir um poko para esta cultura (ao dançar breakdance) eu consegui estabelecer uma relação entre Hip-Hop e Rap (como podem ver no meu ultimo post - akele mto extenso). Eu compreendo k para as pxoas k ñ estão mto dentro deste axunto é 1 bokado dificil estabelecer uma relação concreta entre a cultura (k é o Hip-Hop) e uma das suas vertentes (o Rap). Mas coo já o dixe vcs podem reler o meu último post tim tim por tim tim e tirar daí as voxas conclusões. É k Hip-Hop é mm uma cultura e ñ uma sub-cultura urbana, com isto ñ estou a dixer k é a noxa cultura, prefiro antes dixer k é a minha cultura e a cultura de todos akeles k dentro dela x encontram. Pq, por exemplo cá em Portugal, ñ á só a "noxa cultura", á tb a cultura d mtos outros povos, ou seja, já vi mtas outras culturas prálém da noxa. É k ixo pode-x ver através das tradições e costumes dexas culturas, e com isto ñ estou a distinguir dreads d betos e punks d radicais, etc..., mas por exemplo akelas pxoas com akels lenços na cabeça e exas vestimentas todas, os arabes, hindus, etc... Kando eu tive em Paris nas férias d Verão d 2004, ñ éstive só em contacto com a "cultura dos franceses", como tb tive em contacto com outras culturas variadas.
-
- Lendário
- Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Pela maneira como escreves essa escola não é grande coisa! Já pensaste em aprender primeiro a tua lingua e so depois te dedicares as culturas dos outros?CrazyLegs Escreveu:Eu tenho 18 anos (como podem ver já ando na Universidade) e desde a Escola Básica 2/3 Eugénio d Castro
ps: eu tenho erros mas ao menos consegue-se ler rapidamente!
-
- Novato
-
- Estreante
Olha, primeiro d tudo só keria dixer k todas as escolas deste país são uma grande trampa, por isso ñ são só akelas k eu frequentei como tb as k tu frekuentas-te. Depois keria k m explicaxes o k eu escrevi mal. É k eu estive, ñ só a escrever á prexa (e com isto ñ m dexculpo) , como tb a escrever com abreviaturas, por ixo x ñ conseguires perceber tudo eu paxo a excrever sem abreviaturas. E outra coisa, x vens para aki falar do k ñ sabes e mandar bocas é melhor ires postar noutros sítios k? Eu penso k x tivexes cara a cara com 1 pxoa ñ mandavas bocas d certeza, tás t a esconder através de mensagens e ixo ñ é d 1 pxoa normal com certeza. Eu sei k este país ñ é mto normal ñ, mas ñ é razão para andar a mandar bocas dexa maneira, pq ao principio tavamos a escrever num forum civilizadamente e e espero continuar a fazê-lo. AH, e as culturas ñ são d ninguém. Eu poxo ñ saber escrever como tu dixes (o k ñ é verdade) mas ao menos tenho cultura, coisa k tu nem deves saber o k é, ao dixeres k: "dedicares as culturas dos outros?". Opá cresce e aparece, por favor. Eu tou farto destas coisas cá em Portugal. É por estas e por outras k Portugal está como está....
-
- Administrador
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Eu acho que se deve falar sempre o mais correctamente possível, mas... se vão entrar numa discussão longa sobre o uso de abreviaturas e se se deve ou não falar Português correcto (que é uma discussão interessante), criem outro topic para esse efeito, este foi criado para outro assunto .
Sobre a cultura, eu penso que não devemos ser redutores e ver a cultura do nosso país como a única que existe. Afinal, nós não somos apenas um país, somos um planeta inteiro (eu sou dos que acha que a globalização é algo fantástico e não um desastre horrível). É benéfico interagirmos com outros povos e assimilar parte das suas culturas, porque aumenta o nosso horizonte cultural. Pessoalmente, detesto fado e sopas, mas sou fã de junk food e punk rock... qual é o problema?
Sobre a cultura, eu penso que não devemos ser redutores e ver a cultura do nosso país como a única que existe. Afinal, nós não somos apenas um país, somos um planeta inteiro (eu sou dos que acha que a globalização é algo fantástico e não um desastre horrível). É benéfico interagirmos com outros povos e assimilar parte das suas culturas, porque aumenta o nosso horizonte cultural. Pessoalmente, detesto fado e sopas, mas sou fã de junk food e punk rock... qual é o problema?
-
- Novato
eu sou dos que acha que a globalização é algo fantástico e não um desastre horrível)---->ja somos 2....para vos dar um exemplo..vao a barcelona e vejam..asserio e uma cidade LINDA..nao so pelos monumentos mas principalmente pelo ambiente!!sao pessoas de diferentes racas,religioes,sexualidades(lool nao ha muito por optar)...nao deviamos censurar as outras culturas pois se nao ficamos pouco habituados a coisas diferentes ....e as coisas diferentes SAO boas(a maior parte delas...como em tudo ha exepcoes) nao fiquemos presos a cultura portuguesa por muito que gostemos dela...mas tambem nao a desprezemos...quanto ao hip hop...opa....acho que ha pessoas que nao deviam falar...hip hop nao e so o eminem...eminem é rap..que e uma das vertentes do hip hop...eu TAMBEM nunca disse que naogostava d fado(o fado e o hip hop sao sempre os 2 exemplos) porque nao ouco muito fado...
fiquem bem[[]]p.s.quanto as abreviaturas vejam o meu novo topico
"make love not war"
fiquem bem[[]]p.s.quanto as abreviaturas vejam o meu novo topico
"make love not war"
-
- Estreante
-
- Estreante
- Registado: domingo, 09 janeiro 2005 19:10
na rua
boas,é a primeira vz k to a postar mas vo ja dzr o penso.epa é axim axo sincerament k as koisas n podem ser faladas por kem n as vive.kmo é o caso da vida k s vive nas ruas e da intervençao hip hop nas mesmas.kem n sabe o k isso é entao fexa a boka pk n tem piada nhuma vir paki kom cenas d "ah eu é k sei pk konheço gent"so vao saber kuando fizerem parte desse grupo,eu proprio n sei s oubesse n era aki k estava d certeza.mas uma koisa sei a intervençao do hip hop nas ruas só é positiva por isso pff n kritikem esta cena pk para kem n sabe a cultura hip hop teve komo principal objectivo,no seu inicio,d tirar os jovens das ruas,e foi conseguido isso ainda k a percentagem d jovens k la estao seja na mesma elevada.e esses gajus k andam paí kom cenas do "ah eu sou dred pk oço eminem e tnhu ropa larga e fumo mta ganza e to na branca e mais n sei ke,e viva a ramboia,eu sou hip hop"isso n é hip hop,isso é o k anda a manxar est moviment e a dar a má impressao d k somos alvo agora.mas isso n é knsk.eu contribuo para k o hip hop seja bem sucedido atraves d uma das suas vertents k é o break dance,uma das principais na luta kontra o vandalismo e os gangs.uma das mlhores sucedidas.e tnhu a dzr k kontra esta kultura n ha ND a apontar...aki n ha nd a repreender...kem n konsegue aceitar isso...opa...xau!e ja agora as eskolas dest país sao mesmo a gand vergonha!konhecem as otras??s n konhecem n digam k estas estao mt bem...aprendam primeiro pa dps saberem do k falam e em vez d cenas super destrutivas postem akelas kritikas konstrutivas k s precisam antes k est mundo va td abaixo,lei marcial é o k vivems nas nossas ruas...e só ha uma arte,é sobreviver,era bom k atraves do hip hop s fizesse isso mas para tal o hip hop tem k ser percebido e encarado kmo uma cultura,uma mensagem e nao komo um grupo social em degradaçao konstante...simplesment kem n sabe n fala!big up
-
- Novato