Referendo 11 de Fevereiro sobre o aborto!

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Referendo 11 de Fevereiro sobre o aborto!

Mensagem por carlacs »

Argumentos do "Sim"

-Em Portugal há 3 a 5 mulheres que recorrem, por dia, aos hospitais com complicações pós-aborto

-o aborto existirá sempre e, portanto, na impossibilidade de o combater, a solução é proporcionar melhores condições

-Com 10 semanas de vida não há SNC (Sistema Nervoso Central)
formado pelo que não há sensações e muito menos
consciência. Não há dor. Excepto para mãe. E essa
supera a física.

(Fui investigar como está o feto com 10 semanas de gestação: 10ª semana-
Os primórdios de todas as estruturas essenciais externas e internas já existem. O embrião chega a 30mm de comprimento, ou seja 3 cm.)

-Até às nove semanas de gravidez, o aborto pode em geral ser efectuado, de forma totalmente eficaz e segura, por meios químicos, através da ingestão de apenas dois comprimidos, ou seja, os argumentos de que a legalização do aborto iria sobrecarregar o Serviço Nacional de Saúde, tanto em termos financeiros, como em termos de aumento das listas de espera para a realização de cirurgias é falso

-450 euros é o valor cobrado em algumas clínicas privadas ou parteiras que realizam abortos à margem da legislação. O negócio pode render 11,2 milhões de euros. 36 milhões de euros foi o volume de negócios das clínicas espanholas que realizam abortos declarados oficialmente.

-"Acima de tudo para que seja possível, à Mulher, ter direito de escolha" [bluestrattos]
-----------------------------------------------------------------
Argumentos a favor do "Não"

-Não se pode concordar que exista o aborto livre, a simples pedido da mãe. Isto é, que, até às dez semanas, um ser humano fique sem qualquer protecção legal;

-O aborto não se combate legalizando, mas sim criando verdadeiras alternativas solidárias: uma educação sexual esclarecida, um planeamento familiar sério e uma aposta decidida na prevenção;

-«Pelo menos 14% das mulheres que abortam estão sujeitas a um distúrbio de stress pós-traumático», garantiu Adriano Vaz Serra, citando um estudo efectuado nos Estados Unidos em 2004.

-------------------------------------------------------------
O Aborto no Mundo

Imagem
link da imagem

azul:Aborto é legal para qualquer circunstância

amarelo: legal para casos de violação, risco de vida da grávida, factores socio-economicos, e defeitos do feto

castanho:legal para casos de violação, risco de vida da grávida, e defeitos do feto

laranja:legal para casos de violação, risco de vida da grávida

rosa: legal para risco de vida da grávida

azul escuro: Ilegal para qualquer caso

riscas: Ilegal para qualquer caso, mas sem repercussões legais (unenforced) // cinzento escuro: varia de região para região (?) //cinzento claro: Não há informação

-------------------------------------------------------------

Espero que quem comente não leia tudo na diagonal, porque ainda deu algum trabalhito..acreditam que não encontrei um unico site com argumentos a favor do Sim/Não que fosse neutro?? Só dramatizações e exageros até ao máximo...

Ah não criei poll porque o objectivo deste topico não é uma pequena sondagem mas sim ouvir os argumentos de cada um..

Espero que participem e qualquer bom argumento será acrescentado tanto á lista do Sim como do Não.
Última edição por carlacs em terça-feira, 16 janeiro 2007 15:51, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
bluestrattos
Lendário
Lendário
Mensagens: 2164
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Localização: Dublin, Ireland

Mensagem por bluestrattos »

Concordo plenamente com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez

Acima de tudo para que seja possível, à Mulher, ter direito de escolha, caso contrário seremos hipócritas em estar a condenar os países muçulmanos onde a opinião da Mulher não é vista nem achada.

Depois porque é preferível o aborto, a ter filhos e abandoná-los, maltratá-los, e com tudo isso estar a formar, na maioria dos casos, um futuro criminoso.

Para quem não leu o livro Freaknomics...
http://www.cesartiburcio.com.br Escreveu: Terminei de ler na semana passada do livro Freakonomics, o Lado Oculto e Inesperado de Tudo que nos Afeta. É um obra de divulgação científica. Ou seja, um livro que pretende explorar a ciência para o leitor comum. Nesse caso, a economia. Steven Levitt é um economista novo, mas com diversos artigos em periódicos de renome; Stephen Dubner é um jornalista que "traduz" as descobertas recentes da economia para um linguagem mais acessível. (...)

O capítulo 4 denomina-se "Onde foram parar todos os criminosos?". É uma resposta a uma projeção de que a violência iria aumentar na década de 90 nos Estados Unidos. Não aumentou, diminuiu. Qual a resposta para esse fato? A legalização do aborto, ocorrida na década de 70. Segundo pesquisa conduzida por Levitt, a legalização foi o principal determinante da redução da violência pois deixou a critério da mãe escolher se tinha ou não condições para criar seu filho. É polêmico...

Segundo a The Economist (3 de dezembro de 2005), Foote e Goetz, dois economistas do FED de Boston, encontraram um problema na pesquisa de Levitt e Donohue publicada no Quarterly Journal of Economics de maio de 2001. Foote e Goetz inspecionaram os dados de Levitt e Donohue, autores originais do estudo, e encontraram que foram cometidos erros graves de programação. Consertando esses erros, os efeitos do aborto caem pela metade utilizando os dados originais e 2/3 usando dados corrigidos. No final, Foote afirma que não é conveniente vincular aborto a crime. Entretanto, os argumentos de Levitt e Donohue ainda devem ser pesquisados. Conforme lembra a revista, em 1966 Nicolae Ceausescu, ditador da Romênia, baniu o aborto no país. A taxa de natalidade cresceu de 1.9 para 3,7 criança por mulher num espaço de um ano. Um estudo realizado por Pop-Eleches, da Columbia University, ofereceu evidências de que essas crianças estão mais vinculadas aos crimes.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Eu vou votar a favor da despenalização. Um problema é que se tenta confundir as pessoas com os termos que vão a referendo. Eles perguntam se as pessoas concordam ou não com a despenalização do aborto até às 10 semanas em locais e condições autorizados para tal segundo a lei, e não se as pessoas estão a favor ou não de liberalizar o aborto, ou seja, de haver abortos à disposição como os produtos na mercearia.

O grande problema é que são os do Não e muitas vezes os média que confundem as pessoas e, logo, as pessoas nem sabem o que vai ser questionado.

Eu espero que se acabe com a vergonha dos abortos de vão de escada que matam o embrião e a mãe, que para tal pagou milhares de euros, ou que, se não tiver morrido, vá para a prisão.
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

SIM!!
E não me venham cá com a lenga lenga de ser uma vida humana que se está a matar, é verdade que é, mas é melhor depois a criança sofrer atrocidades durante a infância e algumas dessas atrocidades chegarem a provocar a morte da mesma, afinal onde é que ela sofre mais?! Pode ser uma visão um pouco radical, mas é a minha opinião!
Além disso todo o processo supostamente passa por várias fases, que incluem psicólogos e a análise dos factores a que levam a pessoa a recorrer ao aborto, não é chegar lá, tirar e tá a andar!

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

devo ser das poucas pessoas da minha da minha geração,que sao contra a despenalização do aborto.
para mim a nossa lei contempla as situações em que eu acho que se pode recorrer a essa medida drástica.

atenção que nao tenho essa posição por causa de religião nem nada do género.

acho que é uma medida complementar para um país civilizado,e com uma educação sexual esclarecida, um planeamento familiar sério e uma aposta decidida na prevenção,o que não é o caso do nosso país.

acho que é uma medida que vai aumentar a desresponsabilidade de uma sociedade que já é tão pouco responsável.E chegava mesmo a dizer a barbaridade de que no nosso país poderia funcionar como contraceptivo.

acho importante investir sim na politica de prevençao,e para mim a principal razao nem sao os abortos,mas sim as dst.

acho que não se deve confundir a liberdade de opção com falta de responsabilidade.

quando dizem que os métodos contraceptivos não são 100% eficazes,há estudos que comprovam e sem duvida que é verdade.mas a percentagem de falharem é mínima e não é por isso que temos o numero de abortos que existem,mas sim por irresponsabilidade.

mesmo sendo esta a minha opinião,ninguém pode ficar indiferente ao numero de mulheres que sofrem com esta situação de abortos ilegais,por isso ainda estou indeciso em qual votar

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Eu sou a favor da despenalização e como mulher, acredito que nenhuma mulher recorre a isso de ânimo leve... ou seja, não é por ser despenalizado que agora as pessoas vão deixar de se cuidar, e se algo correr mal vão recorrer ao aborto sem pensar nas consequências.

Acho que o que está em causa é acabar com a hipocrisia e dar condições e apoio a quem realmente precisa de fazer um aborto.
Está nas mãos do Estado criar mecanismos e instituições que dêem apoio psicológico e acompanhamento a jovens e mães, que se dirijam a um hospital ou local onde haja condições para fazer um aborto.
Não deve ser chegar lá e dizer "olhe quero fazer um aborto" "ok venha cá amanhã as 9h" Deve haver consultas com psicólogos e assistentes sociais para avaliar o caso e aconselhar...

A minha opinião é que assim as coisas funcionariam ou então desconheço a realidade portuguesa e não é nada assim....

Acho que os argumentos a favor do Não são muito curtos...

Não tem comparação em termos de importância e dimensão do problema, mas é como a igreja que defende que não se deve usar qualquer método contraceptivo... É completamente irreal...

E acho que neste caso o não também é fechar os olhos e meter a cabeça na areia ignorando a realidade.

Não sei se viram num episódio dos Gato Fedorento em que tinham um sketch que falavam disto. Estava uma plateia e mandaram dividir dum lado quem era pelo Sim e doutro lado quem era pelo Não e depois disseram "ah enganamo-nos, deste lado quem já fez aborto, e desde lado quem nunca fez" e uma pessoa que era estava no lado dos Não mudou para o lado de "quem ja tinha feito um aborto" - "Eu só fiz um pequenino" - isto é hipocrisia

JulesS
Lendário
Lendário
Mensagens: 1217
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46
Localização: Cantanhede

Mensagem por JulesS »

Outra questão relacionada com isto é o facto de no nosso país ser completamente normal não se cumprir a lei...

Eu sou a favor da despenalização mas se na lei diz que é crime, enquanto não for mudada devia ser aplicada!!! Mas nunca foi! Porque os senhores juízes têm autonomia para ir contra a lei.

Não tou a favor da lei que existe, só que é um exemplo em como no nosso país haver lei ou não é quase a mesma coisa.

É uma anedota!

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Também sou pelo sim, e foi uma estupidez ter deixado passar o prazo para me recensear para poder votar neste referendo...

mas é certo que o não vai ganhar...
com toda a população idosa e crentes convictos a votar influenciados por padres e afins e sem a minima noção do que realmente se trata a votar, não há chance.
Eu sou a favor da despenalização mas se na lei diz que é crime, enquanto não for mudada devia ser aplicada!!! Mas nunca foi! Porque os senhores juízes têm autonomia para ir contra a lei.
sempre podes recorrer ao tribunal constitucional...
e aho bem que lhes seja dada alguma autonomia, aliás, é necessaria a autonomia devido ao caracter geral e abstracto de algumas leis. E cabe-lhes a eles analisar cada caso...
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Avatar do Utilizador
carlacs
Veterano
Veterano
Mensagens: 838
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32
Localização: Coimbra

Mensagem por carlacs »

Briooosa, se tivesses lido o ínicio do tópico talvez não fizesses afirmações como as que fizeste.
Pelo menos 14% das mulheres que abortam estão sujeitas a um distúrbio de stress pós-traumático
Ainda achas que se o aborto for legalizado vai ser usado como método contraceptivo?

(aliás, passoalmente, acho que essa afirmação só podia mesmo vir de um homem..)

Não queria entrar em guerras, queria argumentos, mas há argumentos (de ambos os lados) que são de lamentar...

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Carol Escreveu:Também sou pelo sim, e foi uma estupidez ter deixado passar o prazo para me recensear para poder votar neste referendo...

mas é certo que o não vai ganhar...
com toda a população idosa e crentes convictos a votar influenciados por padres e afins e sem a minima noção do que realmente se trata a votar, não há chance.
acho que devias apresentar os motivos pelos quais és a favor e deixar quem nao é a favor apresentar os seus motivos.

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Existe outro argumento a favor do não que não foi referido.
É dito por muita gente que o nosso pais já tem uma taxa de natalidade baixa e que se o aborto for despenalizado a taxa será ainda menor.

Confesso que me rio desse argumento, pois se a taxa de natalidade é baixa e a população envelhecida é porque o nosso pais não fornece aos futuros pais qualquer tipo de incentivo.

Acho que já deu para perceber que sou a favor da despenalização...

Já agora, vi hoje no telejornal frances que a população no dia 1 de Janeiro de 2006 era superior (e muito) ao correspondente dia do ano anterior. Referiram também que a natalidade está a aumentar e que são agora o 2º país com natalidade mais elevada. (nao sei se era bem natalidade ou numero de filhos por mulher, já que ouvi isso há pressa)

Mostraram até uma clinica com 8 meses de lista de espera.... ou seja, mal as mulheres sabiam que estavam gravidas iam lá reservar o seu lugar. Outra senhora referiu que no dia em que a filha dela nasceu em 2horas nasceram mais 16 crianças...

Dei este exemplo porque em França o aborto não é penalizado legalmente.

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Briooosa Escreveu:
Carol Escreveu:Também sou pelo sim, e foi uma estupidez ter deixado passar o prazo para me recensear para poder votar neste referendo...

mas é certo que o não vai ganhar...
com toda a população idosa e crentes convictos a votar influenciados por padres e afins e sem a minima noção do que realmente se trata a votar, não há chance.
acho que devias apresentar os motivos pelos quais és a favor e deixar quem nao é a favor apresentar os seus motivos.
os meus motivos são os mesmo q foram apresentados no início do tópico
e n proibi ninguém de dizer os seus motivos, apenas constatei uma realidade
é claro que há muita gente a favor do não (conheço varios exemplos) q sabem perfeitamente do q se trata e que têm os seus argumentos..
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

carlacs Escreveu:Briooosa, se tivesses lido o ínicio do tópico talvez não fizesses afirmações como as que fizeste.
Pelo menos 14% das mulheres que abortam estão sujeitas a um distúrbio de stress pós-traumático
Ainda achas que se o aborto for legalizado vai ser usado como método contraceptivo?

(aliás, passoalmente, acho que essa afirmação só podia mesmo vir de um homem..)

Não queria entrar em guerras, queria argumentos, mas há argumentos (de ambos os lados) que são de lamentar...
pelo que li sobre o assunto o aborto nao vai ser liberalizado,vai ser despenalizado ate ás 10 semanas,mas parece que para ti é a mesma coisa ou nao??
a parte de que a afirmaçao só poderia vir de uma homem nao vou comentar,porque nem sequer interessa comentar uma afirmaçao dessas quando se trata de um assunto destes...só te posso dizer que existem pelo menos 2 mulheres com o a mesma opiniao.

e os meus argumentos estao escritos em cima...

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

Carol Escreveu:
Briooosa Escreveu:
Carol Escreveu:Também sou pelo sim, e foi uma estupidez ter deixado passar o prazo para me recensear para poder votar neste referendo...

mas é certo que o não vai ganhar...
com toda a população idosa e crentes convictos a votar influenciados por padres e afins e sem a minima noção do que realmente se trata a votar, não há chance.
acho que devias apresentar os motivos pelos quais és a favor e deixar quem nao é a favor apresentar os seus motivos.
os meus motivos são os mesmo q foram apresentados no início do tópico
e n proibi ninguém de dizer os seus motivos, apenas constatei uma realidade
é claro que há muita gente a favor do não (conheço varios exemplos) q sabem perfeitamente do q se trata e que têm os seus argumentos..
pronto é que os padres nao me influenciam em nada...

Avatar do Utilizador
Carol
Veterano
Veterano
Mensagens: 887
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

acredito q o q disse foi "população idosa e crentes convictos a votar influenciados por padres", se não te enquadras, então não deveria ser para ti...
“I have dreamt in my life, dreams that have stayed with me ever after, and changed my ideas; they have gone through and through me, like wine through water, and altered the color of my mind. And this is one: I'm going to tell it - but take care not to smile at any part of it.”

http://tothinkof.blogspot.pt/ Exposições de uma mente perturbada

Responder