Dois milhões para valorização da rua da Sofia

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Responder
Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Dois milhões para valorização da rua da Sofia

Mensagem por Pedro »

Dois milhões para valorização da rua da Sofia

A valorização da rua da Sofia, mediante requalificação da artéria e de espaços envolventes, é objecto de deliberação autárquica, tomada, hoje, pela Câmara de Coimbra.

A medida foi aprovada apenas pela bancada do PS, tendo-se abstido os vereadores do movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) e da CDU.

O projecto aposta na valorização daquela que é uma das ruas mais emblemáticas do núcleo antigo da cidade, reconhecido como Património da Humanidade da UNESCO.

A intervenção tem um custo estimado de 2,04 milhões de euros e um prazo de execução de, pelo menos, 10 meses.

O projecto prevê a requalificação física do arruamento e dos espaços envolventes (estando contemplada a introdução de pavimento em lajetas de granito em toda a sua extensão) e a optimização do espaço público, privilegiando a circulação pedonal e potenciando a criação de esplanadas e de outras actividades de rua.

A intervenção vai incidir na regularização e uniformização do perfil transversal da rua, através da repavimentação com recurso à utilização de lajetas de granito em toda a sua extensão; na utilização das linhas de drenagem para marcação subtil de ‘corredores’ longitudinais, que garantam versatilidade na implementação de diferentes modelos funcionais ao nível da circulação de pessoas e de veículos; na melhoria das condições de acessibilidade, com a introdução de material mais seguro e confortável; na criação de um modelo de redes de infra-estruturas que minimizem as necessidades de abertura/levantamento de superfícies pavimentadas em acções futuras; na possibilidade de introdução de marcações no pavimento que assinalem cada um dos edifícios dos antigos colégios ou a sua localização e na reorganização do figurino de recolha de resíduos.

A rua da Sofia, parte integrante da «Baixa» de Coimbra, é uma das vias mais famosas da cidade, visibilidade que permanece desde a Idade Média.

Fonte: Campeão das Províncias
Hmmm, uma renovação algo cara. Vamos ver o que sai daqui.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Re: Dois milhões para valorização da rua da Sofia

Mensagem por banjix »

Pode ser cara, mas tendo em conta a descrição dos trabalhos a realizar, não é um valor que me espante.
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Responder