Jardim da Sereia fecha para obras

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

A Polícia Municipal atenta a um jardim... eles só sabem é andar a passear de carro e andar à caça da multa, agora fazer alguma coisa pela bem e segurança dos cidadãos... isso dá muito trabalho.

Avatar do Utilizador
banjix
Lendário
Lendário
Mensagens: 1635
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28
Localização: Lousã

Mensagem por banjix »

Lino Escreveu:Mas olha que está melhorzinho... vejo lá mais gente a passear agora...
E, pelos vistos, à noite também lá andam...
Juízo eu tenho, o problema é utilizá-lo poucas vezes.

Avatar do Utilizador
pedrotuga
Lendário
Lendário
Mensagens: 1355
Registado: sexta-feira, 17 dezembro 2004 2:29
Contacto:

Mensagem por pedrotuga »

Depois de ver [url=http://www.kqed.org/quest/television/view/894]este documentário[] sobre as ameáças à população de anfíbios na califórnia lembrei-me de aqui vir perguntar uma coisa de que me lembrei agora há dias quando foi até ao jardim da sereia.

Reparei que lhe tiraram os muros e que o modificaram muito o seu interior.
Isso de certa forma preocupa-me pois o jardim da sereia devido às suas características de humidade e a vegetação tinha características que o tornavem um ecosistema muito particular.
Nomeadamente tinha uma colónia de sapos parteiros, mas tembem era refúgio para ouros animais como os esquilos, repteis e outros.

Esquilos e répteis são animais relativamente adaptáveis a muitos meios variados e com mais ou menos dificuldade lá encontrarão forma de sobreviver, mas os pobres sapos é que não sei não. O jardim da seria parece-me demasiado seco e soalheiro e barulhento comparado com o que era. Alguem sabe o que aconteceu aos pobres sapos? Temo que tenham desaparecido :(

Outra coisa que se perdeu foi a mística do jardim da sereia, local de grandes simbolismos, repetidamente citado na literatura por diversas razões, agora é apenas um jardim urbano como tantos outros.

No lado positivo, os problemas de tráfego de drogas e violencia que lá existiam desde há vários anos espero que tenham melhorado.

Em resumo:
Alguem sabe que é dos sapo do botânico?

rasgatton
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 67
Registado: terça-feira, 14 outubro 2008 22:12

Mensagem por rasgatton »

nao concordo quando dizes que o jardim da sereia nao devia ser aberto , visto que , tendo em conta os ultimos acontecimentos , se continuasse com muros a toda a volta os marginais conseguiam fazer o que lhes apetecia com mais facilidade . Contudo nao sabia dessa situaçao dos sapos que provavelmente com estas obras todas que o jardim sofreu desapareceram :roll:
melhor que pizza so sopa de grelos !

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Localização: Coimbra

Mensagem por daniel322 »

pedrotuga Escreveu:Em resumo:
Alguem sabe que é dos sapo do botânico?
do botânico? :p

Ora, a colónia de sapos parteiros, que habitavam no Jardim da Sereia, mais concretamente junto ao Campo de Santa Cruz já não mais voltam a essa zona (devido às obras no recentes no campo).. mas não te assustes pois eles continuam cá por Coimbra.. mas agora no Choupal.. :wink:

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Jardim da Sereia ganha Casa de Chá

O Jardim da Sereia vai ter uma Casa de Chá. O projecto de execução, elaborado pelo Gabinete para o Centro Histórico, já tinha sido aprovado pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Ontem, o executivo municipal deliberou, por unanimidade, a abertura de concurso por ajuste directo para a empreitada com o preço base de 26 mil euros e o prazo de execução de 45 dias.

A autorização para a instalação de uma empresa de inserção no domínio da restauração (serviço de catering, restaurante, bar, casa de chá) na Casa do Guarda do Parque de Santa Cruz foi solicitada, há 10 anos, pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) à autarquia. A 3 de Maio de 1999, o executivo, então liderado pelo socialista Manuel Machado, aprovou, por unanimidade, a solicitação.

Ontem, no final da reunião, João Rebelo, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, explicou aos jornalistas que se trata de «um processo antigo», informando que o caso esteve entregue à Justiça. «Houve um processo em tribunal sobre a propriedade da casa, que demorou muitos anos a resolver», informou o autarca, antes de acrescentar que «o que está aqui é o início do processo». «Depois, virão os prazos, o concurso, etc», referiu, para logo anunciar o protocolo existente entre a autarquia e a APPACDM.

O projecto vem no seguimento dos trabalhos, já em curso, de recuperação dos dois edifícios existentes no local, obra administrada pelo Departamento de Obras e Gestão de Infra-Estruturas Municipais. Um novo edifício de ligação e complemento aos dois já mencionados vai ser construído, distinguindo-se pela «sua forma, matéria e tecnologia, mas integrado na implantação, relação e expressão com a envolvente natural». Está prevista a existência de uma esplanada com vista sobre os torreões da entrada.

A empreitada está incluída nas Grandes Opções do Plano e Orçamento com a dotação de 28.900 euros. A intervenção nos dois edifícios, que estavam, há alguns anos, ao abandono e correspondiam às antigas instalações sanitárias do jardim e à Casa do Guarda, já começou, faltando, agora, a nova construção. Carlos Encarnação falou de «uma obrigação para com a APPACDM», referindo que «a obra foi previamente licenciada pelo IGESPAR [Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico]».

Fonte: Diário de Coimbra
Já se anda a discutir isto desde as primeiras mensagens deste tópico, colocadas em 2004... será desta? :?

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Assinada escritura para casa de chá no Jardim da Sereia

Abertura do novo espaço da APPACDM está prevista até ao final do ano.
Todo o serviço vai estar ao encargo dos jovens da associação.

Foi assinada ontem a escritura para a construção de uma casa de chá, nos dois edifícios que compunham as antigas instalações sanitárias do Jardim da Sereia. O projecto, que foi aprovado pelo executivo municipal em Maio, deverá estar completamente concluído até ao final do ano, como aponta o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação.

Como ficou acordado na mesma reunião do executivo camarário, toda a concessão do novo espaço será entregue à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM), cumprindo assim um desejo antigo da associação. «Vamos fazer ali uma casa de chá tradicional, com bolos e tudo resto característico destes espaços, e em que todo o serviço vai ser assegurados por jovens da associação», explica a presidente da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, que adianta também ter recebido a garantia por parte da câmara de que o edifício será inaugurado antes do final do ano. «Todos os lucros obtidos na casa de chá reverterão para a associação», esclarece ainda Helena Albuquerque.

Para além da casa de chá, a APPACDM espera ainda ver inaugurada, este ano, a nova residência social da associação, em S. Silvestre. Encontrando-se já em funcionamento parcial, o novo espaço habitacional vai ter capacidade para acolher 15 jovens com deficiência mental, num sistema de regime interno. Contudo, explica Helena Albuquerque, a nova estrutura não vai poder, ainda assim, dar resposta à lista de espera que atinge os cerca de 100 jovens que carecem de apoio a curto prazo. O novo edifício, construído de raiz, está dotado de estruturas capazes de lidar com a deficiência que os jovens portem, algo que não existe na outra residência da associação, em Montes Claros. Para o próximo ano, a associação conta também inaugurar um centro de apoio pré-escolar, na Quinta da Romeira.

Fonte: Diário de Coimbra
Parece que vai mesmo ser desta.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por Pedro »

Agentes económicos bem-vindos para manutenção do Jardim da Sereia

Vereador quer fazer a promoção turística do parque, mas, para isso, necessita que Polícia Municipal e PSP contribuam para maior segurança daquele espaço, agora requalificado.

Em tempo recorde e «sem grandes custos». A requalificação do Jardim da Sereia teve início no dia 21 de Junho, a 4 de Julho estava quase concluída, a tempo de acolher a sessão solene do Dia da Cidade, e dentro de dias terminam os trabalhos finais, desta fase.

Numa intervenção da responsabilidade da Divisão de Espaços Verdes da Câmara Municipal de Coimbra, aquele espaço nobre da cidade está agora circulável entre a Casa da Cultura e a Praça da República, depois de retirada vegetação, que cobria escadas, caminhos e até esculturas de ferro, ali colocadas há anos e desconhecidas para muitos.

Fonte: Diário de Coimbra
Acho que podem fazer as requalificações que quiserem, mas enquanto não melhorarem a segurança no Jardim da Sereia... nenhuma delas vai ter sucesso. Antes de continuar a requalificar o espaço, deviam preocupar-se em assegurar policiamento adequado.

Avatar do Utilizador
Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Mensagens: 222
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09
Localização: Alcobaça , Coimbra, Lisboa

Re: Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por Paulo Almeida »

Ya é isso mesmo .
A3 2.0 Tdi Sport By MBPower

keBas
Experiente
Experiente
Mensagens: 253
Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
Localização: Coimbra

Re: Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por keBas »

Pedro Escreveu:
Acho que podem fazer as requalificações que quiserem, mas enquanto não melhorarem a segurança no Jardim da Sereia... nenhuma delas vai ter sucesso. Antes de continuar a requalificar o espaço, deviam preocupar-se em assegurar policiamento adequado.
concordo plenamente...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por Pedro »

Árvore caiu em cima da Casa de Chá na Sereia

Uma árvore de porte considerável caiu, ontem ao início da tarde, em cima de parte da Casa de Chá, no Jardim da Sereia, em Coimbra, provocando apenas danos materiais. Os Bombeiros Sapadores de Coimbra deslocaram meios para o local, tendo procedido ao corte dos ramos que «furaram o telhado da estrutura pré-fabricada colocada no meio dos dois edifícios que já lá existiam» antes do espaço ganhar a valência ligada ao sector da restauração.

Fonte: Diário de Coimbra
Se foi apenas parte do telhado, suponho que seja uma reparação rápida.

Avatar do Utilizador
Chong Li
Lendário
Lendário
Mensagens: 2236
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Re: Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por Chong Li »

Ainda devem ser resquícios do vendaval de há dias... quando na altura passei por lá deu para ver que muitas árvores do jardim não tinham ficado em bom estado.
"You break my record. Now I break you. Like I broke your friend!"

CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI! CHONG LI!

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por Pedro »

ANIP quer crianças a brincar no Jardim da Sereia

Projecto prevê criação de condições de segurança e instalação de estruturas de apoio para que as crianças possam brincar livremente no parque.

A Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) quer dar às crianças de Coimbra a possibilidade de brincar livremente, em condições de segurança, num espaço verde com localização privilegiada na cidade. “Descobrindo o Jardim” é o mote do projecto apresentado há cerca de três anos à autarquia de Coimbra e que envolve ainda uma parceria com o Exploratório - Centro de Ciência Viva. Ontem, no encerramento do seminário “Espaços para a Infância - Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior”, Luís Borges, pediatria e presidente da ANIP, recordou este projecto e lamentou que ainda não tenham sido criadas as condições para que seja uma realidade.

Fonte: Diário de Coimbra
Bem, suponho que crianças a brincar não sejam o "público-alvo" dos assaltantes da zona... pelo que é capaz de resultar. Se isso trouxer mais movimento ao Jardim e um reforço do policiamento, até parece um bom plano para ajudar a devolver algum uso à Sereia.

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Re: Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por Pedro »

APPACDM disponível para “gerir” o Jardim da Sereia

Helena Albuquerque faz um balanço “muito positivo” dos três anos da Casa de Chá e adianta que a associação tem novos projectos para o jardim.

«Não é apenas uma Casa de Chá, agradável e com qualidade de atendimento, é um espaço muito especial de cidadania», descreve a presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiência Mental (APPACDM) de Coimbra, Helena Albuquerque.

Fonte: Diário de Coimbra
Bem, suponho que pior que a entidade que o gere actualmente não devem fazer. O Jardim da Sereia é daqueles espaços que podiam ser bastante frequentados... se não fossem tão mal frequentados.

Avatar do Utilizador
LIC
Experiente
Experiente
Mensagens: 477
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 22:04
Localização: com os carrinhos em miniatura

Re: Jardim da Sereia fecha para obras

Mensagem por LIC »

Pedro Escreveu: Bem, suponho que pior que a entidade que o gere actualmente não devem fazer. O Jardim da Sereia é daqueles espaços que podiam ser bastante frequentados... se não fossem tão mal frequentados.
Concordo :)
Afinal já gerem a Casa de Chá. Apesar de não ser cliente acho que é um espaço que fazia falta a Coimbra e sobretudo à Pr. da República.
Não sei se será viável, mas porventura poderão até ter condições de colocar pessoas na vigilância do espaço
Coro da Capela da Universidade de Coimbra
https://www.facebook.com/corocapela.universidadecoimbra

Responder