Coimbra vista em Setembro de 1873 por uma inglesa

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

banjix Escreveu:Podem dizer que os transportes públicos também não prestam ou que são escassos, mas a procura gera oferta!
Concordo contigo em tudo o que disseste, mas no caso particular dos transportes públicos, a oferta também gera procura!! A rede de transportes urbanos de Coimbra é tudo menos eficaz, não pelo preço dos bilhetes, mas pelo desrespeito constante aos horários estabelecidos, que em muitos casos são insuficientes, e pela grande debilidade da política de interligação das várias linhas de autocarros entre si e com outros transportes. Acredito que se tivessemos uma verdadeira rede de transportes como a maioria das cidades da Italia, por exemplo (dou este exemplo porque é o que conheço melhor), muitas pessoas mais tarde ou mais cedo acabariam por aderir e render-se aos benefícios dos transportes públicos, que, nessas condições, são inegavelmente mais práticos que um automóvel próprio para a mobilidade na cidade. Com um sistema tão pouco fiável como este, não podes censurar as pessoas que preferem ter um carro, pelo menos enquanto se viver na constante insegurança de poder chegar tarde ao trabalho, à faculdade, ou a qualquer outro compromisso quando se recorre aos transportes publicos... É certo que procura gera oferta, mas com uma oferta assim também não se pode esperar muita procura.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Cláudia BN Escreveu:
duffy Escreveu:Eheh e eu contínuo a achar Coimbra feia, velha e cinzenta sem atractivo nenhum para se viver!
Ainda me hás-de explicar em que cidade é que vives... ou de que cidade gostas...
Não moro numa cidade, moro numa aldeia :P mas estudo em Coimbra, e so a ideia de ter de ir todos os dias para lá já me mete doente! No entanto vou todos os dias também à Figueira e adoro a cidade, decididamente, sou natural de Coimbra, mas não me identifico nada com a cidade, e se puder fujo dela para bem longe :D. Outra cidade que adoro e no entanto fica no interior do país, um pouco esquecida, é Castelo Branco, onde souberam aplicar o dinheiro do Polis e tornaram a cidade ainda mais agradavel do que já era.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

knight tens toda a razão e eu estou plenamente de acordo contigo. Como não sou de Coimbra não tenho conhecimento profundo de como funcionam os transportes públicos, mas tenho a perfeita noção de que ainda falta muito para que os mesmos sejam suficientemente bons para persuadir as pessoas a deixarem os carros particulares parados mais vezes.

Conheço os transportes públicos de Lausanne e devo dizer que são soberbos e, ainda por cima, multimodais. Ou seja, um bilhete dá para tudo (autocarro, metro...). Talvez por isso se vejam poucos carros no centro de uma cidade umas três vezes maior que Coimbra. Mas olha... é o que temos!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Vejo mais carros em Coimbra do que vi em Frankfurt e estive lá duas vezes!! Na Alemanha os transportes estão em coordenação, um bilhete dá para tram, comboio inter-urbano e autocarro pois a empresa é a mesma! E os preços são equivalentes aos de Coimbra!! Um grupo pode pagar 8€...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
mustiness
Lendário
Lendário
Mensagens: 1638
Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07

Mensagem por mustiness »

Barcelona idem, mas é tudo o dobro do preço. Mas sim, dá para autocarro, metro, comboio num determinado perimetro, eléctrico e ainda algumas camionetas especiais.
Hakuna Matata

Cláudia BN
Novato
Novato
Mensagens: 33
Registado: quinta-feira, 09 março 2006 21:10

Mensagem por Cláudia BN »

duffy Escreveu: Outra cidade que adoro e no entanto fica no interior do país, um pouco esquecida, é Castelo Branco, onde souberam aplicar o dinheiro do Polis e tornaram a cidade ainda mais agradavel do que já era.
Castelo Branco é, de facto, uma cidade muito agradável, e que assitiu a um desenvolvimento estrondoso nestes últimos anos. Nem me parece que seja uma cidade um pouco esquecida, como dizes; actualmente, com a A23, Castelo Branco atravessa-se no caminho de muita gente, e marca quem lá passa. Agora... Coimbra é Coimbra, e não me atrevo sequer a estabelecer uma comparação. Mas é sempre assim, e já diz o ditado que "a galinha do vizinho é sempre melhor do que a minha"... Quanto a ficares doente cada vez que tens que ir para Coimbra... já pensaste em tomar alguma coisa antes de saíres de casa?

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Lino, interessante, fizeste bem em afixar.

engraçado... vim agora de castelo branco... acho k só lá tinha ido uma vez qdo era pequeno. Epa... aquilo pode ter tido muito desnvolvimento e ser agradável, mas não queiram comparar. Estamos a falar de uma cidade muito mais pequena, com muito menos actividade económica, social e outras que coimbra. Nem estamos a falar de cidades com os mesmos "objectivos". Não quer isto dizer: esta é pior, aquela é melhor. Não tem nada a haver com isso, estamos a falar de cidades com dimensões diferentes, não se podem comparar.

Já aveiro ou viseu são casos completamente diferentes de castelo branco. Viseu não conheço bem, mas em relação a aveiro que conheço melhor do que a maior parte do pessoal que anda aí a pregar à "cidade para a qual coimbra devia olhar"... pessoal, desenvolvimento não é a mesma coisa que 3 ou 4 centros comerciais.

Os centros comerciais têm o lugar que têm na sociedade ( demasiado importante para o que na realidade valem na minha opiniao ) mas não é isso que mede o desenvolvimento de uma cidade. Aveiro é uma pasmaceira maior que coimbra, os centros comerciais não vieram mudar muito, assim como não vão agora em coimbra.

Na verdade acho que este caminho que as cidades e o povo portugues está a seguir só nos enterra mais... mas a malta quer ir p o shopping aramar aos cágados e tal... em breve já ficarao mais calmos... já vai abrir mais um em coimbra.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

O Centro Comercial com mais clientes fixos em Coimbra deve ser a Feira do Bairro Norton de Matos aos sábados. :lol:
Aveiro é uma cidade simpática, que agora até ampliou a estação de comboios e recuperou muito o seu centro urbano, que tem uma universidade forte e adaptada ao contexto industrial que Aveiro possui. É pena é aquele estádio enorme à entrada da cidade. Fica um bocado mal...
Mas Coimbra é Coimbra pois tem muito mais história, temos monumentos que outros não têm, uma vivência académica única no país, até a meteorologia tem os seus caprichos aqui (olhem do nevão)!!
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Lino Escreveu:O Centro Comercial com mais clientes fixos em Coimbra deve ser a Feira do Bairro Norton de Matos aos sábados. :lol:
Aveiro é uma cidade simpática, que agora até ampliou a estação de comboios e recuperou muito o seu centro urbano, que tem uma universidade forte e adaptada ao contexto industrial que Aveiro possui. É pena é aquele estádio enorme à entrada da cidade. Fica um bocado mal...
Mas Coimbra é Coimbra pois tem muito mais história, temos monumentos que outros não têm, uma vivência académica única no país, até a meteorologia tem os seus caprichos aqui (olhem do nevão)!!

Qual nevão.... nevou em quase todo o país :roll:

Avatar do Utilizador
knight
Regular
Regular
Mensagens: 123
Registado: quinta-feira, 16 março 2006 0:21
Localização: Coimbra

Mensagem por knight »

duffy Escreveu:Qual nevão.... nevou em quase todo o país :roll:
Menos em Coimbra :P

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Até na Figueira nevou e em Coimbra nicles. :(
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Responder